Durante o anúncio do novo iPad, a Apple afirmou que o novo processador A5X tinha poder gráfico até 4 vezes mais poderoso que o quad-core Tegra 3. A própria NVidia questionou os números da Apple e nós sabíamos que era preciso esperar teste de benchmarking mais sérios e "imparciais" (como se isso existisse).

Foi o que fez o pessoal do Laptopmag, comparando um iPad de terceira geração com o ASUS Transformer Prime, provavelmente o melhor tablet Android do mercado atualmente. Os resultados são cheios de nuances, detalhes e questões subjetivas, por isso vale a pena ler o texto todo abaixo (ou até o original, se preferir), mas se você quiser o resumo, aqui vai: o iPad ganha nos gráficos, enquanto o Tegra 3 leva a melhor nos cálculos.

GLBench
GLBench

GLBenchmark 2.1

No teste GLBenchmark 2.1, que possui versão para Android e iOS, o iPad levou a melhor em um teste padrão, com 6.718 frames a 60 fps, enquanto o Transformer conseguiu 5.939 frames a 53 fps. Já em um teste de sombras de baixo-nível, o A5X processou 7.530.524 frames a 57 fps, contra apenas 3.523.926 frames a 27 fps do Tegra 3.

O novo iPad deu um surra aqui no Transformer Prime.

Geekbench
Geekbench

Geekbench

O Geekbench mede o poder de processamento ao invés de gráficos. Aqui, o Tegra 3 mostrou seu verdadeiro poder e detonou o A5X, com pontuação geral de 1.571 contra 692 do iPad. O Tegra 3 também foi melhor nos sub-testes de ponto flutuante (2.408 contra 825) e memória (1.076 contra 784).

Peacekeeper e Sunspider: browser

Nos testes de navegação não houve uma diferença muito grande, mas o iPad acabou se saindo melhor. No teste Peacekeeper, a pontuação foi quase idêntica: 387 do iPad contra 386 do ASUS. No teste de Sunspider de renderização do JavaScript, no entanto, o iPad levou apenas 1.810 milisegundos, contra 2.216 do Prime.

Vale lembrar que o Prime utiliza o browser do Android 4.0, enquanto o iPad utiliza o Safari. Essa diferença na pontuação, portanto, pode dizer respeito à maneira como os navegadores trabalham e não necessariamente ao hardware dos aparelhos.

Jogos

A experiência de jogo nos tablet pode ser bastante subjetiva, principalmente porque não há benchmarks que meçam FRAPS como no Windows. A análise aqui então não é necessariamente baseada em números imparciais.

Shadowgun
Shadowgun

O pessoal do Laptopmag diz aqui que a tela do iPad faz realmente uma grande diferença, com imagens mais nítidas e coloridas, o que torna a experiência dos jogos no tablet da Apple bem mais interessante, quando se considera o dispositivo como um todo. Mas estamos falando aqui apenas dos processadores, e essa vantagemdo iPad pode sumir se amanhã surgir um Android com a mesma resolução de tela.

Shadowgun
Shadowgun

Tanto no game de jet ski Riptide quanto no ótimo Shadowgun (tiro em terceira pessoa), o Transformer mostrou detalhes que não estavam presentes na versão para iPad. No Riptide, o Transformer mostrou mais detalhes nas sombras e reflexos quando o jet ski batia na água. Já no Shadowgun, em uma cima de um helicópetro explodindo, duas bandeiras vermelhas balançando contra o vento nem sequer apareciam na versão para iPad.

Riptide
Riptide

Talvez, com os desenvolvedores otimizando suas versões dos games para o novo processador A5X da Apple, possamos ver mais esses detalhes e uma performance melhor em games. Por outro lado, com telas de alta definição chegando também aos Androids, a grande vantagem do iPad pode logo sumir.




de Tudocelular.com Redação
Curtiu? Então compartilhe e siga-nos!


15 Comentários Tegra 3 vs. A5X: veja quem leva a melhor - Deixe um comentário » (página 1 de 2) - Ultima Página »
UelitonAlves 19 Mar 2012 @ 02:11 #2 Então, entendi que nitidez não pode ser levado em conta, pois no processo da previsão das imagens o Tegra 3 da show no outro!
Ezequiel 19 Mar 2012 @ 02:39 #3 São só números,q pode até mostrar um pouco sobre o hardware,mas não todo o seu poder..

Claro q o tegra 3 é superior ao A5x do Ipad.É uma idiotice fazer comparações...AS especificações dos chips são diferentes,e o tegra 3 ganha nessas especificações...

Não sei o q a Nvidia fez para mostrar tantos detalhes no jogo,pq nem o processador quad core da Huawie mostra ou aparecem...
Alexandre 19 Mar 2012 @ 02:59 #4 Chupa Apple...
Wagner 19 Mar 2012 @ 07:50 #5 O Ipad ganha em qualidade gráfica, n sei pq vcs estão nesse mimimi todo...
Ezequiel 19 Mar 2012 @ 07:57 #6 Pelo q vi no vídeo,até os gráficos o tegra 3 ganha...

Mas prefiro ver os dois pessoalmente...
Ezequiel 19 Mar 2012 @ 07:59 #7 Quero ver comparações do tegra 3 com o da Huawie..Esse sim pode ser uma concorrente a altura..Tb estou esperando o Exynos quad core...
Lucius 19 Mar 2012 @ 10:02 #8 Interessante as comparações.



Então, ambos perdem e ambos ganham.



Que coisa!
Diego 19 Mar 2012 @ 11:58 #9 no meu ponto de vista.. o TEGRA 3 se sai melhor.. porque ? o ipad 2 granha desse tablet ai quando o assunto é grafico, mas grafico não é tudo! e o Tegra 3 se sai melhor em mas testes..
Alexandre 20 Mar 2012 @ 04:49 #10 Wagner como diz na notícia o iPad pode facilmente ficar para trás, basta que algum tablet consiga atingir aquela resoluçao.. Isto porque a nível de processos o Tegra 3 é melhor e o mais engraçado é que a Apple tinha dito que era 4 vezes mais rápido do que o Tegra 3.. ahahahaha Só a apple para me fazer rir.
Hugo 20 Mar 2012 @ 01:59 #11 Numa comparação do Tegra 3 com o A5X verificaram que o Tegra3 perde em largura de banda de memória. Esse já era um problema do projeto do Tegra 2. A Nvidia precisa melhorar o acesso à memória que vai melhorar sensivelmente o processador e a GPU.
Egidio 21 Mar 2012 @ 01:41 #12 A vantagem do trega 3 é devido a experiência da nvidia com games. Esse efeitos de fisicas são os mesmos que nvidia usa nos games para pc. Só ela usa com qualidade sem igual até hoje.
Neeymj 21 Mar 2012 @ 02:25 #13 Resumindo: os dois sao ótimos, não tem porque um ou outro ficar criticando ambos, agora a questão é de gosto, e gosto não se discute.
Prankstare 24 Mar 2012 @ 06:14 #14 Como disse o artigo, Tegra 3 tem mais poder de processamento em integros (integers) e ponto-flutuante (floating-point), o que dá aos developers mais liberdade para IA e, em games principalmente, PhysX.



Agora só fico meio com o pé atrás a respeito da nitidez ou qualidade de imagem, pois isso está também muito ligado a qualidade do painel (ou monitor) utilizado por cada aparelho. Até onde eu sei, a ASUS vem comprando painéis fabricados pela LG, enquanto que a Apple sempre foi mais precisa e compra painéis de melhor qualidade fabricados pela Samsung. Só para terem uma idéia, se pegarem um ASUS Eee Pad Transformer TF101 que possui painel de LED IPS contra um TFT LCD do Samsung Galaxy Tab 10.1, um vai notar que a imagem no simples TFT LCD da Samsung terá cores mais vividas. Não sei quanto ao ASUS Transformer Prime, porém.
Vilson 26 Mar 2012 @ 09:03 #15 pra mim sem duvida o tegra 3 levou a melhor


Últimas

App da Semana na App Store é jogo KingHunt App da Semana na App Store é jogo KingHunt
24 Abr - Toda semana a Apple escolhe um jogo ou aplicativo pra ganhar destaque na App Store, mas o melhor de tudo isso...
Especificações do Moto X2 vazam e aparelho terá processador quad-core e tela de 5,2" Especificações do Moto X2 vazam e aparelho terá processador quad-core e tela de 5,2" 53
24 Abr - Nova versão do topo-de-linha da Motorola virá com Android 4.4.3 KitKat
Samsung patenteia novo formato de smartphone com tela curva Samsung patenteia novo formato de smartphone com tela curva 16
24 Abr - Nova patente da Samsung revela detalhes sobre um futuro smartphone com tela curva
Motorola vai continuar oferendo Android puro, afirma vice-presidente da companhia Motorola vai continuar oferendo Android puro, afirma vice-presidente da companhia 21
24 Abr - Em 2013, a Motorola trouxe ao mercado o Moto X e o Moto G, dois aparelhos que fizeram a companhia mudar de...
Samsung revela o motivo por ter escolhido plástico ao invés de metal para o Galaxy S5 Samsung revela o motivo por ter escolhido plástico ao invés de metal para o Galaxy S5 53
24 Abr - O Galaxy S5 era cogitado para ter acabamento de metal, o que acabou não acontecendo. Assim, muitos se...
LG Flex é dobrado para trás e ainda funciona LG Flex é dobrado para trás e ainda funciona 16
24 Abr - LG Flex é o smartphone de tela curva e de corpo flexível da LG. A empresa diz que ele aguenta até 40kg de...
7 jogos para iOS tão bons que nem parecem gratuitos 7 jogos para iOS tão bons que nem parecem gratuitos 13
24 Abr - Veja uma lista com sete jogos para iOS que são tão bons que nem parecem gratuitos.
Suposto Nexus 6 virá com um poderoso processador octa-core Suposto Nexus 6 virá com um poderoso processador octa-core 12
24 Abr - Suposto Nexus 6 chegará com um processador 64 bits quad-core ou um 32 bits octa-core.
NÃO DEIXE DE LER...
Especificações do Moto X2 vazam e aparelho terá processador quad-core e tela de 5,2" Especificações do Moto X2 vazam e aparelho terá processador quad-core e tela de 5,2" 53
24 Abr - Nova versão do topo-de-linha da Motorola virá com Android 4.4.3 KitKat
LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Registrar e
pubblicar
Usuário
Email
Senha