LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nokia N1: como o primeiro tablet com Android da finlandesa se sai frente ao iPad Mini 3

18 de novembro de 2014 33

A Nokia surpreendeu o mundo hoje ao anunciar o seu primeiro tablet com Android, batizado de N1. O dispositivo possui um hardware de ponta e é construído em materiais nobres, além de possuir um valor de venda considerado justo para o que ele pode proporcionar.

Seu visual, entretanto, fez com que muitas pessoas o comparassem ao recém lançado iPad Mini 3, terceira geração do tablet de 8 polegadas da Apple. Ambos os dispositivos realmente possuem muitas semelhanças, porém podemos dizer que elas param no visual, já que ambos possuem hardwares e softwares bem diferentes em muitos sentidos.

Resolvemos separar então um rápido comparativo entre ambos os aparelhos, para que os usuários possam ter uma ideia de qual deles mais condiz com a sua necessidade, e assim possam decidir na hora da compra, caso o aparelho da Nokia seja realmente disponibilizado em nosso país.

Nokia N1 vs iPad Mini 3


Ao colocarmos os aparelhos lado a lado, podemos ver o porquê de muitas pessoas estarem dizendo que a Nokia pode ter se baseado no design da Apple para desenvolver seu primeiro tablet com Android. Ambos os dispositivos possem praticamente o mesmo tamanho, com o modelo da gigante finlandesa sendo ligeiramente maior e mais largo, porém mais fino e mais leve do que o tablet da Maçã.

Já no hardware, há apenas poucas semelhanças, como na arquitetura de seus processadores e o uso da mesma GPU. Por outro lado, o N1 possui um processador fabricado pela Intel, enquanto a Apple utiliza o seu próprio chipset. Na memória RAM, temos vantagem para o tablet da Nokia, com 2GB contra 1GB do iPad Mini 3.

Como não poderia deixar de ser, a Nokia investiu bastante nas câmeras presentes no seu dispositivo, buscando manter a fama de ótimos sensores integrados a seus aparelhos, com a capacidade de capturar imagens com até 8MP em sua câmera principal e 5MP com o sensor frontal, enquanto o iPad conta com 5MP e 1,2MP, respectivamente.

A grande surpresa do novo dispositivo, entretanto, fica por conta de seu sistema operacional, pois ele roda a versão mais recente da plataforma da Google: Android 5.0 Lollipop, com o uso do Nokia Z Launcher como interface. Como esta é uma questão mais pessoal, visto que ambas as plataformas possuem seus pontos fortes e fracos, devemos apenas levar em conta que ambos os aparelhos contam com a versão mais recente de seus sistemas.

Abaixo podem ser vistas algumas especificações dos modelos comparados:

Nokia N1 iPad Mini 3
Tela 7,9 polegadas com 2018 x 1536 pixels 7,9 polegadas com 2018 x 1536 pixels
Processador Intel Atom Z3580 64-bit Quad-Core 2.3GHz Apple A7 64-bit Dual-Core 1.4GHz
GPU PowerVR G6430 PowerVR G6430
RAM 2GB 1GB
Armazenamento Interno 32GB 16GB/64GB/128GB
Câmera Principal 8MP 5MP
Câmera Frontal 5MP 1,2MP
Bateria 5.300mAh 6.350mAh
Dimensões e Peso

200.7 x 138.6 x 6.9mm
318 gramas

200 x 134.7 x 7.5mm
331 gramas

O Apple iPad mini 3 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

33

Comentários

Nokia N1: como o primeiro tablet com Android da finlandesa se sai frente ao iPad Mini 3
  • Esse Elop é safado, e o projeto e 100%nokia é eu prefiro esse tablet do que esse da Apple,

      • Se for verdade que esse projeto é realmente da Nokia! Só digo uma coisa. Isso seria a prova de que o imbecil do Elop já planejava acabar e licenciar a Nokia para a Microsoft.

        Repito, se for verdade que se trata de um projeto 100% Nokia.

          • Bom, já li em no mínimo dois sites que é.
            E não duvido nada disso. Não sou daqueles maníacos pela Nokia, mas que era uma das minhas fabricantes favoritas, isso era. Se continuar projetando os aparelhos e criando padrões de qualidade para serem seguidos aos fabricantes... Vai ser de matar.

            • O pessoal que gostava da nokia e falava mal do android agora tem que engolir secoLembra o que falavam "A nokia nunca vai usar o bugdroid" KKKKKKKKKKKKKKKK

                • Quero só ver por quanto que essa belezinha chegará aqui. Afinal, custa só 250,00 dólares na China! E espero que não engasgue, nem fique travando como os tablets de uma certa coreana que temos por aqui.

                  • A GPU é a mesma do Iphone o.O

                      • Vamos ver se der certo com certeza teremos smartphone Nokia daqui um tempo

                          • Mas o projeto não deixa de ser da Nokia '-'

                              • Lembrete, o Tablet usa o processador da Intel, lembrando que o desempenho deste processador é bom, mas o consume de bateria é o mais alto dos processadores para Tablet.

                                  • Mas é idêntico ao ipad em design, podia ser mais original

                                    • EU ACHEI que a nokia não deixou a identidade dela nesse tablet, ficou muito parecido com o da Apple. Espero que continue com a qualidade que ela sempre teve.

                                        • O N1 só perda na bateria

                                            • Agora sim a Nokia vai conhecer o sucesso que teve um dia.. Se desfez da área mobile provisoriamente e agora vai lucrar bastante com esse tablet. Android é completo e oferece tudo que o usuario necessita.. Daqui alguns anos veremos um smart rodando android e da Nokia.. Que rasteira em microsoft kkkkkkkkkkkkkkk, kkkkkkkkkkkkkk

                                                • Será meu amigo, lembre-se, quando a Nokia ainda comandava os dispositivos móveis dela com o Windows Phone, eles demoravam de chegar em todo o mundo, os preços eram sempre os mais altos, e mesmo assim ela estava tendo lucro. Microsoft adquiriu o setor móvel dela, as patentes e tecnologias, ela não pode usar nenhuma patente que pertença à Microsoft hoje, que era dela. Ela não tem mais fábrica, será obrigada a contratar fábricas de terceiros. E o mais legal que a MS deu velocidade aos lançamentos, o 730, 830 e 930 chegaram rápido, os preços vieram mais baixos e com isso a Microsoft passou a ter muito mais lucro quando a Nokia comandava, e o mais legal, a Microsoft irá ter que pagar patentes para a MS, pois o Android para rodar, usar várias tecnologias patenteadas pela MS, e ai, o que fala sobre isso? Acha mesmo que a Nokia terá sucesso nisso? Duvido muito, será apenas uma como outras, a única diferença que eu vejo, ela usando a estratégia do Apple, a Apple desenvolve e contrata fabricantes.

                                                    • Com certeza o usuário necessita de 329 apps idênticos. Coisa que não vemos nas outras plataformas, ou até vemos, mas em menor quantidade.

                                                        • Eu me lembro de um especialista americano que tirou esta mistificação encima do Android, dizendo que ele nunca foi completo, o que o torna completo é os aplicativos de terceiros.

                                                            • leonardo_alves o que eu acho mais engraçado nessa história é que tem haters que lá atrás falavam que a queda da Nokia foi por causa que tinha escolhido o WP e no Android ela não teria chance porque a concorrência era maior com outras como samsung ,sony, motorola e agora ela lança um Tablet com ANDROID e e dizem que vai ser sucesso... TC agora ta parecendo Tecmundo... alguns se contradizem sozinhos.... Kkkkkkkkkk

                                                          • oLHA A NOKIA, RAPAIZ! aPRENDENDO A FAZER TABLET COM O MESMO PESO DOS SEUS SMARTPHONE! HAHA!

                                                              • Não sinto muito K_sillva não sou hater nem fãboy de ninguém, mas Sinceramente Tablets com Android é sofrível, Sofrência (Pablo), talvez com esse Android 5 Mude esse panorama, mas não me animei!!! paciência... apenas no futuro... Minha opinião....

                                                                  • É bom ver que a nokia continua viva.

                                                                      • foi preciso chegar ao fundo do poço para ver que precisava usar o android e tentar se reerguer....

                                                                        • que show....quero um!!

                                                                            Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                            Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                            Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                            Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas