716

Samsung Galaxy Grand

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Introdução e unboxing

O Galaxy Gran Duos é uma versão de dois SIM cards - chip da operadora - do Galaxy Gran, que é um Galaxy SIII com hardware mais simples. Por dentro, a Samsung traz um processador de dois núcleos rodando a 1.2 GHz, acompanhado de 1 GB de memória RAM e 4 GB de espaço interno - sendo que apenas 2,3 GB estão disponíveis ao usuário. A tela é de 5 polegadas e a resolução é de 800 x 480 pixels.

Galaxy Gran Duos
Caixa do smartphone

A caixa é mais simples do que a encontrada no Galaxy S III, um pouco mais larga do que deveria ser. Isso faz com que o smartphone "fique tombado para dentro" da embalagem. Não é um ponto tão negativo, já que a ideia é que o usuário veja o aparelho lá apena suma vez. Por fora encontramos a foto do smartphone.

Galaxy Gran Duos
Aparelho "afundado" na caixa

Por dentro, há um conjunto de manuais envolvidos em um saco plástico, com um fone de ouvido no padrão intra-auricular, um cabo de dados microUSB e um carregador de tomada com uma porta USB em sua lateral.

Galaxy Gran Duos
Acessórios inclusos no pacote
Parte externa

Externamente o Gran Duos é exatamente igual ao Galaxy S III e bastante similar ao Galaxy S4. São as mesmas curvaturas, mesma posição de botão físico e tela opcupando quase que todo o aparelho. Na frente, há um display de cinco polegadas com resolução de 800 x 480 pixels - com aproximadamente 187 pixels por polegada. A resolução é baixa o suficiente para que tudo fique grande - demais - na tela. Junto da tela, há um botão físico e dois virtuais, sensores, alto-falante e uma vâmera frontal de 2 megapixels que filma em resolução VGA.

Galaxy Gran Duos
Tela de 5 polegadas

Do lado direito, há apenas um botão para ligar e desligar a tela.

Galaxy Gran Duos
Botão de liga/desliga

Do outro a Samsung instalou os botões de controle do volume, que também controlam a função de zoom na câmera (até 4 vezes e apenas na câmera traseira).

Galaxy Gran Duos
Botões de volume

Abaixo do dispositivo existe uma conexão microUSB e o microfone principal.

Galaxy Gran Duos
Porta microUSB

Acima, apenas o espaço para a conexão de fone de ouvido no padrão 3,5 milímetros.

Galaxy Gran Duos
Entrada para fones de ouvido

Atrás, encontramos a câmera de 8 megapixels - que filma em Full HD - acompanhada de um flash LED, junto do alto-falante.

Galaxy Gran Duos
Câmera de 8 megapixels

A tampa, quando removida, exibe as duas entradas para SIM card, slot para cartões microSD de até 32 GB e a bateria de 2.100mAh.

Galaxy Gran Duos
Bateria de 2.100mAh
Dimensões, pegada e peso

O design sem quinas, que nasceu com o Galaxy S III, é um dos mais confortáveis para segurar. Toda a borda conta com uma peça plástica - imitando o metal - que é ligeiramente arredondada. As cinco polegadas deste smartphone não ocupam de forma inteligente a frente, resultando em um aparelho que operar com uma só mão é uma tarefa árdua. Não é um problema, se você está acostumado com aparelhos de grande tamanho, mas a transição de um menor para este é dolorosa.

Galaxy Gran Duos
Galaxy Gran Duos

Suas dimensões são: 143 milímetros de altura, por 77 de largura e 9,6 milímetros de espessura, somados com 162 gramas de peso. Não é tão pesado, mas nem tão leve quanto outros gadgets da própria Samsung. A parte traseira é lisa demais, o que pode acarretar em escorregões do celular, quando em superfícies lisas.

Galaxy Gran Duos
Galaxy Gran Duos
Desempenho do Android

Nós não estamos olhando para uma versão bastante recente do sistema operacional móvel do Google (A Samsung trouxe o Android 4.1.2 por aqui) o que deixa uma sensação de desatualização, mas ela não impede o funcionamento de qualquer app. Junto do Android, há a antiga interface TouchWiz, que dá uma cara de Gingerbread ao aparelho, mas mantém a experiência de uso de smartphones mais antigos - ponto positivo para a rápida adequação do usuário que está evoluindo na linha Galaxy.

Galaxy Gran Duos
Android 4.1.2

O processador é um dual-core de 1.2 GHz, acompanhado de 1 GB de memória RAM. Não espere encontrar a melhor fluidez do mercado, mas o Android se sai bem. Foram raras as travadas, o que acontecia geralmente quando um jogo era carregado, ou um app aberto enquanto a instalação de outro ocorria em segundo plano. Vale lembrar que estas travadas são mais ligadas ao próprio Android e ao peso do TouchWiz, do que com o processador ou GPU.

Galaxy Gran Duos
Tela inicial

Ao todo são sete telas iniciais, que podem diminuir e não aumentar em número - remover uma tela não é fácil, são três toques de menus até chegar no local onde é possível editar as telas. Uma das vantagens do TouchWiz é que ele separa, no menu de opções, os apps que você baixou, daqueles que já estavam no aparelho quando ele foi fabricado.

Galaxy Gran Duos
Edição de telas, sem opção de adicionar mais que sete

Há uma série de recursos, como a possibilidade de abrir dois apps ao mesmo tempo na mesma tela. Funciona bem, mas a baixa resolução vai impedir que muitas informações possam ser exibidas ao mesmo tempo. O tamanho físico da tela ajuda na hora de controlar os apps, mas a baixa resolução dificulta a leitura em alguns pontos.

Galaxy Gran Duos
Dois apps ao mesmo tempo

O S Voice está presente, que é um assistente de voz concorrente ao Siri da Apple. Infelizmente ele ainda não fala português do Brasil, mas se você entende de inglês pode usar seus reconhecimentos de comandos por voz - e até perguntar algumas coisas, respondidas sempre com uma voz bastante robótica.

Galaxy Gran Duos
S Voice ainda não fala português

Em seus apps, a Samsung trouxe sua loja própria de apps, o Game Hub (que lista e faz sugestões de jogos), um gravador de voz, reprodutor de mídia e um simpático reprodutor FM, que precisa do fone de ouvido inserido para reproduzir as estações da região. Ele também permite que o áudio da rádio seja gravado, para ouvir posteriormente.

Galaxy Gran Duos
Rádio FM

Quando o fone de ouvido está conectado, uma interface extra é apresentada. Ela traz controles de mídia, de vídeos, de som e atalhos para serviços como o YouTube e os tocadores do aparelho.

Galaxy Gran Duos
Interface para fone de ouvido

O S Memo traz uma interface recheada de recursos para anotações no estilo Evernote, o S Planner é uma agenda da Samsung, seguida do S Suggest, que cria listas de apps e jogos da Samsung Apps, loja de apps e games da marca sul-coreana. O problema destes apps é que eles estão separados, quando poderiam estar juntos e assim confundir menos o usuário.

Galaxy Gran Duos
S Memo

Para navegar pela internet, há o Chrome e o navegador padrão que existe até o Android 4.1. O Chrome é mais avançado e traz mais recursos do que o outro - ainda não entendo o motivo de manter dois navegadores quase idênticos. O processador lida muito bem com as páginas, com pouco tempo de espera para montar o design do site e liberar a navegação.

Galaxy Gran Duos
Navegador Chrome
Jogos e multimídia

Por algum motivo não esclarecido, não pude utilizar o Real Racing 3 como teste deste smartphone. Por conta disso, voltei com o Dead Trigger, que ainda é um jogo bastante pesado e com muitos detalhes. Enfim, o smartphone reproduziu o Dead Trigger com certa facilidade, mas com engasgos aqui e ali. Era muito para ele. Games como Jetpack Joyride foram reproduzidos sem problemas.

Galaxy Gran Duos
Galaxy Gran Duos rodando o Dead Trigger

O player de música é modificado pela Samsung e não lembra muito o que o Android coloca como padrão para a plataforma. Um recurso bacana, que não aparece em outro smartphone e que recebe o nome de Salão de música, é uma forma inteligente de separar músicas pelo humor que você está, ou quer ficar. Dá para escolher uma música animada e depois passar por uma mais calma. Basta passar o dedo no gráfico e montar a forma como você quer progredir no humor. Genial!

Galaxy Gran Duos
Tocador de músicas
Galaxy S4
Salão de música

Em vídeos, não há esta forma inteligente de ligar com os arquivos. Mas, de qualquer forma, o smartphone reproduziu todos os vídeos que testamos, em todas as resoluções, mesmo quando reproduzido em uma janela flutuante.

Galaxy Gran Duos
Vídeo em 1080p
Galaxy Gran Duos
Vídeo acima de outros apps
Câmera

O sensor do smartphone é de 8 megapixels na parte traseira e entrega boas imagens quando a luz está presente. Em situações com pouca luz, o nível de ruído é grande. Ok, estamos com um aparelho de médio custo, mas há modelos de outras marcas (Sony, por exemplo) que lidam melhor com os ruídos em imagens. Mesmo em modo noturno, as imagens não melhoram.

Galaxy Gran Duos
Foto com bastante luz
Galaxy Gran Duos
Foto com pouca luz, no modo noturno

Já o vídeo, de até 1080p, é registrado com alguma melhora na qualidade. Não é uma evolução, mas há uma significativa e visível melhora nos problemas das fotos.

Pontos fortes e pontos fracos

Pontos fortes

  • É a cara do S III
  • Pegada confortável
  • Dois chips, sem ser de baixo desempenho
  • Fone de ouvido de ótima qualidade

Pontos fracos

  • Baixa resolução
  • Espaço de armazenamento bastante limitado
  • Plástico escorregadio demais na parte traseira
  • Trava, de vez em quando
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Bom preço para um software atualizado, mas com hardware desatualizado

Embalagem e características

Embalagem aparenta fragilidade, mas o fone de ouvido é muito bom!

Comodidade

Embalagem plástica é escorregadia, muito

Facilidade de uso

Mesmo com cara antiga, o TouchWiz é de fácil aprendizado

Multimídia

Rodou até mais do que o esperado

Votação Geral

É uma ótima opção para um aparelho que parece bom, mas não é tão assim. Há concorrentes mais bonitos, principalmente entre Sony e Motorola

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy Grand