» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

Sony Xperia Z1

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Introdução e unboxing

Pouco tempo depois da Sony apresentar o phablet de enormes proporções chamado Xperia Z Ultra, foi a vez do Z1 aparecer. Ele é uma versão do irmão mais velho, com menor tamanho e mais confortável nas mãos. Por dentro encontramos um processador Snapdragon 800 rodando quatro núcleos a 2.2 GHz, 2 GB de memória RAM e 16 GB de espaço interno - que pode crescer com mais 64 GB de um cartão microSD.

Sony Xperia Z1
Caixa padrão da empresa

A caixa é bastante simples e segue o padrão criado pela empresa em seus últimos aparelhos topo de linha. Ela é larga e não alta, com uma foto do dispositivo na frente, com o logo da Copa do Mundo de 2014 e algumas imagens de outras cores que o smartphone é vendido no mundo. Dentro encontramos manuais de instrução, carregador de tomada com porta USB, fone de ouvido e um cabo de dados com porta microUSB.

Sony Xperia Z1
Acessórios organizados
Parte externa

Olhando o Z1 e o Z Ultra (você pode ler o review do Xperia Z Ultra clicando aqui), não há quase que nenhuma diferença, apenas no tamanho físico do celular, ponto final. Na frente do Z1 nós encontramos uma - ainda inferior aos concorrentes - tela TFT de 5 polegadas com resolução Full HD que não utiliza o Gorilla Glass, mas que promete resistir aos arranhões e riscos que a vida insere no vidro de qualquer smartphone. Ainda na frente, há uma câmera frontal com resolução de 2 megapixels que grava em Full HD com 30 quadros por segundo.

Sony Xperia Z1
Tela de 5 polegadas

Assim como o Z Ultra, o Z1 é à prova d'água e isso significa que todas as portas estão protegidas do inimigo invasor de circuitos elétricos, chamado água. Do lado esquerdo há duas portas escondendo a entrada para cartões microSD (de até 64 GB) e também o conector microUSB.

Sony Xperia Z1
Portas protegidas

Do outro, uma porte protege a entrada para microSIM, o chip da operadora, em uma simpática bandeja, botão liga/desliga, botões para volume e, por fim, um específico para a câmera.

Sony Xperia Z1
Botão físico para câmera

Abaixo temos o alto-falante.

Sony Xperia Z1
Alto-falante

Acima a entrada para fones de ouvido, que é a única que não conta com proteção. A Sony garante que a vedação para esta porta é interna e tudo está bem seguro por ali.

Sony Xperia Z1
Conector para fone de ouvido

Atrás há vidro escuro, que acompanha o design do smartphone se a cor escolhida for a preta, com uma lente G (da própria Sony) e um sensor de imagens de 20 megapixels - que não significa qualidade extrema de foto, mas apenas uma foto grande - guiado por um LED que funciona como flash e lanterna nas horas vagas.

Sony Xperia Z1
Câmera de 20 megapixels

Não há acesso à bateria, mas ela traz 3.300mAh de carga. É mais do que o suficiente para aguentar quase que um dia inteiro de uso mediano. Mais do que a média dos concorrentes.

Sony Xperia Z1
Aparelho à prova d'água

Um ponto de vantagem para o Z1 segue o padrão de smartphones mais recentes da Sony. Ele é à prova d'água. Não, não vai rolar aquele filme de férias na praia, dentro da água. A proteção é exclusiva para água doce (da piscina, por exemplo), por 30 minutos em até um metro de profundidade. Infelizmente a tela reconhece a água como um toque e isso pode fazer com que um app seja fechado ao entrar na água - como o da câmera.

Se você entrar com o celular e ainda estiver com a câmera aberta, poderá tirar fotos ou iniciar um vídeo com o botão dedicado para a câmera, na lateral do dispositivo.

Dimensões, pegada e peso

Estamos olhando para um smartphone bem fino, com partes em vidro e bordas pouco curvadas, de alumínio. A construção é impecável, mas tamanha "dureza" faz com que o gadget fique desconfortável nas mãos. Ele é grande, com um aproveitamento de tela menor do que seus concorrentes, como o LG G2 e o Galaxy S4. Enfim, suas medidas são: 144 milímetros de altura, por 74 milímetros de largura e 8,5 milímetros de espessura. Tudo isso acompanhado de 170 gramas com a bateria já carregada.

Sony Xperia Z1
Pegada não muito confortável

Ele não é muito espesso para fazer volume no bolso, mas é alto e largo o suficiente para que não passe desapercebido quando estiver em um bolso de calça jeans, mais apertada.

Sony Xperia Z1
Apenas 8,5 milímetros de espessura
Desempenho do Android

A Sony trouxe a mesma versão customizada do Android que entrega em seus aparelhos mais recentes, que é bem mais limpa do que o padrão adotado do ano passado para trás, o que é bastante bem vindo para o desempenho geral do dispositivo. A versão do Android instalada está em jujubas 4.2.2 (Jelly Bean). Assim como outros modelos, a marca nipônica entrega cinco telas iniciais, sendo que é possível adicionar mais duas e rechear de widgets e atalhos diversos.

Sony Xperia Z1
Cinco telas iniciais, bem limpas

Mantendo o padrão da empresa, também é possível trocar de tema - uma opção que altera as cores de quase que todo o Android, com direito para a letra e até detalhes, como os riscos do ícone de Wi-Fi. Há oito temas diferentes, com papéis de parede e cores diferentes um do outro.

Sony Xperia Z1
Temas podem ser alterados

Uma modificação que a marca trouxe para o aparelho é o modo de economia de energia que altera várias configurações, como recebimento de dados por apps enquanto a tela está desligada, que consegue mais do que dobrar o desempenho de uma só carga. Mesmo com o modo de economia de bateria ligado, é possível selecionar alguns apps que continuarão utilizando redes de telefonia e Wi-Fi o tempo todo, como apps de conversa. Esta economia, na prática, fez com que o aparelho pudesse durar algumas horas extras na mão, em um uso pesado.

Sony Xperia Z1
Modo STAMINA aumenta - e muito - a duração da bateria

De fábrica, a Sony já traz alguns apps extras, como é o caso do álbum de fotos (que não é o padrão do Android), leitor de códigos de barra e QR, utilitário para backup, aplicativo de notas (que faz bom uso da tela grande e da capacidade de funcionar com uma caneta qualquer), TrackID (que identifica músicas ao ouvir um trecho), Smart Connect (que auxilia no DLNA e NFC) e o OfficeSuite 7, que permite abrir e editar documentos do Word, planilhas do Excel, apresentações do PowerPoint e documentos em PDF.

Sony Xperia Z1
OfficeSuite 7, completo

Para aproveitar melhor a tela deste phablet, a Sony traz alguns apps que podem rodar em uma janela flutuante. É exatamente a mesma coisa que você faz quando não maximiza a tela do programa que abriu no computador. Dá pra arrastar a janela e ajustar o tamanho da forma que o usuário desejar. Esta opção permite que voc6e adicione uma janela para o Chrome, temporizador, gravador de voz, app de notas, Gmail, calculadora e a agenda. A janela sempre ficará acima de qualquer app aberto em tela cheia.

Sony Xperia Z1
Janelas flutuantes

Este grande phablet conta com TV digital instalada e com a antena funcionando no fone de ouvido - mas ela pode ser utilizada sem o fone, com uma queda na qualidade do sinal recebido. Nada de antena telescópica que mata o design do gadget. Do app de TV, é possível listar os canais disponíveis na região, gravar um programa e agendar sua gravação, além de tirar fotos do que está sendo exibido. Infelizmente a tecnologia utilizada é a 1Seg, que transmite em 320 x 240 pixels para exibição em tela de 1920 x 1080 pixels. A qualidade da imagem é bastante baixa, recheada de quadrados e com poucos detalhes.

Sony Xperia Z1
TV Digital, de baixíssima resolução

O navegador por aqui é o Chrome, o mesmo Chrome que está em outros Androids e no iOS. Ele funciona muito bem, o que é trunfo do processador e memória RAM (Snapdragon 800 de quatro núcleos, rodando a 2.2 GHz e 2 GB de memória RAM). As páginas carregam com boa velocidade e o browser renderiza com bastante fluidez o conteúdo, mesmo quando o zoom é rápido.

Sony Xperia Z1
Chrome
Jogos e multimídia

Estamos falando de um phablet com um dos melhores poderes gráficos do mercado - ele conta com uma GPU Adreno 330. Tudo roda bem nele, todos os jogos que testamos. Além disso, há uma tela grande, que ajuda na hora de entregar mais detalhes e uma experiência muito boa de games. O pesado e detalhado Asphalt 8 rodou sem um engasgo, assim como o leve e conturbado Jetpack Joyride.

Sony Xperia Z1
Asphalt 8

O player de música é exclusivo da Sony e leva a marca que ficou famosa com os tocadores de fitas, nos anos 80 e 90: Walkman. Ele traz uma interface semelhante ao que existe no Windows Phone, com linhas finas e poucos detalhes. É bastante bonito e reproduz qualquer MP3 inserida, além de contar com um visualizador no estilo Windows Media Player - ah, neste caso nós vimos a capa do álbum reproduzida, o que não aconteceu no Z Ultra.

Sony Xperia Z1
Belo player de músicas

O reprodutor de vídeos também é modificado pela marca nipônica, com um recurso interessante: ele busca informações sobre o vídeo na internet e exibe uma prévia do vídeo que foi exibido por último. Traz sinopse, atores envolvidos e até uma arte do vídeo, que é o pôster do filme ou da série. O aparelho foi capaz de reproduzir qualquer vídeo em até 1080p, sem engasgar. Além disso, ele recebeu um redesenho quando comparamos com a versão do ano passado. Está mais limpo e mais minimalista.

Sony Xperia Z1
Vídeo em 1080p
Câmera

A Sony instalou um sensor de imagens de 20 megapixels no Z1, mas infelizmente a marca não sabe lidar com tamanha resolução de fotos. Diferente do PureView, que interpola os pixels e entrega uma qualidade muito superior nos Lumias, a Sony apenas colocou uma resolução grande que significa uma foto grande. Ponto final. É estranho que uma marca com um conhecimento tão profundo de imagens, já que conta com uma linha de câmeras profissionais e câmeras mais simples, não lide bem neste quesito na divisão mobile.

Sony Xperia Z1
Foto com boa luminosidade

As fotos são bacanas, mas a reprodução de cores é inferior aos seus concorrentes. As fotos noturnas são bem tiradas, com pouco granulado e bastante brilho entrando. Nas fotos noturnas a qualidade é realmente boa, mas nas com boa luminosidade o resultado é outro.

Sony Xperia Z1
Foto noturna, sem flash ou filtros

Nos vídeos, filmados em até 1080p, a câmera segue o padrão de fotos. Com boa luz ele é meio borrado, mas com baixa luminosidade há bastante brilho entrando. O som é gravado em duas saídas, o que garante som estéreo.

Pontos fortes e pontos fracos

Pontos fortes

  • Design bastante bonito
  • À prova d'água
  • Bateria de longa duração
  • Interface mais limpa

Pontos fracos

  • Câmera de baixa qualidade para fotos diurnas
  • Tela de TFT é seu calcanhar de Aquiles
  • Pegada não é tão confortável
  • Vidro é amante de marcas de dedo

Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Um ótimo smartphone, mas que continua esbarrando na baixa qualidade da tela e na falta de qualidade da câmera.

Embalagem e características

Totalmente organizada, mas poderia ser menor.

Comodidade

Pegada não é confortável e o aproveitamento de tela poderia ser maior.

Facilidade de uso

Bem simples de entender, com dicas do que fazer em cada parte.

Multimídia

Rodou tudo, sem reclamar.

Votação Geral

Se você quer um quad-core de alta velocidade no clock do processador e apenas isso, é uma boa pedida. Se quer mais qualidade em tela e câmera, olhe na concorrência, como o G2 da LG.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Sony Xperia Z1

Aviso de preço
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notificá-lo quando este produto estará disponível online