LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apps para personalizar toques de chamada, alarme e SMS

0Comentários

Ringtone Maker

O Ringtone Maker da Big Banc INC. é o aplicativo mais intuitivo e rápido que testamos entre os aqueles que se propõem a personalizar os toques do smartphone. Assim que você abre o app, ele exibe direto a tela com todas as suas músicas, sem que você precise passar por menus mais complexos.
1 – Tela inicial do Ringtone Maker 2 - Novas possibilidades que surgem ao pressionar o botão “opções” do Android 3 - Tela que surge ao optar por “browse”

Uma vantagem do aplicativo em relação a outros do gênero é que existem opções de filtro para a exibição dos seus arquivos musicais. Isso não fica visível à primeira vista, pois não há um botão específico dentro do próprio aplicativo para ativar essa função. Logo, você precisa pressionar o botão de “opções” do Android para visualizar as possibilidades.


Você pode classificar a ordem de exibição por nome da música, álbuns e artistas. Outra possibilidade é a de digitar no campo logo acima o nome do arquivo que você quer utilizar.

A grande diferença do Ringtone Maker para outros aplicativos é que você pode selecionar uma canção diretamente de uma pasta escolhida, facilitando o trabalho de quem tem muitos arquivos na coleção. Para isso, você deve escolher “browse”. Assim, você pode navegar entre todas as pastas do seu dispositivo, tanto dentro quanto fora do cartão microSD, e encontrar com mais facilidade aquela música específica de determinado artista que você deseja usar como ringtone.

1 - Navegação entre as pastas do smartphone 2 - É possível encontrar um álbum específico 3 - Opções que surgem ao tocar no ícone verde
Apesar das facilidades e da interface extremamente direta, que ajuda você a fazer o que deseja sem muitos “cliques” nem menus mais complexos, falta um refinamento no visual. O aplicativo tem um fundo todo preto, com letras brancas, com pouca personalidade. O Ringtone Maker não tem uma identidade visual que provoque identificação imediata com o app, deixando a impressão de que faltou um pouquinho de esmero no design.

Edição precisa

Assim que você escolhe a música, pode tocar nela para ouvi-la. Tocando mais uma vez sobre o nome do arquivo na lista, a reprodução para. Se quiser mesmo editá-la, você precisará tocar no botão verde à direita (o que não é algo muito óbvio à primeira vista).


Esse botão não leva você diretamente à tela de edição, o que vai um pouco na contramão do caráter direto e simples do Ringtone Maker. Ao invés disso, exibe várias opções. Além do próprio “Edit”, você pode ouvir um “preview” da música, item desnecessário nesse menu, já que essa é a primeira ação possível logo de cara na lista de arquivos. Você também pode compartilhar o áudio por e-mail, deletá-lo ou configurá-lo como um ringtone sem editar. Basta tocar na opção “advance”.

Todas essas opções não são realmente necessárias. Dentro do próprio Android é possível configurar qualquer música como ringtone, caso você não queria editá-la. O sistema também oferece formas de deletar o arquivo. Mandar a música por e-mail não faz muito sentido, a não ser que fosse o ringtone já editado. O aplicativo seria bem mais fácil de usar caso o botão verde levasse o usuário diretamente para a tela de edição. Essas funções extras não acrescentam nada à experiência do app.

1 - Você pode configurar uma música como ringtone sem editá-la 2 - Espectro sonoro com barras deslizantes e controles para determinar onde começa e termina o toque 3 - Espectro com zoom máximo

Escolhida a opção “Edit”, você vai para a tela de edição. Assim como outros aplicativos para personalizar ringtones, o Ringtone Maker mostra o espectro sonoro da música escolhida, para ajudar você a realizar o corte na parte certa. Este app, no entanto, tem algumas opções a mais que o tornam uma solução mais interessante para editar os sons de maneira mais precisa.


À primeira vista, o visual dessa área se parece muito com o do Ringtone Maker MP3 da Super Lucky Star: em ambos, você tem um espectro sonoro com duas barras de posicionamento, uma para determinar o início e outra o fim do ringtone. Mas no Ringtone Maker da Big Banc INC., é um pouco mais fácil editar o áudio com mais precisão.


Primeiro porque você tem mais níveis de zoom no espectro. É possível aumentá-lo até quatro vezes, deixando muito mais claro em que área está a parte da música que você quer aproveitar. Outro diferencial em relação ao app da Super Lucky Star são os controles na parte inferior da tela, onde você pode definir manualmente, em segundos, em que parte da canção começa e termina o toque.

Fora isso, os dois aplicativos compartilham o mesmo probleminha: enquanto você ouve a prévia da canção, ao apertar o “play” para saber exatamente onde cortar o espectro, uma barra bem fina na cor amarela percorre o “trajeto”. Acontece que, ao dar o “pause”, essa barra some, e você fica sem saber onde exatamente é preciso fazer o corte (a não ser que você tenha uma ótima percepção visual e consiga decorar o local exato em que a barrinha parou). O aplicativo podia aproveitar aquele campo “start” abaixo para ficar constantemente contando os segundos da música. Dessa forma, assim que você tocasse o “pause”, o app automaticamente iria configurar o rigntone para iniciar naquele momento.

1- Linha vertical amarela que anda conforme a música toca 2 - Pop-up para ajustar efeitos de fade in e fade out 3 – Configurações da duração do efeito

Gostou do resultado? Basta tocar no ícone de disquete, na parte inferior, para salvar sua criação. Aí, você pode definir automaticamente o arquivo como ringtone, som de notificação, alarme ou simplesmente salvá-lo como arquivo de música, sem atribuir a nenhum toque específico.

No final, você volta para a primeira tela, na qual você escolhe o arquivo, e pode ou editar a mesma música de novo ou recomeçar o processo com outra canção. Aí, talvez, faça um pouco de sentido aquelas opções a mais, como deletar ou compartilhar o arquivo por e-mail. Mesmo assim, não é nada que você não poderia fazer normalmente através do próprio Android. Acrescentar conectividade com o Facebook e o Twitter ou a possibilidade de transferir o ringtone editado por Bluetooth seria uma ideia bem mais interessante.


Se não quiser usar nenhuma das opções disponíveis na sua biblioteca de músicas, você pode gravar seu próprio som. É só tocar no botão “Record”, na tela inicial, logo ao lado do campo de pesquisa. Essa funcionalidade é interessante, já que você pode gravar sua própria voz, ou até alguma música que escute no rádio, por exemplo. Selecionando “usar esta gravação”, o seu próprio áudio aparece no espectro e você pode escolher o início e o fim, e aplicar os mesmos efeitos que você pode utilizar em músicas comuns. A funcionalidade apresenta bons resultados, desde que o microfone do seu smartphone esteja bem posicionado em relação à fonte de áudio e o volume esteja suficientemente alto.

1- Tela para salvar o novo toque 2 - Você mesmo escolhe o nome do novo arquivo 3 - Tela inicial de gravação 4 - Ao terminar de gravar, você pode aproveitar o áudio e editá-lo, ou descartar o arquivo e começar de novo

Configurações extras

Como não poderia deixar de ser, o Ringtone Maker tem algumas configurações. Como o aplicativo é simples e se restringe a fazer apenas a edição de toques, também são poucos os ajustes possíveis.


Uma das configurações possíveis é alterar justamente o comportamento do app quando você clica na música desejada, na tela principal. Você pode fazer com que o Ringtone Maker seja mais intuitivo e direto ao escolher “Edit” na área “default action”.

Assim, quando você tocar na música, irá diretamente para a tela de edição, sem passar pelo menu anterior (com opções relativamente inúteis).

1 - Tela inicial de configurações 2 - Opções de “default action”, ou seja, o que o app faz quando você toca no nome da música na tela principal

Por fim, você pode determinar em qual pasta o Ringtone Maker irá salvar automaticamente cada tipo de toque. Por padrão, ele salva todos (ringtones, alarmes e sons de notificação) nas pastas-padrão do Android. Caso você queira se organizar melhor, pode criar pastas próprias para os sons editados e configurar o aplicativo para salvá-los nelas.


Na tela inicial do Ringtone Maker, ao tocar no botão de “Opções” do Android, ainda há um botão “mais”. Nele, você pode enviar uma mensagem aos desenvolvedores do aplicativo e, inclusive, colocar seu e-mail para contato se desejar. O “Refresh” atualiza a lista de músicas, caso você tenha adicionado algum arquivo que não está aparecendo.

1 - Menu que surge ao tocar em “mais” na tela inicial, após pressionar o botão de “opções” do Android 2 - Tela para enviar uma mensagem aos criadores do app
O “Share this app” exibe o pop-up padrão do Android para compartilhamento. Assim, você pode recomendar o Ringtone Maker para seus amigos via Bluetooth, e-mail SMS e redes sociais. O “About” exibe algumas informações e dicas sobre o aplicativo. Por fim, um recurso interessante: tocando em “contact”, você consegue gerenciar cada contato e atribuir toques diferentes para cada pessoa da sua agenda. Uma opção bem legal para quem quer, facilmente, identificar amigos e conhecidos de uma maneira totalmente personalizada.
1 - Pop-up para compartilhar o Ringtone Maker 2 - Tela com informações sobre o app 3 - Tela para definir um toque para cada contato

Considerações Finais

O Ringtone Maker da Big Bang INC. é um aplicativo excelente para quem está começando a se interessar pela personalização do Android. Isso porque ele é muito simples, leve, intuitivo e fácil de usar, indo direto ao ponto sem perfumarias desnecessárias. O fato de existirem alguns “atalhos” dentro do próprio app para funções que o próprio Android realiza de forma independente pode, inclusive, contribuir para ajudar o pessoal mais leigo.


Graças aos quatro níveis de zoom no espectro sonoro, o aplicativo permite uma edição mais precisa, que exige menos tentativas. A possibilidade de aplicar um fade in e fade out no começo e no final do áudio editado deixa o resultado mais sofisticado e agradável de ouvir, evitando o começo e a interrupção brusca do ringtone.


O app é compatível com os formatos AAC, MP4, MP3, 3GPP e WAV, então será muito improvável que você terá problemas para fazer o Ringtone Maker reconhecer seus arquivos musicais. A possibilidade de atribuir toques diferentes para cada pessoa enriquece o aplicativo que, no entanto, carece de mais interações por Bluetooth e redes sociais.


Prós e contras

Extremamente fácil de usarPermite gravar o próprio áudioAjuda a atribuir toques diferentes para cada contato da agendaQuatro níveis de zoomEfeitos de fade in e fade out
Falta um pouco de personalidade no visualOpções inúteis prejudicam um pouco a simplicidadeNão é possível enviar o toque editado por Bluetooth dentro do próprio app

Se curtiu, compartilhe!


0

Comentários

Ringtone Maker

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas