LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Melhores aplicativos para tomar nota

0Comentários

Springpad

A categoria de aplicativos de notas e tarefas é uma das mais numerosas de qualquer uma das lojas online. Uma busca na Google PlayStore traz uma infinidade de resultados e com programas às vezes muito parecidos entre si. Para conseguir se diferenciar da concorrência, o Springpad passou por algumas mudanças em suas mais recentes versões. Com ele, ainda é possível fazer anotações, criar tarefas e organizar informações pessoais, ideias ou referências. Mas o Springpad oferece mais recursos do que qualquer outro programa do gênero.

Nele, há categorias de notas específicas para filmes, música, livros, receitas, programas de televisão, produtos e até mesmo vinhos. O aplicativo usa essas informações para realizar ações inteligentes, como avisar que um item está em promoção ou informar notícias relacionadas a ele. Dessa forma, o Springpad transforma-se mais em um assistente digital do que um arquivo ou agenda virtual. Também vai além ao incorporar funções de redes sociais como nenhum outro aplicativo de notas e tarefas. O usuário pode tornar públicas suas pastas de anotações, ou cadernos como elas são chamadas no programa, para que outras pessoas interessadas no mesmo assunto possam ver o que está sendo arquivado nelas e vice-versa.

Todas essas mudanças parecem ter agradado. A revista americana Time inclui o aplicativo em sua lista dos 50 melhores programas para smartphone e tablets de 2012. Ele também é muito bem avaliado na PlayStore, com 4,3 estrelas de um total das cinco possíveis. Com um design simples e totalmente gratuito, o Springpad é multiplataforma. O usuário cria uma conta e pode acessá-la de qualquer aparelho – computador, tablet ou celular – com uma conexão de internet e que tenha uma versão do aplicativo instalado. Ele ainda é compatível com versões mais antigas do Android: funciona a partir da edição 2.2 (Gingerbread) do sistema operacional. Infelizmente, não há uma versão em português e é preciso ter um conhecimento básico do idioma inglês para poder usá-lo.

DESIGN

Depois de criar a conta, o usuário se depara uma tela que traz instruções de como usar o programa e já pode começar a criar suas primeiras notas.
Por oferecer tantos recursos, o Springpad parece ser complicado a princípio. De fato, para tirar proveito de todas as suas funções, leva-se um pouco mais de tempo do que em outros aplicativos mais básicos. Mas isso não quer dizer que seja um programa difícil de usar. Todas as notas do usuário (chamadas de springs) ficam na tela principal. Nesta tela, também aparecem as notas dos cadernos de outras pessoas que são seguidos pelo usuário. À medida que mais cadernos são seguidos, mais a tela principal do Springpad se parece com o feed de notícias do Facebook e do Twitter. Se você quiser ver se há novidades nos cadernos seguidos, basta pressionar e arrastar a tela principal para baixo para iniciar a atualização do seu conteúdo.
Com um visual de linhas leves e cores claras, o Springpad funciona de forma descomplicada.

As springs parecem em uma grade na tela principal, sempre com uma pré-visualização do seu conteúdo, o que em muitos casos dispensa abrir a nota para ter acesso ao que está dentro dela. Ainda na tela principal, é possível escolher se aparecerão só as springs pessoais ou também aquelas compartilhadas por colaboradores e as dos cadernos de outras pessoas aos quais você segue. Isso pode ser alterado pela linha vermelha localizada no topo da tela, acima da lista de springs. Dentro das pastas, as notas podem aparecer também no formato de lista. Para alternar entre esses dois modos de exibição, clique no botão no canto superior direito da tela e selecione “display”.

Por esse mesmo botão também é possível filtrar as springs por seu tipo, pelas etiquetas associadas a elas e por aquelas marcadas com um “like”, indicado pelo símbolo de coração, ou ainda mudar sua ordem de exibição ao selecionar o campo “sort”. A princípio as notas aparecem pela ordem em que foram criadas, mas elas podem ser reorganizadas por data de edição, popularidade (para as notas públicas), nome, prazo, tipo e etiquetas. Ao deslizar a tela principal para a esquerda, você acessa a segunda tela, que reúne os cadernos temáticos de anotações pessoais e aqueles de outros membros do serviço aos quais o usuário segue.

A terceira tela é reservada para a ferramenta de busca. Nela, além de pesquisar suas próprias springs, você pode descobrir o conteúdo arquivado por amigos ou as springs mais curtidas por todos os usuários do serviço. Por fim, há o menu principal. Ele pode ser acessado ao clicar no botão no canto superior esquerdo, que está presente em qualquer uma das três telas. É por esse menu que se abre as configurações do programa e se faz ajustes na conta do usuário. O menu ainda serve como um atalho para acessar a busca e os cadernos onde estão arquivadas as springs. Em termos de visual, o Springpad tem um belo design com linhas leves e cores claras que agrada bastante.

Outro aspecto interessante é que o programa permite personalizar o visual de cada caderno de uma forma diferente. O usuário escolhe uma combinação entre as quinze opções de pano de fundo e as outras quinze opções de cor para dar uma cara específica ao caderno e criar um ambiente individualizado para cada tema (mais sóbrio para o trabalho ou alegre para as notas sobre as próximas férias, por exemplo).

CRIANDO NOTAS

Depois de baixar e instalar o Springpad, o primeiro passo é criar uma conta. Você pode usar seu login e senha de redes sociais, como Facebook, Twitter e Google Plus, ou criar um novo nome e senha, além de informar seu email. Para criar uma nota, clique na tarja amarela com o símbolo de mais localizada no canto inferior direito de todas as telas. Essa foi uma decisão inteligente dos criadores do aplicativo, porque torna prática a criação de notas. O Springpad oferece uma grande variedade de tipo de anotações. Há quatro principais: de texto, com uma foto (nova ou com uma dentre as já existentes na galeria do celular), com um local ou com um link da internet. No caso das notas de local, é importante destacar que essa função não consegue encontrar endereços ou estabelecimentos no Brasil. Mas não teve problemas com localidades em outros países.
O Springpad permite criar vários tipos de notas, seja com fotos, links da internet ou o endereço de um local.

O programa ainda oferece uma série de tipos de notas temáticas. É possível guardar referências de filmes, programas de televisão, música, livros, produtos, vinhos ou receitas. Ao selecionar um desses assuntos, o usuário digita o nome do item e o aplicativo faz sugestões. Ao escolher uma das sugestões, será criada uma spring com algumas informações sobre o item e um link para um site parceiro do Springpad onde é possível se informar mais sobre ele. Você ainda pode criar uma entrada inédita se nenhuma das sugestões feitas pelo programa se encaixar com o que procura. O Springpad ainda permite criar tarefas, listas, eventos ou notas com clipes de áudio anexado à nota. Mas ele não tem um recurso de transcrição de voz para texto, como outros aplicativos concorrentes. O programa também traz um leitor de código de barras que ajuda a criar notas com informação de um produto físico o escaneá-lo com ajuda da câmera do celular.

O Springpad oferece mais duas formas alternativas de criar notas. A primeira delas é diretamente pelo navegador. Basta instalar um add-on do próprio aplicativo para o navegador (há versões compatíveis para os principais programas do mercado). Isso fará com que o Springpad passe a surgir entre as opções de compartilhamento de links do navegador. Essa função é especialmente útil para quem navega muito pela internet e gosta de colecionar endereços, seja para visita-los mais tarde, ter uma forma de acessar rapidamente a informação contida neles ou simplesmente tê-los para usar como referência mais tarde.

Por fim, o aplicativo permite copiar as notas publicadas nos cadernos públicos de outros usuários. Ao visualizar essas notas, basta clicar no botão amarelo “spring it”, localizado no topo da tela, para que ela seja incluída entre as notas da conta do usuário. Antes de salvar uma nota, o usuário pode fazer alguns ajustes. É possível adicionar um comentário pelo campo “comments”, determinar em qual caderno ela será arquivada no campo “notebooks” ou, ao clicar no campo “tags”, adicionar etiquetas temáticas pelas quais depois será possível filtrar pesquisar as notas. Feito isso, clique no botão “done” em verde para salvar a nota. Isso fará com que ela apareça automaticamente na tela principal e seja atualizada pela internet para sua conta. Quando essa nota não for mais necessária, basta pressioná-la para apagá-la da tela principal e também da conta.

GERENCIANDO NOTAS

As pastas de notas podem ter seu visual personalizado. O usuário determina se elas serão privadas ou se poderão ser vistas por qualquer usuário do serviço.

Os cadernos são a principal forma de organizar as notas do Springpad. Eles podem ser acessados pelo menu principal ou pela segunda tela do aplicativo, que é inteiramente reservada a eles. Nela, aparecem primeiro os seu cadernos pessoais. Logo abaixo estão os cadernos de outras pessoas seguidos por você. Como padrão, os cadernos aparecem em uma versão miniatura, mas é possível aumentar seu tamanho ao clicar no botão no canto superior direito da tela. A escolha entre esses dois modos de exibição é uma questão de gosto pessoal. Para criar um novo caderno, é preciso ir até essa tela e clicar no botão com o símbolo de mais no canto superior direito.

Você dá um nome ao caderno ou escolhe um dos tipos padrão oferecidos pelo programa como “projetos de casa” ou “filmes que eu quero ver”. Depois de nomear o caderno, é hora de personalizar seu visual ao escolher uma combinação entre os quinze panos de fundos e as quinze cores disponíveis. Por fim, determina-se o grau de privacidade do caderno, ou seja, se ele será público ou privado. No modo privado, o caderno só poderá ser visto pelo próprio usuário e pelas pessoas com quem ele foi compartilhado. O modo público torna o caderno visível para qualquer membro do Springpad. É importante ressaltar que essa seleção de privacidade será aplicada a todas as notas guardadas neste caderno. Não é possível, por exemplo, tornar pública apenas uma nota de um caderno classificado como privado.

As notas também podem ser visualizadas por suas etiquetas. Para isso, é preciso ir ao menu principal e clicar em “all my stuff”. Uma nova tela será aberta com todas as notas já criadas pelo usuário. Depois, clique no botão no campo superior direito, selecione “filter” e escolha a etiqueta desejada dentre as opções que aparecem na lista. Dessa mesma forma, o usuário acessa as notas de outros membros do serviço que foram curtidas por ele ao clicar no símbolo de coração. Para compartilhar uma nota, basta abri-la e clicar no ícone azul na barra localizada na parte de baixo da tela. Será automaticamente criado um link para essa nota. Pressione para copiá-lo e enviar por mensagem ou email.

O Springpad ainda oferece várias outras formas de compartilhamento. Há como enviar uma nota anexada como arquivo em uma mensagem de texto ou email, por conexão bluetooth, por programas de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, por redes sociais, como Facebook, Twitter ou Google Plus, ou ainda exportá-la para outros programas de notas, como o Wunderlist e o Google Keep.

CONCLUSÃO

O principal ponto forte do Springpad é sua grande variedade de funções. Ele pode servir como um arquivo de informações digital, como outros aplicativos de notas ou tarefas, ser uma forma de colecionar endereços e páginas da internet ou funcionar como uma rede social. Isso torna o programa bem mais versátil do que seus concorrentes. Também amplia sua utilidade já que ele não se resume apenas à criação de notas e gerenciamento de tarefas. Pelo Springpad, é possível descobrir o que outros usuários estão lendo e curtindo na internet de forma simples e prática. Esse aspecto social faz diferença.

No entanto, o fato de haver tantos recursos pode ser algo confuso para um usuário que esteja usando um aplicativo de notas pela primeira vez e exige de qualquer pessoa um pouco de dedicação para tirar proveito de tudo que ele oferece. Ele também se destaca da concorrência ao oferecer recursos inteligentes como informar que um produto listado está em promoção ou informar sobre notícias relacionadas ao tema de uma nota. No entanto, no caso do produtos, isso só se aplica a lojas americanas. O Springpad também agrada por ser um aplicativo bonito, descomplicado e completamente gratuito. Sua compatibilidade com diversos sistemas operacionais permite usá-lo a partir de qualquer aparelho com uma conexão online, já que todo novo conteúdo é atualizado automaticamente pela internet para a conta do usuário. Também é importante que ele funcione em versões mais antigas do Android já que muitos usuários não têm em seus celulares a edições mais recentes do sistema operacional do Google.

Em nossos testes, o Springpad mostrou-se um programa sólido e bem feito. Não travou nem apresentou qualquer outro tipo de problemas. Um ponto negativo encontrado foi a falta da versão em português. Apesar do programa não exigir um grande domínio do inglês, isso pode ser um grande impeditivo para quem não fala o idioma.


Prós e contras

Tem versões para tablet, smartphone e computador.Por sua grande variedade de funções, é um dos programas mais versáteis e úteis de sua categoria.Diferencia-se da competição ao incorporar funções de redes sociais que permitem descobrir conteúdo postado por outros membros do serviço.
Não tem versão em português, só em inglês, e exige um domínio básico do idioma.A busca por locais não conseguiu encontrar endereços ou estabelecimentos no Brasil.A variedade de funções pode ser confusa para um usuário iniciante.

Se curtiu, compartilhe!


0

Comentários

Springpad

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas