» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

Samsung Galaxy Note 3

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Introdução e unboxing

A Samsung traz a terceira geração do smartphone que abriu o mercado de phablets para o mundo, com sua tela gigantesca e a ajuda de uma pequena caneta capacitiva, cheia de funções e com o nome de S Pen. Por dentro encontramos um parrudo processador Snapdragon 800 rodando quatro núcleos a 2,3 GHz, acompanhado de 3 GB de memória RAM e uma GPU Adreno 330. Com este poder de fogo, qualquer app ou jogo disponível pode rodar sem qualquer problema, dentro de seus 16 GB/ 32 GB ou até 64 GB de espaço interno e que pode conversar com o mundo via 4G LTE, que funciona no Brasil.

Galaxy Note 3
Caixa lembra madeira

A caixa segue exatamente o mesmo design e materiais que foram utilizados pela primeira vez no Galaxy S4, ou seja, ela lembra uma embalagem de madeira (na verdade é de papelão mais rígido) e traz tinta com base de soja. Dentro, temos os manuais de instrução, um carregador de tomada com porta USB, fone de ouvido intra auricular e com fio chato, borrachas para o fone sobressalentes e um cabo microUSB que trabalha com o padrão USB 3.0. Este é um novo padrão, que inutiliza os cabos microUSB antigos - a ponta é diferente.

Galaxy Note 3
Acessórios
Galaxy Note 3
Novo cabo microUSB
Parte externa

Olhando de fora, o Galaxy Note 3 pouco mudou quando temos outros modelos da linha Note em mãos. A principal novidade por aqui é a traseira que imita couro, mas que é apenas uma textura plástica mais bacana e que, infelizmente, tende a agrupar sujeira com mais facilidade do que traseiras menos ásperas. Na frente temos uma tela Super AMOLED de 5,7 polegadas e resolução de 1920 x 1080 pixels, com densidade de aproximadamente 386 pixels por polegada - uma quantia superior ao Retina Display, da Apple. Ainda na frente estão botões sensíveis ao toque, botão central físico, sensores de luminosidade, alto-falante e uma câmera frontal de 2 megapixels, que filma em Full HD.

Galaxy Note 3
Tela de 5,7 polegadas

Do lado direito está apenas o botão liga/desliga, solitário e sem nenhuma entrada ou botão extra.

Galaxy Note 3
Botão liga/desliga

Do outro, os botões de controle de volume.

Galaxy Note 3
Botões de volume

Abaixo temos a nova porta microUSB, microfone principal para chamadas, alto-falante e o espaço onde fica a caneta S Pen.

Galaxy Note 3
Porta microUSB 3.0 e caneta S Pen

Em cima podemos ver o microfone secundário, entrada para fones de ouvido de 3,5 milímetros e uma porta infravermelho.

Galaxy Note 3
Porta infravermelho

Atrás, junto com a textura do falso-couro, a Samsung colocou seu logo e a câmera de 13 megapixels que filma em até 4K (resolução quatro vezes superior ao Full HD, com 3840 × 2160 pixels), junto de um pequenino flash LED.

Galaxy Note 3
Câmera filma em 4K

Abrindo a tampa da bateria, que continua com a construção feita em um material plástico maleável, estão os conectores para o NFC, entrada para o Micro-SIM, outra para cartões de memória de até 64 GB e a bateria de 3200mAh, que é suficiente para segurar um dia inteiro de uso moderado, sem abusar de conexão 4G ou da gravação de vídeos em 4K.

Galaxy Note 3
Bateria de 3200mAh e NFC
Dimensões, pegada e peso

O Galaxy Note 3 é grande, é muito grande e este é um padrão de tamanho para phablets - que passam sempre de 5 polegadas. A pegada é desconfortável pelo tamanho exagerado da tela, junto com uma textura áspera e dura na parte traseira. As linhas retas das laterais não ajudam no bom encaixe do phablet nas mãos. Operar a tela com apenas uma mão é uma tarefa bastante árdua e de difícil controle. Para este problemão, a Samsung traz a caneta S Pen, que ajuda bastante.

Galaxy Note 3
Pegada desconfortável pelo tamanho físico

Suas dimensões são: 15,1 cm de altura, por 7,9 cm de largura e 0,8 cm de espessura. Tudo isso acompanhado de 168 gramas de peso, já com a bateria instalada. Este aparelho está longe de ser leve e pequeno, mas é fino. Faz considerável volume em um bolso de calça jeans mais apertado e ocupa bastante espaço em uma bolsa - o que é bom, pois fica mais fácil para encontrá-lo.

Galaxy Note 3
Apenas 0,8 cm de espessura, bem fino
Desempenho do Android

O Android que a Samsung colocou no Note 3 traz a pesadíssima e lenta TouchWiz, que roda bem por conta do monstro de desempenho que entrega o aparelho. O Android, abaixo da modificação da Samsung, está na versão 4.3, bastante atual e que pode receber qualquer app ou game que estiver dentro do Google Play. Por dentro da carcaça mora um parrudo processador Snapdragon 800 que trabalha com quatro núcleos rodando a 2.3 GHz, com 3 GB de memória RAM e acompanhados de uma GPU Adreno 330. Poder de fogo suficiente para qualquer atividade, da mais leve até a mais pesada.

Galaxy Note 3
Tela inicial da pesada TouchWiz

A TouchWiz, interface modificada pela Samsung, consome boa parte desta quantidade de hardware, além de uma fatia gorda da memória interna. O modelo que testamos traz 32 GB de espaço, com 5.64 GB dedicados para o Android e todos os recursos que a Samsung inseriu por aqui. A tela inicial conta com cinco páginas que podem ser recheadas de widgets e atalhos. Estas páginas podem ser removidas ou adicionadas, respeitando o limite máximo de sete delas.

Galaxy Note 3
Muitos recursos, tomam boa parte do desempenho

A barra de notificações traz uma série de atalhos listados na parte superior. Se você puxar com dois dedos, toda a lista de recursos é exibida, com destaque para gestos que são realizados com a mão fora da tela, exibição de conteúdo extra ao apenas aproximar o dedo do vidro, scroll de páginas com controle dos olhos, pausa de vídeo ao desviar o olhar da tela e o bem-vindo Multi janela.

Galaxy Note 3
Multi janela, bem útil em telas grandes como a do Note 3

Este último recurso permite que dois apps fiquem abertos ao mesmo tempo, na tela e exibindo conteúdo simultaneamente. É possível definir quanto de cada tela deve ser exibido. Esta ferramenta é especialmente útil para momentos em que você está anotando um endereço no site e quer ver onde ele fica, no Google Maps. Como a tela é grande, as duas janelas ocupam espaço confortável para o manuseio de ambas.

Galaxy Note 3
Funções da S Pen

A S Pen desempenha bom papel no phablet, como escrita na tela (com precisão grande o suficiente para notar quando a pressão na escrita é maior). Ao tirar ela de seu compartimento, uma tela com atalhos é exibida e traz funções como bloco de anotações rápidas e capturar a tela para escrever em cima. Há um botão na caneta que entrega outras funções, como atalho para abrir outros apps. De fato, uma caneta que vai muito além do simples toque de tela.

Galaxy Note 3
Apps da Samsung

De fábrica a Samsung traz alguns apps próprios, como o S Note (que lembra o Evernote), Samsung Hub (que agrupa músicas, vídeos, livros, jogos e conteúdo educacional em um só lugar), um pequeno editor para colagens em fotos, gravador de voz, S Health (que monitora suas atividades físicas), assistente de voz S Voice (que entende português brasileiro, mas responde de forma bastante robótica), S Translator (que traduz conteúdo quase qualquer conteúdo) e até um assistente que faz com que o conteúdo de um smartphone seja exibido em outras telas. Sentimos - muita - falta de algum pacote Office, como o Polaris Office ou o QuickOffice.

Galaxy Note 3
Chrome

O navegador é o Chrome, que conta com as mesmas opções de recursos que o Chrome de outros Androids ou no iOS. Com ele você pode sincronizar abas, senhas, históricos e gerenciar downloads e o cache do browser. A navegação é bastante fluída e a renderização da página é bem veloz.

Jogos e multimídia

O Note 3 traz uma poderosa GPU Adreno 330, que é capaz de rodar qualquer jogo que está disponível atualmente no Google Play. Desde o mais simples e viciante, como é o caso da franquia Angry Birds, indo até os pesados e muito bem elaborados Dead Trigger 2 e Asphalt 8: Airborne. Tudo roda, sem qualquer engasgo ou travamento, muito menos queda na taxa de quadros por segundo.

Galaxy Note 3
Asphalt 8

O tocador de músicas é bastante simples, sem muitos recursos extras - como apareceram no Galaxy S4. A partir dele é possível listar as músicas por artista, gênero, álbum ou uma lista completa de canções, que podem sofrer alterações com o equalizador de áudio. Ele reproduz os formatos MP3, WAV, eAAC+, AC3 e FLAC.

Galaxy Note 3
Equalizador de som
Galaxy Note 3
Player de música

O player de vídeo traz uma nova interface, mais intuitiva e limpa. Nativamente ele reproduz MP4, DivX, XviD, WMV, H.264 e H.263, sem a necessidade de aplicativo ou driver terceiro e na resolução máxima de 1080p - ou Full HD. Por aqui não há muitos recursos, sendo que o único existente faz com que o vídeo seja reproduzido em uma janela flutuante, pequena e que oferece espaço para que você faça outra coisa, como ler um e-mail.

Galaxy Note 3
Vídeo em 1080p
Câmera

A câmera do smartphone conta com resolução de 13 megapixels, tira fotos em até 4128 x 3096 pixels e consegue registrar boas fotos durante o dia. Com boa luminosidade, as imagens ficam pouco abaixo da qualidade que encontramos no Galaxy S4 e no concorrente LG G2 - bem abaixo, quando temos o G2 em mãos. Em fotos noturnas, o resultado é péssimo. Muito granulado na imagem e algumas listrar concentram o granulado em algumas partes da foto final. Muito inferior aos concorrentes topo de linha, como o LG G2 e o iPhone 5S.

Galaxy Note 3
Foto com boa luminosidade

Nos vídeos, o que chama atenção é a altíssima resolução em 4K, quatro vezes superior ao Full HD. Esta resolução, no entanto, entra apenas como marketing, já que os arquivos ficam enormes e o valor de televisores 4K ainda é proibitivo no Brasil, passando facilmente dos R$ 11 mil cada um. Por outro lado, ter mais resolução permite um zoom que não degrada tanto a qualidade final da filmagem, quando ela é convertida para 1080p. As cores ficam pouco desbotadas e de noite a qualidade é exatamente a mesma das fotos.

Galaxy Note 3
Foto com pouca luz e muitos riscos no topo
Pontos fortes e pontos fracos

Pontos fortes

  • Hardware poderoso
  • Filma em 4K
  • Funciona no 4G do Brasil
  • S Pen é muito mais do que só uma canetinha

Pontos fracos

  • TouchWiz pesada, quadrada e antiquada
  • Pegada desconfortável
  • Vídeos em 4K são enormes
  • Traseira não é de couro e a textura acumula sujeira
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Pode ser um ótimo phablet, com grande poder de fogo - e realmente é. Porém, cobrar R$ 2,8 mil não é justo. Muito acima de qualquer padrão de preços.

Embalagem e características

Tudo organizado e embalagem com tinta mais ecológica.

Comodidade

Pegada não é confortável, por ser grande demais.

Facilidade de uso

TouchWiz ensina pouco, diferente do Android puro ou do que a Motorola insere no Moto X e Moto G.

Multimídia

Rodou tudo, sem qualquer reclamação.

Votação Geral

Se você quer um phablet com desempenho acima da média, mas não liga para o preço, o Note 3 é uma ótima pedida. Porém, para smartphones há melhores - e mais baratas - opções.

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy Note 3

Aviso de preço
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notificá-lo quando este produto estará disponível online