LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google tenta acabar com a fragmentação no Android, porém fabricantes impedem

20 de outubro de 2014 59

O Android possui inúmeras qualidades, dentre as quais podemos citar sua alta capacidade de customização e o fato de poder rodar em diversos aparelhos com os mais variados tipos de hardware. Infelizmente, essas características também podem se tornar um defeito, trazendo um alto nível de fragmentação na plataforma.

Para tentar remediar a situação, a Google pode tirar da gaveta o projeto Android Silver. Nessa nova linha, os fabricantes iriam colocar em seus flagships a versão do sistema bem mais pura, livre das customizações que as companhias costumam inserir. A própria gigante de buscas nunca confirmou esse plano, contudo fontes voltam a afirmar que a Google quer substituir o Nexus e os Play Editions em smartphones e tablets pelo Android Silver.

Android puro e atualizado para todos os topos de linha além dos Nexus? Esse é o projeto Silver.

Se o projeto desse certo, a fragmentação do Android poderia diminuir bastante. Afinal, o que atrasa o lançamento das atualizações é justamente o alto nível de customização que as fabricantes fazem no sistema. Toda a vez que a Google libera uma edição nova da plataforma, as empresas parceiras levam alguns meses para inserir suas adições e adaptar o Android para os seus aparelhos.

Acontece que o sistema da Google, quando puro, costuma ser muito mais leve do que as personalizações inseridas das marcas. Logo, com a plataforma mais pesada, o Android acaba nem chegando a aparelhos com apenas dois anos de idade; mesmo que tenham hardware para ainda rodar a versão limpa do sistema. E, dessa forma, temos a fragmentação da plataforma, onde diferentes dispositivos tem diferentes versões desatualizadas do Android.

Há especulações indicando que a casa de Mountain View tenta convencer as suas parceiras a adotar o Silver. As fabricantes, no entanto, não compartilham com a Google a mesma visão de como deveria ser o Android. Por esse motivo, a criadora dessa plataforma móvel não conseguiu empurrar a versão pura de seus sistema.

Recentemente, a Google conseguiu colocar o seu sistema original em dispositivos de baixo custo. Esse, na verdade, é o projeto One, onde o Android viria num smartphone barato, porém sempre atualizado, com suporte no mesmo nível de um Nexus.

Android One: o Android puro, atualizado e barato

Infelizmente, Mountain View parece não conseguir fazer o mesmo com o topos de linha. No meio dessa disputa de interesse, ficam os consumidores, quase fazendo promessa para ter seu smartphone atualizado para a última versão do sistema. Aguardemos, portanto, para ver qual lado vai vencer essa queda de braço.


59

Comentários

Google tenta acabar com a fragmentação no Android, porém fabricantes impedem
  • A solução disso são os Google Play Edition, mas nem as fabricantes nem a Google investem neles

      • Gente! Vcs acham que moram nos EUA? Só pode! Antes, as pessoas compravam aparelhos, e digo qualquer aparelho, TV e etc. Para durar. Alias, os nomes deles não são "produtos duráveis"? Pois bem, é isso o que eles são! E ninguém costumava trocar de aparelho em menos do que 5 anos. O tempo mínimo para esses aparelhos serem atualizados deveriam ser de 3 anos completos. E repito, no mínimo! Mesmo que vc se ache americano e queira trocar de aparelho todo ano.

        E vamos dar um basta nisso! Os aparelhos que já eram caríssimos, está fuçando cada vez mais caros, sem atualizações e etc. E mesmo assim, o que vejo são pessoas gostando disso.

        Quando eu digo que o planeta deveria ser engolido por uma estrela da morte, a cada dia acho que tenho toda razão. O mundo está perdido! Literalmente. As pessoas perdendo suas vidas e as pessoas venerando empresas que só querem mesmo é lhe deixar liso, durinho de pedra! E elas rindo, chamando seus compradores de OTÁRIOS, BESTAS! Vamos arrancar o máximo que pudermos desses idiotas. É isso o que eles, lá no fundo, pensam! E as pessoas venerando isso. Esse mundo deve acabar mesmo.

          • Tinha esquecido, mas pra falar a verdade eu não vejo diferença alguma

            • E msm as fabricantes e foda eu tenho um lg g3 e minha mae tem um moto e eo dela e bem mais rapido q o meu e eu so tenho. Alguns aplicativos e ela tem um monte e so tem 512 de ram e eu tenho 2 g da pra entemder?

              • Eu sou a favor de smartphone com Android puro tenho galaxy s5 e um moto g2 vejo que android puro deixa aparelho mais rapido acho o s5 seria melhor com android puro ou com menos modificações !!!

                  • Da onde as pessoas tiram essa ideia de que um aparelho na versão 4.3 do Android é obsoleto???
                    Pessoal, o S3 com as últimas atualizações de firmware está extremamente mais rápido que os iPhones 4 e 4S, a Samsung tá mais que certa, tem que atualizar para salvar e não para matar como a Apple faz.
                    Digam: O que um KitKat faz que um Jelly Bean não faz?

                    • Eu concordo com a google de querer que as fabricantes atualizem seus smartphones, na verdade isso é uma obrigação que elas não cumprem. Mas querer forçar elas a usar android puro já é demais. As modificações delas são parte importante de cada marca, se não fosse isso o que iria diferenciar os aparelhos além do design ? Fora que falta mt coisa no android puro q usuários de varias marcas já estão acostumados a usar.
                      E os softwares de câmera, de gerenciamento de tela e energia que fazem vários aparelhos se destacarem, perderiamos tudo isso. Fora a identidade visual que cada marca trabalhou para conquistar e ser reconhecida por isso, é tudo muito mais complicado do que a maioria aqui pensa.
                      Mas eu acho q uma saída excelente seria as fabricantes oferecerem instalar android puro por meio de um software auê facilite o processo, para a maioria parar de fazer drama.

                        • Concordo, a fabricante deveria unir o útil ao agradável. Colocando em seus smartphone o Android puro e disponibilizar como opcional os seus apps na play store, até que alguns deles ajudam.

                            • Disse tudo, poderiam também oferecer o mesmo aparelho com uma versão pura do android, confesso que tem muita coisa legal na ui dos outros fabricantes que dão um olé no android puro, por exemplo o knock code da lg, o desbloqueio por gesto da HTC, as notificações e comandos de voz da Motorola. etc

                              • Eu acho que o Android puro não fara tanta diferença assim para as atualizações. As empresas não atualizam smartphones menos recentes para forçar o usuário a comprar um smart novo. A prova disso é o razr d1 e d3 da motorola eles tem android puro e não estão com a ultima versão e nem vão receber o lolipop a motorola segurou a atualização para o povo comprar a linha moto. A Samsung não atualizou o s3 para o povo comprar o s4, s5 .... ja que existem aparelhos da Samsung com kit kat q tem 512 de ram.

                                • Devia ser obrigação disponibilizar as duas versões: a pura e a customizada, e ficar a critério do usuário.
                                  Vide Xiaomi, que vc escolhe entre o Android Puro e a MIUI.
                                  Xiaomi não chegou oficialmente mas é a empresa que mais me agrada no momento. Mi4 de 64GB <3

                                    • Espero que isso se concretize! Pois pagar caro para ter um sistema obsoleto em um ano e meio é dose viu! Muita dose! Temos que acabar com essa fragmentação. Mesmo que agente deixe de comprar seus produtos. Tipo EnganaSung, LG, Sony e etc.

                                      • É so não compra Samsung.

                                          • Nem LG, nem Sony, nem HTC...
                                            Praticamente todas as fabricantes tem esse problema de atualização...
                                            Ate mesmo a Motorola -- tirando a linha Moto (porque se tivesse problema de atualização mesmo sem interface customizada... seria ridiculo)
                                            Um amigo tem o D3. Depois da atualização da Motorola para o Kitkat, o aparelho está cheio de lags e bugs. Reinicia, fecha o app da câmera sozinho...

                                            • Deveria é proibir as empresas de fazer customizações,mas se fosse fácil como eu disse as fabricantes não fariam essas modificações elas querem é mesmo dificultar as atualizações para deixar o aparelho obsolte mais rápido.

                                                • obsoleto.............................

                                                    • Elas querem é vender aparelhos, então fazem isso de propósito, forçando o usuário a troca de aparelho, elas atualizam alguns aparelhos só para dizer que o fez, o mais incrível que elas não tem culpa, é o que eu sempre digo, o Android Puro só tem de bom a fluidez, o qual mesmo assim perde para o IOS e Windows Phone, pois ele é mais pesado que os mesmo, o problema do Android Puro é que ele é pelado, não tem Gerenciador de Arquivos/Pastas, te obrigando a baixar aplicativo na loja, não tem aplicativo de áudio e vídeo decente, obrigando a baixar, aplicativo de cam é péssimo, te obrigando a baixar, algumas funções da central de notificação só tem porque as fabricantes adicionam e este é um dos motivos por exemplo das baixar venda do Nexu. Então, como a Google explica o motivo do Nexu vender pouco?

                                                    • Simples a Google devia disponibilizar a escolha na compra do aparelho, aí o usuário escolheria a versão da empresa ou o Android puro simples assim, pois em geral a customizacao das empresas é só lixo, principalmente a Samsung que põe até sensor de periquete nas carroça dela

                                                      • ainda bem que eu não compro smartphones dessas fabricantes, prefiro ficar com nexus/moto/lumia.

                                                          • É o seguinte, todos temos que aceitar que o Android vai ser sempre um sistema fragmentado e ruim. Primeiro que as fabricantes nunca vão ceder e abandonar suas interfaces apenas pra adotar o Android puro por causa do Google. E segundo que, se a Google força-las, pode gerar um inferno, e espantar tais fabricantes. Por exemplo a Samsung, a Google pediu pra que ela abandonasse os botões físico dos Galaxy's, porém, ela não quis fazer isso, e com isso a Google pediu que ela pelo menos, trocasse aquele botão de Menu, pelo de multi-tarefas. ... Se a Google forçar a barra, principalmente pra o lado da Samsung, que é a maior fabricante de Smartphones Android do mundo, pode se fuder legal, porque a Samsung pode largar o Android e apostar firmemente no Tizen, coisa que ela já tem em mente desde o Galaxy S4.

                                                              • Não concordo.As Fabricantes não tem opção melhor que o Android, os unicos sistemas que se firmaram foram o Ios e android, WP agoniza, apesar da MS ter gasto bilhões, quero dizer que o dinheiro não é tudo, não se monta um ecossistema da noite pro dia, a sansung mesmo já tentou uma vez com o bada, não deu certo, e não vai dar com o Tizen.
                                                                na verdade se o Google impor mesmo do jeito dele, os fabricantes não teriam escolha.

                                                                  • O android pode ser fragmentado sim, mas não é um sistema ruim

                                                                      • ela ta postando tanto que ela cancelou o sansung z

                                                                        • A Google poderia dizer, a rom original e pura é essa, adicionem o que quiserem desde que o usuário possa desinstalar. Mas eu não acho que vai mudar muita coisa pelo simples fato de a Google depender muito da Samsung porque ela praticamente carrega o Android então ela tem que dar uma autonomia maior a Samsung. Mas também é possivel que a Samsung adote uma linha de aparelhos com Android Puro e deixar apenas os Galaxys com a TW ou mudar algo em sua politica de atualizações.

                                                                          - O Android é um sucesso hoje, mas só porque o sistema era uma !@$# e as OEM's trabalharam duro para poder promover a plataforma, só ver os números de vendas dos Nexus. Se Android Puro fosse tão bom os Nexus seriam os que mais vendem! A verdade é quem prefere Android Puro são os usuários avançados ou aqueles que participam de sites/fóruns como esse.

                                                                            • O problema é que a Google não consegue convencer os consumidores a usar o Android Puro, basta ver as vendas fracas do nexu,.

                                                                                • Eu gosto do android quase puro do meu moto g e não sou um usuário avançado.

                                                                                    • A partir do momento que o Android do Moto G possui ou foi mexido, pois Android Puro não tem como criar pastas, o Moto G faz isso, então foi modificado isso, Android Puro não tem suporte para transferir as coisas para MicroSD e o Moto G faz. Android Puro não possui vários atalhos que vem na Central de Notificação, da Motorola faz mais coisas....

                                                                                  • A Google tentar convencer as pareceiras a "adorar" ou a "adotar" o silver?

                                                                                      • deixa a motorola ganhar dinheiro em paz! hahahahahah

                                                                                        • A "farra do boi" não vai acabar! como quer a Google
                                                                                          kkkkkkkkkkk

                                                                                          • eu nao vou trocar de celular tao cedo por isso doqe adianta , comprar em um dia e em dois meses ele ja estar desatualizado !!!

                                                                                              • A piores são LG e Samsung.

                                                                                                  • Quem manda no android é a Samsung. A google só é a criadora dele.

                                                                                                      • sempre digo isso e me chamam de fanboy AHUAHUAHUUAH

                                                                                                          • acho que não, a samsung é a que vende mais aparelhos com android, só isso! kkkkkk celulares com interface bosta ainda por cima!.

                                                                                                              • E ainda assim continua vendendo trocentas vezes mais que as outras? Incrível né?

                                                                                                                  • Na maioria das vezes é pela falta de informação mesmo. Como esse lance de Android Puro é pouco divulgado ou somente pessoas mais experientes sabem da existência do mesmo, outras entendem que Android é aquele que vem somente nos Samsung e que eles são os Originais. Fora que Samsung tem nome forte por aqui e a maioria não se interessa se o sistema está ou não atualizado, que versão é, que raios é Jelly Bean ou KitKat, só querem um celular que tenha WhatsApp, Facebook, e suas funções básicas.

                                                                                                                      • Americanos então são desinformados? Europeus, dois povos que adoram e amam tecnologia. Me perdoe, mas o problema do Android Puro é a falta de recursos nativos dele, o qual nos Android modificado esta falta foi suprida pelas fabricantes. Um dia vi uma matéria que dizia que, quem compra um Nexu, para deixar o uso do Android Puro próximo dos concorrentes, era precisa no mínimo baixar vários aplicativos, caso não queira instalar uma room.

                                                                                                                          • Cara você falou tudo, é triste ver pessoas andando por aí com galaxy Grand num sei do que achando que tá arrasando kkkk

                                                                                                                              • Cara tu quer comparar as funções do Android puro coma TW?Ta de saca né? O Android puro é pra quem quer pagar mais barato ,tem muito usuário avançado ou desenvolvedor que usa Android modificado. Não venha com essa de falta de informações é só olhar as filas que se formam no lançamento de um top da Samsung.

                                                                                                                                • exato kkkkkkkkk marketing

                                                                                                                            • O que adianta em aparelho cheio de badulaques que fazem ele ficar lento, travar, gastar mais bateria??
                                                                                                                              O usuário quer telefone rápido e dure muitos anos.
                                                                                                                              Agora, o Google pode deixar uma brecha pra quem (usuário) quiser "customizar" seu aparelho, vai de cada um!

                                                                                                                              Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                              Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                              Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                              Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas