LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Tegra 3 vs. A5X: veja quem leva a melhor

19 de março de 2012 15

Durante o anúncio do novo iPad, a Apple afirmou que o novo processador A5X tinha poder gráfico até 4 vezes mais poderoso que o quad-core Tegra 3. A própria NVidia questionou os números da Apple e nós sabíamos que era preciso esperar teste de benchmarking mais sérios e "imparciais" (como se isso existisse).

Foi o que fez o pessoal do Laptopmag, comparando um iPad de terceira geração com o ASUS Transformer Prime, provavelmente o melhor tablet Android do mercado atualmente. Os resultados são cheios de nuances, detalhes e questões subjetivas, por isso vale a pena ler o texto todo abaixo (ou até o original, se preferir), mas se você quiser o resumo, aqui vai: o iPad ganha nos gráficos, enquanto o Tegra 3 leva a melhor nos cálculos.

GLBench
GLBench

GLBenchmark 2.1

No teste GLBenchmark 2.1, que possui versão para Android e iOS, o iPad levou a melhor em um teste padrão, com 6.718 frames a 60 fps, enquanto o Transformer conseguiu 5.939 frames a 53 fps. Já em um teste de sombras de baixo-nível, o A5X processou 7.530.524 frames a 57 fps, contra apenas 3.523.926 frames a 27 fps do Tegra 3.

O novo iPad deu um surra aqui no Transformer Prime.

Geekbench
Geekbench

Geekbench

O Geekbench mede o poder de processamento ao invés de gráficos. Aqui, o Tegra 3 mostrou seu verdadeiro poder e detonou o A5X, com pontuação geral de 1.571 contra 692 do iPad. O Tegra 3 também foi melhor nos sub-testes de ponto flutuante (2.408 contra 825) e memória (1.076 contra 784).

Peacekeeper e Sunspider: browser

Nos testes de navegação não houve uma diferença muito grande, mas o iPad acabou se saindo melhor. No teste Peacekeeper, a pontuação foi quase idêntica: 387 do iPad contra 386 do ASUS. No teste de Sunspider de renderização do JavaScript, no entanto, o iPad levou apenas 1.810 milisegundos, contra 2.216 do Prime.

Vale lembrar que o Prime utiliza o browser do Android 4.0, enquanto o iPad utiliza o Safari. Essa diferença na pontuação, portanto, pode dizer respeito à maneira como os navegadores trabalham e não necessariamente ao hardware dos aparelhos.

Jogos

A experiência de jogo nos tablet pode ser bastante subjetiva, principalmente porque não há benchmarks que meçam FRAPS como no Windows. A análise aqui então não é necessariamente baseada em números imparciais.

Shadowgun
Shadowgun

O pessoal do Laptopmag diz aqui que a tela do iPad faz realmente uma grande diferença, com imagens mais nítidas e coloridas, o que torna a experiência dos jogos no tablet da Apple bem mais interessante, quando se considera o dispositivo como um todo. Mas estamos falando aqui apenas dos processadores, e essa vantagemdo iPad pode sumir se amanhã surgir um Android com a mesma resolução de tela.

Shadowgun
Shadowgun

Tanto no game de jet ski Riptide quanto no ótimo Shadowgun (tiro em terceira pessoa), o Transformer mostrou detalhes que não estavam presentes na versão para iPad. No Riptide, o Transformer mostrou mais detalhes nas sombras e reflexos quando o jet ski batia na água. Já no Shadowgun, em uma cima de um helicópetro explodindo, duas bandeiras vermelhas balançando contra o vento nem sequer apareciam na versão para iPad.

Riptide
Riptide

Talvez, com os desenvolvedores otimizando suas versões dos games para o novo processador A5X da Apple, possamos ver mais esses detalhes e uma performance melhor em games. Por outro lado, com telas de alta definição chegando também aos Androids, a grande vantagem do iPad pode logo sumir.


15

Comentários

Tegra 3 vs. A5X: veja quem leva a melhor
  • Lembrando apenas que esses jogos que vocês viram para ipad foram feitos para funcionar também no ipad 2, portanto, ainda não conhecemos o real poder do A5x. E outra... Leva-se em conta que o ipad tem que renderizar o dobro de pixels, se você der essa tarefa ao Tegra certamente ele vai se sair muito pior do que o iPad 3.

      • pra mim sem duvida o tegra 3 levou a melhor

          • Como disse o artigo, Tegra 3 tem mais poder de processamento em integros (integers) e ponto-flutuante (floating-point), o que dá aos developers mais liberdade para IA e, em games principalmente, PhysX.



            Agora só fico meio com o pé atrás a respeito da nitidez ou qualidade de imagem, pois isso está também muito ligado a qualidade do painel (ou monitor) utilizado por cada aparelho. Até onde eu sei, a ASUS vem comprando painéis fabricados pela LG, enquanto que a Apple sempre foi mais precisa e compra painéis de melhor qualidade fabricados pela Samsung. Só para terem uma idéia, se pegarem um ASUS Eee Pad Transformer TF101 que possui painel de LED IPS contra um TFT LCD do Samsung Galaxy Tab 10.1, um vai notar que a imagem no simples TFT LCD da Samsung terá cores mais vividas. Não sei quanto ao ASUS Transformer Prime, porém.

              • Resumindo: os dois sao ótimos, não tem porque um ou outro ficar criticando ambos, agora a questão é de gosto, e gosto não se discute.

                  • A vantagem do trega 3 é devido a experiência da nvidia com games. Esse efeitos de fisicas são os mesmos que nvidia usa nos games para pc. Só ela usa com qualidade sem igual até hoje.

                      • Numa comparação do Tegra 3 com o A5X verificaram que o Tegra3 perde em largura de banda de memória. Esse já era um problema do projeto do Tegra 2. A Nvidia precisa melhorar o acesso à memória que vai melhorar sensivelmente o processador e a GPU.

                          • Wagner como diz na notícia o iPad pode facilmente ficar para trás, basta que algum tablet consiga atingir aquela resoluçao.. Isto porque a nível de processos o Tegra 3 é melhor e o mais engraçado é que a Apple tinha dito que era 4 vezes mais rápido do que o Tegra 3.. ahahahaha Só a apple para me fazer rir.

                              • no meu ponto de vista.. o TEGRA 3 se sai melhor.. porque ? o ipad 2 granha desse tablet ai quando o assunto é grafico, mas grafico não é tudo! e o Tegra 3 se sai melhor em mas testes..

                                  • Interessante as comparações.



                                    Então, ambos perdem e ambos ganham.



                                    Que coisa!

                                      • Quero ver comparações do tegra 3 com o da Huawie..Esse sim pode ser uma concorrente a altura..Tb estou esperando o Exynos quad core...

                                          • Pelo q vi no vídeo,até os gráficos o tegra 3 ganha...

                                            Mas prefiro ver os dois pessoalmente...

                                              • O Ipad ganha em qualidade gráfica, n sei pq vcs estão nesse mimimi todo...

                                                  • Chupa Apple...

                                                      • São só números,q pode até mostrar um pouco sobre o hardware,mas não todo o seu poder..

                                                        Claro q o tegra 3 é superior ao A5x do Ipad.É uma idiotice fazer comparações...AS especificações dos chips são diferentes,e o tegra 3 ganha nessas especificações...

                                                        Não sei o q a Nvidia fez para mostrar tantos detalhes no jogo,pq nem o processador quad core da Huawie mostra ou aparecem...

                                                          • Então, entendi que nitidez não pode ser levado em conta, pois no processo da previsão das imagens o Tegra 3 da show no outro!

                                                              Android

                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                              Android

                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                              Windows

                                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                              Economia e mercado

                                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista