» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

RIM BlackBerry 8900 Curve

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Introdução e Embalagem
Introdução

Um pequeno Bold.. Um storm com o teclado. A evolução do modelo 8310 curves, ou simplesmente, o novo 8900. Nascido como linha Curve e inicialmente codificado com o nome de “Javelin”, azagaia, com a esperança que como a azagaia, seja capaz de levar avante uma boa onda de sucesso, e por que não um acréscimo nas quotas de mercado. O novo Curve 8900 é a primeira novidade deste ano da linha BlackBerry da RIM.


BlackBerry 8900 Javelin
BlackBerry Curve 8900

O modelo antecipa de algumas semanas o Mobile World Congress de Barcelona (e a nossa presença é garantida) e se candidata como o sucessor, o último herdeiro da linha Curve, que se tornou popular graças aos modelos 8300 e 8310. A chegada do modelo 8900, traz algum diferencial a mais em relação aos seus anteriores: em matéria de design, foram usados elementos de Storm e de Bold, o qual tem um display que satisfaz as mais altas exigências.

BlackBerry 8900 Javelin
BlackBerry Curve 8900

E, como sempre, as três armas vencedoras de BlackBery: a trackball central, o teclado alargado e obviamente o client e-mail, mas sem a conexão UMTS. Relembrar o passado (quando se comprava um BlackBerry somente para ler o correio eletrônico), aprender no presente (onde se constata uma sinergia entre usuários business e consumidores que admiram o BlackBerry) e construir o futuro, crescendo na multimídia, na web 2.0, no social networking. Essas são as três armas com as quais a RIM espera de vencer a guerra na preferência do consumidor? Mas, sobretudo, o novo 8900 esta marcando ponto fixo nesta direção?

Embalagem

A embalagem é a marca registrada de RIM. Como é um celular que ainda não foi lançado no mercado, fomos pega-lo diretamente na Alemanha, e é por isso que essa embalagem é grifada, como o smartphone da T-Mobile.

BlackBerry 8900 Javelin
BlackBerry Curve 8900

No seu interior, não se encontra nenhum cartão de memória adicional, mas os outros acessórios são presentes: cabo de dados USB, a capinha de couro, o fone de ouvido estéreo com jack de 3.5mm, além do manual de instruções, do cd-rom com a BlackBerry Desktop Suite e o carregador de bateria. Resumindo, não é nada mal para um produto que podia ter se limitado a ficar numa faixa mais baixa de preço.
Primeiro contato - funções e material
Primeiro contato - funções e material

O novo 8900 chega diretamente da Alemanha, onde é comercializado pela T-Mobile. Estamos falando de um device candy bar, munido de um teclado alargado, uma full QWERTY, que opera exclusivamente com o sistema GSM quadri-banda.

BlackBerry 8900 Javelin
BlackBerry Curve 8900

É verdade que falta o UMTS, mas para gestão do e-mail é mais do que suficiente o GPRS-EDGE, a menos que haja a necessidade de baixar imagens ou arquivos muitos pesados.

O 8900, dá o máximo a nível de conectividade, porque o cabo de dados USB alcança não somente o bluetooth 2.0, como também o wi-fi, e esse é tão eficiente quanto o de Bold. Ao nível estético, è muito apreciado a cor prata do invólucro da carcaça, que o rende muito brilhante e fino. A parte dianteira segue o modelo de Storm: o material usado é em grau de oferecer ao usuário final um grip mais do que suficiente para evitar quedas, e a parte superior lembra o primeiro produto touchscreen dessa casa Canadense.

BlackBerry 8900 Javelin
BlackBerry Curve 8900

Na parte da frente, constata-se a presença do display de alta definição do Bold, com um visor de 2.44 polegadas para resolução equivalente a 360x480 pixel. A nitidez é fantástica, mesmo quando vem em contato direto com a luz do sol. Dessa vez, não foi utilizada a tecnologia touchscreen, a Rim voltou a utilizar o antigo teclado alargado, porém inseriu na linha Curve, a primeira câmera digital de 3.2 megapixel.

BlackBerry 8900 Javelin
BlackBerry Curve 8900

Que obviamente se encontra na carcaça frontal e é munida de flash e auto-focus.
Primeiro contato - dimensões e teclado.
Primeiro contato - dimensões e teclado.

Quando testamos o Bold, a grandeza da carcaça foi um empecilho para uma boa grip, se preso com uma mão só, mas a questão não era de grip e sim de largura. Dessa vez, porém, esse problema não existiu, porque a RIM resolveu realizar um device com a largura na media.

BlackBerry 8900 Javelin
BlackBerry Curve 8900

Em termos de design, mantendo o teclado alargado e compactando a largura, foi necessário um trabalho no sentido de ajustar o QWERTY. E efetivamente, é nesse ponto que encontramos algumas diferenças em relação ao Bold. Os botões, por exemplo, não são largos como no modelo 9000 e, sobretudo, são mais curvos, como os do Treo de Palm. O problema está no rumor causado quando esses botões são pressionados.

BlackBerry 8900 Javelin
BlackBerry Curve 8900

Apesar de fazerem muito barulho, tem um bom feedback em relação ao seu desempenho, se devemos encontrar algum defeito, é que são duros. O corpo central de comandos é igual ao de Bond e se retoma a utilizar o trackball, que segundo a nossa opinião, é o melhor sistema para navegar entre as diversas ícones do menu, ou entre os vários link de uma página web.

BlackBerry 8900 Javelin
BlackBerry Curve 8900

Constata-se o uso dos mesmos comandos habituais dos demais produtos de RIM: a alavanca do volume e a ativação da câmera digital é no lado direito, o slot da microSD, o botão função, o jack do fone de ouvido e o ingresso da micro USB no lado esquerdo, enquanto que na parte central da carcaça encontramos a presença, alargado, de Strom: o botão que bloqueia o aparelho e o que faz a exclusão do microfone durante a conversação.

BlackBerry 8900 Javelin
BlackBerry Curve 8900

O bonito desse "retorno ao passado" do modelo 8900 é principalmente o seu form factor. Esse é um produto leve e entra em qualquer bolso sem deformar-lo. Seu peso é de 109gr, enquanto suas dimensões são: 109mm de altura, 60 de largura e apenas 13.5 de profundidade.
O teste
O teste

Estamos em Janeiro, e para encontrar esse celular em pré- estréia para testa-lo, fomos até a Alemanha, onde compramos um modelo de javelin da T-Mobile. O sistema operativo permanece de propriedade da BlackBerry.

BlackBerry 8900 Javelin
BlackBerry Curve 8900

Aqui, podemos mostrar a versão 4.6 do sistema operativo BlackBerry, um release que aprendemos a conhecer no Bold 9000. Como no caso do900, esse 8900, também possui os ícones em forma de grelha, os mesmo atalhos e modos de personalização. Resumindo, é um produto realmente veloz, com um bom sistema operativo, que desconhece atrasos, até mesmo quando se interage com features mais pesadas.

BlackBerry 8900 Javelin
BlackBerry Curve 8900

O software, particularmente nos impressiona pela sua perfeita sinergia com o luminoso e excelente display. A parte telefônica recebe sinal até mesmo em zonas “ sem campo”, o áudio é nítido e sem distorções, mesmo quando em viva voz. O ponto forte, como em todos os modelos BlackBerry atualmente no comércio, é a função "mensagem".

BlackBerry 8900 Javelin
BlackBerry Curve 8900

O habitual client e-mail, mesmo sem possuir a velocidade UMTS e HSDPA, é muito fino, rápido e capaz de fornecer boas credenciais ao nível de correio eletrônico. Não por acaso, visto que o BES e BIS do BlackBerry conseguem compactar o tráfico de dados, e havendo a cobertura GPRS, ou melhor, EDGE, o 8900 reponde bem às exigências, principalmente no que diz respeito à visualização do e-mail em HTML, à sincronização dos account e a facilidade de digitação, graças a um ótimo teclado alargado.

BlackBerry 8900 Javelin
BlackBerry Curve 8900

Naturalmente se pode compor mensagens de texto e criar mms. A navegação web se apresenta de modo adequado devido ao browser de série, que há uma boa interpretação das páginas, mesmo nesse device, que possui uma velocidade inferior ao do Bold. Quando escrevemos que o coração desse aparelho é representado pelo função mensagem, queremos dizer que isso não impediu o produtor de exagerar na escolha da câmera digital, que é a mesma do Storm, ou seja, uma cam com resolução máxima de 3.2 megapixel, com flash led e auto-focus e proporciona excelentes resultados.

BlackBerry 8900 Javelin
BlackBerry Curve 8900

BlackBerry 8900 Javelin
BlackBerry Curve 8900

Os sistemas para tirar fotos são dois: um botão com duplo percurso ou o clique da trackball, que não havendo esse duplo percurso, ativa uma sequência em três segundos: um para focalizar o objeto, outro para fazer aparecer o quadro verde e o último para fazer a fotografia. O importante é que o resultado é uma fotografia muito nítida e depois pode ser armazenada na galeria de fotos. O leitor musical é comparável ao do Bold, enquanto que, a câmera digital vai além do previsto e se pode fazer filmagens com resolução máxima de 480x352 pixel.

BlackBerry 8900 Javelin
BlackBerry Curve 8900

Falando ao nível da faixa business, oferece a possibilidade de visualizar os files de texto, as folhas de trabalho e as apresentações, e sublinhamos, que é um sistema realmente testado e eficaz. Uma última observação a respeito da sua autonomia; excelente, correspondente a dois dias de uso intensivo.

BlackBerry 8900 Javelin
BlackBerry Curve 8900

Finalmente, podemos dizer que se trata de um ótimo smartphone, que retoma o passado dos produtos BlackBerry, e que prepara um futuro convincente para a casa canadense. Esperamos mais novidades de Barcelona, a respeito de outros novos modelos.
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Enquanto escrevemos essa publicação (20.01.09), o 8900 ainda não teve o seu lançamento oficial no mercado. Vamos esperar que a RIM nos surpreenda com um preço mais baixo, o que depende também dos gestores telefônicos.

Embalagem e características

A embalagem que possuímos nesse momento, tem como grife a T-Mobile e a RIM, e verificamos que não inclui uma memória adicional, mas o restante tem tudo. No interno da caixa deste BlackBerry se encontram: o cabo de dados USB, a capinha de couro, os fones de ouvidos estéreo com jack de 3.5mm, além do BlackBerry Desktop Suite e dos manuais de instruções.

Comodidade

Digamos que seja bastante perfeita, graças a sua cover na parte traseira, que lembra muito o Storm. Verificamos aqui um ótimo grip e alguns milímetros a menos em relação ao poderoso Bold. O 8900 se encaixa bem em uma única mão, num bolso pequeno, enfim, suas dimensões possibilitam um encaixe em quase todos os lugares, muito cômodo. Óbvio que possuindo um teclado alargado, será necessário ambas as mãos para um melhor uso. O teclado poderia ser mais mole.

Facilidade de uso

A multimídia da Rim é em crescimento. De outro lado, não podia ser diferente para quem quer ocupar um lugar de prestigio no setor consumer. Este modelo possui uma câmera digital de 3.2 megapixel, com flash e auto-focus. A parte musical é bastante positiva e o seu reprodutor funciona tal como o do Bold.

Multimídia

Multimedialità in crescita, in casa RIM. D'altronde, si tratta di un nodo imprescindibile per andare a caccia di un posto d'onore nel settore consumer. Qui c'è una fotocamera da 3.2 megapixel munita di flash e autofocus, il cui unico neo sta nel sistema di scatto. Per il resto, invece, c'è una parte musicale del tutto positiva, con il riproduttore che funziona esattamente come quello di Bold.

Votação Geral

Nós gostamos desse produto, parece ser precioso e esconde as comuns qualidades BlackBerry. A RIM é sempre em crescimento e está se aproximando cada vez mais a faixa dos consumidores nobres, usando sempre a mesma receita, mas se atualizando quando necessário nos pontos justos. Isso è experiência!

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o RIM BlackBerry 8900 Curve

Aviso de preço
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notificá-lo quando este produto estará disponível online