LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Registrar e
publicar
Usuário
Email
Senha

Amazon vem para o Brasil em setembro, mas começa com cautela

22 de março de 2012 3

Amazon logo

A maior varejista online do mundo deve começar suas operações no Brasil a partir do dia 1 de setembro, segundo o Brasil Ecônomico, que afirma ter tido acesso a um documento que comprova a informação.

Os primeiros passos da empresa por aqui, no entanto, não devem ser maiores do que a perna. Não espere TVs de LCD ou móveis a venda, pois o plano é começar vendendo apenas objetos pequenos, como CDs, DVDs, livros e softwares, além claro, do Kindle.

Há bons motivos para que a Amazon adote essa estrégia. O primeiro deles é que a empresa ainda procura um centro de distribuição em São Paulo e comercializar objetos grandes exige armazéns enormes para que os produtos sejam estocados. O segundo motivo é que, assim, a Amazon pode estudar e observar como o mercado se comporta, sem comprometer grandes investimentos logo de cara.

A meta da loja virtual é vender 6 milhões de itens até 2013, sendo 1,1 milhão deste entre setembro e dezembro deste ano. Dependendo de como o mercado reagir nos primeiros meses, a companhia irá estudar o início das vendas de objetos maiores.

A escolha por um centro de distribuição localizado em São Paulo é quase inevitável, considerando que o Estado é o coração do comércio virtual no Brasil. Para a B2W, por exemplo, empresa responsável pelo Submarino, Americanas.com e Shoptime, São Paulo representa metade das vendas da empresa, segundo Renato Prado, analista de varejo da Fator Corretora.

Kindle finalmente no Brasil?
Kindle finalmente no Brasil?

A participação no mercado da B2W vem caindo com a concorrência de lojas virtuais menores e também devido aos inúmeros tropeços e processos que a empresa vem sofrendo no Procon. Recentemente, o Procon-SP determinou que a companhia deixasse de operar no estado de São Paulo por 72h, mas a decisão acabou sendo revogada.

A soberania da B2W no Brasil está longe de ser ameaçada, mas o momento para ser oportuno para a Amazon. Se há alguma empresa que pode ameaçar de vez as vendas da B2W no Brasil, essa é a Amazon, conhecida como o "Walmart da internet". Para isso, no entanto, será preciso mais do que CDs e DVDs, mercados que sofrem muito com a pirataria no Brasil.

Se curtiu, compartilhe!


3

Comentários

Continue no Fórum » Amazon vem para o Brasil em setembro, mas começa com cautela
Android

Desafio de display em luz solar direta com smartphones Motorola

Android

Android Lollipop: diversas melhorias sem pesar o dispositivo ou aumentar o consumo [Vídeo]

Android

Review: Zenfone 5, o melhor Android (de médio custo) que seu dinheiro pode comprar

Android

Comparativo: Moto G (2014) vs Moto X (2014)