LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Hands-on do Android 8.0 no Asus ZenFone 4 | Vídeo do TudoCelular

07 de janeiro de 2018 40

A Asus começou o ano liberando a atualização para o Android Oreo no ZenFone 4, o smartphone que podemos considerar o carro-chefe da linha. O TudoCelular, que está com a variante que tem o processador Snapdragon 660 na bancada, já atualizou o dispositivo e agora traz para você as novidades desse update.

As atualizações do Android não trazem mais grandes mudanças visuais. Mas cada vez mais o Google inclui funções adicionais que outras fabricantes implantam em suas interfaces próprias, deixando o sistema cada vez mais completo.

Com o Android Oreo não foi diferente. Já fizemos alguns vídeos com o sistema rodando no Nexus e já mostramos também como ele é na linha Pixel. E, depois da Sony, que já lançou aparelho com a nova versão e atualizou o XZ Premium, agora a Asus traz as novidades do sistema operacional do robozinho para o seu modelo principal, o ZenFone 4.

Interface

De cara, podemos notar algumas mudanças visuais da ZenUI 4.0 com o Oreo para a versão com o Android Nougat. Os ícones estão com um formato diferente, e agora temos a opção de deslizar para abrir a gaveta de apps.

Ou seja, esse atalho aqui ficou inútil. Então, vamos removê-lo. Se você removeu sem querer, e quer ele de volta, é só tocar e segurar na tela inicial, tocar em widgets e procurar esse Todos os Aplicativos. Sem pânico.

A Asus tem se inspirado bastante na Samsung Experience com a implantação da ZenUI 4, e a chegada do Android Oreo aumentou essa impressão para mim. A interface do ZenFone 4 ficou ainda mais parecida com a dos dispositivos Galaxy, com a possibilidade de deslizar para em qualquer ponto da tela inicial para acessar as notificações. Essa é uma função muito bacana, que já estava disponível no ZenFone desde a chegada da ZenUI 4.0.

E vamos em frente. A tela de notificações também ficou com uma cara nova, mais limpa. Aliás, o botão para limpar as notificações passou da parte de cima para a parte de baixo, como é na maior parte das interfaces que rodam sobre o Android. As configurações rápidas estão basicamente a mesma coisa, e dá para saber quando há mais opções para acessar rapidamente com uma setinha para baixo.

No menu de configurações gerais, mais mudança visual. As opções são as mesmas, mas mudou um pouco a ordem dos itens, e não tem mais nenhuma separação, fica tudo em uma lista única. Em opções avançadas, já temos bastante exemplo de como a Asus continua a não fazer a tradução completa da interface para o português.

Menu suspenso

Voltando à tela inicial, ao tocar e segurar um aplicativo, agora aparece um menu suspenso com algumas opções. No YouTube, por exemplo, dá para ir direto para sua página de inscrições, ou você pode fazer uma pesquisa ou acessar vídeos em alta resolução.

Cada app tem suas opções, é legal ver cada um dos seus preferidos para descobrir novos atalhos em seu smartphone. Mas nem todos têm esse menu suspenso ainda. Facebook e Instagram , por exemplo, só oferecem informações do aplicativo.

Esse menu suspenso também mostra as notificações do aplicativo, quando há alguma. E você vai saber se tem notificação quando aparecer esse pontinho aqui em cima. Se quiser, você pode desabilitar essa opção nas configurações.

Imagem na imagem (Picture in Picture)

Uma das novidades mais aguardadas no Android Oreo é o Picture in Picture, ou Imagem na Imagem. A ideia é que, ao tocar no botão Home, alguns apps continuem a rodar em uma janela suspensa, para você navegar em seu smartphone enquanto assiste a um vídeo ou navega no GPS, por exemplo.

Infelizmente, o YouTube só funciona para assinantes do YouTube Red, por enquanto. Netflix também anunciou a atualização, mas ao que parece, ainda não está valendo.

Os aplicativos precisam ser atualizados para que o modo imagem na imagem fique funcional. Aqui, por exemplo, só conseguimos fazer o Maps funcionar depois que ele atualizou.

Considerações finais

O Oreo também tem os pontos de notificações, que mostram quais aplicativos têm algum tipo de mensagem para você, e facilitam o acesso a essas notificações; autopreenchimento de logins, desde que você permita; seleção inteligente de texto; aplicações instantâneas diretamente no navegador e outras mudanças não tão visíveis, como melhorias de segurança, gerenciamento de bateria que tenta evitar apps em segundo plano de consumir muita carga, e muito mais.

Agora, vamos começar os testes de bateria e desempenho para ver se tem alguma mudança, para melhor ou pior, ou se ficou tudo na mesma aqui no ZenFone 4. Lembrando que esse é o modelo com o Snapdragon 660.

E aí, o que achou do Android 8.0 Oreo no ZenFone 4? Conta pra gente aí nos comentários.

Por Felipe Junqueira

O Asus ZenFone 4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

40

Comentários

Hands-on do Android 8.0 no Asus ZenFone 4 | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas