LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sony deseja usar o seu Xperia para ajudar na busca da cura do mal de Alzheimer

12 de janeiro de 2015 2

Os smartphones atuais são verdadeiras máquinas com grande potencial de processamento, que muitas vezes não é devidamente aproveitado. Pensando nisso, a Sony acaba de lançar o aplicativo Folding@Home para os usuários da linha Xperia que queiram contribuir para a descoberta da cura de várias doenças que assolam a humanidade por décadas.

Se você não sabe do que se trata o Folding@home, ele é um projeto que visa usar o potencial de cálculo de variantes do seu smartphone para ajudar cientistas da equipe de pesquisa de Stanford na busca da cura do mal de Alzheimer. O objetivo do estudo é simular e analisar o processo de dobramento de proteínas, a fim de entender o que está errado com o processo que acaba desenvolvendo doenças temíveis.

Com a investida da Sony, a esperança é de que o projeto sofra uma boa aceleração sem necessidade de gastar uma fortuna com o desenvolvimento de supercomputadores ou levar uma eternidade para que os cientistas façam algum progresso com o equipamento que eles tenham à disposição no momento. Com isso, ter o poder computacional de milhões de smartphones poderá ser de grande valia.

A Sony mostrou pela primeira vez o seu apoio com o projeto ao lançar o aplicativo Folding@Home para o PlayStation 3, que permite que os consoles pelo mundo pudessem ser usados enquanto os jogadores não estivessem jogando. Tudo que era processado era enviado para o banco de dados central da equipe de Stanford. Isso ajudou o grupo de cientistas a quebrarem recordes no processamento de simulações.


Para o membro da equipe Dr. Vijay Pande, será necessário cerca de 150 mil “dias de telefone” para ser capaz gerar uma mudança significativa no projeto. De acordo com ele, o “dia de telefone” é descrito como um telefone funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana, em um ano. Com apenas 10 mil telefones contribuindo com o projeto, ele diz que será possível alcançar a marca desejada em apenas algumas semanas.

Para fazer parte do projeto, é necessário seguir alguns passos:

  • O telefone tem que estar ligado e completamente carregado enquanto conectado à tomada
  • O dispositivo precisa estar conectado à alguma rede Wi-Fi
  • É necessário que o smartphone permaneça nos estados acima por algumas horas

A partir disso, o app Folding@Home começará a processar dados e a enviar os resultados para a equipe de cientistas. Como demanda muito tempo, a Sony recomenda que você faça isso enquanto estiver dormindo. As 7 a 8hs noturnas, onde o smartphone não estará em uso, será suficiente para ajudar no progresso pela busca da cura de algumas doenças.

A Sony alega que o aplicativo não terá acesso aos seus arquivos ou memória do sistema do seu smartphone. Assim como nenhum outro equipamento que esteja conectado na mesma rede Wi-Fi. Caso você tenha interesse e possua algum modelo da linha Xperia, basta fazer o download do Folding@Home via Play Store. A empresa informa que está trabalhando em uma versão aberta que possa funcionar em qualquer smartphone. A primeira versão beta poderá chegar ainda no começo deste ano. Assim, qualquer dispositivo com processador ARM e Android KitKat 4.4 poderá ajudar com a busca pela cura de várias doenças.


2

Comentários

Sony deseja usar o seu Xperia para ajudar na busca da cura do mal de Alzheimer

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas