807

Sony Xperia SP

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Introdução e unboxing

O anuncio deste smartphone foi feito há pouco tempo, durante uma coletiva de imprensa na cidade de São Paulo, junto de seu irmão mais simples, o Xperia L. O Xperia SP, este de review, entra no mercado concorrido de aparelhos de médio custo, mas com um chamariz extra, que é a conexão 4G LTE no padrão nacional. Por aqui encontramos um processador Snapdragon S4 Pro de dois núcleos, rodando a 1.7 GHz, 1 GB de memória RAM e 8 GB de espaço interno (com apenas 5,37 disponível para o usuário, mas com slot para cartões microSD de até 32 GB).

Xperia SP
Xperia SP

A caixa segue o padrão da Sony, com um desenho menos alto e mais largo. Diferente de seus concorrentes, você precisa abrir a embalagem pela parte inferior, com apenas um movimento que revela o smartphone deitado em uma área específica para o dispositivo. Já ao lado, há um espaço para os manuais de instruções. Abaixo do gadget, em outra abertura, encontramos um fone de ouvidor com design semelhante aos antigos fones de ouvido da Apple, cabo com ponta microUSB e um carregador de tomada com porta USB.

Xperia SP
Xperia SP

Tudo está separado e espalhado, de uma forma bastante organizada e limpa. Toda a caixa é clara, o que ajuda na hora de identificar os acessórios, que são todos na cor preta - exceto o fone de ouvido, que é branco.

Parte externa

Por fora, o Xperia SP lembra bastante uma mistura da linha anterior (S, U e P) com o Xperia ZQ. Ele é um grande retângulo, com uma frente bastante lisa e sem botões físicos, mas com a mesma barra transparente que estava em modelos anteriores, com direito a luz de LED para notificações. Na frente, encontramos uma tela de 4,6 polegadas com resolução de 1280 x 720 pixels, com aproximadamente 319 pixels por polegada.

Xperia SP
Tela de 4,6 polegadas

Ainda há espaço para uma câmera frontal com resolução VGA, sensores de luz e proximidade, microfone principal e uma barra transparente, que acende quando há notificações, pulsa com a música e altera a cor de acordo com a imagem exibida - tipo Ambilight, da Philips para TVs.

Xperia SP
Faixa de LEDs alteram a cor de acordo com o conteúdo

Do lado esquerdo, encontramos apenas uma entrada microUSB.

Xperia SP
Porta microUSB

Do outro lado, há um botão exclusivo para a câmera (com dupla função, de foco e disparador), outro para ligar e desligar a tela e o aparelho, e, por fim, dois botões para controlar o volume e o zoom, durante a fotografia.

Xperia SP
Botões de volume, câmera e power

Em cima, existe a entrada para fones de ouvido no padrão 3,5 milímetros. Abaixo do aparelho, não encontramos nada.

Xperia SP
Entrada para fones de ouvido

A parte traseira exibe um adesivo da conexão NFC, um microfone secundário, flash LED e a câmera de 8 megapixels, que filma em Full HD, com 30 quadros por segundo.

Xperia SP
Câmera de 8 megapixels

Mesmo com a parte traseira removível, a bateria é fixa. Nesta área estão os espaços para cartão de memória microSD (de até 32 GB) e a entrada para microSIM, o chip da operadora.

Xperia SP
Bateria não é removível

A bateria é de 2370mAh, que em nossos testes não apresentou uma duração muito elevada quando usamos as redes 4G. Em uso pesado, com navegação em sites, uso do GPS, fotografias e alguns jogos, ela durou aproximadamente cinco horas. Em um uso mais leve, foi para aproximadamente 10 horas.

Dimensões, pegada e peso

Mesmo com uma traseira de plástico, a borda do aparelho é feita de metal, o que dá uma sensação de acabamento de melhor qualidade - nada contra o plástico, mas em aparelhos de custo elevado ele deixa o gadget com uma cara barata e simples. Aparentemente o metal na borda deixou o smartphone mais pesado, são 155 gramas - mais do que outros aparelhos de outras marcas. Mesmo assim, o peso dá um ar mais robusto que combina com o metal.

Xperia SP
Xperia SP

Suas dimensões são 130 milímetros de altura, por 67 de largura e 10 milímetros de espessura. São dimensões que podem incomodar no bolso, ou na mão, mas ainda é possível utilizar o gadget com uma só mão e não faz volume na calça. A tampa da parte traseira é removível, mas sem dar uma sensação de parte solta ou de baixa qualidade. O plástico é duro e não apresenta espaço com folga, o que ajuda na hora de nem lembrar que a tampa sai.

Xperia SP
Xperia SP
Desempenho do Android

A Sony traz sua modificação visual do Android, já tradicional em outros smartphones com a mesma platforma móvel do Google. Nesta versão, presente em aparelhos mais recentes, há um efeito de persiana sendo pressionada ao desbloquear a tela, local que também pode exibir controles de mídia e um atalho para a câmera. Não há nenhuma indicação do que fazer na tela, mas basta arrastar o dedo em qualquer direção e o Android está disponível para uso.

Xperia SP
Tela bloqueada

De fábrica, são cinco telas iniciais que podem ser recheadas de widgets e atalhos, ainda com a possibilidade de aumentar ou diminuir este número. Um recurso que está presente nesta versão do Android da Sony, é a possibilidade de alterar o tema do dispositivo, o que altera as cores de vários itens e o papel de parede, de uma só vez.

Xperia SP
Temas

Este modelo de Xperia já vem equipado com a conexão 4G LTE do Brasil, que em testes que fizemos durante a final da Copa das Confederações, no Maracanã, conseguiu alcançar 22 MB de download e 17 MB para uplodad. Durante o mesmo teste, utilizamos o 3G da mesma operadora (Claro), que não funcionou em momento algum.

4G da Claro, no Maracanã
4G da Claro, no Maracanã

Um dos recursos bacanas deste Android está na engine da tela, que pega tecnologia emprestada das TVs. Chamada de Mobile BRAVIA Engine 2, o recurso é capaz de melhorar - não tão absurdamente - a qualidade de fotos e tudo mais que é exibido na tela, sem comprometer o consumo de energia.

Xperia SP
Modo de economia de bateria

Além disso, há um modo de economia de energia que altera várias configurações, como recebimento de dados por apps enquanto a tela está desligada, que consegue mais do que dobrar o desempenho de uma só carga. Mesmo com o modo de economia de bateria ligado, é possível selecionar alguns apps que continuarão utilizando redes de telefonia e Wi-Fi o tempo todo, como apps de conversa. Esta economia, na prática, fez com que o aparelho pudesse durar algumas horas extras na mão, em um uso pesado.

Xperia SP
Álbum de fotos
Xperia SP
OfficeSuite

De fábrica, a Sony já traz alguns apps extras, como é o caso do álbum de fotos (que não é o padrão do Android), leitor de códigos de barra e QR, utilitário para backup, aplicativo de notas, TrackID (que identifica músicas ao ouvir um trecho), Smart Connect (que auxilia no DLNA e NFC), McAfee Sexurity (antivirus) e o OfficeSuite, que permite abrir e editrar documentos do Word, planilhas do Excel, apresentações do PowerPoint e documentos em PDF.

Xperia SP
Teclado virtual

O teclado é bastante apertado, mesmo em uma tela que não é pequena. Foi comum errar a palavra e errar a frase inteira, enviando algo sem sentido. A escrita pode ser feita ao arrastar o dedo pelas teclas, situação bem mais confortável.

Xperia SP
Chrome

O navegador por aqui é o Chrome, o mesmo Chrome que está em outros Androids e no iOS. Ele funciona muito bem, o que é trunfo do processador e memória RAM (Snapdragon S4 Pro de dois núcleos, rodando a 1.7 GHz, 1 GB de memória RAM). As páginas carregam rápido e o browser renderiza com bastante fluidez o conteúdo, mesmo quando o zoom é rápido.

Jogos e multimídia

O motor gráfico deste aparelho é exatamente o mesmo que está em outros gadgets mais parrudos e de resolução superior, como o Galaxy S4 e HTC One. Este detalhe deixa bem claro que há uma folga na resolução e muito poder de fogo por aqui, algo que foi notado durante a jogatina de títulos pesados, como o Real Racing 3 - que rodou sem qualquer engasgo e com todos os efeitos funcionando. Games mais simples rodaram ainda melhor.

Xperia SP
Real Racing 3

O player de música é exclusivo da Sony e leva a marca que ficou famosa com os tocadores de fitas, nos anos 80 e 90: Walkman. Ele traz uma interface semelhante ao que existe no Windows Phone, com linhas finas e poucos detalhes. É bastante bonito e reproduz qualquer MP3 inserida, além de contar com um visualizador no estilo Windows Media Player e a barra transparente reage de acordo com a música, com luzes piscando em várias cores.

Xperia SP
Player de música

O reprodutor de vídeos também é modificado pela empresa, com um recurso interessante: ele busca informações sobre o vídeo na internet. Traz sinopse, atores envolvidos e até uma arte do vídeo, que é o pôster do filme ou da série. O aparelho foi capaz de reproduzir qualquer vídeo em até 1080p, sem engasgar.

Xperia SP
Player de vídeo
Câmera

A interface da câmera é bastante intuitiva, principalmente por não alterar as configurações de exibição para fotos e vídeos. Há um botão para cada função na mesma tela e é possível fotografar enquanto filma. Há vários modos de fotografia, o que inclui até uma opção de panorama por varredura, algo que não consegui fazer funcionar em nenhuma das tentativas. O sensor é de 8 megapixels para fotos em proporção 4:3 e 5 megapixels para imagens em 16:9, com resultados satisfatórios, mas não tão incríveis quanto a marca promete ser.

Xperia SP
Foto com bastante luz
Xperia SP
Foto com pouca luz, no modo noturno

Imagens em alta luminosidade, as vezes, saem um pouco estouradas no branco e com pouco ruído. Em baixa luz, o problema de granulado é ainda maior e a sensação é de uma foto suja. Pensando em aparelhos de mesmo preço, até que não é ruim. Para o vídeo, a qualidade segue os moldes das fotos.

Pontos fortes e pontos fracos

Pontos fortes

  • Acabamento bem construído
  • Para seu preço, o desempenho é acima da média
  • 4G funciona perfeitamente
  • Barra transparente é um charme

Pontos negativos

  • Baixo ângulo de visão da tela
  • Fotos com pouca qualidade
  • Bateria não removível
  • Botão de ligar e desligar a tela pode ser acionado por acidente
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Um bom preço para o que traz, principalmente na qualidade do acabamento do produto

Embalagem e características

Embalagem bastante organizada, mas poderia ser menor

Comodidade

Bastante confortável nas mãos

Facilidade de uso

Android modificado pela Sony é simples de entender

Multimídia

Rodou tudo que testamos, de jogos à músicas

Votação Geral

Um dos principais exemplares entre seus concorrentes, principalmente com o preço camarada que tem

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Sony Xperia SP