LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Lista com as 6 principais ROMs alternativas para Android

03 de outubro de 2014 32

O Android é um sistema altamente customizável, podendo ser alterado com os mais diversos launchers e pacotes de ícones, além ainda de MODs, que podem ser utilizados pelos usuários mais experientes para uma alteração ainda mais profunda. Contudo, há quem não fique satisfeito em alterar o próprio sistema, preferindo instalar algo totalmente novo em seu aparelho, e é aí que entram as custom ROMs.

Resolvemos separar então uma lista com os seis principais sistemas alternativos que podem ser instalados em seu dispositivo. Lembrando que nem todos os aparelhos são suportados pelas ROMs, sendo preciso verificar com o desenvolvedor se o seu modelo é compatível. Outro adendo importante é que a equipe do TudoCelular não se responsabiliza por qualquer dano realizado em seu dispositivo caso deseje alterar o seu sistema, pois caso os passos não sejam seguidos corretamente o seu aparelho pode ser danificado.

CyanogenMod

Não podemos falar de sistemas alternativos ao Android sem citar a tão famosa CM. Este sistema fez tanto sucesso que uma empresa foi fundada para dar mais suporte aos usuários. Além disso, foi disponibilizado um prático instalador para quem deseja utilizar esta versão do sistema. Além de ser baseada na versão pura do Android, a Cyanogen conta ainda com diversos diferenciais, como o suporte à temas e diversas customizações mais profundas.

Para descobrir se o seu dispositivo é compatível com esta ROM, basta acessar a página de pesquisas do desenvolvedor e procurar pelo modelo do seu aparelho.

Paranoid Android


Esta ROM é muito popular pelas suas configuras de redimensionamento de diversas partes do sistema, possuindo o chamado "modo híbrido". Para quem não está familiarizado com isto, consiste em alterar o tamanho individual com que cada elemento se dispõe na tela, podendo assim otimizar muito mais o espaço disponível, algo interessante tanto em telas pequenas quanto maiores.

Caso tenha ficado interessado, basta acessar diretamente a lista de aparelhos suportados e instalá-la em seu dispositivo.

MIUI


A MIUI foi desenvolvida pela fabricante chinesa Xiaomi e é um grande sucesso ao redor do mundo, sendo suportada por diversos aparelhos. Este sistema possui sua interface totalmente diferente do que é encontrado na versão pura do Android, com um visual mais minimalista e com cores bem interessantes. Além disto, estão disponíveis diversos serviços bem interessantes, como backup em nuvem e serviços de localização, algo bastante útil caso você perca o seu dispositivo.

Para saber se o seu aparelho é compatível com este sistema, basta acessar a lista de modelos suportados.

AOKP (Android Open Kang Project)

O AOKP é baseado na versão pura do Android, porém conta com um nível de personalização bem profundo. Com este sistema é possível utilizar gestos para navegar pela interface, além de poder ser personalizado o visual de diversas áreas do sistema, com possibilidade até mesmo de se alterar configurações do LED de notificações, caso seu aparelho possua um.

Para saber se o seu dispositivo é suportado por este sistema, basta acessar a lista completa no site da desenvolvedora.

Pac-Man ROM


Esta ROM é uma das mais completas existentes, podendo ser vista como uma junção do visual CyanogenMod com a performance da AOKP e o incrível nível de personalização da Paranoid. Para quem procura um sistema altamente customizável mas não abre mão do desempenho, certamente vale a pena dar uma olhada nesta ROM.

A lista completa de dispositivos suportados pode ser vista no site da desenvolvedora.

OmniROM


A última integrante de nossa lista foi desenvolvida por ex-membros do projeto CyanogenMod, logo, espere muitas semelhanças entre os dois sistemas. A OmniROM também é baseada no Android em sua versão mais pura, possuindo um visual sóbrio e sem qualquer tipo de alteração visual. Estão presentes algumas ferramentas de customização, com alguns recursos herdados de sistemas customizados por fabricantes, como Sony e HTC.

Para descobrir se pode instalar esta ROM em seu dispositivo, basta acessar a lista completa de aparelhos suportados.


32

Comentários

Lista com as 6 principais ROMs alternativas para Android

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas