LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Registrar e
publicar
Usuário
Email
Senha

Protegendo o Android contra vírus e roubo

6Aplicativos
24Comentários
As ameaças contra dispositivos móveis estão em crescimento. Só em 2012, foram registrados mais de 40 mil variantes de malware para o Android, o sistema operacional mais afetado por esse tipo de praga. Por isso, é importante manter uma suíte móvel de segurança, que também ajuda você a se prevenir de outros problemas, como perda de dados, perda total do aparelho e até roubo. Alguns apps, inclusive, auxiliam no controle da sua franquia mensal da conexão de dados. Nós avaliamos vários apps de segurança, tanto grátis quanto pagos. 

Indicado para:

Quem precisa de um antivírus confiável, um analisador de privacidade e ferramentas básicas de backup - as mais avançadas são pagas.

O Lookout é um aplicativo grátis com alguns recursos pagos. Ou seja, você pode continuar utilizando-o sem pagar nada, a menos que precise de recursos de backup e de bloqueio remoto de um aparelho perdido. Fora isso, ele oferece uma boa proteção antivírus, com excelente taxa de detecção, e um interessante analisador de apps, que verifica possíveis problemas de privacidade com cada aplicativo instalado.


Indicado para:

Pessoas que fazem questão de se certificarem da confiabilidade dos aplicativos que irão instalar.

O TrustGo é totalmente focado em aplicativos, exibindo, inclusive, se eles possuem certificação da empresa e se são seguros antes mesmo do download. Traz ainda um recurso de alarme e bloqueio de tela em caso de perda ou roubo do dispositivo e uma ferramenta de backup, tudo isso sem a necessidade de pagar por uma licença.


Indicado para:

Quem deseja apenas um antivírus, básico, fácil de usar e sem complicações.

O Dr. Web é apenas um antivírus, ou seja, sem funcionalidades extras como antifurto ou backup. Mesmo assim, é bastante completo e inclui um recurso importantíssimo, nem sempre presente em outros apps do tipo: a quarentena. Leve e super fácil de usar, o Dr. Web dificilmente vai permitir que um código malicioso se instale no seu Android.


Indicado para:

Usuários que precisam de uma solução completa de segurança sem gastar nada

Completíssimo, o Avast inclui verificação antivírus, dezenas de possibilidades para bloqueio de chamadas e SMS indesejadas, e um recurso antirroubo que funciona em perfeita harmonia com uma interface web simples, intuitiva e com muitas funcionalidades. Totalmente grátis, o Avast não deixa nem um pouco a desejar em relação a apps pagos.


Indicado para:

Pessoas que desejam um bom app de segurança grátis, que não exige configurações complexas.

O AVG leva vantagem por ser muito fácil de configurar - praticamente não exige nenhuma intervenção do usuário. E, mesmo assim, é extremamente eficiente. Conta com antivírus, antifurto, bloqueio de chamadas e SMS, ferramentas de controle da privacidade e para otimizar o desempenho da bateria. Assim como o Lookout, é grátis, mas inclui algumas funções "premium" que podem ser adquiridas posteriormente.


Indicado para:

Quem está disposto a pagar para proteger seu dispositivo de todas as formas possíveis - o app custa R$31.

O ESET Mobile Security é um aplicativo de segurança totalmente pago, que oferece uma versão de testes gratuita durante 30 dias. É extremamente leve e intuitivo, com muitos recursos além do antivírus, como antifurto e auditoria de segurança. Falha só em não oferecer nenhuma forma de backup e nem criptografia dos dados.

Existem vários aplicativos de segurança na loja do Android e as funcionalidades variam bastante entre eles. Tanto soluções pagas quanto gratuitas têm níveis de eficiência muito semelhantes, mas alguns recursos mais complexos estão ausentes em apps gratuitos. 

Quem deseja unicamente um bom antivírus, não vai ter muita dificuldade: o Dr. Web faz um ótimo serviço sem cobrar nada por isso. Para se prevenir contra roubo, já é preciso procurar outra alternativa e, neste caso, há algumas que também são gratuitas, como a do avast!, que funcionou muito bem.

Recursos extras, como backup, monitor de privacidade e otimização da bateria, são características "plus" que cada app oferece na tentativa de convencer o usuário à sua adoção. Cabe a você decidir quais são suas prioridades e quanto pretende gastar.

Se curtiu, compartilhe!

24

Comentários

Continue no Fórum » Protegendo o Android contra vírus e roubo

Android Lollipop: diversas melhorias sem pesar o dispositivo ou aumentar o consumo [Vídeo]

Review: Zenfone 5, o melhor Android (de médio custo) que seu dinheiro pode comprar

Comparativo: Xperia M2 vs LG L90

Comparativo: Moto G (2014) vs Moto X (2014)