LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: Moto G vs Lumia 830

19 de janeiro de 2015 59

Um dos melhores movimentos da Motorola em 2014 foi renovar a linha recente chamada de Moto. O Moto G mantém exatamente a mesma fórmula de sucesso do modelo anterior, com algumas melhorias em alguns pontos específicos. Enquanto isso, a Nokia criou uma série de aparelhos com foco exatamente neste mercado de médio custo, onde o Moto G reina. Um deles é o Lumia 830, smartphone da fabricante finlandesa e que entrega o PureView para melhoria de fotos, em um dispositivo que não custa tanto. Unimos ambos os modelos para comparar recursos, design, câmera e como cada um lida com apps do cotidiano.

Design

Do lado de fora temos uma diferença que faz com que o Lumia 830 atraia mais olhares, além de passar a sensação de dispositivo robusto: a parte externa, nas bordas, é feita de alumínio fosco e de alta qualidade. As linhas do celular seguem o padrão da Nokia, agora Microsoft, em seus dispositivos mais caros, ou seja, linhas retas e quase que nenhuma curva. Isso faz com que a pegada não fique muito confortável, ponto que vai para o Moto G e suas curvas nas bordas, junto da curvatura da parte traseira. Com laterais mais finas, o smartphone da Motorola promove uma maior segurança na mão e maior sensação de que o celular não vai cair (isso é importante).

Hardware

Por dentro quase que tudo é igual para ambos os lados. Temos o mesmo Snapdragon 400 quad-core de 1.2 GHz nos dois modelos, a mesma GPU Adreno 305, o mesmo 1 GB de memória RTAM e a mesma capacidade interna, de 16 GB (no Moto G há um modelo de 8 GB), junto de uma entrada para cartões microSD de até 32 GB no Moto G e 128 GB no Lumia 830. No desempenho do cotidiano ambos os smartphones são muito semelhantes, levando pouca diferença de tempo para abrir apps como Facebook, Twitter e Instagram. Em jogos mais pesados, o Moto G sai na frente e roda melhor o Asphalt 8 - o Lumia 830 apresentou certa queda na taxa de quadros por segundo, o que afeta até a reprodução da música do game.

Câmera

A tecnologia presente no Lumia 830 fez milagres em fotos de celulares e mostrou que a Nokia manda bem neste ponto, Porém, neste modelo o PureView não faz o mesmo milagre de outros e apenas melhora o resultado de fotos noturnas - onde há mais brilho entrando e melhor qualidade na foto final. Em fotos diurnas ou com boa luminosidade, a diferença entre o Moto G e o Lumia 830 é quase que inexistente. Por fim, o Moto G entrega 8 megapixels e o Lumia 830 vai com 10 megapixels - pouco acima de seus concorrente.

Conclusão

Quando o comparativo esbarra em sistemas operacionais diferentes, temos grande dificuldade em apontar um ou outro vencedor. O Lumia 830 entrega um corpo mais bem acabado, melhor câmera noturna e um desempenho que não está muito acima de seu rival desta briga. Além disso, o Windows Phone ainda não tem o mesmo calibre que o Android para aplicativos - e, principalmente, para a velocidade de atualizações dos apps, que é bem menor no Windows Phone do que no Android. Em custo-benefício, principalmente por conta da TV digital do Moto G, temos um vencedor do lado da Motorola.

  • O Motorola Moto G (2a Ger) ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Nokia Lumia 830 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

59

Comentários

Comparativo: Moto G vs Lumia 830
  • Qualquer coisa com Android é melhor do que os smartphones com o lixo do Windows Phone. Até aqueles Samsungs vagabundos de 300 reais.

    • Ainda rende iço aquie?? André paranóico KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      "A escolha tem que ser mais técnica do que pessoal, portanto, não avalie apenas isso. O objetivo é ajudar, mas o que é melhor para mim talvez não seja melhor para você."

        • a Mais celular discorda desse resultado http://www.maiscelular.com.br/comparar/celulares/motorola-moto-g-2014-xt1069-dual-dtv-vs-nokia-lumia-830/1450945

            • Nossa que engraçado, O Novo moto g Tem praticamente o mesmo hardware do Lumia 830 e custa R$ 300 a menos na versao de 16gb
              sem falar que a camera dele tambem e muito boa, mas sera que 3 mpx a mais valem 300 reais... fora que o 830 saiu com uma camera não muito boa comparado com os outros lumias, eu tenho um 930 e minha esposa tem um novo moto g, ja vi as fotos do 830 e não se parecem em nada com o meu 930 e a camera do novo moto g tambem e muito boa, perde um pouco pro 830, m

                • Cara, eu tava sacaneando o review lixo dessa comparação: o cara que escreveu diz que predominantemente o Lumia é melhor e no final diz que a melhor escolha seria o Moto G! É ridículo! Como o próprio review constatou, apesar de ser muito mal feito, a câmera do L830 é sim similar ao do Moto G, mas em questão de fotos noturnas o segundo fica pra trás. Sua comparação com o 930 não convém a este argumento uma vez que o mesmo tem 10mpx a mais de resolução e, ao contrário do que a maioria pensa, a quantidade de mpx influencia sim na qualidade da foto uma vez que este funciona em conjunto com outras funções da câmera como a taxa de abertura da lente e capacidade de detecção de luz.

                    • Já que você não se deu ao trabalho de apenas clicar no link que postei no meu comentário abaixo e continua a perpetuar um mito por pura ignorância ou mesmo preguiça de aprender, vou colocar uma parte da matéria que responde: Quanto mais megapixels, melhor é a câmera?

                      Por
                      Claudia Regina

                      Estou fotografando em um local com bastante gente e, para puxar assunto, alguém olha para minha câmera enorme e pergunta. com os olhinhos brilhando: ?Uau, que câmera, hein? Quantos megapixels ela tem??

                      Acho que quem pergunta isso espera que eu diga algo incrível como ?ahhh, tem um trilhão de megapixels!? Olhinhos param de brilhar quando eu respondo que a minha câmera tem tantos megapixels quanto muitas câmeras amadoras por aí.

                      A confusão acontece pois os megapixels foram a medida escolhida pela indústria das câmeras amadoras como um ponto importante de venda. Fica implícito que quanto mais megapixels, melhor a qualidade da foto! A verdade, no entanto, é que esse número não faz tanta diferença assim. Os megapixels representam, somente, o tamanho da foto.

                      O que realmente faz diferença na qualidade de imagem de uma câmera é o sensor ? aquela plaquinha eletrônica que substitui o filme. Sensores maiores e melhores criam fotos que reproduzem a realidade com mais nitidez e qualidade.

                      (Outros fatores que contribuem para a qualidade de uma foto é a lente utilizada e o uso da luz, claro.)

                      Ou seja: uma câmera que tenha 40 megapixels e um sensor ruim vai resultar em arquivos enormes, mas com baixa qualidade. Uma câmera com 8 megapixels e sensor bom vai resultar em arquivos menores, mas com qualidade superior.

                      Portanto a ideia de que quanto mais megapixels a câmera tiver melhor ela será, é um MITO.

                      • E lembrando que megapixels diz respeito somente ao tamanho da foto não qualidade.

                        Fonte: http://www.dicasdefotografia.com.br/...eria-acreditar

                        • O L830 é bom no Design, Hardware e na Câmera... "Em custo-benefício, principalmente por conta da TV digital do Moto G, temos um vencedor do lado da Motorola." ?!?!?!?!?!?! kkkkkkkkkkkkkkkkk Alguém pode me explicar isso???
                          Alguém avisa pra ele que o Rádio e a maravilhosa TV não funciona quando o aparelho está conectado no carregador??? kkkkkkkkkkk Quanta ironia...

                            • ?!?!??!?!!/!?!?!?!

                                • uheuheuheuheuheuhe....moto g contra 730 foi empate....agora...moto g contra 830 o moto g ganha ??? aonde está o sentido nisso ??? UHAHUAUHAUHAUHU

                                    • Mais um análise LIXO desse André paranóico.

                                        • No final das contas fica claro como aqueles que são fãs de uma marca fecham os olhos aos fatos.

                                          Como é que o Lumia 830 é melhor do que o Moto G 2014 "em câmera" por que isso não se comprovou no comparativo feito aqui no site??? O Moto G se saiu melhor em todas as fotos durante o dia! Você não viu isso? Das duas uma, ou você é cego ou fã do Lumia 830!

                                          Agora nas fotos a noite o Lumia foi superior.

                                          • se o 730 ganha da camera do moto g,imagina o 830 cuja uma das poucas diferenças pro 730 é justamente a camera principal?

                                              • O LUMIA 730 JA PISOU NA CARA DO MOTO G..IMAGINA O 830 KKK..E DIGO MAIS UMA COISA,EM UM COMPARATIVO DEVE-SE ANALISAR O CONJUNTO FINAL E NÃO A LOJA DE APP.E SE QUISER UM SMARTPHONE DE R$550 VÁ DE LUMIA 730,O 830 TA QUASE O PREÇO DO L930

                                                  • Comparativos entre Androids e Windows Phones intermediários por aqui sempre dão nisso. Vai pelo gosto. O WP tem lá suas falhas, mas é bem mais otimizado que o Android. Se quer Android, pega o motoG, se quer WP, pega o 830.

                                                    • Que ridículo! Tudo Celular já já vai virar Nada celular! Os caras me passam informações incorretas nas matérias e ainda querem ter credibilidade? Não acredito que ainda um site coloca como ponto positivo em um celular o fato da loja ter mais aplicativos! A Riachuelo tem mais roupas para vender dentro da loja, porém isso não faz dela melhor do que O Empório Armani por exemplo! Aff!

                                                        • Mas nesse caso faz sim meu caro. Windows Phone tem bem menos aplicativos e ainda assim, a maioria e meia boca. E não tem muitos dos melhores. Como dead triger, The walkin dead, nenhum da square enix, nenhum da Capcom, quase nenhum da sega, muito pouco da ubisoft. wp ta se resumindo na ea que ainda não tem nem o need for speed mostwanted. E na gameloft.... Para ne kra. Isso tem sim muito peso. Falo p q o meu e o 930. E to doido pra troca no novo moto x

                                                          • Que estranho... o L830 é bem melhor que o Moto G, só perde é no preço, de resto limpa o chão com a cara do Moto G, isso sem precisar de nuito esforço...

                                                              • O Moto G limpa o chão e leva os Lumias junto, WINDOWS PHONE É LIXO e mais lixo ainda quem usa.

                                                                  • Melhor no que, da pra explicar, ja que as especificações são exatamente as mesmas???
                                                                    marca? camera? a do moto g não chega a ser tão boa quanto ao lumia 830 mas e muito boa sim e um cel não se mede so pela camera

                                                                    • mds... se o moto g nao se compara com o lumia 730, quanto mais com o 830... er 10 mpx meu filho

                                                                      • O editor dessa matéria da bêbado. O Lumia 830 tem 10 megapixel.

                                                                        • No comparativo entre os melhores intermediários o 830 só conseguiu tirar fotos melhores que o Moto G a noite, durante o dia o céu ficou todo branco, não houve contraste. Por outro lado as fotos do Moto G foram as melhores durante o dia.

                                                                          • De onde tiraram 6,7 mpx? Me diz

                                                                            • O lumia 830 e só uma versao do lumia 730 com camera melhor e melhor acabamento que não vale o que é pedido por isso moto g wins

                                                                              • Acho que o próximo comparativo é o do Moto G com o Lumia 930 e ele vai dar a vitória pro Moto g. Brincadeira isso.

                                                                                  • e o pior foi quando compararam o s5 mini com um Lumia. o smart da Microsoft foi melhor em tudo, mas deram vitória para o s5 mini por causa do Android possuir mais aplicativos.

                                                                                    • São tantos erros e puxa-saquismos pra o lado dos Android que me as vezes me pergunto porque ainda continuo lendo...no 730 erraram na bateria, nesse, na camera.

                                                                                      • Que viajem desse povo!

                                                                                          • Satya Nadella esqueceu de depositar umas Dilmas na conta do TC?kkkkk

                                                                                              • Não pêra.. O 730 não tinha acabado de ganhar da câmera do Moto G no review anterior??Alias, a câmera do 830 é de 10 MP e não 6,7..

                                                                                                  • kkkkkkkkk vai saber, no vídeo do 730 vs moto G eles definem que os dois são bons e que vai da preferência de sistema, e nesse comparativo dão vitória para o Moto G sendo que o 830 é melhor que o 730 que ficou empatado kkkkkk puta sacanagem

                                                                                                  • Isso vai gera treta com os usuarios de windows

                                                                                                      • Lumia 830 com 10 MP e não 6,7.... Arrumem lá!!! Valeu

                                                                                                          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas