LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Registrar e
publicar
Usuário
Email
Senha

Entenda como funciona a tecnologia Floating Touch do Xperia Sola

15 de março de 2012 8

Nesta semana a Sony apresentou um aparelho que será lançado com uma tecnologia bastante curiosa, que permite a tela de toque funcionar sem o toque físico, o Xperia Sola. Chamada de Floating Touch, ou "Toque Flutuante" a novidade deixou muita gente - como eu - com a pulga atrás da orelha, mas nós descobrimos como ela funciona sem sequer ver a impressão digital do usuário.

Sony Xperia Sola
Sony Xperia Sola

A tecnologia utilizada pela Sony no Xperia Sola faz com que sua tela seja capaz de detectar o dedos com no máximo 20 mm de distância, o que permite o controle do aparelho sem tocar o vidro. Esta mágica foi explicada por Erik Hellman, engenheiro e pesquisador para a Sony Mobile e um dos inventores da novidade.

Para entender o funcionamento do Floating Touch, precisamos lembrar que há dois tipos de telas de toque capacitivo, que utiliza a diferença na condutividade de energia para determinar a posição dos dedos. A primeira se chama "Self Capacitive" e consegue detectar o dedo já nos 20 mm de distância, mas não consegue notar se há mais de um no mesmo display. A segunda é a capacitiva comum dos smartphones, que detecta mais de um dedo, mas a força do sinal é baixa demais para notar algo distante do vidro.

A Sony modificou algo dentro das duas tecnologias e misturou ambas. Desta forma, você tem tanto uma tela self capacitive quanto uma capacitiva convencional em um só local. Isso ocorreu coma elevação do sensor de toque para mais próximo do vidro e o outro sensor foi para baixo. Isto permitiu que o Xperia Sola possa entender tanto um dedo longe, quando vários perto.

O problema é que, para funcionar corretamente, os apps precisam receber instruções para esta nova tela. Até então, apenas o navegador do smartphone e seus live wallpapers foram criados desta forma. A Sony promete que vai liberar a API para que os desenvolvedores criem seus aplicativos com esta funcionalidade, junto do Android Ice Cream Sandwich, o que me faz perguntar: "Qual o motivo da Sony não ter entregue este API antes, para oferecer uma gama de apps já prontos?"

Se curtiu, compartilhe!


8

Comentários

Continue no Fórum » Entenda como funciona a tecnologia Floating Touch do Xperia Sola
Deixe um comentário.

Valerio96_1 Valerio96_1 2 anos atrás #8

So podia ser a Sony.:-),mais uma das suas super invencoes..

BillBarsch BillBarsch 2 anos atrás #7

isso resolve o problema dos sites que necessitam de movimento do mouse sobre os elementos ou os que usam os eventos onmouseHover ou a instrução :Hover de css do HTML5. essa foi a maior sakada depois da invenção do touchscreen!! boa mesmo... parabens para a Sony! isso vai virar padrão em todos os dispositivos de TOQUE!! (tomara)

Munizsjm Munizsjm 2 anos atrás #6

Tudo bem agente fica dizendo pra que isso mas deixa eu flar algo a Sony ta vindo com tudo achoq eua melhor coisa foi a sony desfazer sua parceria com a ericsson celulares lindos , super mordenos e o melhor a qualidade que Samsung , Lg ,HTC ou qualquer outra marca não consegue e equiparar maslx aew

Matheus Amaral Matheus Amaral 2 anos atrás #5

Enquanto tem celular que nem precisa tocar na tela, eu to aki com o meu nokia 5233 q tem q apertar o toutch para funcionar.

Ilan_ Ilan_ 2 anos atrás #4

Isso é incrível, mas serve?



Só aproximar o dedo, com essa sensibilidade vai atrapalhar muito ao segurar o celular.



Com o celular em mãos, as bordas vão ficar detectando toques atoa.



A tecnologia de espelir gotas d'água da Nokia em telas é 5% mais eficiente que essa.



Mas as duas vai ser só um atrativo.

RomarioFonseca RomarioFonseca 2 anos atrás #3

Eu nao acho desnecessario tal tecnologia.

MelloJunior MelloJunior 2 anos atrás #2

Interessante.

UelitonAlves UelitonAlves 2 anos atrás #1

Entendi, pegar o smart e não tocar!!!

Apple

Conheça 15 novos recursos que chegaram com o iOS 8

Apple

Os novos iPhones não foram criados com foco no usuário Apple [Opinião]

Windows

Comparativo: Lumia 530 vs Lumia 630

Windows

Review: Lumia 530 e a difícil tarefa de continuar o sucesso do Lumia 520