Aviso de Preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

Samsung Galaxy Beam I8530

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Introdução e unboxing

Nas prateleiras de lojas, nós encontramos uma centenas de smartphones que contam com o sistema operacional Android. Dificilmente eles agregam alguma função extra para a parte externa. A LG aposta sozinha no 3D sem óculos, por exemplo, e a Samsung resolveu lançar um aparelho da linha Galaxy que traz consigo um pequenino, mas potente, projetor.

Samsung Galaxy Beam
Caixa

Por dentro o aparelho não é dos mais potentes, ele conta com um processador Cortex A9 de dois núcleos, rodando a 1 GHz cada, acompanhado de 768 MB de memória RAM e 8 GB de memória interna para o usuário. Porém, o foco aqui é o projetor de 15 lumens, em um só LED. Será que vale a pena?

Samsung Galaxy Beam
Acessórios

A caixa é pequena, e conta com o aparelho deitado, deixando de lado os recursos mais tradicionais e apontando exatamente para o projetor. A única foto do gadget de pé está em sua lateral. Abrindo o pacote, encontramos o aparelho, dua baterias de 2.000mAh, um carregador de tomada com porta USB, cabo microUSB, carregador exclusivo para a bateria - como nos celulares antigos, que carregavam a bateria do lado de fora - e fones de ouvido intra uriculares.

Parte externa

Este smartphone não é o mais fino e leve que a Samsung já produziu, mas devemos lembrar que ela conseguiu instalar um projetor dentro de um celular, sem aumentar muito o espaço que o celular ocuparia sozinho. Na frente a empresa colocou uma tela TFT de 4 polegadas, com 800 x 480 pixels de resolução - aproximadamente 233 pontos por polegada de densidade de pixels. Junto da tela, encontramos o botão de home, físico, dois virtuais para voltar e menu, o alto-falante e a câmera frontal de 1,3 megapixel.

Samsung Galaxy Beam
Frente do aparelho

Na parte superior há apenas o projetor, que toma conta de quase metade de todo o espaço disponível.

Samsung Galaxy Beam
Projetor tomaboa parte do espaço

Do lado esquerdo, foi instalada a entrada para fones de ouvido, que deve atrapalhar bastante quando o gadget está no bolso, botões de volume e entrada para o SIM card da operadora.

Samsung Galaxy Beam
Conector de fone de ouvido na lateral

Virando o aparelho, podemos notar o botão que liga e desliga a tela e o aparelho, outro botão para ligar e desligar o projetor e uma entrada para um cartão microSD, de até 32 GB. No fundo, só há um pequenino orifício para o microfone principal.

Samsung Galaxy Beam
Entrada para microSD de até 32 GB

A tampa da bateria tem uma textura emborrachada, que não consegue aumentar a aderência do smartphone em superfícies lisas, mas dá uma sensação de robustez maior na mão. A câmera por aqui é de 5 megapixels - que filma em 720p - e também é visível o flash LED.

Samsung Galaxy Beam
Câmera de 5 megapixels

A bateria é de 2.000mAh, o suficiente para algo próximo de 3 horas de exibição do projetor, ou um dia inteiro de uso do aparelho - ligando o projetor por alguns minutos.

Samsung Galaxy Beam
Bateria de 2.000mAh
Dimensões, pegada e peso

Como já disse, este smartphone não é dos mais finos, nem dos mais leves. Suas dimensões são: 124 milímetros de altura, por 64,2 milímetros de largura e 12,5 milímetros de espessura. Tudo isso é somado com o peso de 145,3 gramas, já com a bateria inserida. Mesmo com um "caroço" na parte traseira, o gadget não fica balançando quando apoiado em uma mesa, ou qualquer superfície reta.

Samsung Galaxy Beam
Samsung Galaxy Beam

A textura emborrachada da tampa da bateria não serve para deixá-lo mais firme na mesa, mas sim para dar uma sensação de robustez ao conjunto, que fica bem travado nas áreas onde pode ser aberto. O conector de fone de ouvido foi transferido do topo para a lateral, lembrando assim a configuração do Nokia N95. Com o fone do lado, o aparelho acaba ocupando mais espaço no bolso. Este problema seria eliminado com o fone de ouvido na parte inferior, assim como são os iPods.

Samsung Galaxy Beam
Fone de ouvido, na lateral

Suas cores, amarelo no meio com preto, são chamativas demais para alguns executivos. O projetor aqui poderá chamar mais atenção por seu lado cool, do que produtivo. Ele é muito útil em trabalhos de escola ou faculdade, já que você não depende de conexões de um projetor ligado ao computador.

Desempenho do Android

A Samsung instalou o Android 2.3.6, que é uma versão bem atualizada do sistema operacional móvel do Google. Mas, se você ficou com uma sensação de estar atrasado, fique tranquilo. Ele receberá o update para o Jelly Bean, só não sabemos quando. Enfim, a interface do usuário é extremamente similar ao que encontramos em outros modelos da marca.

Samsung Galaxy Beam
Uma das telas iniciais

Há cinco telas iniciais que podem ser recheadas com uma grande variedade de ícones, atalhos e widgets, todos com muita cor e contraste, principalmente se você utilizar algum dos papéis de parede que estão carregados no sistema. Esta personalização do Android vai até o menu de configuração, que está com ícones grandes e coloridos, chamando mais atenção do que o texto que fala de sua função.

Samsung Galaxy Beam
Apps já instalados

De fábrica você já leva uma versão completa do Polaris Office, que edita e cria documentos de texto, planilhas e apresentações de slides. Há também alguns jogos de demonstração bem simples, que são tão simples quanto os jogos em Java que existem para celulares mais baratos. Além disso, a empresa colocou um app que permite organizar as pastas da memória interna de 8 GB.

Samsung Galaxy Beam
Controles do projetor

Para controlar o projetor, há um app chamado "Projetor" - criativo o nome, não? Dentro dele, é possível ajustar o foco da lente, a rotação da tela, inserir um ponteiro do mouse, desenhar no que é projetado, abrir o modo lanterna (onde somente uma cor é projetada) e configurar a quantidade de brilho do LED do projetor.

Samsung Galaxy Beam
Navegador padrão do Android

O navegador é o mesmo que encontramos em outros aparelhos da mesma marca, ou seja, há suporte nativo para o plugin do Flash, navegação em abas e um gerenciador de downloads. A navegação é fluida e as páginas carregam com boa velocidade.

Jogos e multimídia

O processador do Galaxy Beam não é dos melhores para rodar games pesados. Ele conta com um Cortex A9 de dois núcleos, rodando a 1 GHz e 768 MB de memória RAM. Isso é bom o suficiente para rodar jogos simples como o Angry Birds, mas em nossos testes ele também se saiu bem na hora de rodar o pesado Dead Trigger. Há alguma redução de partículas, mas o jogo funcionou sem travadas.

Samsung Galaxy Beam
Dead Trigger

O player de música conta com algumas modificações da Samsung, como um emulador de 5.1 canais para fones de ouvido, barra de progresso maior e possibilidade de passar as músicas ao arrastar a capa do álbum para os lados. O tocador reproduziu todos os arquivos MP3 que enviamos para lá.

Samsung Galaxy Beam
Player de música

Para reproduzir vídeos, o hardware não suportou a resolução Full HD do trailer, apenas a versão em 720p e 480p. Como a resolução projetada não é de 1920 x 1080 pixels, esta limitação pode passar desapercebida pelos usuários.

Samsung Galaxy Beam
Player de vídeo

O projetor é capaz de enviar tudo que está na tela, como faz a saída de vídeo que existe em alguns aparelhos. Você pode jogar, assistir filmes, navegar na internet e até reproduzir fotos. Além disso, é possível exibir um ponteiro de mouse ou anotações feitas em tempo real, na tela.

Samsung Galaxy Beam
Projetor ligado
Câmera

Com um projetor deste tamanho, ocupando tanto espaço no aparelho, a Samsung não deu tanta atenção para a câmera. O sensor conta com 5 megapixels de resolução e os problemas de fotos em celular se repetem aqui: fotos noturna de baixa qualidade. Muito ruído e pouco detalhe, algo comum em aparelhos criados para gadgets de médio custo.

Samsung Galaxy Beam
Samsung Galaxy Beam

As fotos com boa luminosidade ficam ótimas, mas as noturnas nem tanto. Já com a parte da filmadora, o sensor é capaz de registrar clipes de até 720p, com 30 quadros por segundo. É o suficiente para um aparelho, já que pixels extras para pular para o Full HD resultariam apenas no tamanho da imagem, não na qualidade. A qualidade de gravação é razoável, e a captação de áudio está acima da média, quando pensamos na nitidez do som.

Samsung Galaxy Beam
Foto feita com o Galaxy Beam
Pontos fortes e pontos fracos

Pontos fortes

  • Projetor de boa qualidade
  • Duas baterias na caixa
  • Bateria duradoura
  • Receberá o Android 4.1

Pontos fracos

  • Fone de ouvido na lateral
  • Tampa traseira não ajuda na aderência do aparelho
  • Dificuldade em ajustar a orientação da tela projetada
  • Hardware fraco, pelo preço
Conclusão

Se você procurava uma forma de não ser obrigado a reservar o projetor na faculdade, ou na escola, ele é - sem dúvidas - uma ótima pedida. Porém, se você apenas pensa no lado cool de ter um projetor dentro do celular, pode sair caro. Pelo preço que é cobrado, você leva um smartphone mais parrudo, como o Razr i, e ainda sobra dinheiro. Ou ainda, leva um Galaxy S III, que está custando a mesma coisa.

A Samsung fez mágica ao instalar um projetor em um espaço tão pequeno, junto de tudo que estava do celular. A inovação é interessante, mas talvez fique solitária como a LG está com seu 3D.

Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Projetor barato e de boa qualidade, dentro do smartphone

Embalagem e características

Tudo organizado e com seu espaço delimitado. Bateria extra é necessária se você for dar aulas e quiser continuar falando com o celular

Comodidade

Leve, mas nem tão leve quanto concorrentes

Facilidade de uso

Simples de entender e usar, como qualquer smartphone Samsung

Multimídia

Não rodou vídeo em 1080p, mas o restante reproduziu sem problemas, mesmo na tela projetada

Votação Geral

Só vale a pena se você realmente necessitar do projetor. Se este não é seu caso, pense num Galaxy S III, que custa a mesma coisa

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy Beam I8530

Atualmente não existem ofertas para o Samsung Galaxy Beam I8530.
Inscreva-se no Aviso de preço do Tudocelular.com para receber uma notificação
via e-mail com o melhor preço quando este aparelho estiver disponível on-line.
Seu email: