» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

RIM Blackberry Bold Touch 9900

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Introdução e unboxing

Este é o principal smartphone da fabricante canadense RIM, o mais parrudo - até a concepção desta resenha - e o mais completo entre todos os modelos disponíveis no mercado. Por dentro, o Bold 9900 conta com processador single-core de 1.2 GHz, acompanhado de 768 MB de memória RAM e uma câmera de 5 megapixels, capaz de filmar em 720p. Seu grande chamariz está na tela, que é sensível ao toque e une o mundo do teclado QWERTY físico com o toque.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

A caixa do aparelho é bem - muito - simples e com o mínimo de detalhes extras. Do lado de fora o pacote conta com a cor preta predominante, sem qualquer desenho ou fotografia do aparelhos que está guardado na parte interna. Na lateral encontramos informações como o número do IMEI e endereço MAC do Bluetooth. Por baixo, há - em letras bem complicadas de ler - informações sobre marca registrada e outros itens não tão importantes ao usuário final.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

Por dentro, o smartphone encontra-se deitado em uma espécie de cama plástica, que esconde - logo abaixo dela - uma pequena caixa da mesma cor do restante da embalagem, onde estão os manuais. Junto dele, há um cabo microUSB, fone de ouvido que não utiliza o padrão intra auricular, bateria, carregador de tomada com pora USB e cartão de memória.

Parte externa

Além de ser um smartphone top de linha da empresa, este modelo também conta com alguns detalhes que fogem do mundo corporativo onde são estão a maioria dos BlackBerry. O Bold entrega um ar luxuoso - principalmente pela ausência de cores fortes no corpo - e ao mesmo tempo mais descolado, é como o esporte fino para festas menos formais: é bacana, é bonito e ainda assim é tão bom para sair na rua, depois da festa.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

Na parte frontal encontramos o teclado QWERTY físico, dividindo espaço com a tela de 2,8 polegadas, com resolução de 640 x 480 pixels e tecnologia TFT.

Há um pequeno ponto no canto superior direito, que lembra uma câmera frontal. Porém, este modelo não conta com este recurso, já que o pequeno ponto é, na verdade, um LED para notificações.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

Por fim, a parte frontal exibe o botão que parece apenas ter a função de clicar em algo, mas ele possibilita que o usuário movimente a tela da mesma forma como faria com um touchpad de notebook, ou com a tela do smartphone. No navegador a função é mais importante, já que ela emula um ponteiro do mouse.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

Toda a borda do gadget é coberta com material metálico, sendo que a única parte plástica da borda é o fundo do smartphone. Ali, encontramos conectores para o dock que é vendido pela RIM e o plástico está lá apenas para que o sinal da antena não fique prejudicado.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

Em uma das laterais encontramos botões para o volume e o botão para acionar a câmera - que pode ser configurado para outras funções, como abrir o aplicativo de mapas.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

Do outro lado há uma saída para fone de ouvido e uma porta microUSB.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

Na parte superior, a RIM instalou apenas um botão para travar e destravar o teclado e tela de toque. Este botão é bastante útil, mas pode confundir o usuário que não sente o botão no bolso da calça, por exemplo. Não é difícil - eu passei por isso - ficar apertando o botão de ligar e desligar o aparelho para destravar a tela, quando a função é do botão lá de cima.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

Na parte traseira, há uma borda plástica que passa sensação de borracha. A tampa da bateria lembra a textura de um banco de carro, com o logo da RIM por dentro e com conexões para a antena NFC. A câmera está por aqui também. É de cinco megapixels e conta com um flash de LED para ajudar em fotos de baixa luminosidade.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

A bateria é fraca. São 1.230mAh que aguenta um dia de uso pesado e reclama da carga no começo da noite. Ponto fraco para a RIM.

Dimensões, pegada e peso

O Bold 9900 não é o smartphone mais leve do mercado, muito menos o de tela maior. Porém, mesmo com o peso extra e tela pequenina, o charme do gadget é garantido pelas cores nada chamativas e pelo status social que o smartphone passa. Vai por mim: colocar um blackberry na mesa faz com que os outros acreditem que você é - se já não é - um empresário. A parte metálica na borda, aliada ao plástico emborrachado da parte traseira, passa uma sensação de firmeza, mesmo com a tampa da bateria removível.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

As dimensões do aparelho são: 115 milímetros de altura, por 66 milímetros de largura e 10,5 milímetros na parte mais espessa. Tudo isso é somado aos 130 gramas, que aparecem já com a bateria instalada.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

A parte traseira tem uma ligeira angulação nas beiradas, o que faz com que o volume aparente em bolsos da calça não seja muito grande. O teclado físico é um ponto fortíssimo, já que digitar - até com uma mão só - é muito mais confortável do que com telas sensíveis ao toque. Levei dois dias para me acostumar com a digitação.

Desempenho do BlackBerry OS

O sistema operacional da BlackBerry será substituído por outro, baseado na empresa QNX e que está presente no atual PlayBook. Mesmo assim, com uma cara mais antiga, ele é mais agradável de utilizar do que versões anteriores do Android. Tudo responde com rapidez, desde a abertura de programas, até o tempo que o aparelho leva para ligar e desligar todo o sistema.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

Assim como o Android, estes aparelhos da RIM contam com um botão de menu específico para cada app que está aberto e ele é o botão que leva o ícone da marca do sistema operacional móvel. A partir dele você acessa algumas funções, como a opção de tuitar no Twitter, atualizar a lista de endereços do Foursquare e até visualizar seu perfil no Facebook. Estas opções mudam de acordo com o app aberto, mas estão sempre no mesmo botão. Um ponto em comum entre todos os apps, que aparece até quando nenhum programa está aberto, é que este botão permite abrir a lista dos aplicativos abertos recentemente - exatamente da mesma forma como ocorria no Android até a versão 2.3.x.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

A tela inicial não pode receber atalhos ou widgets, mas você poderá mudar o papel de parede. Assim como em sistemas operacionais mais modernos, o BlackBerry OS utiliza uma área de notificações, só que mais inteligente. No lugar de uma centena de novidades espalhadas, o sistema operacional separa o que você deve ver por app. Isso significa que as notificações de novos e-mails não estarão misturadas com as novidades do Twitter, por exemplo.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

Ainda na tela inicial, existe a possibilidade de busca por algo no smartphone - desde músicas até e-mails - por meio da voz. A ideia é bacana e promete funcionar, mas em todos os testes que fiz o reconhecimento foi péssimo e não entendeu nada do que falei. A melhor ideia é usar o teclado e escrever.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

Levando o cursor até o topo da tela inicial, ou tocando nela, você encontre alguns ajustes rápidos para conexões - como ligar ou desligar o NFC, Bluetooth e Wi-Fi - e até a possibilidade de desligar um alarme que está programado. Tudo isso sem entrar em nenhuma outra tela.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

Os programas ficam em uma parte separada, no inferior da tela. Eles sao agrupados por categoria, como multimídia, downloads e favoritos. Porém, você pode ajustar manualmente ou excluir as categorias e tornar a experiência mais semelhante ao Android, Windows Phone e iOS, com os apps jogados em uma só lista.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

A loja de apps do BlackBerry rece o nome de BlackBerry App World e conta com alguns apps universais, como o Foursquare, Facebook, Twitter, Dropbox e até o Windows Live Messenger - morto pela Microsoft.

Um ponto confuso é que há dois ícones que levam para os ajustes do aparelho. Um mais simples, com informações mais mastigadas e outro mais complexo. Sempre me perco entre ambos os locais, mas os dois contém as mesmas possibilidades de personalização.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

De fábrica a RIM instalou o Twitter, Facebook e o Documents To Go, que é capaz de abrir, editar e criar planilhas, apresentações e até documentos de texto.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

Há uma solução de mapas bem interessante, que exibe informações sobre seu local atual, linhas de metrô e até a possibilidade de traçar uma rota, tudo com mapas já baixados e sem a necessidade de utilizar dados da operadora.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

Por fim, o navegador é demonstrado com bastante poder. Ele realmente consegue abrir todo o tipo de conteúdo da web e a ferramenta de aplicar zoom em forma de pinça, funciona com muita velocidade.

Jogos e multimídia

A RIM não é a empresa que oferece uma quantidade legal de jogos e bons títulos. A diferença entre os Androids, iOS e o BlackBerry OS é gritante. Até no preço, já que promoções ocorrem em várias plataformas e por aqui a realidade não é bem esta. De fábrica há alguns jogos bem simples, como caça palavras.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

O player de música não é nada especial. Ele conta com recursos simples e lembra muito algo antigo do computador, como o Winamp. O gadget é capaz de exibir informações do nome do álbum, artista e nome da faixa, assim como a foto do CD - se ela estiver salva no MP3. Qualquer tipo de MP3 foi reproduzido sem problemas, mesmo em taxas de 320 kbps. Um ponto bacana deste player é que ele permite que a música reproduzida fique salva como toque padrão do celular.

BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900
BlackBerry Bold 9900

Para assistir vídeos, a RIM instalou um player com a mesma interface do de músicas. Com os botões no mesmo lugar e com o mesmo desenho. Pode parecer um ponto negativo, mas não é. É simples de entender, já que você entende um e vai entender o outro naturalmente.

Os vídeos foram reproduzidos sem problema, com exceção da resolução em Full HD. Nada de 1080p no aparelho, apenas 720p para baixo. Ok, a tela nem é tão grande. Tanta resolução não faria sentido neste smartphone.

Câmera

A câmera não é o forte dos BlackBerry, nunca foi. Não é diferente por aqui. As imagens contam com 5 megapixels de resolução, mas o foco do sensor não é automático, é fixo. Este ponto negativo foi necessário pelo tamanho do dispositivo - bem fino, se compararmos com outros BlackBerry. As imagens ficam com o balanço de branco bastante estourado e a qualidade de cores não é lá essas coisas.

Quando a foto é tirada com pouca luz, os ruídos tradicionais de câmeras pequenas aparecem. Não é exclusividade da RIM, é comum em smartphones, até nos mais caros.

O vídeo é capturado na mesma qualidade. Muito ruído em baixa luz e com o áudio bem limpo e cristalino. É possível ouvir tudo, até sua voz quando está narrando por detrás do smartphone.

Pontos fortes e pontos fracos
Pontos fortes
  • Design luxuoso
  • Teclado é convidativo para textos longos
  • Tela de toque bastante sensível
  • Boa qualidade no material externo

Pontos fracos

  • Bateria de baixa duração
  • Sistema operacional defasado
  • Câmera sem foco automático
  • Quase tudo exige a reinicialização do sistema, quase tudo
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

No mundo dos BlackBerry, é o melhor aparelho. Porém, custa tanto quanto um Android bem melhor.

Embalagem e características

Tudo simples, minimalista e em seu lugar.

Comodidade

Confortável nas mãos, pena que é bem pesado.

Facilidade de uso

BlackBerry OS não é simples de usar, muito menos de aprender.

Multimídia

Reproduziu todos os arquivos, mas a câmera poderia ser melhor.

Votação Geral

Quer um BlackBerry? É o melhor aparelho, antes do BlackBerry 10.

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o RIM Blackberry Bold Touch 9900

Aviso de preço
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notificá-lo quando este produto estará disponível online