» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
563

LG K8

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Introdução e unboxing

Começando pela caixa do aparelho, temos algo bastante simples, sendo utilizado basicamente o mesmo padrão visto em todos os outros modelos da linha K 2016. A embalagem é feita em materiais não tão resistentes, com todos os acessórios "jogados" no compartimento abaixo do aparelho sem qualquer tipo de divisão.

Com relação aos acessórios incluídos pela LG, temos fones de ouvido com botão para chamadas e microfone embutido, carregador de tomada no padrão de dois pinos com saída de 0,85A e cabo USB com porta microUSB, além do tradicional guia rápido. Vale notar que tanto o carregador quanto os fones são extremamente básicos para um modelo lançado como intermediário, porém em sua atual faixa de preço são até condizentes.

Design e tela

Passando para o design, temos provavelmente um dos pontos onde o K8 mais se sobressai em sua faixa de preço, pois apesar de não usar materiais mais "nobres" como vidro ou metal o aparelho é extremamente elegante. A parte frontal conta com vidro ligeiramente arredondado nas laterais, enquanto a capa traseira é construída em policarbonato texturizado, o que além de criar um conjunto mais requintado ainda ajuda na pegada.

Com relação às dimensões, o K8 possui 144.6 mm de altura por 71.5 mm de largura e 8.7 mm de espessura, tudo em um corpo de 157 gramas. Ele não é exatamente o modelo mais compacto com tela de 5 polegadas, porém não incomoda de forma alguma durante o manuseio ou ao ser colocado no bolso.

Com relação ao display, temos um painel IPS LCD de 5 polegadas com resolução HD (720 x 1280 pixels), o que confere ao aparelho uma densidade aproximada de 294 ppi. Pelo que foi possível notar em nossos testes, o K8 não é exatamente o melhor dispositivo para uso em ambientes muito ensolarados, porém se sai muito bem em locais internos, seja com iluminação artificial ou no escuro.

Em termos técnicos, o aparelho conseguiu alcançar um brilho máximo de 338 lux (utilizando a escala 1/100) e mínimo de 2 lux com uma imagem branca sendo exibida, garantindo assim uma experiência bastante confortável nos mais variados ambientes.

Hardware, desempenho e jogos

O K8 conta com um chipset MediaTek MT6735 64-bit Quad-Core a 1,3 GHz, GPU ARM Mali-T720 MP2 e 1 GB de RAM, além de uma tela de 5 polegadas com resolução "apenas" HD (720 x 1280 pixels) e 16 GB de espaço para o armazenamento interno com possibilidade de expansão via cartão microSD.

Este conjunto é mais do que suficiente para executar tarefas básicas como acesso a redes sociais, navegação web e até mesmo jogos como Clash of Clans, Subway Surfers, Asphalt 8 e Modern Combat 5, garantindo uma experiência razoavelmente fluida mesmo em títulos mais pesados.

Com relação à conectividade, o K8 é compatível com Wi-Fi 802.11b/g/n, Bluetooth 4.0 com A2DP e possui conexão GPS com A-GPS. Ele tem ainda sensores de proximidade e acelerômetro, bem como a já mencionada possibilidade de uso de dois chips SIM e de um cartão microSD para expansão de memória.

No teste prático aqui do TudoCelular.com, o aparelho não se saiu tão bem quanto o X Power, que conta com mesmo chipset mas o dobro de RAM, marcando 2 minuto e 8 segundos na primeira etapa e 2 minuto e 6 segundos na segunda, o que demonstra que praticamente todos os apps precisaram ser reabertos no segundo ciclo. Com isso, o dispositivo totalizou 4 minutos e 14 segundos.

Com relação aos testes de benchmark, foram atingidas as seguintes marcas:

  • AnTuTu: 27.319
  • GeekBench: 575/1.528
  • GeekBench GPU: 814
  • GFX Bench:
    • Manhattan: 6,6/3 fps
    • T-Rex: 15/8,4 fps

Com relação ao desempenho em jogos, como pode ser visto nas capturas do Game Bench demonstradas acima, o K8 consegue manter uma taxa de quadros bastante aceitável mesmo em títulos mais pesados, sendo capaz de rodar com maestria games mais simples como Subway Surfers, Candy Crush Saga e Clash of Clans.

Obviamente que você não terá o mesmo desempenho encontrado em modelos mais caros e potentes, porém devemos lembrar que os testes foram realizados com a qualidade dos jogos no máximo, então caso desejado é possível reduzir um pouco a presença de partículas e texturas para contar com uma fluidez maior.

Por último, devemos lembrar que o K8 conta com o Android 6.0 Marshmallow rodando de fábrica, e provavelmente não sairá disso já que até mesmo seu sucessor foi lançado com a versão 6.0.1 Marshmallow. Ainda assim, a interface adotada pela LG não decepciona, provendo um desempenho satisfatório, algumas funções importantes e transições fluidas.

Câmera

Com relação ao conjunto de câmeras, temos algo capaz de tirar fotos medianas em ambientes com boa iluminação, mas que em locais escuros deixa bastante a desejar. O software de câmera da LG possui poucas funções, mas estas são úteis como o controle por voz e o flash na tela para auxiliar em selfies em ambientes noturnos.

Seu sensor frontal conta com 8 megapixels e abertura f/2.4, sendo isso bem abaixo de praticamente todos os modelos intermediários lançados desde o segundo semestre de 2015. A câmera frontal conta com 5 megapixels, podendo trabalhar bem nos mais diversos tipos de cenas.

Sobre os vídeos, o sensor frontal é capaz de registrar cenas em Full HD a 30 fps, enquanto o frontal grava apenas em HD, também a 30 fps.

Bateria

O K8 conta com bateria de apenas 2.045 mAh, o que por si só já foi capaz de gerar bastante desconfiança quanto à sua autonomia. O que descobrirmos durante os testes, contudo, foi que o aparelho é capaz de lidar com um dia de uso mais moderado sem grandes problemas, sendo uma boa opção tanto para reprodução de vídeos quanto para chamadas. Caso você precise gravar vídeos por longos períodos ou realizar videochamadas, contudo, é bom ter uma tomada por perto.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Design elegante;
  • Bom desempenho para atividades comuns;
  • Tela de boa qualidade;
  • Espaços separados para chips SIM e expansão via cartão microSD
  • Tela de autonomia razoável para tarefas comuns.

Pontos fracos

  • Câmera com baixo desempenho em relação a concorrentes, especialmente em ambientes noturnos;
  • 1 GB de RAM em pleno 2017 se mostra ineficiente para multitarefa;
  • Provavelmente "morrerá" no Android 6.0 Marshmallow
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Por ser um aparelho com quase um ano de mercado, o K8 vem despencando cada vez mais de preço, figurando como uma boa opção em termos de custo-benefício.

Embalagem e características

Caixa feita em material de qualidade mediana e com acessórios

Comodidade

Aparelho com pegada ótima, principalmente pelas bordas arredondadas e traseira texturizada levemente curvada. Tamanho e peso não incomodam.

Facilidade de uso

Interface da LG para o Android 6.0 Marshmallow é simples e direta, podendo ser utilizada até mesmo por usuários mais leigos sem grandes problemas.

Multimídia

Tela de boa qualidade para a faixa de preço, mas alto-falante de mídia não corresponde. Com fones, o som é mediano, algo que piora se usar a opção disponibilizada na caixa.

Votação Geral

Mesmo contando com um sucessor recém-lançado, o K8 apresenta algo satisfatório para o nicho de entrada, sendo uma boa opção na faixa de até R$ 600.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o LG K8