LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Estudante brasileiro do ensino médio cria dispositivo de realidade virtual com fibra de carbono

07 de janeiro de 2016 6

O Brasil é o primeiro país a apresentar um protótipo de dispositivo de realidade virtual em fibra de carbono, de acordo com o site do Fapeam. Mais precisamente, o estado do Amazonas foi onde Gabriel de Oliveira, estudante da Escola Estadual Benjamin Magalhães Brandão, idealizou e produziu o aparelho, com apoio do governo do Estado através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O High Tech VR, de acordo com Oliveira, foi confeccionado com fibra de carbono para oferecer maior segurança e conforto, principalmente para crianças, uma vez que é um material leve e extremamente resistente. O aparelho é semelhante similares como o Google Cardboard, e o usuário deve encaixar um aparelho celular no suporte universal para smartphones de 4,3 a 6 polegadas. Assim, é possível escolher o cenário virtual no aplicativo instalado no dispositivo móvel.

Eles (os óculos de realidade virtual) podem ser utilizados em diversas áreas. Na Educação, o Hitch Tech VR pode ser utilizado nas aulas de Geografia, História, Biologia e de Ciências. Os óculos podem ser utilizados, ainda, para o tratamento de fobias e, até mesmo, nas aulas de medicina legal

A ideia, no entanto, não para na criação do suporte de fibra de carbono. O estudante pretende, ainda em 2016, lançar o aparelho no mercado com cenários que remetam a pontos turísticos de Manaus. Após ser o único aluno de ensino médio a conseguir uma aprovação no Programa Sinapse da Inovação, a iniciativa foi apresentada durante a 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Amazonas. Ele pretende melhorar o desenvolvimento do aparato no que tange ao design e ergonomia, e então desenvolver os aplicativos de realidade virtual.

Estamos em tratativas para firmar parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC) para mapear todos os locais históricos e turísticos de Manaus e inserir esses cenários em realidade virtual

A proposta foi uma das 40 aprovadas no Sinapse, programa do governo do Estado, via Fapeam, em parceria com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi).


6

Comentários

Estudante brasileiro do ensino médio cria dispositivo de realidade virtual com fibra de carbono
  • E o que vc faz de bom gurizão?

      • Jura??? Puts, eu mereço.

          • Primeiramente gostaríamos de agradecer ao Tudo Celular por ter publicado esta matéria sobre o nosso produto, agradecemos também a todos que curtiram e compartilharam esta publicação. É com imenso prazer, que hoje dia 7 de Janeiro de 2016 anunciamos oficialmente o High Tech VR, nossa solução no segmento de Realidade Virtual. Foram meses de desenvolvimento para chegarmos até aqui, o Início! São muitas as características que farão do High Tech VR um produto inovador, e elas vão além da já citada Fibra de Carbono quem tem sido amplamente divulgada por sites e jornais em todo o Brasil. Nós estamos criando algo novo, e por isso que a partir de hoje estamos trabalhando na total reformulação do conceito do High Tech VR, do zero, por isso definimos hoje como o início de tudo! Nós queremos levar até você, nosso potencial consumidor, aquilo que você espera de um produto incrível. Você vai ver diferente, pensar diferente, sonhar diferente! Essa é nossa missão para 2016! É por isso que convidamos a todos para co-criar conosco. Então, o que você gostaria de ver em um Headset de Realidade Virtual?

              • Primeiramente gostaríamos de agradecer ao Tudo Celular por ter publicado esta matéria sobre o nosso produto, agradecemos também a todos que curtiram e compartilharam esta publicação.É com imenso prazer, que hoje dia 7 de Janeiro de 2016 anunciamos oficialmente o High Tech VR, nossa solução no segmento de Realidade Virtual.
                Foram meses de desenvolvimento para chegarmos até aqui, o Início!
                São muitas as características que farão do High Tech VR um produto inovador, e elas vão além da já citada Fibra de Carbono quem tem sido amplamente divulgada por sites e jornais em todo o Brasil. Nós estamos criando algo novo, e por isso que a partir de hoje estamos trabalhando na total reformulação do conceito do High Tech VR, do zero, por isso definimos hoje como o início de tudo!
                Nós queremos levar até você, nosso potencial consumidor, aquilo que você espera de um produto incrível. Você vai ver diferente, pensar diferente, sonhar diferente! Essa é nossa missão para 2016!
                É por isso que convidamos a todos para co-criar conosco. Então, o que você gostaria de ver em um Headset de Realidade Virtual?

                  • Jura que isso é inovador? Que eu saiba, tem um tuto na Net de coml fazer esses óculos com papelão. E o que ele fez foi apenas trocar o material de papelão para fibra de carbono, material esse que já foi usado em diferentes tipos de aplicação no mundo há anos. Portanto, sinceramente, vejo um 'Q' de plágio nisso aí. Se for assim, vou pegar esse Tuto ver como se faz e vou colocar lentes de zafira e liga de magnésio e serei o pioneiro nisso. É cada uma. De boa, eu entrei porque achei que era realmente algo inovador. Mas não é.

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Windows

                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                    Economia e mercado

                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista