LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android Lollipop: sistema reformulado exibe belas mudanças que tornam tudo ainda melhor

19 de outubro de 2014 84

Para quem aguardava uma mudança drástica na interface do Android, a espera finalmente acabou. Com o Lollipop, a Google dá um belo tapa no visual com seu design Material. E as novidades não são apenas estéticas, mas muitos recursos foram reformulados, ficando mais simples de usar e também mais completos.

A versão analisada ainda é a Preview 3, última versão beta do sistema lançada. A versão final é esperada para o início de novembro, mas não deverá trazer mudanças drásticas comparada a esta que apresentamos aqui. Mesmo em estágio beta, o sistema apresenta excelente estabilidade e tudo funciona dentro do esperado. Confira abaixo as principais novidades da nova versão do Android.

Tela inicial


As mudanças iniciais aqui já começaram na última atualização do KitKat. A Google veio alterando aos poucos pequenos detalhes no design do seu launcher que continua simples e eficiente. Ao puxar para o lado esquerdo você tem acesso ao Google Now, e para o lado direito você poderá ter quantas telas iniciais quiser (aparentemente sendo infinitas). Já a tela de aplicativos agora possui fundo branco, sendo dividida por blocos horizontais. A tela de multitasking segue o novo padrão de cartões no estilo Google Now, e cada aba do navegador Chrome fica aberta em separado nesta tela como se fosse um app próprio.

Discador


O discador também veio recebendo mudanças a cada atualização do KitKat, adotando o design Material aos poucos, mas é aqui que ele atinge o seu ápice. Tudo é belo, plano, organizado e cheio de animações. A barra de status e ícones da agenda mudam de cor para cada contato, dando um toque especial. O discador exibe fotos grandes, e os comandos de viva voz, volume, e teclado ficam na parte superior agora. Apenas o botão de finalizar chamada fica na parte mais baixa. A tela inicial do discador exibe os últimos quatro contatos discados, ficando no topo aquele que você ligou por último. O Google Now também está presente aqui, onde você poderá pesquisar por contatos ou lugares.

Multiusuários e Atalhos do sistema


Ao puxar a barra de status uma vez, você tem acesso às suas notificações. Ao puxá-la outra vez, você terá acesso aos seus atalhos do sistema. Você pode puxar a barra de status com dois dedos e já ter acesso direto aos seus atalhos. No canto superior você poderá acessar as configurações do Android e também o gerenciador de usuários do dispositivo. Esta é uma grande novidade no Android 5.0 Lollipop, você poderá adicionar várias contas diferentes. Assim, cada usuário terá acesso apenas ao seus apps, arquivos, papéis de parede, etc. Ótimo recurso para quem compartilha um smartphone ou tablet com outro membro da família. Há também o modo Convidado, onde você pode emprestar rapidamente seu smartphone a alguém sem precisar criar uma conta para ele. O usuário convidado não poderá ter acesso aos seus dados e nem realizar chamadas, se assim você configurar.

Gerenciador de Bateria e Recursos


O gerenciador de bateria do Android agora oferece um tempo estimado de quanto a carga de bateria do seu smartphone ainda renderá. Ao colocar seu smartphone para carregar, este recurso irá informar quanto tempo falta para sua bateria atingir a carga máxima. Há também o recurso Economia de bateria que reduz a velocidade da CPU e GPU para reduzir o consumo (no caso do Nexus 5 a velocidade máxima fica abaixo de 1GHz). Além disso, as animações do sistema são desativadas, e os apps que rodam em segundo plano não sincronizam automaticamente. Sendo assim, se você tiver com o Facebook aberto em segundo plano, por exemplo, ele só irá atualizar se você deixá-lo aberto em primeiro plano. Com isso, apenas um app irá atualizar por vez, o que ajudará a reduzir o consumo. De acordo com a Google, haverá uma economia de até 30%. Quando este modo está ativo, tanto a barra de status quanto a de navegação ficam na cor laranja.

Aplicativos e Cores da barra de status

O que muitos desejavam finalmente aconteceu – a barra de status muda de cor de acordo com o app em aberto. No discador, a barra fica azul. No Google+, ela fica vermelha. E na Play Store, ela muda de cor de acordo com a seção em que você se encontra: verde para apps e jogos; azul para livros; laranja para músicas; e vermelha para filmes. Na calculadora do sistema ela adota um azul em tom mais claro. Este recurso poderá ser aproveitado por apps de terceiros, o que deixará o Android Lollipop ainda mais colorido e belo. Já na tela inicial ela segue o mesmo padrão translúcido de antes, assim como na tela de multitasking.

Análise prévia do Android Lollipop

É bom lembrar que esta ainda não é a versão final do Lollipop, que será liberado apenas em novembro. Esteticamente pouca coisa deverá mudar, mas em termos de mudanças do sistema, é esperado que a versão final venha com o novo kernel 3.10 que promete uma boa economia de bateria. Mesmo com o kernel 3.4, o novo Android mostra desempenho incrível, com animações ricas e detalhadas em todos os cantos do sistema sem exigir do hardware e muito menos da bateria.


84

Comentários

Android Lollipop: sistema reformulado exibe belas mudanças que tornam tudo ainda melhor
  • Sinto muito, viu! Mas a TW da EnganaSung e a das LG engasgam sim! Só não engasgam se a pessoa não fizer uso intenso do aparelhos e em multi tarefa. E ainda tenho minhas dúvidas se mesmo com uso mínimo do sistema, se eles não engasgariam!

      • A única coisa que eu não gostei desse Android, foram as abas de aplicativos abertos em cascata! Na minha opinião, deveria ser um do lado do outro, como no Windows Phone ou iOS. E a ausência de botões nas caixas de seleções! Isso é muito chato.

          • num gostei não... 4.3 ta melhor

            Se pelo menos não engasgar, vale a pena

              • O mais interessante é o povo afirmar que pela interface o sistema esta ainda mais leve, me lembro que a Google quando lançou o Kit Kat afirmou que ele estava muito mais leve e que rodaria sem engasgo em aparelhos de 512 MB de RAM, porém nem as fabricantes confiaram, e o projeto One que é seguir uma cartilha para usar o Android Puro, todos os aparelhos usam 1 Giga de RAM.

                  • obvio né! a google disse que rodaria em um aparelho com 512MB de RAM se usassem o android puro, e não o customizado pela fabricante se a google disse que esta leve é pq está, as fabricantes que deixam o android pesado com suas inumeras porcarias sem usos nenhum, excluindo a motorola, pois ela faz um otimo serviço!

                    • Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Puxa vida a coisa mais rara do mundo é eu brigar com minha namorada kkkkkkkkkkkk

                        • que bom!!!mas vc nunca levou um muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu não?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk estou de brinks,espero que seja feliz

                            • Kkkkkkkkkkkk beleza kkk bom, nóis fomos criados como irmãos, daí fomos crescendo e surgiu o amor ^^! Ps:não somos parentes é que nossas famílias são muito amigas desses outras gerações de bem antes da gente nascer!

                            • É, né! Pimenta no fiofó dos outros é refresco, né!

                                • Não Samsung-boy. Vejo amanhã! Estou mal humorado e sem paciência hoje. Brigas com a namorada.

                                  • Só eu achei que esse Android Lollipop apesar de ser muito bonito lembra muito a UI do Android do LG G3?

                                      • No meu Nexus eu já encontrei ocasiões em que ele ficou lento e as vezes engasgava. Imagina nessas interface pesada como a TW. Até nos vídeos reviews por aí, VC percebe a demora de passar de uma pagina para a outra. Ou de um programa para a outra! Mesmo neste Note 4, que aliás, sua câmera não tem nada de espetacular! Pelo o que eu já vi internet a fora! Pelo menos nada que me impressionasse.

                                        • Pelo contrário. Eu usei e muito. Principalmente em multitarefa intenso! Mas vocês que falam que não tem problemas é que não devem usar direito os aparelhos.

                                          Me deixem fazer o meu teste de estressar o sistema que vocês vai ver. Principalmente com a TW.

                                          Eu já estressei até mesmo um Lumia 720! Acho que era esse o modelo. Era um com o WP 8. Mas neste caso, o erro estava no aparelho em si. Me refiro ao hardware! Porque no 925 eu fiz o mesmo teste e nada aconteceu.

                                            • O menu poderia ter ficado melhor, pq o sistema vem com um estilo "ios e wp", e existe apps com uma cara de antigo

                                                • Que bom pra você, eu como não gosto de android puro só quero o sistema modificado por outras fabricantes, alias nunca tive dor de cabeça com as modificações.
                                                  Tive htc, Sony, LG ,samsung, motorola e sempre preferi todas ao android puro.

                                                  • Eu já estava considerando o próprio Android um Lixo. Depois de tantas dores de cabeça com as outras fabricantes. Mas depois de usar um Android de verdade, como ele foi desenvolvido e como deve ser, eu mudei de ideia. Mas já estava mudando de sistema operacional para sempre. Eu ia voltar para o iOS ou o WP. Porque já chega de travadas ou engasgadas no Android. Mas, felizmente, encontrei o Nexus. E eu só usarei Android puro agora.

                                                      • Não importa! O que importa é que eu não compraria mesmo nenhum dos dois. E não indico para ninguém comprar! E pronto.

                                                        Para mim são dois lixos. E não é vontade de ter um OK! Não sou desse tipo de pessoas.

                                                        Prefiro mil vezes o iPhone 5 do que o 6 e se for comparar o Note 4 com o 3 ainda prefiro o 3. Embora também não quisesse um. Apenas a nivel de comparação!

                                                        Depois de um Android puro, você não irá querer mais outro Android.

                                                          • Não enverga, tenta entortar ele pra ver o que acontece com o plástico barato e o vidrinho fino dele.
                                                            Se vc compara seu nexus 4 com mais atuais pq eu não posso ? Só pq é um aparelho mais velho não se deve comparar a qualidade ?

                                                              • Samsung Galaxy Note 4 vs iPhone 6 Plus: Comparison (4K)Pesquise assim no YouTube que você vai vê, o vídeo é de 3 minutos e da pra ver claramente os lags do lixophone!

                                                                  • Ele pelo menos não enverga. E outra. Se VC não entende, então acho melhor vc se matar! Porque comparar um produto de dois anos atrás com um que ainda será lançado aqui no Brasil é dose, viu!

                                                                    E não compraria esses EntortarNote 4 e o EntortaPhone 6 mesmo não. E se eu ganhasse venderia na hora! Se quiserem comprovar, é só me dar um pra ver se eu ia passar um dia usando eles!

                                                                    Eles são LIXOS e pronto. Eu não compraria um nem morto! E se alguem me pergunta se vale a pena eu vou dizer categoricamente: NÃO! Tem opções melhores que esses dois atualmente.

                                                                    • Não entendo, o cara chama dois baita aparelhos como note 4 e iPhone 6 de lixo e tem o nexus 4, que nem se compara.
                                                                      Eu tenho um nexus 4, e o que posso dizer desse aparelho é que ele é extremamente frágil, tem tela lavada e de baixo brilho, câmera porca, áudio ruim, microfone mediano, péssima duração de bateria, falta de acessórios e etc.
                                                                      A única vantagem do aparelho é receber atualizações mais rapidamente, pq de resto, sou muito mais optimus G, galaxy s3 e razr HD.

                                                                        • Bom eu compraria um Samsung, mas GPE.

                                                                            • Gostei muito, estou louco para ver as personalizadas como sense, touchwiz e optimus , que são as que eu prefiro particularmente.
                                                                              Uma coisa que eu não gostei foi a aba de apps branca, achei meio cafona.

                                                                                • Faz um teste, Samsung-boy! Me dá um desses ou os dois para tu ver o que eu faço com eles. Só assim, VC ou melhor, vcs vão saber se estou falando a verdade. Não tem nada na minha vida que eu Me arrependa mais do que ter comprado os produtos vagabundos da EnganaSung. Ô empresa vagabunda dos infernos!

                                                                                  E se eu quisesse eu compraria um OK! Qualquer um dos dois.

                                                                                  Mas o teste definitivo mesmo, seria feito se vcs me dessem um dos dois ou os dois, e vcs veriam o que eu iria fazer!

                                                                                  Só digo uma coisa, LIXOS, TOTALMENTE LIXOS EM TODOS OS ASPECTOS! E se quiserem provar o que eu estou falando, basta me derem um. E vcs vão ver só o que eu faria com eles! E aí, Vcs tem coragem de provar que eu estou errado e no fundo queria ter um ou vão amarelar!? Me dêem um que eu provo a vocês se eu quero um mesmo ou não! Se eu quero esses Lixos da EnganaSung, o EntortaNote 4 ou o EntortaPhone 6.

                                                                                  • WP melhor que android kkk..aiai

                                                                                      • Amigo, Android Puro é pelado, tem poucos recursos, e não venha com dizendo que isso é mentira, a prova é, Nexu vende pouco por usar o Android Puro, os Android mais vendidos são os modificados e toda mídia deixou claro, Android 5.0, ou Lollipop esta extremamente usando interface baseada no IOS e Windows Phone.

                                                                                        • Que nojo! Nenhum dos dois. Apesar que se fosse escolher, com certeza iria de iPhone 6.

                                                                                          Mas como eu disse, nenhum dos dois. São duas porcarias que envergam. E o da EnganaSung tem morte súbita! E trava mais do que gago nervoso! Lixo total.

                                                                                          Mas não tenho nada contra de quem comprar. Só pena mesmo!

                                                                                          • Ta imitando a interface do WP, uma coosa jovem tudo que o WP oferece, mas o povo parece burro, pois o WP é bem melhor que o Android vcs vão ver o WP vai ultrapassar o Android.

                                                                                            Me diga um recurso que o wp tem que o Android não, pois eu posso lhe dar uma lista do contrario. Você parece ser um entusiasta, não um conhecedor.

                                                                                              • Amigo me conte, quais recursos o Android Puro tem? Pois pegar Android modificado, lembre-se, o Windows Phone é um sistema entregue igual para todas as fabricantes, os recursos que tem nos Nokia, terá no modelo da HTC, somente os aplicativos que a própria Nokia desenvolveu para ele, mas usar como argumento os Android modificados.

                                                                                                Vários sites estrangeiro falaram, Android Puro é pelado, aplicativos nativos de música é fraco e inferior aos outros, aplicativo de vídeo é fraco e inferior aos outros, o aplicativo da câmera não possui vários recursos. Android Puro não tem Gerenciador de Pastas e muito menos Gerenciador de Arquivos, os Android que possuem são os modificados os quais as fabricantes viram que era necessário ter, o Puro não tem. Android Puro não permite gerenciar o MicroSD, ou seja, não tem suporte, os Android que tem são os modificados, já que as fabricantes vendem aparelhos de baixo custo com pouca memória interna, fez uma gambiarra para isso. São vários recursos que o Android Puro não tem, e o Windows Phone tem, não estou aqui discutindo aplicativos, e sim recursos nativos do sistema, e estou comparando sim com o Android Puro, já que Android Puro briga com o Windows Phone, colocar Android modificado como argumento é um erro seu ou de qualquer outra pessoa, vários recursos existentes nos Android modificados não existem no Puro, pois ele é capado de recursos nativos. Segundo o que li, um usuários que compra um Nexu é ou acaba baixando em torno de 10 aplicativos para tornar o sistema completo e funcional, e alguns subistituindo os recursos nativos que são ruins, e o pior, Android por si só possui poucos recursos nativos, Android basicamente é um sistema que pode ser mexido, então a Google não se preocupa tanto em investir em recursos nativos interessantes, prova disso são as vendas do nexu que usa ele puro, porém ela quer tentar mudar isso com o Lollipop.

                                                                                                  • Verdade Sidicley, mas agora é possível responder em baixo do próprio comentário. Chega de sofrer, o TC resolveu implementar um sistema d e comentários descente. Só falta ter a opçao de apgar, no caso de duplicatas.

                                                                                                      • Concordo completamente com você, cara.

                                                                                                        • Só ainda não utrapassou o Android em jogos e aplicativos.

                                                                                                          • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkk

                                                                                                              • Ta imitando a interface do WP, uma coosa jovem tudo que o WP oferece, mas o povo parece burro, pois o WP é bem melhor que o Android vcs vão ver o WP vai ultrapassar o Android.

                                                                                                                  • Baseado vencido

                                                                                                                      • Não mesmo, amigo. Já peguei um WP e sinto que ele ainda falta muito para estar ao nível do Android. É um sistema iniciante, comparado ao Android e iOS. E se você olhar bem, há uma grande diferença entre a Modern UI e Material Design, cores tem em todo lugar, mas saber usar e inovar com elas é algo bem diferente.

                                                                                                                          • Amigo não compare Android modificado com Android Puro, sites americanos já provaram, o Android Puro tem poucos recursos nativos, muito menos que o Windows Phone e o IOS, porém as pessoas tem como mente o Android e se baseiam no sistema modificados pelas fabricantes, elas sim tornaram o Android mais completo. E outra, Material Desing é sim uma mistura de Windows Phone e IOS e isso até site estrangeiro provou, porém me conte, a Microsoft sabe usar, Live Tiles é uma revolução, pois o poder delas é muito maior, a Microsoft pode colocar muitas funções nelas.... Diferente do cansado ícones, enquanto as Lives Tile e cada uma pode ser animada do modo que o desenvolvedor quer, e o próprio desenvolver afirmou que as animações e ferramentas para deixar as Live Tiles cada vez mais diferentes são enormes. Enquanto a Google precisa investir em animações de transição, de tela, e assim pro diante. Pois o sistema de ícones existe desde o surgimento do Windows 95 e Mac OS. cansado já.

                                                                                                                            • Android imitando WP? Não meu jovem, o Android apenas ta pegando o que tem de melhor no WP e IOS e melhorando-se, isso não é imitar, é apenas fazer o que todos os sistemas fazem, pegar o melhor do outro, veja o IOS por exemplo, sempre pega uma coisa ou outra do Android. Talvez o W10 possa trazer algo de novo para os Smartphone, mas enquanto for WP vai continuar sendo a pilha de quadro de sempre. Agora tu dizer que o WP é melhor que o Android? Nem no mundo dos fanboys mais fanáticos, encontrei tamanha fanboyzisse!

                                                                                                                                • Isso não é imitar? Lembra que todo usuário de Android vivia criticando a interface Flat do Windows Phone e o IOS adotou e agora o Android, tornando melhor em que, onde aqueles ícones natimortos fazem o mesmo que as Live Tiles?

                                                                                                                                • E continuo achando a EnganaSung a pior empresa do mundo! E mais vagabunda, mentirosa, safada, salafrária e que adora enganar o consumidor vendendo bijuterias como se fosse ouro de 24 kilates. E que ainda trava, engasga, fica lento, reinicia sozinho e tem morte súbita.

                                                                                                                                  E com esse Android 5.0 vai ser a mesma merda de quando ela lançou o Android 4.0! Ou seja, uma negação e cheios de bugs. Enquanto isso, vários aparelhos tendo morte súbita! Ô aparelhos vagabundos e safados esses da EnganaSung! Nunca vi nada assim. Lixo total.

                                                                                                                                  • *No meu N4 está disponível 11,38 de espaço. E já instalei 1,5Gb de apps.

                                                                                                                                      • Ficou bonito mas o que mais importa é o desempenho.

                                                                                                                                          • Quero dizer Ninguém

                                                                                                                                              • Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Pode me copiar viu ! Sim é qual seu vínculo com o s5 ou com a Samsung? Me deixe viu, rapaz mas esse povo do tc que diz não gostar da Samsung são os que mais gostam dela e digo isso pra todos os haters até os que chamam de carroça e EnganaSung! VLW FLWS.

                                                                                                                                                  • Não. É. Diferença, é. Semelhança, e nihuem tem ainda o 5.0

                                                                                                                                                      • alguem que tem o android lollipop pode me falar quanto de memoria o android gastou???

                                                                                                                                                          • Qual a diferença do s5 e aquele carinha no boteco? Ambos uma hora vai travar

                                                                                                                                                              • Só. Falo a verdade e vc só levando por traz

                                                                                                                                                                • Alguém pediu sua opinião? De você é usuário da htc pq se preocupa tanto com a Samsung?

                                                                                                                                                                    • O s5 trava, se o s6 não. Travar pode ser wue vai ser bostinha

                                                                                                                                                                      • S6 vai ser outra bosta, touchwiz vai ser outra bosta

                                                                                                                                                                        • É inegável a evolução do Android , a Google está fazendo um bom trabalho ao longo de suas versões , as mudanças legais começaram na 4.0 e assim sucessivamente.

                                                                                                                                                                          Minhas primeiras impressões sobre o LOLLIPOP , essa versão parece muito estável , clean e leve ( como no kitkat ) .

                                                                                                                                                                          Pontos positivos : 1 - O primeiro de todos na minha opinião são criptografia avançada e senha no modo recovery , isso é sensacional ! era o que estava faltando MUIIITO no Android , deixando nós usuário mais aliviados sabendo que as vidas dos ladrões e hackers vão estar mais difíceis a parti dessa versão. Os ladrões não vão poder dar um RESET tão facilmente depois do roubo.

                                                                                                                                                                          2- A adição do kernel 3.10 , ele trás muitas correções de bugs , melhora o áudio , o desempenho gráfico e consumo de bateria

                                                                                                                                                                          3 - Design, visualmente é uma mudança gritante , pois nas versões anteriores o android era morto em design ( cinza e azul ) e isso era muito chato , já que nas versões modificadas do android como MIUI , COLOR OS , FLYME OS e etc ... O android se mostrava bonito e eficiente.

                                                                                                                                                                          NEGATIVOS :

                                                                                                                                                                          1 - DESIGN , eu não gostei dessa nova versão dos atalhos , deveriam deixar algo bem proximo como o da miui . Não gostei desse botões geométricos .

                                                                                                                                                                          • Gostei tá bonito e bem funcional, mas eu quero ver mesmo a nova touchwiz mas não essa que os smarts que vão ser atualizados vão receber, eu quero ver no galaxy s6, vai ser muito massa!

                                                                                                                                                                              • Show de bola esse novo visual , só não gostei dessa parte branca que aparece quando se abre o menu de aplicativos , deveria mostrar o papel de parede ao fundo .
                                                                                                                                                                                No resto , nota 10 !

                                                                                                                                                                                  • Espero que o corretor ortográfico tenha trazido melhorias drásticas. Este atual, está um inferno!

                                                                                                                                                                                    • Simplesmente lindo e funcional. Se o Nexus rodará abaixo de 1ghz, o novo moto x também apos ativado o economia de energia ?

                                                                                                                                                                                        • Não sei por que, mas eu acho que se eles fossem mesmo trazer o kernel 3.10, já não deveria ter introduzido ele nessa versão, que é a última preview? Até para saber sobre possíveis bugs que o kernel poderia trazer!

                                                                                                                                                                                          Espero estar errado, mas eu acho que mesmo na versão final, a Google manterá esse kernel antigo, o 3.4! Mas, espero estar errado.

                                                                                                                                                                                            • TudoCelular é fã de Game Of Thrones? EHUEHEUHEUHEUHEUHEUHEUHE

                                                                                                                                                                                                • Isso sim é sistema.. Lindo, personalizável e acima de tudo..vários apps, para deixar ainda mais dinâmico. Sei que a concorrência inveja e faz copias , mas Rei é Rei e ponto final.

                                                                                                                                                                                                    • Vocês bem que poderiam fazer um video review, não? Desde que saiu o preview estou procurando no youtube, mas só tem em outros idiomas.

                                                                                                                                                                                                        Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                                                                                        Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                                                                                        Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                                                                                        Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas