LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Versão 40 do Chrome Beta corrige problema de zoom em sites que usam cabeçalho

09 de janeiro de 2015 0

Google Chrome Beta acaba de chegar à versão 40 trazendo uma novidade que deve agradar a muitos. Agora o navegador da gigante das buscas é capaz de identificar os cabeçalhos dos sites e redimensioná-los corretamente quando você aplica zoom na tela. A novidade é útil especialmente em sites que não contam com página própria para dispositivos móveis.

No entanto, é bom ter em mente que a mudança só é válida para sites que usam cabeçalhos fixos no topo da tela, o que não é o caso do TudoCelular. Para tal usamos o site Videojs.com como exemplo. Como pode ser visto nas imagens abaixo, quando damos zoom no site usando a versão 39 estável do Chrome a barra no topo não se adapta à tela e nem é possível ter acesso aos atalhos no canto direito. Para tal, você terá que reduzir o zoom para que os botões apareçam. Já na versão 40 beta (à direita) é possível ver que a barra fixa rola junto com a página, assim é possível ter acesso a qualquer atalho mesmo com o zoom aplicado.

A explicação mais precisa da mudança é que a janela de exibição, que é uma maneira elegante de exibir a parte da página web que você vê em um dado momento, está agora dividida em duas partes. Tenha em mente que isso não é necessariamente uma ideia nova, apenas só foi adotada no Chrome recentemente e implementada no projeto do navegador.

Chrome 39 (esquerda) e Chrome beta 40 (direita)

Conteúdo fixo é projetado para manter uma certa porção da janela de exibição (por exemplo, um cabeçalho ocupando 600x100 pixels centrado na parte superior). Antes desta alteração, os cabeçalhos e similares, muitas vezes assumiam a mesma posição na janela de exibição, independentemente do nível de zoom, porque é assim que eles devem funcionar. Quando você não consegue ver todo o cabeçalho de uma página, por exemplo, é porque esse elemento é maior do que a janela de exibição. Vamos dizer que o cabeçalho possua 600 pixels de largura, mas o zoom estava a 300. O ajuste não era feito para evitar que o conteúdo transbordasse para fora da tela, não sendo possível ser rolado, por ser fixo.

Dividindo a janela de exibição em dois, isso faz basicamente um truque para fazer zoom e rolagem funcionarem sobre este tipo de elemento de página web como uma lupa, sem violar a lógica de seu design. Em primeiro lugar, temos o "layout de exibição em janela", que é a região retangular onde existem elementos fixos, como cabeçalhos. Esta parte do layout é a que eles tratam como a janela de exibição. Em seguida, há a "janela de exibição visual", a parte da página que você realmente vê.

Outra maneira de pensar sobre isso é que o Chrome lida com o conteúdo fixo como uma falsa janela de exibição (o layout básico), enquanto que a janela de exibição visual compreende a página da web como a página mais completa. É uma forma elaborada de arrumar os elementos fixos.

Esta não é uma novidade recente e está em desenvolvimento desde 2012. A internet caminha para um caminho convergente entre o desktop e o mobile, e a Google só agora que começa a unir esses dois pontos. Curiosamente a equipe da Microsoft vem fazendo o mesmo com o Internet Explorer que deverá trazer várias mudanças deste tipo no Windows 10 que pretende unificar todas as plataformas. E este é apenas um dos pontos que precisa mudar para que a total integração ocorra.

Para quem deseja conferir a novidade, basta fazer o download do Chrome Beta diretamente da Play Store. Ele funciona paralelamente à versão estável, sendo possível ter os dois em seu dispositivo.


0

Comentários

Versão 40 do Chrome Beta corrige problema de zoom em sites que usam cabeçalho

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas