351

LG Optimus L3 E400

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Unboxing

Como estamos falando do smartphone mais em conta da LG, não espere uma caixa com detalhes de sobra ou pontos que elevam sua qualidade. Ela é basicamente uma caixa de celular que lembra a de um feature phone, ou seja, aqueles aparelhos mais simples e mais baratos. Lembra até mesmo a caixa dos gadget da própria LG.

Caixa do LG Optimus L3
Caixa do LG Optimus L3

Este ponto é positivo, pois estamos falando de um smartphone de entrada, de alguém que acabou de sair dos celulares simples e quer um mais inteligente. A caixa não vai assustar, não vai transbordar de acessórios, ela vai apenas manter o padrão que o usuário já estava acostumado.

Dentro do pacote encontramos um carregador USB de parede (que pode ser utilizado para carregar quase que qualquer coisa com US, como um iPod, uma câmera com bateria recarregável, outro celular ou até um smartphone mais parrudo), o cabo microUSB, fones de ouvido e um manual de instruções. Além disso, se você comprá-lo em operadoras, será agraciado com um pequenino manual relacionado à operadora escolhida. Ah, claro, além disso tudo temos o próprio smartphone.

Caixa do LG Optimus L3
Caixa do LG Optimus L3
Parte externa

Mesmo dentro do patamar de baixo custo, a parte externa recebeu alguns detalhes que dão um ar mais profissional ao celular, como o design quadradão e as cores neutras. A tela é de 3.2 polegadas e recebeu uma resolução nativa de 320 x 240 pixels (o que dá aproximadamente 125 pixels por polegada). Esta resolução é baixa, baixa o suficiente para que possamos notar os quadrados de cada pixel mesmo a olho nú.

Botões virtuais do L3
Botões virtuais do L3

Ainda na frente, encontramos dois botões virtuais (um que volta, e outro para o menu) e um central, bem similar com a linha Galaxy da Samsung, que volta para a home e sai de qualquer app. A parte traseira recebeu uma textura que dá uma sensação de firmeza ao aparelho, além de uma proteção extra para arranhões (eu testei, acreditem, ele sumiu com o risco), e o espaço entre a bateria e a tampa faz com que o som produzido ao arranhar esta área fique mais alto. Outro detalhe da tampa é a câmera de 3.2 megapixels, que não conta com auxílio de um flash.

Câmera de 3.2 megapixels
Câmera de 3.2 megapixels

Na lateral esquerda há botões de volume e na direita não há nada. No fundo podemos notar o buraco para o microfone e um espaço para o cabo microUSB. Já no topo, está bem visível o botão que liga e desliga o aparelho - e também a tela - e o conector para fones de ouvido.

Conecotr de fones de ouvido, no topo
Conecotr de fones de ouvido, no topo

Tudo isso está dentro de um corpo de 12 milímetros de espessura, e a tela de 3.2 polegadas se mostrou bastante confortável quando seguro na mão. Além disso, o próprio formato com bordas curvas do aparelho faz com que ele se "encaixe" de alguma maneira na mão do usuário, enquanto que a textura dá a impressão que ele não vai escorregar tão fácil assim e o peso de 110 gramas dá certa leveza ao aparelho.

Espessura de 12 mm
Espessura de 12 mm
Tela

O L3 conta com 3.2 polegadas de tela, algo bastante confortável para o uso, mas a quantidade de pixels peca, e muito. São apenas 320 x 240 pixels, totalizando aproximadamente 125 pixels por polegada. Este número é inferior o suficiente para expor os quadrados de cada pixel, diminuindo a nitidez das imagens.

As cores (256 mil, no total) são prejudicadas pela tecnologia TFT que a LG escolheu para este celular. Elas ficam um pouco prejudicadas, mas nada que faça um verde parecer outra cor, ou que ele fique próximo de um tom e não de outro. Este viés fica evidente quando olhamos para alguma parte com bastante cor, como na imagem abaixo.

Baixa resolução no TudoCelular
Baixa resolução no TudoCelular

A reprodução de sites fica ainda pior, já que todos foram feitos para funcionar em resoluções muito superiores. Sem contar nos jogos que ficam serrilhados por ajustar a resolução da tela ao aparelho. Sim, este é o calcanhar de Aquiles deste smartphone.

Software

Tudo isso que falamos até agora é controlado pelo sistema operacional móvel do Google, o Android. A versão instalada pela empresa aqui é o 2.3.6, que dentro do Gingerbread está apenas um passo antes do mais recente de todos. Diferentemente das concorrentes, a LG não inseriu apps próprios. Ela apenas modificou a tela inicial para algo mais particular.

Assim como outros smartphones Optimus, este conta com ícones bem coloridos e chamativos, algo bem pensado para quem está se acostumando com o Android ou para quem tem dificuldades para diferenciar certas tonalidades de cor. O telefone tem um verde vivo, as mensagens contam com um laranja forte e a agenda de contato é roxa. Todos bem diferentes um do outro.

Menu colorido
Menu colorido

Dentro do Menu a tela é preta e os apps são divididos em duas partes: apps que já estão no celular desde a fábrica e outros que você baixa. Ambas as listas podem ser minimizadas e você pode adicionar quantas quiser. É algo similar com as pastas, só que sem ter a obrigação de abrir algo para depois acessar os aplicativos e jogos. Na parte de configurações os ícones receberam as mesmas cores que estão na home, tudo bastante intuitivo.

De cara encontramos o Facebook, Twitter, Google+ e Orkut para redes sociais, Assassins Creed, Tetris e Block Breaker 3 para jogos, Polaris Viewrpara abrir documentos, planilhas e apresentações. Tudo já instalado e pronto para rodar, com exceção dos jogos que você precisa abrir pela primeira vez e baixar o restante do instalador.

Pouco espaço no L3
Pouco espaço no L3

Falando em instalar e baixar, infelizmente há somente 156 MB disponíveis para instalar jogos e apps. Depois de dois Angry Birds e algo extra, acabou. Nem todos os apps podem ir até a memória do cartão microSD, o que deixa o aparelho bastante limitado.

A navegação é bem fluída e o zoom com os dedos acontece como era de se esperar, sem travamentos. O único problema por aqui, como já disse, é a resolução da tela. Quando você diminui todo o zoom e pode ver a página inteira, a leitura fica comprometida até mesmo para os textos maiores, como títulos das páginas.

Discador do L3
Discador do L3

A qualidade de ligações é bem alta, junto da duração da bateria. Em uma semana de uso ele conseguiu durar um dia inteiro e indo para o segundo, claro que sem ficar jogando por horas seguidas. Com jogos, câmera aberta e outros recursos, a autonomia não passa das 9 horas, o que é bastante promissor.

Desempenho e jogos

Este foi um quesito que a LG não economizou na hora de montar o chip com CPU e GPU do aparelho. A placa gráfica (uma Adreno 200) aliada com o processador Qualcomm de 800 MHz conseguiram reproduzi jogos pesados - como o mais recente Angry Birds Space - sem problemas.

Como um todo, não encontrei travamentos no celular. Mas, se você gosta de números, ai vão algumas telas de benchmarks realizados com o L3. No Quadrant Standard Edition o desempenho foi o pior da lista, que inclui aprelhos muito mais caros, isso significa que ele se saiu muito bem.

Teste do Quadrant
Teste do Quadrant Standard Edition

NenaMark 2
NenaMark 2

Já no NenaMark 2, o resultado foi ainda superior. A lista inseriu acima dele o XPeria Play, que está em um patamar muito superior quando pensamos em preço e design para jogos.

Tentei reproduzir um trailer em 1080p, 720p e 480p e ele só permitiu a abertura do último, mais leve. Era de se esperar que uma tela de 320 x 240 pixels não pudesse reproduzir algo em 1280 x 1080 pixels, não é? A experiência de uso ficaria comprometida.

Câmera

A qualidade da câmera é bem razoável. Nada muito detalhado e nem de baixa qualidade. As fotos com alta luminosidade são bem registradas, já as com baixa quantidade de luz ficam desbotadas. Já o vídeo gravado - com resolução máxima de 640 x 480 pixels - apresentou os mesmos problemas de cor, só que a qualidade do áudio capturado com o microfone é bem maior do que concorrentes da Sony e até da Samsung.

Foto com alta luminosidade do L3
Foto com alta luminosidade do L3
Foto com baixa luminosidade do L3
Foto com baixa luminosidade do L3
Pontos fortes e pontos fracos

Pontos fortes

  • GPU forte para um celular de baixo custo
  • Pequeno, leve e a textura traseira esconde arranhões
  • Bateria durou bastante
  • Android recente

Pontos Fracos

  • Tela de baixa resolução
  • Câmera não sabe lidar com baixa luminosidade
  • Foco sempre no infinito
  • Tela não é muito resistente, arranhou fácil

Conclusão

Se você não quer gastar muito com um celular ou se está com receio de ir direto para um aparelho top de linha, este é uma boa pedida. No varejo ele está saindo pela faixa dos R$ 400,00 e se você comprar numa operadora, com plano pós-pago junto, este preço cai ainda mais.

A baixa resolução é um problema e é um dos únicos. O hardware é respeitoso e superior ao encontrado em aparelho mais caros de outras marcas. É realmente um pequeno notável.

Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Barato e poderoso. Nos testes realizados chegou próximo do Xperia Play, smartphone bem mais caro e que está em outro patamar.

Embalagem e características

Embalagem bem simples, lembra um celular de baixo custo. Não vem com nenhum acessório, apenas com o fone de ouvido. Porém, o carregador é de grande utilidade para outros aparelhos.

Comodidade

Ele é leve, pequeno e cabe na mão. Ganharia o nível máximo de comodidade se não fizesse o volume que faz no bolso. Encaixa na mão perfeitamente.

Facilidade de uso

Um Android todo colorido e que atrai tanto usuários experientes, quanto usuários mais leigos ou novatos. Receberia mais pontos se a LG tivesse inserido um apelo maior para redes sociais, com widgets e uma interface voltada à elas

Multimídia

Era de se esperar que ele não fosse reproduzir vídeos de alta resolução, mas se deu bem com um em 480p.

Votação Geral

Um smartphone de entrada, barato e que - de quebra - dá a oportunidade de jogar alguns games pesados. Ele pode brigar direto com um smartphone que está no meio do caminho para um top de linha, mesmo custando pouco.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o LG Optimus L3 E400

Atualmente não existem ofertas para o LG Optimus L3 E400.
Inscreva-se no Aviso de preço do Tudocelular.com para receber uma notificação
via e-mail com o melhor preço quando este aparelho estiver disponível on-line.
Seu email: