LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Como medir a velocidade de conexão no celular

12Comentários

Em boa parte do tempo nós estamos conectados através do celular e é comum ficar incomodado com a velocidade da conexão. Nossos aparelhos celulares tem evoluído para que tenhamos uma conexão cada vez mais rápida, como o 4G por exemplo, mas ainda assim sabemos que existem vários fatores que envolvem a velocidade final, um desses fatores é a velocidade oferecida pelas operadoras, a franquia oferecida, os limites, entre outros.

Uma boa forma de verificar a velocidade da sua conexão para saber se a operadora está cumprindo com a velocidade prometida, ou para detectar possíveis problemas na sua conexão Wi-Fi, é utilizando um medidor de velocidade. O mais popular e que se demonstra mais eficiente é o Speed Test da Ookla.

Como funciona?

Para medir a velocidade da sua conexão, seja ela Wi-Fi ou rede de celular, o Speed Test recebe e envia pacotes de dados pela rede e avalia a velocidade dessas transferências, é como se ele estivesse baixando um arquivo e então verificando em qual velocidade você consegue obtê-lo. Ele consegue avaliar o ping da sua conexão, que também é muito importante na velocidade de navegação, além de avaliar a taxa de download e upload.

Como usar?

1 - Testando conexão | 2 - Resultados | 3 - Configurações

A utilização do aplicativo é bem simples, as informações são exibidas de maneira clara. Depois de baixar o aplicativo em seu smartphone Android você deve esperar ele encontrar o servidor mais perto de você e então basta apertar o botão "Begin Test". Feito isso ele iniciará o teste do seu ping e logo depois da velocidade do download, você pode acompanhar em tempo real a velocidade que os dados estão sendo baixados. Depois ele irá testar o upload, você também poderá visualizar no velocímetro do aplicativo qual é a velocidade do envio. Se você preferir, pode escolher um servidor manualmente, através das configurações.

Todos os testes são gravados e você pode conferi-los depois na aba "Results" que fica na parte inferior do aplicativo. Ali você poderá ver qual foi a data e as velocidades obtidas. O primeiro ícone dos resultados indica se o teste foi feito utilizando uma conexão Wi-Fi ou por um rede de celular.

Agora você poderá conferir se a velocidade de internet que você recebe da sua operadora é compatível com aquilo que eles prometem.

Se curtiu, compartilhe!

12

Comentários

Como medir a velocidade de conexão no celular

Galaxy A5 2017: hands-on e primeiras impressões | Vídeo do TudoCelular

Zenfone 3 e 3 Max (5.5"), Moto G4 Plus e Galaxy J7 Metal | Comparativo câmeras TudoCelular

Transforme seu Android ou iOS em um teclado e mouse para o PC | Dica

Comparativo: Zenfone 3 vs Galaxy A7 2016 | Vídeo do TudoCelular