LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Registrar e
publicar
Usuário
Email
Senha

Nokia Meltemi pode ser o novo sistema para celulares de baixo custo

03 de outubro de 2011 13

A Nokia parece estar apostando em um novo projeto chamado Meltemi, segundo reporta o Wall Street Journal. O Meltemi é um novo sistema baseado em Linux que será criado pensando nos featured phones.

O acordo com a Microsoft para adoção do Windows Phone foca principalmente nos smartphones, mas o sistema não foi otimizado para rodar em celulares com hardwares mais modestos. Para isso, a Nokia vinha utilizando a antiga plataforma S40, que agora deverá ser substituída totalmente pelo novo Meltemi.

Nokia - empresa

A palavra Meltemi vem do grego e significa "ventos do norte que sopram pelo Mar Egeu durante o verão". Pela descrição, podemos dizer que o Meltemi estará para a Nokia assim como o Bada está para a Samsung, trazendo uma plataforma mais moderna que possa ser rodada em celulares de baixo custo.

Faz todo sentido para a Nokia continuar focando neste mercado, uma vez que 47% das vendas da finlandesa no último trimestre foram de featured phones. No entanto, é difícil não pensar que a empresa está tentando reinventar a roda.

Meltemi
Meltemi - ventos do norte

Além de desistir o Symbian S40, a Nokia também desistiu do MeeGo, que vinha recebendo boas críticas de sites especializados (inclusive aqui). Depois da saída da Nokia, a Intel também abandonou a plataforma e agora foca em um novo sistema também baseado em Linux, chamado Tizen.

Vale dizer, é claro, que o Meltemi ainda não foi confirmado oficialmente. Vamos esperar que mais novidades sopradas pelos "ventos do norte" cheguem logo.

Se curtiu, compartilhe!


13

Comentários

Continue no Fórum » Nokia Meltemi pode ser o novo sistema para celulares de baixo custo
Android

Desafio de display em sala escura, com smartphones Motorola

Android

Lollipop é a maior atualização que o Android já recebeu até hoje [Análise]

Android

Review: LG G Watch, um smartwatch que tropeçou na pressa de ser lançado

Android

Google libera imagens de fábrica do Android Lollipop para a linha Nexus [Tutorial]