498

Samsung Galaxy S2

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Unboxing

Nós gostaríamos de começar esse review com um elogio, mas infelizmente, se tratando de acessórios, o Galaxy S 2 desaponta muito. Na sua caixa ele traz somente o carregador, cabo mini USB e um fone de ouvido. Se compararmos o S 2 com o Motorola Atrix, seu maior rival, ele perde de goleada no quesito acessórios.

Review_Galaxy_S2_31
Review_Galaxy_S2_31

Falando da embalagem, não parece segredo para ninguém que a Samsung se “inspira” na Apple em vários aspectos dos seus produtos. Veja só a caixa do produto:

Review_Galaxy_S2_30
Review_Galaxy_S2_30
Funções e Materiais

Logo de cara quando olhamos para o Galaxy S 2 instantaneamente percebemos o quão imponente ele é: grande, bonito e muito estreito. Então o segundo passo é ligá-lo e aí a surpresa é maior: a sua tela é simplesmente fantástica, pois parece uma imagem ao vivo, fazendo jus à propaganda que a Samsung veiculou na Internet e TV onde uma Galinha confunde a tela do celular com algo real.

Mesmo depois que o pegamos na mão dá para reparar que embora ele seja construído todo em plástico, o material usado é de excelente qualidade, tanto que a tampa da bateria é muito resistente. Abaixo uma foto onde demonstramos a flexibilidade dela.

Review_Galaxy_S2_31
Review_Galaxy_S2_31

Na parte da frente do aparelho temos a sua enorme tela de 4,3 polegadas de SUPER AMOLED PLUS e um botão direcional físico abaixo dela. Nas laterais do direcional há um botão em cada lado, ambos de toque que ficam escondidos e só se revelam quando encostamos neles, o que dá um charme a mais no aparelho.

Review_Galaxy_S2_6
Review_Galaxy_S2_6

Em uma das laterais há somente os botões de volume. Mais uma vez a Samsung optou por não colocar um botão dedicado à câmera, detalhe que não nos agradou muito, pois achamos muito desconfortável ter que tocar na tela para tirar fotos. Na outra lateral há o botão de ligar o aparelho. Já na parte de cima há o conector de fone de ouvido P2 padrão e também a entrada Micro USB.

Falando da saída Micro USB, vale ressaltar que ela é capaz de enviar sinais de alta resolução, graças à tecnologia MHL (Mobile High-Definition Link) desenvolvida por um consórcio entre empresas como Sony, Toshiba, Nokia, Silicon Image e a própria Samsung, que permite enviar via porta micro USB sinal de áudio e vídeo em alta definição para uma TV que tenha entrada HDMI comum.

Assim, você não precisar sentir falta de uma porta mini HDMI como as presentes em outros concorrentes, exceto por um detalhe: o adaptador MHL para conectar o S 2 em uma TV de alta definição é vendido separadamente, e não é tão fácil achá-lo para comprá-lo.

Na parte de trás temos a câmera de 8MPx que produz boas fotos e grava vídeos em resolução full HD 1080p.

Review_Galaxy_S2_12
Review_Galaxy_S2_12
Dimensões e recursos

As dimensões do Galaxy S 2 sem dúvidas é uma das características que mais chamam a atenção nesse smartphone, com a espessura sem o grande destaque com apenas 8,45mm, o que o torna um dos smartphones mais finos do mundo. As outras medidas são 125 mm de altura e 66,1mm de largura.

Review_Galaxy_S2_13
Review_Galaxy_S2_13

Quanto ao peso ele, graças ao corpo feito de plástico de ótimo qualidade o S2 é surpreendentemente leve. De fato, ao segurá-lo, parece que está faltando algo, como a bateria. Seu peso é de 116g - para efeito de comparação o Motorola Atrix pesa 135g e o iPhone 4 pesa 134g.

Quanto ao Hardware, o Galaxy S 2 é o smartphone mais potente comercializado atualmente no Brasil. Seu processador dual core de 1,2GHz e sua memória RAM de 1GHz garantem que ele tenha um desempenho bem acima da média. Ele ainda tem 16GB de memória interna, além de suporte para cartões Micro SD.

Uma característica que merece um destaque especial é sua excelente tela de 4,2 polegadas que usa a nova tecnologia da Samsung chamada Super AMOLED Plus com resolução de 480 x 800 pixels. Se a tela do primeiro Galaxy S era ótima, a do Galaxy S 2 é fantástica.

Review_Galaxy_S2_4
Review_Galaxy_S2_4

O brilho e contraste da tela do Galaxy S 2 são surpreendentes, mesmo debaixo da luz direta do Sol conseguimos enxergar a tela perfeitamente. O contraste das telas de AMOLED proporcionam imagens muito bonitas. Abaixo uma imagem comparando a tela do Galaxy S 2 ao lado da tela do Atrix (reparem que no Atrix o ícone fica pixelizado).

Review_Galaxy_S2_32
Review_Galaxy_S2_32
Dimensões e recursos (2)

O Samsung Galaxy S 2 roda a versão mais atual do sistema Android para smartphones, o Android 2.3 Gingerbread, o que por si só já garante mais velocidade ao aparelho, já que é fato que o Gingerbread tem um gerenciamento de memória RAM bem superior a versão anterior, o Froyo, gerenciando melhor quais aplicativos devem ficar abertos em background e quais devem ser fechados.

A Samsung colocou a nova versão do TouchWiz no S 2, a interface proprietária da Samsung que, digamos, dá um banho de loja no aparelho. O TouchWiz é uma das principais críticas dos usuários, já que sua interface é provavelmente "inspirada" no iOS do iPhone. Nesse menu as telas deslizam na horizontal, enquanto em outros Androids a tela desliza na vertical.

Review_Galaxy_S2_3
Review_Galaxy_S2_3

Ainda assim, o TouchWiz deixa o Android de certa forma mais amigável, mudando as cores de ícones no menu de configuração e tornando a adição de widgets na tela inicial mais intuitiva que a interface tradicional do Android.

O Galaxy S 2 também vem com vários recursos instalados nativamente que usam os sensores do aparelho. Um deles é a possibilidade de recusar uma chamada apenas virando o celular para baixo. Outro recurso é a possibilidade de mudar um Widget ou ícone de uma tela para outra sem arrastá-lo, bastando pressionar e movimentar o celular.

Review_Galaxy_S2_11
Review_Galaxy_S2_11

A câmera do Galaxy S 2 é de 8MPx e grava em full HD há 1080p. Já a câmera secundária para vídeo chamadas é de 2MPx, o que permite realizar chamada sde vídeo de ótima qualidade com o Fring ou Skype.

Nosso teste
Review_Galaxy_S2_23
Review_Galaxy_S2_23

Como já dito anteriormente, o S 2 roda o Android 2.3 Gingerbread, e é provável que por se tratar de um lançamento recente ele possa receber a atualização para futuras versões do sistema. Acreditamos que o Galaxy S 2 é realmente um dos melhores smartphones já lançados, se não o melhor, ao menos no papel. Mas e na prática, será que ele está à altura do que se espera?

A resposta é sim: ele é provavelmente o smartphone com melhor desempenho que já testamos por aqui. Vamos detalhar como foram os nossos testes.

O Galaxy S2 foi o primeiro smartphone dual core de 1,2GHz, informação que vem em destaque até mesmo na caixa do aparelho, e isso faz a diferença. Embora outros smartphones single core como o Xperia arc tenham um desempenho muito bom, a experiência com o Galaxy S 2 está em um nível acima. Não importa quantos aplicativos você abra e saia sem fechar, ele nunca fica lento (também graças ao gerenciamento do Android 2.3). O Galaxy S 2 se manteve estável não importando qual aplicativo estivesse aberto, sendo ele um navegador de internet, um jogo pesado ou mesmo o player rodando um vídeo em full HD.

Para vocês terem uma idéia, no vídeo review que vocês verão logo a frente é mostrado um comparativo com o Motorola Atrix em que usamos o aplicativo Quadrant para compararmos os valores obtidos em testes de benchmarks, no teste ele foi bem superior ao concorrente.

Review_Galaxy_s2_35
Review_Galaxy_s2_35

Outro comparativo no vídeo é na hora de rodar vídeos em HD, tanto com resolução 720p como em resolução 1080p (full HD). Em ambos os testes, o Galaxy executou os vídeos com extrema facilidade e rapidez não mostrando em nenhum momento lentidão. Já o Atrix não conseguiu rodar os vídeos em 1080p além de ter dificuldade nos 720p.

No desempenho de jogos ele também não encontrou nenhuma dificuldade. Todos os jogos testados rodaram facilmente, incluindo nessa lista games como Real Football ou Samurai Vengeance. A única ressalva quanto aos games é que alguns dos jogos mais modernos e legais foram desenvolvidos exclusivamente para processadores Tegra 2, o que impede o Galaxy S 2 de rodá-los, a menos que você encontre uma alternativa como o Chain 3D, um aplicativo que permite instalar os drivers do processador da nVidia.

Nosso teste (2)
Review_Galaxy_S2_12
Review_Galaxy_S2_12

Vamos à câmera, começando pela câmera principal de 8MPx. Quando falamos de smartphones rodando o Android raramente as fotos tiradas por tais são boas, mas o Galaxy S 2 se superou e produziu ótimas fotos desde que a luminosidade do ambiente estivesse boa. Em ambientes de pouca luz a qualidade cai ocnsideravelmente, algo bem comum em praticamente todos os smartphones.

Mesma com uma boa qualidade, ainda colocamos o Sony Ericsson Xperia Arc em um patamar acima nesse quesito, entre os dispositivos Android. Veja fotos tiradas com o S 2 abaixo:

Review_Galaxy_S2_36
Review_Galaxy_S2_36
Review_Galaxy_S2_37
Review_Galaxy_S2_37

Com a câmera do Samsung Galaxy S 2 é possível fazer vídeos de ótima qualidade em full HD há 1080p, se a luminosidade ajudar. O aplicativo para edição de fotos que vem instalado no aparelho é básico, mas permite conseguir vários efeitos rapidamente.

Quanto a velocidade de navegação, apenas declaramos que sua velocidade é bastante satisfatória mesmo quando rodando sites que fazem uso do Flash.

Review_Galaxy_S2_17
Review_Galaxy_S2_17
Nosso teste (3)
Review_Galaxy_S2_38
Review_Galaxy_S2_38

Nos smartphones atuais, a bateria e a autonomia são sempre um problema. Afinal, não adianta ter um smartphone lindo e poderoso se você só pode usá-lo algumas horas por dia. No Galaxy S 2, com bateria de 1500 mAh, ele foi capaz de aguantar um dia e meio usando Wi-Fi, 3G, câmera e GPS sem dó.

Já o GPS, que sofreu inúmeras críticas na primeira geração do modelo, funcionou sem nenhum problema dessa vez, embora quando comparado ao Atrix seu sinal mostrava sempre uma conexão mais fraca - nada que tenha comprometido a navegação.

Review_Galaxy_S2_39
Review_Galaxy_S2_39

Para finalizar, vale destacar mais uma vez a tela Super AMOLED Plus, que quando em brilho máximo permite operá-lo mesmo debaixo de luz do Sol intensa sem muita dificuldade, algo raro na maioria dos smartphones.

Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O Galaxy S 2 é o smartphone mais potente hoje do mercado brasileiro, sem dúvidas. Contudo, seu custo beira os R$ 2.000, um preço bem elevado para um smartphone que vem sem praticamente nenhum acessório.

Embalagem e características

A embalagem dele é extremamente simples, sem acessórios além dos bons fones de ouvido in-ear.

Comodidade

Embora ele seja grande, afinal a tela tem 4,3 polegadas, o Galaxy S 2 é muito estreito tornando-se praticamente imperceptível no bolso. Ele tem a espessura perfeita em nossa opinião.

Facilidade de uso

Como todo Android, o Galaxy S 2 é relativamente fácil de usar, bastou um pouco de tempo com o aparelho e já aprendemos todas as funções. A interface TouchWiz é intuitiva e consideramos um ponto positivo do aparelho.

Multimídia

Com tela de 4,2

Votação Geral

O Samsung Galaxy S 2 é o melhor smartphone atualmente sem sombras de dúvidas, também é muito bonito, resistente e tem uma tela que dá inveja para a concorrência. Em contra partida é muito caro e faltaram alguns acessórios inclusos no pacote original e isso para alguns é essencial. Mas aqueles que não ligam ou não usam os acessórios faltantes e deseja um smartphone bonito e com ótimo desempenho, o Galaxy S 2 é perfeito para você.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy S2