Protegendo o Android contra vírus e roubo

Android
As ameaças contra dispositivos móveis estão em crescimento. Só em 2012, foram registrados mais de 40 mil variantes de malware para o Android, o sistema operacional mais afetado por esse tipo de praga. Por isso, é importante manter uma suíte móvel de segurança, que também ajuda você a se prevenir de outros problemas, como perda de dados, perda total do aparelho e até roubo. Alguns apps, inclusive, auxiliam no controle da sua franquia mensal da conexão de dados. Nós avaliamos vários apps de segurança, tanto grátis quanto pagos. 
Ideal para: Quem precisa de um antivírus confiável, um analisador de privacidade e ferramentas básicas de backup - as mais avançadas são pagas.
O Lookout é um aplicativo grátis com alguns recursos pagos. Ou seja, você pode continuar utilizando-o sem pagar nada, a menos que precise de recursos de backup e de bloqueio remoto de um aparelho perdido. Fora isso, ele oferece uma boa proteção antivírus, com excelente taxa de detecção, e um interessante analisador de apps, que verifica possíveis problemas de privacidade com cada aplicativo instalado.
LER TUDO
Ideal para: Pessoas que fazem questão de se certificarem da confiabilidade dos aplicativos que irão instalar.
O TrustGo é totalmente focado em aplicativos, exibindo, inclusive, se eles possuem certificação da empresa e se são seguros antes mesmo do download. Traz ainda um recurso de alarme e bloqueio de tela em caso de perda ou roubo do dispositivo e uma ferramenta de backup, tudo isso sem a necessidade de pagar por uma licença.
LER TUDO
Ideal para: Quem deseja apenas um antivírus, básico, fácil de usar e sem complicações.
O Dr. Web é apenas um antivírus, ou seja, sem funcionalidades extras como antifurto ou backup. Mesmo assim, é bastante completo e inclui um recurso importantíssimo, nem sempre presente em outros apps do tipo: a quarentena. Leve e super fácil de usar, o Dr. Web dificilmente vai permitir que um código malicioso se instale no seu Android.
LER TUDO
Ideal para: Usuários que precisam de uma solução completa de segurança sem gastar nada
Completíssimo, o Avast inclui verificação antivírus, dezenas de possibilidades para bloqueio de chamadas e SMS indesejadas, e um recurso antirroubo que funciona em perfeita harmonia com uma interface web simples, intuitiva e com muitas funcionalidades. Totalmente grátis, o Avast não deixa nem um pouco a desejar em relação a apps pagos.
LER TUDO
Ideal para: Pessoas que desejam um bom app de segurança grátis, que não exige configurações complexas.
O AVG leva vantagem por ser muito fácil de configurar - praticamente não exige nenhuma intervenção do usuário. E, mesmo assim, é extremamente eficiente. Conta com antivírus, antifurto, bloqueio de chamadas e SMS, ferramentas de controle da privacidade e para otimizar o desempenho da bateria. Assim como o Lookout, é grátis, mas inclui algumas funções "premium" que podem ser adquiridas posteriormente.
LER TUDO
Ideal para: Quem está disposto a pagar para proteger seu dispositivo de todas as formas possíveis - o app custa R$31.
O ESET Mobile Security é um aplicativo de segurança totalmente pago, que oferece uma versão de testes gratuita durante 30 dias. É extremamente leve e intuitivo, com muitos recursos além do antivírus, como antifurto e auditoria de segurança. Falha só em não oferecer nenhuma forma de backup e nem criptografia dos dados.
LER TUDO
Conclusão
Existem vários aplicativos de segurança na loja do Android e as funcionalidades variam bastante entre eles. Tanto soluções pagas quanto gratuitas têm níveis de eficiência muito semelhantes, mas alguns recursos mais complexos estão ausentes em apps gratuitos. 

Quem deseja unicamente um bom antivírus, não vai ter muita dificuldade: o Dr. Web faz um ótimo serviço sem cobrar nada por isso. Para se prevenir contra roubo, já é preciso procurar outra alternativa e, neste caso, há algumas que também são gratuitas, como a do avast!, que funcionou muito bem.

Recursos extras, como backup, monitor de privacidade e otimização da bateria, são características "plus" que cada app oferece na tentativa de convencer o usuário à sua adoção. Cabe a você decidir quais são suas prioridades e quanto pretende gastar.

21 Comentários Protegendo o Android contra vírus e roubo - Envie seu comentário
EstanDuarte 25 Abr 2013 @ 11:05 #2 vixi... Antivirus em celular é um terror
New_Grando 25 Abr 2013 @ 11:50 #4 Ué não você que odeia android o que está fazendo aqui???
EstanDuarte 26 Abr 2013 @ 06:40 #6 New Grando odiar é uma palavra forte amigo, Android só não é minha preferência, saiba interpretar o que você lê por aí.
Qualquer sistema tem seus defeitos e qualidades e na balança pra mim por enquanto o ultimo da lista será um Windows Phone, aquilo sim é um sistema que pra mim não traz nenhuma qualidade. Gosto de opções em aplicativos, se eu quiser ficar preso em aplicativos de terceiros e gostasse demais da Nokia, comprava um N9. Alem de MeeGo, ainda é bonito e tem desempenho bacana. Windows Phone tem suas engasgadinhas e travadas na versão 8, vi isso no Lumia 820.
Então amigo, não diga que odeio Android, ele apenas não oferece suporte a segurança que preciso.
Diegofreitas2013 26 Abr 2013 @ 04:27 #8 Tenho instalado o lookuot o avg e o dr.
O avast eu desinstalei faz tempo!
o avast é muito pesado e consome muita memória(todas).
Teve um usuário no google play q falou q o avast não detectou um vírus e o avg sim(ou foi o lookuot).
Vinicius_Monteiro 26 Abr 2013 @ 04:43 #10 Uso o avast! Me parece bom. Aparentemente...
EstanDuarte 26 Abr 2013 @ 05:22 #12 Instalem os 3 kkkkkkkk
Vinicius_Monteiro 26 Abr 2013 @ 05:33 #14 Pra quem quer ficar 100% Protegido... Não é uma má idéia, se tratando dessa política de segurança da Play Store.
EstanDuarte 26 Abr 2013 @ 05:39 #16 Vinicius falei zoando, antivirus em sistemas operacionais precisam funcionar um de cada vez, você nem pode ter instalado os três, além de alto consumo de recursos do dispositivo, o efeito de proteção acaba sendo anulado. abraço
New_Grando 26 Abr 2013 @ 05:48 #18 EstanDuarte
mais lá no site você fala cada coisa quem lê pensa desta forma.
EstanDuarte 26 Abr 2013 @ 06:43 #20 New_Grando falo pra irritar os fanboys, porém tudo que falo é verídico.
Sonysta 26 Abr 2013 @ 06:51 #22 Eu uso avast não tenho o que reclamar muito bom
Vinic 27 Abr 2013 @ 05:19 #24 Esqueceram do zoner o melhor entre todos
AlexAbreu 14 Mai 2013 @ 10:07 #26 Estou usando o avast a poucos dias, e até agora parece bom. Mas meu cel. tem 1,2 GHZ, dual core com 1 GB de ram, e talvez por isso não passe aperto...
VinciusAlves 05 Jun 2013 @ 11:10 #28 eu prefiro o lookout perdi meu celular e consegui usar o anti-roubo rsrsrsrs esqueci dentro de um banheiro d um shopping ainda bem q ninguém viu tava om o notebook na mochila liguei o wifi e consegui recuperá-lo o anti-roubo dele é muito bom te mostra o mapa e onde ele está já fiz vários testes ele aciona uma sirene se v perdeu em casa, tira uma foto de onde ele tá (da camera frontal e traseira)bem legal esse anti-virus depois de ter quase ´perdido o cell comprei até uma versão pro dele
AlexAbreu 06 Jun 2013 @ 11:18 #30 eu prefiro o lookout perdi meu celular e consegui usar o anti-roubo rsrsrsrs esqueci dentro de um banheiro d um shopping ainda bem q ninguém viu tava om o notebook na mochila liguei o wifi e consegui recuperá-lo o anti-roubo dele é muito bom te mostra o mapa e onde ele está já fiz vários testes ele aciona uma sirene se v perdeu em casa, tira uma foto de onde ele tá (da camera frontal e traseira)bem legal esse anti-virus depois de ter quase ´perdido o cell comprei até uma versão pro deleMas ele tem que estar com o 3G ou wi-fi ligados pra você conseguir encontrá-lo? Porque não deixo nenhum dos 2 ligados direto, pois acabam rapidinho com a bateria...
Zerocol777 06 Jun 2013 @ 01:35 #32 Anti virus no android é meio complicado, mas eu recomendo Dr. Web
Henrique_360 09 Jun 2013 @ 06:32 #34 não vejo necessidade de antivirus ! ja testei varios e nunca pegou nada , ja fiz varios testes !
o pior o avast que testei ele scaneava o hd todo do aparelho !!! e não a necessidade disso, virus no android so pode ficar dentro de arquivos APK e so entra em funcionamento depois de instalado ! então não a necessidade de scanear o hd inteiro e nem de ficar em tempo real scaneando tudo ! isso só deixa o smarthphone lento !
li recentemente um ótimo artigo sobre segurança no android :
techmania.com.br/verdades-e-mentiras-sobre-virus-no-android/
Ramaole 12 Jul 2013 @ 09:11 #36 alguém conhece o kaspersky para o celular? é bom?
ArcanjoSX 28 Jul 2013 @ 10:00 #38 Tenho o kaspersky e o lookout em root, são muito bons, gratuitos e eficientes,(para os espertos de plantão) o android não é windows, você pode ter mais de um antiviral(os processos são organizados de forma diferente), desde que sua configuração permita, sem perdas nessa reciprocidade, podem inclusive gerenciar concomitantemente listas negras e brancas para chamadas e sms, mas de fato, vc deve saber usar as configurações para não sobrecarregar desnecessariamente o aparelho, afinal, quanto mais processos ativos, menos bateria...
Ogunja 05 Ago 2013 @ 04:07 #40 O cara conseguir ser infectado usando o Android é tenso, nunca usei antivirus,pois são grandes comedores de bateria.
Giovanni 28 Ago 2013 @ 10:48 #42 Eu uso o lookout e realmente funciona. Ele tirou foto da minha prima que errou o padrão pra desbloquear e enviou pro meu e-mail instantaneamente. Tbm uso o Advanced system mobile, pois é um ótimo programa com vários recursos.

LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Registrar e
pubblicar
Usuário
Email
Senha