LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Protegendo o Android contra vírus e roubo

2Comentários

AVG Antivírus Grátis

O AVG Antivírus Grátis, também presente nos desktops, leva para o Android a proteção antivírus em conjuto com funcionalidades antirroubo, para ajudar você a localizar um aparelho perdido e bloqueá-lo remotamente. Com uma interface bem leve, simples, intuitiva e com poucas configurações necessárias para o uso adequado, é um dos apps de segurança mais fáceis e leves disponíveis. Com a vantagem, ainda por cima, de ter totalmente gratuito. Conheça a seguir as principais características.

Interface

Assim como em qualquer suíte de segurança móvel, o primeiro passo é aceitar os termos de utilização. O AVG redireciona você ao site da companhia, através do seu navegador padrão, com o texto dos termos, todo em inglês. Nessa mesma tela, você pode marcar uma caixa de seleção para que o aplicativo se configure automaticamente para alertar quando a bateria atingir níveis abaixo de 30%, protejer você durante a navegação web e verificar automaticamente mensagens SMS recebidas em busca de ameaças.

Logo após essa tela inicial, o AVG leva você à interface principal do aplicativo, toda em tons de azul com um leve degradê, o que deixa o visual discreto e sofisticado. São apenas quatro botões principais, todos em português, o que ajuda o usuário a chegar rapidamente onde ele quer. Um pequeno botão na parte superior direita dá acesso a funções secundárias: atualizar o app, compartilhá-lo, alterar o idioma ou obter ajuda.

1 - Primeira tela do AVG, para aceitar os termos de uso 2 - Interface principal do aplicativo 3 - Opções que surgem ao tocar no botão superior direito
O AVG é realmente simples, mas isso não significa que ele tenha poucas funções. A verdade é que chegar até cada uma delas é fácil e não exige ajustes rigorosos. O aplicativo é extremamente amigável ao usuário leigo e cumpre bem o seu papel. As quatro funções principais: proteção, desempenho, antifurto e privacidade, estão dispostas em quatro grandes botões na tela principal, que inclui ainda um botão especial para fazer a primeira verificação no dispositivo. Essa varredura busca não apenas por aplicativos maliciosos, mas também por configurações potencialmente perigosas.

A seguir, você vai entender melhor como funciona cada recurso do AVG.

Proteção e desempenho

O primeiro ícone do AVG é o “proteção”, representado por um escudo. Ao selecioná-lo, o AVG exibe uma nova tela com todas as opções e ações possíveis para esse recurso.

A primeira opção é a de atualizar o app e seu banco de dados, algo que deve ser feito constantemente para deixar a segurança em dia. Logo em seguida, você pode selecionar um menu que leva aos resultados da última verificação sob demanda. Ali, você vê se está tudo bem com seus aplicativos, com as configurações e com o conteúdo do telefone. Um ícone circular verde mostra que está tudo bem com a categoria em questão. Um círculo vermelho indica problemas. Basta tocar nele para obter mais informações.
1 - Tela inicial da área "proteção" 2 - Resultado da última verificação 3 - Detalhes sobre os problemas encontrados
Caso exista algum problema, por exemplo, nas suas configurações, o AVG explica qual é a vulnerabilidade. Se você achar que não há problema algum, basta marcar a caixa para ignorar o alerta. Caso contrário, o AVG fornece um atalho para a área de configurações, onde você pode mudar a opção problemática.

Na tela “proteção”, você também pode iniciar uma nova varredura quando quiser, embora a forma mais rápida de fazer isso seja pela tela inicial. É só escolher “verificar agora”. Aí, o AVG retorna à tela inicial e mostra abaixo a barra de progresso do escaneamento. Esse processo ocorre em segundo plano e você pode realizar outras atividades enquanto o aplicativo busca por problemas. No entanto, o desempenho do sistema, especialmente em smartphones com processadores single-core, fica um tanto prejudicado.

Depois, você pode agendar verificações automáticas. Isso é algo muito útil de se fazer naqueles momentos e horários específicos em que você tem certeza de que o smartphone estará ocioso, mas o AVG só dá três opções: procurar problemas automaticamente uma vez por dia, uma vez por semana ou nunca. Não há como determinar horários, então é bem possível que o AVG comece a trabalhar em momentos inapropriados.
1 - Status da verificação sob demanda, exibida sempre na tela inicial 2 - Opções de frequência da varredura automática 3 - Você pode fazer com que o AVG busque por problemas apenas em determinadas pastas
Você também pode definir quais pastas o AVG irá varrer em busca de arquivos maliciosos. Ele pode fazer isso tanto em todo o cartão microSD quanto em locais específicos, como apenas na pasta de músicas ou vídeos, por exemplo. Outras opções que você pode ativar ou desativar nessa área incluem a navegação segura, que protege você em tempo real contra sites suspeitos, a verificação profunda de todos os arquivos (mais demorada e lenta, mas muito mais precisa), a verificação de mensagens de texto e tratar programas potencialmente indesejáveis como malware (algo perigoso, pois pode resultar em falsos-positivos).
A área “desempenho”, acessível através da tela inicial do AVG, traz alguns recursos para ajudar você a melhorar o desempenho do seu Android. A primeira delas é um “task killer”, ou seja, um recurso feito para matar processos e apps não utilizados no momento. O AVG avisa quantos apps estão em execução e a quantidade de memória livre. Ao tocar nessa área, o aplicativo exibe outra tela, com todos os apps abertos no momento e o consumo de RAM e CPU de cada um. Para “matar” qualquer um deles, é só tocar no “x” à direita. Esse recurso é interessante para ver quais apps consomem mais memória e, quem sabe, considerar a troca por alternativas mais leves.

Outro recurso é o “consumo da bateria”. Nessa tela, o AVG mostra a temperatura da bateria, a porcentagem atual da carga e quanto tempo você ainda terá para fazer atividades específicas, como ligações, uso da rede 3G, navegação, reprodução de áudio e de vídeo.

1 - Área "desempenho" 2 - Gerenciador de tarefas 3 - Detalhes sobre o consumo de bateria
Repare em um pequeno ícone na parte superior direita. Ele oferece mais opções para controle da autonomia. Primeiro, você pode visualizar em detalhes como cada recurso do seu dispositivo consome bateria, como a tela, o Wi-Fi e as chamadas de voz. Ao tocar em qualquer um deles, surge uma tela bastante detalhada com mais informações.

A outra opção é a de fazer alguns ajustes para economizar a bateria: é possível configurar o AVG para emitir um alerta quando o nível atingir menos de 50%, 30% ou 10%, e desativar alguns recursos, como Wi-Fi, Bluetooth, sincronização automática de dados e tempo limite da tela. Nada que você não possa fazer através das próprias configurações do Android, mas o AVG oferece um bom atalho e ainda mostra como as mudanças impactam o uso, na prática.
1 - Consumo detalhado da bateria 2 - Informações sobre um processo ou recurso específico 3 - Ajustes que podem ser feitos para melhorar a autonomia
Além de definir ajustes para melhorar a vida da bateria, você ainda pode fazer com que o AVG monitore sua conexão de dados, para alertá-lo quanto ao consumo excessivo. Primeiro, é preciso ativar o botão “contagem de uso”, que vai exibir uma série de configurações possíveis. Primeiro, é preciso definir o tamanho do pacote de dados e o ciclo, que pode ser ajustado de acordo com o plano da sua operadora. Você pode definir quantos dias, meses ou semanas você tem para usar sua franquia de dados.

Os ajustes nessa área são bem detalhados, e permitem a você definir a data de início do ciclo, a taxa de atualização dos dados e em qual porcentagem de consumo você deseja receber o alerta do AVG. Por último, o AVG ajuda você a gerenciar o espaço livre no telefone, exibindo quanto espaço cada app ocupa e dando a você a opção de desinstalá-los ou movê-los para o cartão microSD (quando for permitido – nem todos os apps são compatíveis com essa opção).
1 - Opções de monitoramento do plano de dados 2 - Configurações do ciclo da franquia 3 - Gerenciador de espaço disponível no aparelho

Antifurto e privacidade

O Antifurto se assemelha ao do Avast, trabalhando em conjunto com uma interface web, embora também use comandos por SMS como o ESET Mobile Security. Por isso, o AVG pede que você crie uma conta no serviço, o que pode ser feito diretamente pela interface do aplicativo.

Através do site http://www.avgmobilation.com você pode enviar comandos remotos ao seu aparelho perdido, como um alarme estridente que toca mesmo em modo silencioso e o bloqueio da tela. Você também deve configurar uma senha para desbloqueio e uma mensagem personalizada que será exibida para quem estiver com seu aparelho perdido ou roubado.

A tela bloqueada é bastante eficiente e não exibe a barra de notificações, uma limitação de outros aplicativos parecidos. O problema é que, ao tocar no botão “home”, é possível ter acesso à tela inicial do Android por pouquíssimos segundos. Embora não seja possível usar o telefone assim, isso precisa ser corrigido, já que é possível ver rapidamente os últimos apps abertos e até mensagens de e-mail no topo da tela.
Outro recurso imprescindível é a localização do telefone. Você pode acompanhar em tempo real por onde anda seu aparelho através de um mapa no site do AVG, ao entrar com seu login. Ao contrário do Avast, porém, ele não tem uma opção para ativar automaticamente os serviços de localização assimq que você envia qualquer comando. Isso quer dizer que você vai precisar deixar o GPS sempre ligado se quiser se precaver. O comando de localização pode ser enviado tanto pela web quanto por um torpedo, caso você tenha outro celular à mão. Aí, o AVG vai retornar uma mensagem com as coordenadas. O recurso é facílimo de usar a e a interface web é bastante funcional e intuitiva.
1 - Tela de registro nos serviços web do AVG 2 - Tela bloqueada pelo antifurto 3 - Comandos SMS que podem ser enviados de outro celular
A área “privacidade” é a única que impõe restrições a usuários não-pagantes. O “App Locker”, que protege todos os seus apps com uma senha, e o backup de aplicativos, funcionam apenas por 15 dias na versão grátis.

Fora isso, o AVG oferece opções bem legais mesmo para quem não pagou nada pelo app. O primeiro deles é o bloqueador de chamadas e mensagens. Diferente de outros aplicativos, especialmente o Avast, que oferece uma infinidade de opções nessa área, o AVG permite a você apenas escolher se quer bloquear determinados contatos ou se quer bloquear em conjunto com o envio de uma mensagem. Outra possibilidade é a de deixar certos números sempre em modo silencioso.

Na parte de SMS, o funcionamento é um pouco diferente: você pode denunciar certas mensagens como SPAM, adicionar um remetente a uma lista de bloqueados, ou adicioná-lo em outra lista, a de contatos confiáveis.

Ainda na seção “privacidade”, você pode limpar todos os dados do dispositivo, retornando-o ao padrão de fábrica. Isso é algo que pode ser feito também pelo próprio Android, mas o AVG traz um diferencial: você pode apagar apenas certos dados, de determinadas categorias. Ou seja, apagar somente os dados relacionados a uma conta do Google (supondo que você tenha mais de uma configurada no dispositivo), apenas o histórico ou os favoritos do navegador, entre outras opções. Nesse aspecto, o AVG é o aplicativo mais completo.

1 - Opções de bloqueio de chamada 2 - Opções de bloqueio de SMS 3 - Área para redefinir os dados de fábrica por categoria
O widget do AVG vem em apenas uma opção de tamanho e visual. Não é o widget mais bonito dentro dos apps de segurança, mas ao menos ocupa pouco espaço e é muito útil e personalizável: ele mostra, por padrão, o nível de bateria, o status da proteção (representado por um círculo verde se tudo estiver bem), a quantidade de dados da franquia consumidos no mês e um atalho para o gerenciador de tarefas.

Ao tocar na pequena barra superior do widget, você pode personalizar os botões que ele irá exibir. E são várias as possibilidades, como um atalho direto para o fechamento de todos os apps ou para a verificação sob demanda. Só faltou ter uma opção para o AVG exibir dados, como o progresso da varredura e status da proteção, na barra de notificações. Ele exibe apenas a porcentagem de dados consumidos (e só caso seja configurado corretamente, com o valor e o ciclo da franquia).
1 - Widget do AVG na tela inicial do Android 2 - Configurações do widget 3 - Consumo de dados na barra de notificações

Considerações finais

O AVG é um aplicativo de segurança quase 100% gratuito - suas funcionalidades pagas não fazem muita diferença na proteção do dispositivo. Mesmo na versão free, oferece verificação contra vírus e configurações perigosas, antifurto com rastreamento em tempo real da localização do dispositivo e bloqueio de chamadas e SMS, embora sem muitas opções de configuração.

Como diferenciais, o AVG ajuda você a otimizar o desempenho da bateria, traz uma infinidade de configurações para ajudar no monitoramento do consumo de dados da sua franquia, e ainda traz um widget bem prático e altamente personalizável.

Prós e contras

Muito fácil de usarMuitos ajustes para controlar o consumo de dadosAjuda a otimizar a duração da bateriaWidget muito útil e personalizável
Sem quarentenaPoucas opções de filtro de chamadas e SMSCausa um pouco de impacto no desempenho do sistema

Se curtiu, compartilhe!


2

Comentários

AVG Antivírus Grátis

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas