LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pesquisadores encontram nova forma de hackear o sistema Android

22 de agosto de 2014 16

Novas vulnerabilidades são encontradas no Android a cada dia. A Google sempre vem lançando atualizações para corrigir muitas delas, que podem ser resolvidas apenas com uma simples atualização do Play Services. No entanto, é muito complicado manter o sistema sempre seguro.

Um estudo realizado pela Universidade Riverside da Califórnia, descobriu uma falha no Android que permite hackear a maioria dos aplicativos do sistema com chance de sucesso entre 82 e 92% das vezes.

Isso é possível quando o usuário instala um aplicativo infectado por malware, em seguida, aproveitando da memória compartilhada dos aplicativos, é possível roubar informações de outros apps, ignorando completamente o sistema de segurança e as permissões de acesso do Android.

A pesquisa foi realizada com o Galaxy S3 rodando a versão 4.2 do Android. Os pesquisadores acreditam que a mesma falha possa ser explorada em outros dispositivos com Android. E segundo eles, tal falha também poderá ser explorada no Windows e iOS, apesar de não terem testado ainda.


O aplicativo do Gmail foi o mais fácil de ser hackeado, com 92% de chances de sucesso. Já o aplicativo da Amazon foi o mais difícil, com apenas 48% de sucesso.

"Nunca se imaginava que fosse possível interferir de forma tão fácil no espaço de memória dos outros aplicativos", disse Zhiyun Qian, professor assistente na Universidade da Califórnia e um dos pesquisadores envolvidos no estudo.

O compartilhamento de memória é fundamental para o funcionamento de vários aplicativos. Com isso, os desenvolvedores não poderão fazer nada a respeito. Teremos que esperar a Google tomar providências e encontrar uma solução para resolver essa falha de segurança do Android.

O Samsung Galaxy S3 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

16

Comentários

Pesquisadores encontram nova forma de hackear o sistema Android
  • Para quem ainda tem dúvidas basta procurar uma explicação de como o sistema gerencia a Memoria RAM, em todas as plataformas atuais e quando digo todas é todas mesmo, depois do Windows XP (iOS, Android, linux, windows, Mac...), pois eles agem da mesma forma e foi essa questão explorada. O sistema gerencia a memoria da seguinte forma, quando um aplicativo é aberto, ele grava os dados na memoria e deixa lá até que seja preciso usar de novo ou ele sobrescreve quando um outro aplicativo precisar de mais memoria, isso evita perda de tempo de o processador ter que "puxar" os dados do armazenamento toda vez que for precisar deles, esses dados ficam disponíveis para serem usados a qualquer momento. E todos os sistemas atuais usam esse método, por isso, que teoricamente (sim, teoricamente, porque ainda não foi testado em todos) todos os sistemas atuais são afetados por essa falha (XP está fora, ele usa outro sistema de gerenciamento).

      • O artigo indicado, se lido, cita todas as fontes necessárias.

        Basta ler.

          • Cadê a fonte do artigo? vamos ver o que o pesquisador realmente fala, por que aqui o pessoal tem mania de deturpar as coisas, será que é por isso que não tem a fonte original?

            Até que se prove o contrário a única porcaria que contém essa falha é o Android

              • Em primeiro lugar, a matéria está espalhando desinformação, pra variar. Eu li o trabalho de Quian (ao contrário de muita gente falando besteira por aqui) e a vulnerabilidade se aplica a todos os sistemas móveis (iOS, Android, Windows Phone e possivelmente outros) e até mesmo sistemas operacionais não móveis. Ela apenas foi *testada* no Android, simplesmente porque esse sistema é fácil de testar.

                Pra quem teve preguiça de procurar e engoliu de primeira o título tendencioso: http://ucrtoday.ucr.edu/24266 (em inglês: Google Translator existe pra ser usado).

                  • Maior concentração de preguiçosos por m², pra que ler aonde é citado outros sistemas, né?

                      • A segurança do Android é nota zero

                          • Uma das desvantagens do android. Por isso que ainda uso o iOS (ipad) pra maioria das tarefas como acessar conta bancária, abrir emails, navegar na internet e etc. Android mesmo so no celular pra usar o whatsapp e olhar o face.

                              • BrunoGiorgione_3

                                "segundo eles, tal falha também poderá ser explorada no Windows e iOS, apesar de não terem testado ainda"


                                Tu é burro ou não sabe lê????? Vcs gostam de fazer papel de otário c seus comentários infames de leigos abestados....falam como se Windows e IOS fossem tão seguros qto o BB.......Hipócritas idiotas

                                  • Android, puta merda, o sistema lento e bugado. Puta merda viu. Para um usuário ter um aparelho que dee para usar direito, so com Quad Core, Android só gambiarra... Ate para programar é horrível.

                                      • androido??? To fora...

                                          • Bem como o @Masiano falou @BrunoGiorgione_3, procure ter mais cuidado na leitura e se inteirar melhor no assunto.
                                            Em uma conversa com um amigo (que é muito entendido no assunto) de um forum, questionei ele:
                                            "E se eu desenvolver um código e compilar com um app, esse código faria uma varredura na RAM em uso, enquanto o app roda normalmente e enviaria para um servidor (endereço) de minha escolha, com as informações encontradas na RAM, isso seria possível?"
                                            Ele me respondeu que seria muito provável e que iria testar, mas até agora ele não tinha conseguido. Como eu disse pra ele "veremos"!
                                            Tá aí, não sei se foi exatamente esse método que eles usaram, mas se não for é bem parecido.

                                              • Leia a notícia, Bruno. Está claro lá que foi testado em apenas uma versão específica do Android, e também está claro que provavelmente os outros sistemas também tem a mesma vulnerabilidade.

                                                Hater por hater nem precisa existir.

                                                  • WilFri, aham, porque não fizeram o mesmo com os demais sistemas...srrs

                                                      • É, como o sistema de alocação de memoria do Android, Linux, Windows e iOS são basicamente o mesmo, então todos os sistemas atuais são vulneráveis a esse método.

                                                          • huahuahuahuahua, Deus me livre ter um android, o sisteminha lento, bugado e cheio de virus.

                                                              • kkkkkkkkkkkkk, eita sisteminha em

                                                                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas