Sony Ericsson Xperia Arc S Review

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

540
Introdução e unboxing

Este é o último dos smartphones que a Sony lançou, com o nome Sony Ericsson estampado na parte frontal do aparelho. Ele é um Android de 1.4 GHz em um único núcleo, que conta com o Ice Cream Sandwich já disponível e é exatamente com esta versão do Android que vamos brincar. Este gadget é tão fino e com a mesma curvatura que seu antecessor, o Xpria Arc. Além disso, o smartphone conta com 1 GB de memória interna - que cresce com um cartão microSD de até 32 GB - e 512 MB de memória RAM. A tela é de 4,2 polegadas com resolução de 854 x 480 pixels, o que dá uma densidade de pixels aproximada de 233 pixels por polegada. O forte deste aparelho é a câmera, de 8 megapixels e ótima qualidade na gravação do áudio durante filmagens e também boa captação de fotos em baixa luminosidade.

Xperia Arc S
Xperia Arc S

A caixa é larga, mais larga do que o aparelho quando está deitado e maior do que uma caixa convencional de smartphone, até mesmo para padrões da Sony. No topo encontramos a foto do gadget, informações sobre o modelo - como itens inclusos na caixa - na lateral e algumas tecnologias presentes no dispositivo, que ficam na parte inferior da embalagem.

Xperia Arc S
Xperia Arc S

Dentro da embalagem encontramos o Arc S deitado em uma "cama" de papelão, que esconde o cabo microUSB, microHDMI, fone de ouvido, cartão de memória de 16 GB e o carregador de tomada com uma porta USB, que é útil para carregar qualquer aparelho que possa receber carga por esta porta. Seja ele um aparelho GPS de carros, ou até um celular de outra marca.

Parte externa

Este modelo segue os padrões que a Sony adotou para os smartphones que vieram antes da atual linha S, U e P. Ele é ligeiramente curvado na parte da bateria, o que dá uma pegada bem agradável na mão. A sensação é que ele se encaixa perfeitamente e não irá escorregar - mesmo com a tampa da bateria feita em material convidativo à alguns escorregões. A tela é de 4,2 polegadas e recebeu 854 x 480 pixels, com uma densidade de pixels aproximada de 233 pixels por polegada. Acima da tela encontramos sensores para luminosidade e proximidade. Nada de câmera frontal por aqui.

Xperia Arc S
Xperia Arc S

Um ponto negativo desta parte é a forma como a Sony encontrou para permitir que o som do alto-falante de ligações saia. Há um buraco menor do que poderia ser. Um baixo relevo indica que ali sai o som, mas na verdade ele sai por um buraco ainda menor dentro deste baixo relevo. Ficou feio, principalmente com a cor prata que deixa muito evidente este buraco.

Xperia Arc S
Xperia Arc S

Ainda na frente, encontramos três botões que não são sensíveis ao toque. Este tipo de recurso está cada vez mais raro nos Androids, mas pessoalmente prefiro assim. Botões como este dão maior certeza de que o toque realmente aconteceu.

Xperia Arc S
Xperia Arc S

Do outro lado, na tampa da bateria, encontramos um microfone secundário, o logo da marca Sony Ericsson, buraco para o alto-falante, flash LED e uma câmera de 8 megapixels que é capaz de gravar vídeos em até 1280 x 720 pixels - ou seja, HD em 720p.

Xperia Arc S
Xperia Arc S

A entrada para fone de ouvido está instalada em uma das laterais do smartphone.

Xperia Arc S
Xperia Arc S

Enquanto o outro lado conta com um LED para indicar se o smartphone está sendo carregado ou não, a porta microUSB, botões de volume - que funcionam como botões para zoom durante a filmagem - e um botão dedicado para tirar fotos.

Na parte inferior encontramos apenas o microfone utilizado para chamadas de voz e a abertura para que a tampa da bateria possa ser removida.

Xperia Arc S
Xperia Arc S

No topo, o gadget conta com o botão que liga e desliga a tela e todo o aparelho, além de uma porta microHDMI.

A bateria é de 1.500mAh, com autonomia de sete horas de conversação e até 37 horas de reprodução de música, sem parar para a recarga.

Xperia Arc S
Xperia Arc S
Dimensões, pegada e peso

O Arc S não é um smartphone pesado de segurar nas mãos e o tamanho de tela ficou mais para sua parte vertical. Isso significa que mesmo com um aparelho de 4,2 polegadas, ainda é possível tocar toda a tela apenas com o dedão, sem soltar muito um dos lados e, com isso, ter a sensação de que o smartphone irá cair. A curvatura da tampa da bateria faz com que a sensação de segurança aumente ainda mais.

Xperia Arc S
Xperia Arc S

As dimensões do smartphone são: 125 milímetros de altura, por 63 milímetros de largura e 8,7 milímetros na parte mais fina do gadget, ou seja, no meio. Tudo isso é somado aos 117 gramas, que são medidos já com a bateria instalada.

Na calça, a parte curva é um ponto negativo, já que ela não acompanha a curvatura da perna e faz volume. Dos bem visíveis, porém este detalhe não é tão visível por pessoas mais magras.

Xperia Arc S
Xperia Arc S

O plástico que envolve todo o aparelho é bastante liso e, na mão, ele passa uma sensação de que se você olhar para o lado, vai escorregar e a tela vai quebrar. Aparentemente é por este motivo que o aparelho é curvo. Esta sensação diminui com a curvatura que se encaixa melhor na mão.

Desempenho do Android

O Android que a Sony instalou neste aparelho foi o 2.3, porém nós recebemos o smartphone já atualizado e funcionando com a versão 4.04. O Ice Cream Sandwich, modificado para ficar o mais próximo possível do que existia no Gingerbread deste e de outros smartphones da marca nipônica. E posso garantir que mesmo com um processador de um só núcleo, o Android roda bem, muito bem.

Xperia Arc S
Xperia Arc S

Mesmo com o Ice Cream Sandwich, a Sony manteve a forma com que o usuário adiciona atalhos, widgets e troca o papel de parede do aparelho, No Gingerbread bastava segurar uma área limpa da tela por mais de dois segundos e as opções apareciam. Por aqui, é a mesma coisa.

Xperia Arc S
Xperia Arc S

Além dos aplicativos do Google que já estão instalados em qualquer Android, como o Google Maps, Gmail e YouTube, a Sony instalou de fábrica alguns apps que podem ajudar na experiência de sair da loja já com algo extra. A lista inclui o TimeScape, que permite checar atualizações de redes sociais (como o Facebook, Orkut e Twitter), SMS e e-mails em uma só tela e o TrackID, que identifica músicas apenas ouvindo certo pedaço dela, algo similar ao SoundHound e Shazam.

Xperia Arc S
Xperia Arc S

Há outros apps já instalados, como a revista IstoÉ com acesso a notícias do portal do site, app que insere automaticamente o prefixo da operadora selecionada em todos os contatos da agenda, visualizador de documentos do Office com o OfficeSuite 6, o Smart Connect que auxilia na conexão DLNA e dois jogos: Spider-Man HD e o Lets Golf!. Infelizmente ambos os jogos necessitam de download adicional para poder funcionar, ou seja, você precisa de um Wi-Fi antes de sair jogando.

Xperia Arc S
Xperia Arc S

Em testes realizados com três dos mais conhecidos aplicativos para benchmark, o smartphone conseguiu uma média de 26,3 frames por segundo no Nenamark 2 - ficando atrás em poucos pontos do LG Optimus 2X, que é um smartphone dual-core. Já no AnTuTu, o aparelho conseguiu 5019 pontos. Já no Quadrant, o Arc S se saiu melhor que o Optimus 2X.

Xperia Arc S
Quadrant
Xperia Arc S
NenaMark 2
Xperia Arc S
AnTuTu
Jogos e multimídia

Você pode comentar que este smartphone não conta com o processador mais veloz do mercado, ou que ele não tem muitos núcleos - o Arc S conta com um processador de 1.4 GHz em um só núcleo e 512 MB de memória RAM. Mas, mesmo com um corpo meio magro e poucos músculos, os jogos rodarm sem qualquer problema. Nós testamos o viciante Jetpack Joyride e outro, com gráficos em 3D, o Temple Run. Ambos rodaram sem qualquer problema, mesmo enquanto outro app era instalado em background.

Xperia Arc S
Temple Run
Xperia Arc S
Jetpack Joyride

O player de música recebeu algumas alterações da Sony e mantém o padrão que era utilizado nos smartphones com Gingerbread da marca. Ele exibe capa do álbum - ao menos deveria, no meu caso a MP3 conta com a ID3 do álbum preenchida e o aparelho não exibiu - e até a opção para buscar informações do artista em outros sites. Como a Sony modificou o player de música, você não pode acessar o Google Music pelo app. O que não é um ponto negativo para os brasileiros, que não podem acessar o serviço.

Xperia Arc S
Xperia Arc S

Para reproduzir vídeos a Sony não instalou nenhum aplicativo especial. Roda direto da galeria de fotos do Android, que não foi capaz de reproduzir um vídeo em 1080p, apenas até 720p. O trailer que testamos, em 1280 x 720 pixels de resolução rodou sem qualquer sinal de travamento.

Xperia Arc S
Xperia Arc S
Xperia Arc S
Xperia Arc S
Câmera

A qualidade da câmera deste aparelho é um de seus pontos positivos. Fotos registradas em boa condição de luz mostram detalhes superiores a smartphones atuais. Os oito megapixels de resolução trabalhem bem até durante a noite. Claro, encontramos muitos ruídos, mas tudo ficou realmente visível em uma foto tirada próximo da meia noite e sei flash.

Xperia Arc S
Foto com boa iluminação
Xperia Arc S
Close no Darth Batata

O vídeo segue o mesmo padrão das fotos. O único problema que encontrei na filmagem, além da impossibilidade de tocar em um objeto na tela para o foco seguir o meu desejo, é que o balanço de branco desbota certas cores. Além disso, a mudança de foco de algo muito próximo para uma filmagem mais ampla, também é um pouco demorada.

Xperia Arc S
Foto noturna

Por fim, há um recurso que pode ser interessante para quem tem aparelhos de TV - ou monitores - capazes de reproduzir imagens em 3D. A câmera do Arc S conta com um modo que cria imagens tridimensionais ao arrastar o aparelho na horizontal, como numa foto panorâmica.

Pontos fortes e pontos fracos

Pontos fortes

  • Design atraente
  • Android atualizado
  • Curvatura encaixa perfeitamente na mão
  • Ótima qualidade da câmera

Pontos fracos

  • Traseira escorregadia
  • falante frontal com furo estranho
  • Sensor de luz lembra uma câmera frontal
  • Sem app para vídeo

 

Conclusão

Mesmo com um hardware do ano passado, a Sony atualizou o smartphone para a versão 4.0.4 do Android. Não é algo comum nesta plataforma, ainda menos comum é a promessa da empresa de levar o Jelly Bean para este gadtet. O aparelho rodou tudo que testamos, claro que com muitos apps abertos ao mesmo tempo o desempenho cai, mas nada que fechar o que está rodando não resolva.

A câmera é, sem dúvidas, o principal atrativo no aparelho. ele não reproduziu um vídeo em Full HD, mas isso não é considerado um ponto negativo, já que a tela do gadget nem em 720p é. Se você procura um aparelho com bom custo, já que ele saiu de linha, pode ser interessante. Nos testes ele se saiu superior ao Galaxy S II, por exemplo. A qualidade da câmera é superior a muito aparelho novo, até superior gadgets da própria Sony.

Avaliação final do Tudocelular.com
Custo - benefício
C6amera vende o aparelho. Ele é bom, mas o forte está realmente na capacidade de registrar fotos

Embalagem e características
Tudo organizado e com direito a capinha para o celular

Comodidade
Ganharia nota máxima se a sensação de que o aparelho vai escorregar não existisse

Facilidade de uso
Android 4.0 simples de usar e cheio de dicas da empresa

Multimídia
Não reproduziu imagem da capa do álbum e nem um vídeo em Full HD

Votação Geral
É melhor e mais barato que seu concorrente, o Samsung Galaxy S II. Fotos de ótima qualidade e tela com bom contraste

VIDEO
Prova em vídeo: Sony Ericsson Xperia Arc S

Uma confirmação será enviada para o seu e-mail após o envio.
E-mail (Não será publicado):
Nome:
Senha:

Comentário:

Onde Comprar As ofertas mais baratas para o Sony Ericsson Xperia Arc S - Todas as ofertas »