LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Tutorial: saiba como tornar o seu dispositivo Android mais seguro

04 de agosto de 2014 9

Indiscutivelmente o Android é alvo de 99% das ameaças virtuais. Certamente isso ocorre devido à grande quantidade distribuição que o sistema apresenta. Mas não é só por isso; por ser uma plataforma aberta, muitas pessoas mal intencionadas desenvolvem pragas virtuais destinadas ao roubo de dados ou simplesmente para danificar o gadget do usuário.

É verdade que os grandes fabricantes vêm investindo cada vez mais em medidas de proteção para seus usuários, mas é impossível mantê-los livres de todas as ameaças. Todos os dias vemos um número assustador de pessoas que tiveram dados de cartões de crédito roubados, ou senhas de redes sociais e/ou bancárias capturadas. Pensando nisso, resolvemos fazer um tutorial ensinando como deixar o seu Android mais seguro. Alguns simples passos podem reduzir drasticamente o número de infecções em dispositivos.

1° Tenha SEMPRE um antivírus instalado no seu gadget.

A Google Play Store é uma das maiores lojas de aplicativos existentes, logo, existem infinitas opções de antivírus e outros softwares realmente úteis para a segurança do seu produto. Grandes empresas como AVG, AVAST e McAfee desenvolveram produtos capazes de localizar e remover malwares presentes em seu dispositivo. Além disso, eles fazem uma varredura completa no seu cartão de memória, que está ainda mais propenso a ser infectado.

Estes programas também são úteis na localização e bloqueio remoto do seu gadget caso ele seja roubado.

É importante notar também que este método não é 100% seguro e medidas adicionais de segurança também devem ser postas sempre em execução.

2° Fique atento ao conteúdo que você acessa.

Malware

Cerca de 85% das infecções de Android partem de downloads de aplicativos com fontes desconhecidas ou sites maliciosos. Por isso, a atenção do usuário é fundamental. Não adianta possuir todos os softwares disponíveis para a captura e remoção de vírus, se você persiste em abrir sites desconhecidos para fazer o download de apps ou vídeos/músicas. O ideal é verificar a reputação do site antes de acessá-lo, caso tenha dúvidas.

Para o download de músicas e vídeos, utilize o seu computador sempre que possível, já que por ele você poderá fazer uma varredura mais detalhada e precisa.

3° Preste muita atenção nas permissões concedidas a aplicativos

Todos os aplicativos compatíveis com o sistema Android solicitam que permissões especiais lhes sejam concedidas. Estas autorizações podem incluir o acesso às suas redes sociais, mensagens de texto, fotos etc. Com a autorização concedida, o app poderá facilmente capturar suas fotos ou outros conteúdos e enviá-los para algum servidor externo. Estes dados podem ser disponibilizados na internet sem que você nem saiba.

Não modifique o seu sistema

As modificações são, de fato, muito úteis para os usuários. Elas tornam o gadget mais rápido, com a interface mais bonita etc. Mas será que elas são seguras? Nem sempre! Muitas pessoas tiveram seus dados capturados após modificações não oficiais realizadas em seu smartphone.

Quando se faz o uso de uma ROM desconhecida, você está autorizando o desenvolvedor a ter acesso direto ao seu gadget. Eles podem capturar dados, manipular informações ou até mesmo controlar remotamente o seu dispositivo. Fique atento, pois nem toda modificação é benéfica ao Android.

5° Não use redes Wi-Fi abertas e desconhecidas

As redes Wi-Fi abertas e/ou desconhecidas podem ser acessadas por qualquer pessoa e nem sempre estas pessoas são bem-intencionadas. Elas podem instalar capturadores de informações na rede Wi-Fi e gravar dados bancários seus. Por isso, cuidado com as redes Wi-Fi gratuitas.

Jamais compartilhe seu microSD

Cartões de memória são realmente úteis no nosso dia a dia, mas também são um ímã para vírus. Se você conecta-o num computador e ele estiver infectado com alguma praga virtual, contaminará também o seu cartão de memória. Se o inserir num celular ou tablet contaminado, também passará para o seu gadget, quando o recolocar.

Tomar cuidado com cartões de memória é fundamental para o bom funcionamento do seu dispositivo.

Conclusão:

Manter-se longe dos vírus parece até uma coisa impossível, mas não é! Simples cuidados podem nos manter seguros destes vilões da tecnologia. O importante é manter-se desperto, atento, sempre agindo com cautela. O roubo de informações é crime e precisa ser combatido. O Google e outras grandes empresas têm investido em segurança virtual, mas conforme citado é quase impossível eliminar todas elas. Por isso, é fundamental que o primeiro passo seja dado por você, usuário.

Possui alguma dica adicional de segurança? Compartilhe conosco!


9

Comentários

Tutorial: saiba como tornar o seu dispositivo Android mais seguro
  • Citaram o PSafe Android aqui e eu concordo, é de longe o mais completo. A combinação de antivírus e anti-furto pra mim são essenciais.

      • BelArrais tb uso Psafe, acho que temos que ficar atentos tb, mas ja que podemos contar com esses aplicativos que protegem por nós por q nao.

          • Olha, tenho usado um app que ajuda muito no gerenciamento da segurança, ver que tipo de apps continuam rodando mesmo quando você não tá mexendo e ainda te permite colocar senha nos arquivos. Quem tiver Android, pode procurar o app da Psafe na loja, que não tem erro!

              • Ótimas dicas. Parabéns Tudo Celular!

                  • ChristianSandeski

                    Pode ser o arquivo de música ou vídeo na verdade seja um arquivo trojan ou malware, em certos casos tem sites "desconhecidos" de downloads que disponibilizam outros programas para então vc baixar o arquivo compartilhado (música, vídeo, foto, doc., pdf. etc.).

                      • Com tantos usuários, compras pelo celular, acesso ao banco, é óbvo que se teriam muitos ataques. Mas uma coisa que eu notei é que o meu app do banco do Brasil não vem com nenhum módulo de segurança, muito diferente do acesso no pc, que a gente tem que baixar todo um módulo de segurança para poder usar o banco online. Eu to usando o psafe, pq eu acredito que seja o melhor e tem muitas opções como o bloqueio em caso de roubo. Não vou arriscar.

                          • "Para o download de músicas e vídeos, utilize o seu computador sempre que possível, já que por ele você poderá fazer uma varredura mais detalhada e precisa." E Android 'pega' vírus de musica e videos? não é só de .apk?

                              • O melhor os, eu não preciso de antivirus no meu m8, não. Pego nada nele

                                  • gambiarras e mais gambiarra, android devia mudar o nome para gambdroid.

                                      Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                      Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                      Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                      Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas