» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
489

LG K5

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

Introdução e unboxing

O LG K5 foi lançado no começo de 2016, chegando ao mercado nacional na metade do ano nas cores prata e dourada. A sua embalagem segue a linha de outros recentes lançamentos da LG nas cores branco com laranja.

Na traseira da caixa do K5 temos uma imagem do aparelho em tamanho real. Na lateral encontramos algumas especificações, como a tela de 5 polegadas com resolução FWVGA, seu processador quad-core de 1,3 GHz, câmera de 5 e 2 megapixels, além do recurso de gestos para selfies.

Ao abrir a embalagem damos de cara com o aparelho, além de um carregador de 0,85A de saída, fone de ouvido básico da LG, cabo USB tradicional com conector microUSB e manual de instruções.

Design e tela

O LG K5 conta com corpo feito em plástico, como esperado de qualquer smartphone de entrada à venda no Brasil. No entanto, o seu acabamento traz uma pintura metálica que imita aço escovado, o que dá a impressão de maior qualidade, por mais frágil que seja o acabamento do aparelho.

Com 145 mm de altura, 71,6 mm de largura e 8,9 mm de espessura, o K5 conta com tampa traseira removível que permite ter acesso à bateria, aos dois slots SIM e também ao cartão microSD.

Na lateral direita temos o botão para ligar e desligar o aparelho, enquanto do lado esquerdo temos o botão de controle do volume. Na parte superior temos apenas a entrada para fones de ouvido, enquanto na parte inferior temos a entrada microUSB e microfone para chamadas.

Em termos de tela, o LG G5 traz um painel IPS LCD de 5 polegadas com resolução FWVGA, 480 x 854 pixels. O problema não está na resolução que entrega apenas 196 pixels por polegada, mas sim na qualidade em si.

Além de oferecer baixo contraste e ângulo de visão limitado, o painel não é capaz de alcançar um brilho muito alto e o vidro que cobre a tela reflete muito o ambiente à sua volta, o que complica visualizar o conteúdo exibido de forma confortável em ambiente externo ou com forte iluminação.

Hardware, desempenho e jogos

O LG K5 conta com chipset MediaTek MT6580M que oferece um processador quad-core de 1,3 GHz e GPU Mali-400 MP2. Este chip gráfico é bastante antigo, sendo incompatível com APIs gráficas mais recentes como a Open GL ES 3.0.

O aparelho básico da LG conta com apenas 1 GB de RAM – algo comum para smartphones de entrada. Além disso, este modelo vem com 8 GB de armazenamento, porém menos da metade fica disponível para o usuário. Infelizmente, é fácil lotar a memória do K5, já que mesmo que você use um cartão microSD, nem todos os apps permitem ser movidos para a memória externa.


Em benchmarks temos os seguintes resultados para o LG K5:

  • AnTuTu: 24.117
  • GeekBench: 421/1.203
  • 3D Mark: 2.951
  • GFX Bench: T-Rex 10 FPS (nativo) e 4,5 FPS (Full HD)

Também testamos o desempenho do LG K5 ao rodar alguns jogos populares. Usamos a ferramenta GameBench para medir a taxa de FPS (quadros por segundo) destes jogos. O ideal para uma boa jogabilidade é manter no mínimo 30 FPS, mas o K5 acaba falhando em atingir esta meta em um dos três jogos testados.


O smartphone da LG rodou Asphalt 8 na configuração padrão a 44 FPS. Modern Combat 5 teve um desempenho consideravelmente inferior, com média de 24 FPS, o que acaba demonstrando problema de lentidão em cenas mais pesadas. O terceiro teste foi realizado com o Subway Surfers que rodou a 60 FPS no K5.

Em um uso mais convencional, o LG K5 também não chega a empolgar. O processador quad-core de 1,3 GHz do chipset MediaTek MT6580M demora para abrir apps populares como o Facebook, por exemplo. O pior problema, no entanto, é que o aparelho não consegue segurar muitos apps rodando em segundo plano, diante da limitação de ter apenas 1 GB de RAM.


Em nosso teste de velocidade abrindo vários apps como Câmera, Galeria e Configurações, Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon Go e Asphalt 8, o LG K5 demorou 2 minutos e 10 segundos para abrir todos. A parte mais crítica é que o aparelho precisou de 2 minutos e 14 segundos para reabri-los.

A boa notícia é que por trazer o Android praticamente livre de customização, o K5 não engasga tanto quanto outros aparelhos de entrada com apenas 1 GB de RAM. De qualquer forma, não espere por um desempenho notável aqui.

Câmera

O LG K5 conta com câmera de 5 megapixels na traseira com abertura f/2.8 e capacidade de gravar vídeos na resolução Full HD a 30 quadros por segundo. A abertura da lente é baixa para os padrões atuais, o que resulta em fotos escuras em ambientes com pouca iluminação.

Na parte frontal temos um sensor de 2 megapixels com a mesma abertura f/2.8, o que também resulta em selfies escuras. A câmera frontal fica limitada a gravar vídeos na resolução máxima de 480p, também a 30 quadros por segundo.

Em comparativo de fotos realizado pelo TudoCelular com o LG K5 e seu irmão menor, o K4, além de alguns rivais da Samsung (J1 2016, J2 e J3), este modelo da LG acabou ficando em último na escolha dos leitores. Sua câmera não se destaca e é preciso fazer bom uso de uma iluminação forte para obter boas fotos.

Bateria

O LG K5 vem com bateria removível de 1.900 mAh, uma quantidade pouca para os padrões atuais. E como já esperado, o rendimento fica abaixo do esperado. Em nosso teste o K5 rendeu 11 horas de uso.

Esta bateria precisa de pouco mais de 3 horas para ser recarregada usando o carregador de 0,85A que vem junto com o LG K5. E com uma carga é possível assistir vídeos por 3 horas e 49 minutos ou gravar vídeos por 4 horas e 58 minutos.


Para quem busca um celular para realizar chamadas, o K5 consegue durar 11 horas e 28 minutos em ligações via 3G ou 3 horas e 46 minutos via Skype. Como podemos ver, são valores abaixo do que outros aparelhos de entrada podem oferecer.

Lembrando que em nosso teste tivemos o uso de jogos e também reprodução de vídeos no YouTube. Para quem busca um uso mais simples, a bateria do LG K5 renderá ainda mais do que foi visto acima.

Software

Talvez o maior atrativo para alguns consumidores seja o sistema do LG K5, que apesar de ainda estar na versão 5.1 do Android, vem com interface padrão, ao contrário de outros modelos da LG que oferecem uma interface bastante modificada e às vezes mal otimizada.

Desta forma, não espere por recursos adicionais aqui, já que apenas a câmera passou por melhorias por parte da LG, mesmo que a interface não seja das melhores. E mesmo com apenas 1 GB de RAM, o K5 oferece um desempenho razoável, por mais que o chipset empregado não seja rápido.

O gerenciamento de RAM até que funciona de forma satisfatória, já que é complicado ver aparelhos Android com apenas 1 GB de memória funcionarem bem.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes:

  • Android praticamente puro
  • Gerenciamento de RAM
  • Acabamento que imita aço escovado
  • Desempenho em jogos

Pontos fracos:

  • Tela de má qualidade
  • Acabamento frágil
  • Câmera em ambientes escuros
  • Autonomia de bateria
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Acabamento simples, tela de má qualidade e sistema sem diferenciais não vale o preço cobrado.

Embalagem e características

Embalagem simples traz o essencial, incluindo carregador, cabo USB e fone de ouvido.

Comodidade

É um aparelho confortável de usar com apenas uma mão, mas sua qualidade de construção não passa segurança.

Facilidade de uso

Temos o Android puro conhecido por todos os fãs do robozinho verde, sem mudanças feitas por parte da LG na interface.

Multimídia

Tela de baixa qualidade, som limitado e poucos recursos multimídia fazem do G5 uma má escolha para filmes.

Votação Geral

LG K5 apresenta uma qualidade inferior a de aparelhos rivais, além de estar com software desatualizado.

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o LG K5