LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Entenda como funciona a tecnologia Floating Touch do Xperia Sola

15 de março de 2012 8

Nesta semana a Sony apresentou um aparelho que será lançado com uma tecnologia bastante curiosa, que permite a tela de toque funcionar sem o toque físico, o Xperia Sola. Chamada de Floating Touch, ou "Toque Flutuante" a novidade deixou muita gente - como eu - com a pulga atrás da orelha, mas nós descobrimos como ela funciona sem sequer ver a impressão digital do usuário.

Sony Xperia Sola
Sony Xperia Sola

A tecnologia utilizada pela Sony no Xperia Sola faz com que sua tela seja capaz de detectar o dedos com no máximo 20 mm de distância, o que permite o controle do aparelho sem tocar o vidro. Esta mágica foi explicada por Erik Hellman, engenheiro e pesquisador para a Sony Mobile e um dos inventores da novidade.

Para entender o funcionamento do Floating Touch, precisamos lembrar que há dois tipos de telas de toque capacitivo, que utiliza a diferença na condutividade de energia para determinar a posição dos dedos. A primeira se chama "Self Capacitive" e consegue detectar o dedo já nos 20 mm de distância, mas não consegue notar se há mais de um no mesmo display. A segunda é a capacitiva comum dos smartphones, que detecta mais de um dedo, mas a força do sinal é baixa demais para notar algo distante do vidro.

A Sony modificou algo dentro das duas tecnologias e misturou ambas. Desta forma, você tem tanto uma tela self capacitive quanto uma capacitiva convencional em um só local. Isso ocorreu coma elevação do sensor de toque para mais próximo do vidro e o outro sensor foi para baixo. Isto permitiu que o Xperia Sola possa entender tanto um dedo longe, quando vários perto.

O problema é que, para funcionar corretamente, os apps precisam receber instruções para esta nova tela. Até então, apenas o navegador do smartphone e seus live wallpapers foram criados desta forma. A Sony promete que vai liberar a API para que os desenvolvedores criem seus aplicativos com esta funcionalidade, junto do Android Ice Cream Sandwich, o que me faz perguntar: "Qual o motivo da Sony não ter entregue este API antes, para oferecer uma gama de apps já prontos?"


8

Comentários

Entenda como funciona a tecnologia Floating Touch do Xperia Sola

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas