LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Protegendo o Android contra vírus e roubo

2Comentários

ESET Mobile Security

O ESET Mobile Security é um dos diversos aplicativos de segurança para dispositivos móveis disponíveis no Google Play. O app aproveita o conhecimento e a popularidade da ESET no ramo dos desktops para fornecer vários recursos de defesa para os usuários de Android.

Quem pensa que não precisa de um antivírus para seu smartphone, deve pensar duas vezes. O ESET Mobile Security não faz só varredura em busca de códigos maliciosos, mas ajuda você a manter seus dados seguros de intrusos, bloquear o telefone em caso de roubo e até localizar o aparelho caso ele seja furtado ou perdido.

Acompanhe mais detalhes sobre o aplicativo a seguir.

Leve, simples e fácil

O ESET Mobile Security, apesar de ficar rodando o tempo todo em segundo plano, é bastante leve, tanto que roda sem problemas em um smartphone single-core de 800MHz. O app, inclusive, é pequeno, com pouco mais de 3MB, e exige Android 2.0 ou superior.

Algo que ajuda o app da ESET a manter a fluidez e a estabilidade é o visual bastante discreto, sem animações e com o predomínio dos textos nos menus. Isso também faz com que a suíte de segurança seja muito fácil de usar, mesmo para quem não tem familiaridade com esse tipo de software.

O aplicativo usa e abusa das cores claras, que contrastam muito bem com os alertas de segurança, quando seu smartphone está completamente desprotegido. Nesse caso, o aplicativo exibe um campo com o fundo todo em vermelho para avisá-lo de que são necessários alguns ajustes. Somando isso à escolha de cores no geral, fica impossível não perceber quando há algum aviso importante.

1 - Tela de alerta para os riscos de segurança 2 - Tela inicial do aplicativo, com alerta em amarelo 3 - Tela inicial do antivírus
Na tela inicial do aplicativo, você vai encontrar absolutamente tudo que você precisa, de maneira muito intuitiva. São dez itens principais que você precisa conhecer para aproveitar os recursos do aplicativo: Antivírus, Antispam, Antifurto, Auditoria de segurança, Atualização, Senha, Ativação, Idioma, Ajuda e Assistente de Desinstalação. Vamos falar mais sobre eles a seguir.

Antivírus

Essa palavrinha é antiga conhecida dos usuários de PC. O ESET Mobile Security expande a proteção para os dispositivos móveis.

Ao acessar o menu “antivírus”, o aplicativo abre outra tela com algumas ações possíveis. A primeira delas é “rastreat dispositivo”, que você deve selecionar caso queira que o app da ESET faça uma varredura em busca de ameaças imediatamente. O ideal é fazer isso quando você tiver certeza de que não irá usar o celular pra mais nada, já que não é possível deixar a busca rodando em segundo plano enquanto realiza outras atividades.
1 - Processo de varredura 2 - Tela para seleção de pastas na varredura sob demanda 3 - Um dos logs armazenados pelo app, com todos os detalhes da varredura
A velocidade do escaneamento vai depender da quantidade de arquivos e aplicativos que você armazena no seu telefone. O app verifica tanto a memória interna quanto o cartão microSD. No final do processo, o aplicativo exibe um pequeno relatório com o número total de arquivos verificados, infectados, excluídos e colocados em quarentena.

O nível de detecção é bom, na média de aplicativos semelhantes disponíveis para o Android. Nos testes da organização AV-Test, realizados no início de 2013, o ESET Mobile Security conseguiu 95% de detecção, sem nenhum falso-positivo.

Se você não quiser rastrear o dispositivo por completo, pode solicitar ao ESET Mobile Security que procure por códigos maliciosos em uma pasta específica, ou até mesmo várias delas, selecionadas manualmente. Para isso, é só selecionar “rastrear pasta” na tela “antivírus”. O aplicativo vai exibir uma lista com todas as pastas do seu dispositivo e, para escolhê-las, basta ativar a caixa de seleção à direita de cada uma. Na parte superior há dois botões: a casa azul leva você à raiz do aparelho, enquanto a pasta amarela com uma seta faz com que o app retorne para a pasta anterior.
1 - Menu principal de configurações 2 - Níveis de “profundidade” na varredura em arquivos compactados 3 - Opções de número de logs armazenados
Na área “logs de rastreamento”, você pode rever todos os relatórios feitos após cada varredura, tanto aquelas sob demanda quanto em tempo real, que o aplicativo faz sempre que você tenta baixar um arquivo ou app. Ao tocar em qualquer um deles, o aplicativo mostra mais detalhes.

A quarentena é onde ficam arquivos considerados potencialmente perigosos, mas que não puderam ser removidos ou que o usuário pode descobrir, posteriormente, que são inofensivos. É como se fosse uma caixa-forte, onde ficam arquivos suspeitos, impedidos de infectar o telefone. Você pode excluir arquivos da quarentena ou restaurá-los se tiver certeza de que são inofensivos.

Voltando à tela inicial da funcionalidade de antivírus, você encontra o menu “configurações”, onde pode personalizar o comportamento do antivírus. Você pode, por exemplo, determinar se quer uma proteção proativa, na qual o app permanece bucando por arquivos suspeitos sem a sua intervenção, ou desativar o recurso para fazer apenas varreduras sob demanda. Também é possível marcar ou desmarcar a opção que faz com que o ESET Mobile Security rastreie aplicativos.
1 - Opções para alterar a ação padrão do antivírus quando encontra uma ameaça 2 - Menu de configurações de extensões de arquivos que devem (ou não) ser rastreadas 3 - Opções do escaneamento em tempo real
Se você tiver arquivos compactados no smartphone, você pode determinar o nivel de rastreamento dentro deles, entre um e quatro. Também dá para mudar a quantidade de relatórios que o aplicativo armazena após as verificações (entre 10 e 50) e mudar a ação padrão do antivírus ao encontrar um arquivo problemático. Por padrão, o ESET Mobile Security envia o arquivo direto para a Quarentena, o que é uma opção bastante segura para quem não quer apagar os arquivos sem pensar antes. Essa opção pode ser mudada para “ignorar”, algo que não é nada seguro, ou “excluir”.

No topo da tela de configurações, há mais duas abas: “extensões” e “tempo real”, mais indicadas para usuários avançados. Na primeira, você pode incluir algumas exceções na verificação, como arquivos compactados. Na segunda, você encontra opções bem parecidas com as da primeira tela, mas voltadas especificamente à proteção em tempo real, que pode ser ativada ou desativada. Tenha em mente que, caso queira mudar a ação padrão do antivírus ao encontrar uma ameaça, você terá que fazer isso nas duas abas.

Caso precise de mais detalhes sobre o funcionamento do antivírus, é só escolher “ajuda”, logo abaixo do botão “configurações”. Ali, o ESET Mobile Security dá instruções detalhadas de como usar a funcionalidade, com um texto todo em português.

Antispam

Quem nunca se irritou com mensagens promocionais de operadoras em horários inapropriados? O Antispam é ideal para evitar esse tipo de situação. O ESET Mobile Security coloca à sua disposição uma “lista negra” de números dos quais você não deseja receber chamadas ou SMS. Criar esses filtros é bem fácil e você pode personalizar o que quer ou não receber de cada contato.

Primeiro, é necessário adicionar um número de telefone, ou pegar qualquer contato da sua agenda. Depois, mais embaixo dessa tela, você configura os bloqueios. É possível evitar o recebimento de SMS, MMS e chamadas e até bloquear o envio de chamadas. Se você quiser, também pode, por exemplo, bloquear chamadas e permitir SMS.
1 - Menu principal do Antispam 2 - Em “nome da regra” você pode adicionar um contato que já está na sua agenda 3 - No Antispam, é possível configurar permissões separadamente para SMS, MMS, chamada recebida e chamada enviada
A área Antispam também dispõe de algumas configurações. São poucas, e necessárias apenas se você quiser bloquear um grande número de contatos. O mais interessante aqui é a possibilidade de bloquear chamadas e mensagens anônimas. Quando uma pessoa bloqueada tenta ligar para você, ela é levada diretamente para a caixa de mensagens.
1 - Configurações do Antispam 2 - Logs de Antispam 2 – Você pode ler até as mensagens SMS bloqueadas
Assim como na parte de antivírus, a área de antispam oferece os logs de spam e uma seção de ajuda. Nos logs, você pode ver quem tentou ligar para você ou mandar mensagens. O app mostra o contato que tentou falar com você, a data e a hora da tentativa. Caso exista algum SMS bloqueado, você também terá a oportunidade de ler a mensagem - não sabemos o porquê, uma vez que a pessoa foi bloqueada, mas vai saber...

Para remover qualquer pessoa da lista de bloqueio, é só entrar em “permissões de chamadas e SMS”, manter o dedo pressionado sobre o contato desejado e selecionar “remover”.

Um ponto negativo é que, ao contrário de outros apps do gênero, o ESET Mobile Security obriga você a inserir manualmente os números indesejados na lista negra. O aplicativo não exibe um alerta perguntando se você deseja bloquar um número assim que recebe uma chamada diferente, por exemplo.

Antifurto

Caso alguém ainda duvide da necessidade de se ter um antivírus no smartphone, provavelmente vai se convencer a usar uma suíte de segurança ao conhecer o recurso antifurto. O ESET Mobile Security oferece algumas opções para manter o telefone seguro mesmo nas mãos de um desconhecido.

A primeira coisa a se fazer é configurar os cartões SIM confiáveis. Isso vai evitar que desconhecidos consigam usar o smartphone caso troquem o chip da operadora, algo que costuma ocorrer em situações de roubo. Você pode colocar seu próprio cartão e adicionar outros, bastando informar o IMSI e dar um nome para o chip.
1 - Menu principal do Antifurto 2 - Você pode adicionar o seu próprio SIM automaticamente ou fornecer os dados de outro cartão confiável 3 - Cada chip SIM precisa de um nome diferente
O próximo passo é definir quais são os contatos confiáveis. Eles é que irão receber a mensagem de alerta caso o seu telefone seja furtado e tenha o chip substituído por outro, não-confiável. Esse número também será responsável por receber um torpedo para redefinição da sua senha, caso você esqueça e não consiga mais usar o aparelho. Por isso, é de extrema importância que os contatos adicionados sejam de completa confiança.
1 – Tela inicial para adicionar os contatos confiáveis 2 - É preciso inserir um nome e um número de telefone 2 - Você também pode importar os números diretamente da agenda
Na área “comandos por SMS” - que podem ser ativados ou desativados - você verifica quais palavras precisa mandar por torpedo para executar certas ações quando o smartphone for perdido ou roubado. Para encontrar a localização do aparelho usando o GPS, você precisa enviar o comando “eset find” para o seu próprio número, seguido da senha que você configurou no app. A frase “eset lock senha” bloqueia o telefone. Já “eset wipe senha” apaga todos os seus dados.

Como esse recurso precisa do seu número para funcionar, isso só dará resultado caso a pessoa em posse do aparelho não troque o chip. Nesse caso, se tiver configurado o seu SIM como confiável, você não precisa se preocupar muito, porque o smartphone será bloqueado automaticamente. Nos nossos testes, porém, o app da ESET demorou um pouco para ser executado automaticamente após religarmos o telefone com um novo chip. Assim, foi possível navegar no aparelho durante alguns segundos, até que o bloqueio aparecesse na tela. Também foi possível verificar o conteúdo do smartphone normalmente no computador, ao ligá-lo na USB.

No menu “configurações”, você pode definir um endereço de e-mail para onde a ESET irá enviar uma mensagem caso o chip seja trocado.
1 - Comandos que você deve enviar por SMS ao seu número, a partir de qualquer celular, em caso de perda ou furto 2 - É isso que um ladrão verá ao tentar usar o seu smartphone 3 - Configurações do Antifurto

Ajuda e alertas

O ESET Mobile Security ajuda você a esmiuçar seu telefone para descobrir o que há de errado com ele. Para isso, você deve selecionar a opção “auditoria de segurança” no menu principal. Depois, ao tocar em “auditoria”, o aplicativo faz uma rápida varredura em todas as configurações do aparelho e apresenta um relatório.

Um ícone verde ao lado de cada opção demonstra que está tudo OK com aquela configuração. Um ícone vermelho, por sua vez, exige alguma atenção do usuário. O ESET Mobile Security não recomenda, por exemplo, deixar o roaming de dados ativo. Já o ícone amarelo representa um pequeno risco, menos perigoso do que os que estão em vermelho.
1 – Menu principal da auditoria 2- Resultados, classificados por nível de risco 3 – Detalhes da área “dados”, classificada como perigosa
Em “configurações” você pode alterar o comportamento da auditoria. É possível definir quantos logs serão guardados e até mandar o aplicativo corrigir os problemas detectados automaticamente, sem que você precise sair do app para mexer nas configurações do Android. Você também pode desmarcar itens que não quer que sejam verificados pelo app.
1 – Configurações da auditoria 2 - Área para marcar e desmarcar itens que serão verificados 3 - Lista de tarefas: algumas podem ser finalizadas ao tocar no “x” vermelho
Na área “logs da auditoria”, o ESET Mobile Security exibe todos os relatórios já feitos pelo recurso de auditoria, de acordo com o número limite definido no painel de configurações. Por fim, o “gerenciador de tarefas” exibe todos os processos, serviços e tarefas que estão em execução no telefone. Algumas podem ser finalizadas, bastando tocar no “x” vermelho na lateral direita.

Outros recursos

Os outros itens do menu principal ajudam você a manter sua segurança em dia. Primeiro, há o botão “atualização” que permite checar e baixar novas versões do app, ou definir o período de atualização automática, que vai desde “nunca” até diariamente, passando por atualizações mensais, quinzenais e semanais.

A partir do menu principal você também pode inserir ou alterar sua senha de segurança, ativar a licença caso decida comprar o aplicativo para sair da fase de testes, alterar o idioma (por padrão, o app já vem em português do Brasil) e desinstalar o aplicativo, já que isso não pode ser feito pelo processo comum de remoção do Android. Caso isso fosse possível, qualquer pessoa poderia desativar a proteção do aparelho. Portanto, a remoção da suíte envolve alguns passos mais complicados – mas nem um pouco difíceis.
1 - Área de atualizações 2 - Assistente de desinstalação 3 - Tela para definir a senha

Considerações finais

O ESET Mobile Security é uma opção excelente para quem quer proteger o smartphone. Tem um visual limpo e bonito, ótima taxa de detecção de códigos maliciosos sem falsos positivos e um recurso que ajuda você a otimizar ao máximo as configurações para deixar o aparelho seguro.

O Antispam é um recurso muito bem-vindo, mas faltou dar ao usuário a opção de incluir números na lista negra assim que ele recebe uma chamada diferente. No aplicativo, quem quiser bloquear alguém precisa sempre inserir o número manualmente nas configurações do antispam.

Leve e fácil de usar, a suíte móvel da ESET deve agradar tanto usuários novatos que deixam o app funcionar com as configurações padrão quanto aos mais avançados, que desejam ter o máximo controle sobre as ações do aplicativo.

Prós e contras

Interface bonita e intuitivaAjuda a fazer as configurações mais seguras possíveis no sistemaNão afeta o desempenho do sistema
Antispam trabalhoso de configurarSem criptografiaPermite o acesso aos arquivos via USB, mesmo com o telefone bloqueado

Se curtiu, compartilhe!


2

Comentários

ESET Mobile Security

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas