» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
1.494

Samsung Galaxy A5 2017

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Introdução e unboxing

Começando pela embalagem, temos basicamente a mesma caixa adotada pela Samsung na geração passada do aparelho, com toda a superfície em branco e inscrições em cinza. O material não é dos mais resistentes, mas deve garantir que o smartphone e seus acessórios viagem em segurança até a loja ou até sua residência.

Com relação aos acessórios, temos fones de ouvido com botões para chamada e controle de mídia, além de microfone embutido, cabo USB-C para transferência de conteúdo e carregamento do aparelho, um adaptador USB-C para microUSB que permite o uso de acessórios do padrão antigo e carregador de tomada no padrão de dois pinos com porta USB e saída adaptável para 9V-1,67A ou 5V-2A.

Além disso, foi incluída também uma chave para que você possa abrir as gavetas para chips SIM e cartão microSD, sendo a do slot principal localizada na lateral do aparelho e a outra em sua parte superior onde pode ser alocado o chip para expansão de armazenamento. E, por último, os tradicionais manuais com guia rápido e informações importantes sobre o dispositivo.

Sobre os acessórios inclusos, vale destaque para o ótimo carregador, que trabalha muito bem com os 3.000 mAh presentes no Galaxy A5 2017, além da preocupação da Samsung em entregar um adaptador USB-C para microUSB, "salvando a vida" de quem conta com acessórios que não gostaria de se desfazer.

Design e tela

Passando ao design, temos algo bastante diferente do que o adotado pela Samsung na geração 2016 do Galaxy A5. O dispositivo manteve seu corpo construído em alumínio com acabamento em vidro na parte traseira, porém está muito mais arredondado agora, o que auxilia bastante na pegada. Vale notar ainda que as protuberâncias vista na câmera principal e no botão home sumiram, sendo ambos os componentes agora totalmente rentes.

Na lateral esquerda do aparelho temos os botões de volume e a gaveta para o chip SIM 1, enquanto na lateral direita temos o botão de energia e a saída do alto-falantes de mídia. Em sua parte superior fica o microfone secundário para cancelamento de ruído e a gaveta onde são colocados o chip SIM 2 e o cartão microSD, enquanto na parte de baixo temos o microfone principal para chamadas, a entrada USB-C e a porta P2 para fones de ouvido.

Sobre as dimensões, temos 146,1 mm de altura por 71.4 mm de largura e 7.9 mm de espessura, tudo isto em 159 gramas. O Galaxy A5 2017 não é exatamente o modelo mais compacto que você irá encontrar com tela de 5,2 polegadas, sendo inclusive maior, mais espesso e mais pesado que seu antecessor, porém isto é justificável pela presença da certificação IP68 de resistência contra danos por água e poeira.

Sobre a resistência, não tivemos tempo hábil para testar o dispositivo em locais onde realmente sua certificação seria levada ao limite, porém foi possível percebermos que ele sobreviverá sem qualquer problema a acidentes do cotidiano, além de permitir que você tire fotos e grave vídeos embaixo d'água sem problemas. Vale alertar, entretanto, sobre a necessidade de secar bem o aparelho após o uso, e nem pense em carregá-lo assim que tirar da água.

Sua tela Super AMOLED de 5,2 polegadas conta com resolução Full HD, ou seja, 1080 x 1920 pixels, ostentando assim uma densidade de aproximadamente 424 pixels por polegada. Pelo que foi possível perceber em nossos testes, o display certamente honra a fama da Samsung em produzir ótimos painéis, contando com brilho intenso mas ao mesmo tempo sendo capaz de prover uma experiência de uso agradável em locais escuros.

O brilho máximo atingido em nossos testes com imagem branca sendo exibida foi de 770 lux, enquanto o brilho mínimo com a mesma imagem ficou em 4 lux. Por se tratar de uma tela Super AMOLED, imagens pretas desligam completamente os pixels, fazendo com que tanto o brilho máximo quanto o mínimo sejam zero.

Com relação aos níveis de contraste e saturação, é possível configurar manualmente para algo mais intenso ou mais natural caso desejado, porém o padrão entregue de fábrica pela Samsung já deve ser mais do que suficiente para prover algo satisfatório. Está presente ainda o filtro de luz azul implementado pela empresa na Grace UX, que pode ser configurado manualmente para entregar o melhor resultado possível.

Hardware, desempenho e jogos

O Galaxy A5 2017 conta com uma evolução considerável no hardware se comparado ao modelo anterior, algo que vai desde o chipset, RAM e armazenamento interno até o conjunto de sensores utilizado. De uma forma geral, o aparelho conta com chip Exynos 7880 com oito núcleos e clock máximo de 1,9 GHz, GPU ARM Mali-T830 MP3, 3 GB de RAM e 32 GB de espaço para o armazenamento, que pode ser expandido via cartão microSD de até 256 GB.

Nos sensores, temos um conjunto completo, com acelerômetro, giroscópio, bússola, proximidade, luminosidade e barômetro, além é claro do leitor de impressões digitais integrado ao botão home. Ele possui ainda Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, Bluetooth 4.2 com LE/EDR/A2DP e GPS/Glonass para localização.

Pelo que foi possível atestar com nossos experimentos, o Galaxy A5 2017 não deixa em nada a desejar em termos de desempenho para outros "intermediários de luxo", conseguindo marcar pontuações similares a modelos com o chip Snapdragon 625 em testes de benchmark e apresentando um desempenho prático igualmente semelhante.

No teste prático aqui do TudoCelular, o Galaxy A5 2017 conseguiu finalizar a primeira etapa com a boa marca de 1 minuto e 24 segundos, precisando de apenas outros 26 segundos para concluir a segunda volta, e totalizando assim 1 minuto e 50 segundos. Como dito, isto o coloca no mesmo nível de aparelhos como Moto Z Play e ZenFone 3, que afinal de contas são seus principais rivais em solo brasileiro.

Com relação aos testes de benchmark, tivemos:

  • AnTuTu: 57.603
  • GeekBench: 767/3.872
  • GeekBench GPU: 2.114
  • 3D Mark: 723 (Sling Shot Extreme)
  • GFX Bench:
    • Manhattan: 12/13 fps
    • T-Rex: 27/33 fps

No desempenho em jogos, como pode ser visto nas capturas acima, o aparelho também não deixa a desejar. Isto demonstra que a nova GPU Mali-T830 MP3 lida muito melhor com uma tela Full HD do que sua versão MP2 usada por exemplo no Galaxy J7 Prime, algo que deve causar um certo alívio em quem estava preocupado quanto ao desempenho do Galaxy A5 2017 em jogos.

No Asphalt 8, o aparelho da Samsung conseguiu a boa taxa de 29 fps, o que é bem próximo dos 30 fps geralmente buscados por quem deseja a experiência de jogo mais fluida possível. A situação não é tão diferente no Modern Combat 5, onde o dispositivo alcançou em média 28 fps, ficando apenas ligeiramente abaixo do que tivemos em outros modelos intermediários em sua faixa de preço.

Por último, no Subway Surfers, vemos que ele não terá qualquer problema ao executar jogos mais simples, conseguindo atingir 59 fps em média. Vale lembrar que no caso dos dois primeiros títulos é possível reduzir a qualidade gráfica para ter algo ainda mais fluido, já que ambos foram testados com seus gráficos no máximo.

Sobre o sistema operacional, a Samsung desapontou muita gente ao lançar o Galaxy A5 2017 com o Android 6.0.1 Marshmallow, porém felizmente a empresa implementou a nova Grace UX no aparelho, fazendo assim com que seus usuários não sintam falta de nenhuma funcionalidade presente em modelos com a edição 7.0 Nougat da plataforma.

Por aqui, temos todas as novas versões de aplicativos nativos, além de opções de personalização avançadas, melhorias no gerenciamento de recursos e várias mudanças visuais, sendo adotado algo muito mais simples e direto do que na versão passada.

Câmera

O Galaxy A5 2017 conta com um ótimo conjunto de câmeras, pecando apenas pela ausência de um sistema óptico de estabilização para seu sensor principal, demandando assim um cuidado maior na hora de registrar cenas em ambientes noturnos ou mais movimentados.

Tanto sua câmera posterior quanto a frontal possuem resolução máxima de 16 megapixels, abertura f/2.0 e capacidade de gravar vídeos em até Full HD a 30 fps, o que deve satisfazer a grande maioria dos usuários.

Em ambientes com iluminação excessiva o dispositivo acaba deixando entrar luz demais, porém isto pode ser contornado com o uso do HDR ou ajustes manuais. O mesmo é válido para sua câmera frontal.

De uma forma geral, o Galaxy A5 2017 apresenta um ótimo conjunto, sendo certamente capaz de brigar com outros modelos em sua faixa de preço no que diz respeito às câmeras, principalmente pelo ótimo tratamento dado pela Samsung no pós-processamento e pelo completo aplicativo nativo.

Nós realizamos um comparativo de câmeras entre o Galaxy A5 2017 e outros modelos intermediários ligeiramente mais baratos, e o dispositivo da Samsung foi simplesmente implacável na maioria das cenas, demonstrando que a sul-coreana permanece como referência neste sentido.

Bateria

O Galaxy A5 2016 teve como um de seus principais pontos positivos a autonomia da bateria, e isto não foi deixado de lado na nova geração. Ainda que conte com hardware consideravelmente mais potente e apenas 100 mAh a mais de carga, o Galaxy A5 2017 é capaz de prover uma duração acima da média, podendo até mesmo ser usado por dois dias caso seu padrão de uso seja mais moderado.

Pelo que foi possível perceber em nossos testes, o dispositivo é especialmente indicado para quem assiste muitos vídeos ou realiza muitas chamadas no decorrer do dia, sendo admirável a otimização feita pela Samsung em seus componentes para prover tamanha duração.

No teste prático realizado aqui pelo TudoCelular.com, o aparelho conseguiu se manter por pouco mais de 17 horas, marcando algo próximo das 8 horas e meia de tela ativa no período. De maneira resumida, foi possível alcançarmos os seguintes resultados:

  • O carregador padrão demora 1 horas e 35 minutos para encher totalmente a bateria de 3.000 mAh.
  • Após uma hora conectado à tomada o aparelho é recarregado cerca de 90%.
  • Foram necessárias aproximadamente 17 horas e 19 minutos para fazer a bateria do aparelho atingir um nível crítico, com o brilho da tela em 200 lux durante todo o tempo.
  • A tela permaneceu ligada por 8 horas e 22 minutos no período.
  • Neste período foram feitas ligações que totalizaram 44 minutos.
  • Realizamos 11 ciclos de testes que incluíram:
    • 66 minutos de navegação no Chrome;
    • 330 minutos de WhatsApp, Spotify, PowerAmp, MX Player e YouTube (36 minutos cada);
    • 66 minutos de jogos, 11 minutos cada: Pokémon Go, Subway Surfers, Modern Combat 5, Asphalt 8, Candy Crush e Injustice;
    • 66 minutos de Facebook, Gmail e Google Maps (22 minutos cada);
    • 44 minutos de chamadas de voz via 3G;
  • Temperatura da bateria ficou entre 28 e 35°C.
Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Design elegante;
  • Bom desempenho para as mais variadas tarefas;
  • Tela de alta qualidade;
  • Leitor de impressões digitais prático e rápido;
  • Bom conjunto de câmeras;
  • Certificação IP68 contra danos por água e poeira;
  • Bateria de boa duração;
  • Slots separados para chips SIM e cartão microSD.

Pontos fracos

  • Falta de estabilização óptica para a câmera;
  • Versão defasada do sistema operacional rodando de fábrica.
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O Galaxy A5 2017 foi lançado por um valor bastante salgado para o conjunto oferecido, mas a cada dia que passa sua relação custo-benefício aumenta conforme o preço vai baixando.

Embalagem e características

A caixa do Galaxy A5 2017 é basicamente a mesma da geração passada, contando com todos os acessórios bem organizados. A diferença aqui está no conjunto de itens oferecidos, já que temos agora um cabo USB-C e um pequeno adaptador USB-C para microUSB.

Comodidade

Os cantos arredondados e a parte traseira curva realmente melhoraram a pegada do Galaxy A5 2017 em relação ao seu antecessor. O dispositivo, entretanto, pode se tornar um verdadeiro sabonete quando molhado, já que é quase que totalmente coberto por vidro.

Facilidade de uso

A interface TouchWiz se tornou ainda mais prática e intuitiva com a Grace UX, apresentando atalhos e comandos por gestos que facilitam muito a vida dos usuários mais leigos.

Multimídia

A tela Super AMOLED é ótima para visualização de conteúdo, porém o alto-falante não é tão bom quanto poderia ser. Sua localização, entretanto, foi bem pensada.

Votação Geral

O Galaxy A5 2017 certamente figura como uma das melhores opções no nicho intermediário atualmente, sendo uma opção a ser considerada caso você esteja disposto a pagar um pouco a mais.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy A5 2017