LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google detalha as razões por que o Lollipop é a versão mais segura já feita do Android

30 de outubro de 2014 6

O Android Lollipop não veio apenas com um novo visual. A Google esforçou-se, mais do que nunca, para fazer desta versão a mais estável e segura de todas as edições de seu OS móvel.

Temos, portanto, encriptação de dados ativada por padrão e uma nova tela de bloqueio que é mais conveniente do que a utilizada anteriormente. Ainda, há uma sandbox bem mais reforçada e eficiente do que as anteriores, como podemos ver a seguir.

Smart Lock

Qual é o primeiro item de proteção mais básico do seu smartphone? A tela de bloqueio, claro. Pensando nisso, a Google desenvolveu uma nova versão dessa ferramenta para bloquear o seu dispositivo Android fica muito mais conveniente.

O problema de segurança número um dos smartphones, de acordo com a Google, não é ataque de aplicações mal-intencionadas, sim de roubo. A gigante de buscas nos diz que é mais fácil perdermos o aparelho num furto, roubo ou esquecimento do que com uma praga virtual. Mountain View, portanto, trouxe essa nova versão de lock screen.

A tela de bloqueio do Android Lollipop será muito mais competente do que a atual.

Digamos que você queira usar o seu dispositivo para ouvir música via Bluetooth. Você vai ligar a tela, selecionar a música no player e parear com um fone sem fio. Após o pareamento, o seu smartphone será imediatamente bloqueado. Ou, em outra ocasião, pode ser pelo NFC, e seu aparelho também será travado. Ainda, basta apenas um comando facial, como um sorriso, e a tela do seu gadget já se torna impenetrável automaticamente.

Uma das coisas mais chatas das versões anteriores do Android é que as telas de bloqueio que possuíam alguma trava de segurança eram, digamos, meio mortas. Quando o usuário ativava o bloqueio por desenho/padrão na versão pura do sistema, não conseguia acessar as notificações na lock screen. Agora, com a versão Smart dessa ferramenta, mesmo com essa trava de segurança, você ainda conseguirá ter fácil acesso às notificações que chegam em seu smartphone ou tablet.

Encriptação de dados por padrão


Essa será uma segunda, e forte, camada de proteção do Android. A encriptação de dados virá ativada desde a primeira vez que o usuário ligar o seu dispositivo móvel. Dessa forma, todas as informações contidas no aparelho vão estar asseguradas tanto de criminosos reais, que levaram seu smartphone, quanto de cybercriminosos, que vão tentar invadi-lo pela internet.

E, se depender do trabalho da Google, os usuários podem respirar aliviados. Foram nada menos do que três anos trabalhando e aperfeiçoando a encriptação de dados para o Android Lollipop. Vale salientar que a chave de segurança é única desde a primeira vez que o aparelho é ligado. E essa chave jamais vai sair do dispositivo.

Security Enhanced Linux

Esse é o aperfeiçoamento do conceito sandbox para Android. Aqui, uma aplicação pode ser executada num espaço delimitado, evitando qualquer interação com o meio externo. Dessa forma, deve bloquear tanto o vazamento de informações quanto a tentativa de invasão externa.

O recurso SELinux Enforcing Mode deve ser executado por todas as aplicações em todos os dispositivos. Possivelmente, se a ferramenta provar-se eficiente e satisfatoriamente segura, é bem possível que o Android passe a ser considerado como uma boa opção para o mercado corporativo.

Esse é um grande passo para o mundo do robozinho verde, conhecido por suas vulnerabilidades e inseguranças. A Google nos prova, então, que o Android 5.0 é mais do que apenas um rostinho bonito de Material Design. Pode ser sim, portanto, uma das mais fortes e seguras versões do sistema operacional móvel mais usado no mundo.


6

Comentários

Google detalha as razões por que o Lollipop é a versão mais segura já feita do Android
  • O Google está muito convencido,depois começam a surgir os problemas a melhor coisa é ficar de bico calado.

      • "O problema de segurança número um dos smartphones, de acordo com a Google, não é ataque de aplicações mal-intencionadas, sim de roubo."

        Como se a Google se importasse com os "roubos"...

        XD

        Quando ela começar a investir e introduzir mecanismos avançados de segurança anti-furto no sistema e por restrições que impeçam a desativação dos mesmo (e não apenas um" novo" modo de senha na tela de bloqueio), ai sim podemos começar a levar em consideração. Caso contrário, o sistema anti-furto do Android vai continuar na mesma: PORCO.

        • Vamos ver se realmente será seguro, rápido e estável esse Android L.

            • Quem era o Android onde era criticado por ser um SO "frágil", fácil de pegar vírus, e com sistema de segurança muito ridículo... agora é um SO leve, rápido e seguro, lembro que demoraram 12 horas para consegui rotear o Kitkat e esse até agora (até onde sei) não conseguiram rotea-lo ainda! Parabens ao Google por criar um SO que virou o jogo e agora ta mostrando o significado da frase "quem rir por último, rir melhor" aos seus concorrentes!

                • Root ate tem, so que não da permições completas, vc ativa a permissão e depois de uns segundos da erro. Só da pelo programa Nexus Root Toolkit ele ta da as imformações e os arquivos ae vc instala via recovery. So que e praticamente inutil, nao funciona pra nada praticamente.

                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas