LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Imagination Technologies apresenta nova GPU mais potente que o Tegra X1

26 de fevereiro de 2015 13

Hoje (25/02), a Imagination Technologies anunciou a sua nova GPU para dispositivos móveis topo de linha sucessora da GX6650, a PowerVR GT7900. O novo chip gráfico chega com 2,6 vezes mais ALUs que o modelo anterior, o que representa 512 núcleos a mais de processamento gráfico, combinados em 16 Clusters Unificados de Sombreamento. Assim, a nova GT7900 pode entregar três vezes mais desempenho que a GX6650.

A novidade terá o mesmo nível de eficiência energética que os atuais chipsets fabricados a 14nm do mercado. No entanto, o seu foco será consoles e TVs com sistema Android, já que tamanho desempenho vai além do que os smartphones precisam, sem falar que dispositivos mais compactos geralmente oferecem um sistema de dissipação pouco eficiente.


A Imagination Technologies alega que a PowerVR GT7900 será a primeira a trazer poder gráfico a nível de PCs com suporte a API OpenGL ES 3.1 e o novo pacote de expansão do Android com capacidade para processamento avançado de geometria, tessellation, ASTC LDR e texturas com uso de HDR em tempo real. Só para se ter uma ideia, a novidade consegue entregar uma potência gráfica de 1,6GFlops, indo além do 1GFlop oferecido pelo Tegra X1.

A nova GPU também conta com suporte a vários sistemas simultâneos. Isso será especialmente importante para usuários corporativos que precisam manter os dados pessoais separados dos dados profissionais mesmo em dispositivos móveis. A Imagination Technologies alega que ter mais de um sistema sendo executado não gera nenhuma queda de desempenho.


A empresa também aponta para um ponto muito importante: a nova GPU será capaz de manter o seu desempenho por mais tempo. Como pode ser visto no gráfico acima, as soluções rivais acabam perdendo grande poder gráfico após 5 ou 10 minutos de uso. De acordo com a empresa, as soluções gráficas do mercado são produzidas para entregar grande desempenho em um curto período de tempo, o que geralmente acaba favorecendo benchmarks, mas na prática não apresenta o mesmo resultado. Com isso, a nova PowerVR GT79000 realmente garantirá um desempenho linear todo o tempo.

Outra novidade bem interessante da nova PowerVR é que a GPU pode ser ativada parcialmente. Assim, não é preciso ter todos os seus recursos ativos sem que o aplicativo que está em execução necessite dele. Isso ajudará a economizar bateria, especialmente em momento em que o usuário não esteja jogando.

Por fim, a novidade também conta com total suporte a telas 4K a 60 FPS e ao Android Lollipop. Além de trazer novos decodificadores de imagem para produzir fotos e vídeos de melhor qualidade. Um novo micro controlador de áudio foi adicionado para garantir uma melhor qualidade sonora.

A Imagination Technologies fará um evento de lançamento durante a Mobile World Congress (MWC 2015), e a novidade deverá chegar ao mercado no início de 2016.


13

Comentários

Imagination Technologies apresenta nova GPU mais potente que o Tegra X1
  • É por usar as powervr, e fazer uma otimização bacana que a apple consegue aqueles graficos lindos nos games...

    Não sei por que as outras empresas não usam as GPU's dessa linha também(ou pelo menos grande parte não usa) na minha opinião são as melhores....

      • iPhone não tem todos os efeitos gráficos liberados quanto o Android tem porque ela tenta manter uma taxa de FPS bem estável nos jogos. Android roda com qualidade gráfica bem superior. E te digo que esse celular da foto aí, o Optimus 3D, é excelente nos gráficos, superando o 4s, e adivinha qual é a GPU dele? É uma da PowerVR. Um monstrinho.

        • tá ali no gráfico GT 730M para a mais potente delas, sendo assim seria algo no nível de uma GeForce GT 640, abaixo da GT 730 de desktop

            • Com qual Placa de video off da nvidia isso pode ser comparado?

              • Pow, man! Por que, hein???

                Porque não colocam essa belezura num Smartphone???

                PS: Sei das limitações. É meu modo lamentável, ativado.


                Bem que eu queria um tablet e um smartphone com esse chip, aí!

                  • Então!!! Acho que estão com medo de tornar os SmartPhones tão potentes quanto os consoles das gerações mais recentes... Porque aí, pra que PS3 e PS4, né? Meu sonho, grande sonho, é poder ver um SmartPhone rodando um God of War 3 com gráfico em 4K. Seria, tipo, de dar água nos olhos...

                    • Eu acredito que com um bom sistema de dissipação esse SoC possa rodar jogos bastante pesados, é uma diferença muito grande de Gigaflops entre o Xbox 360 que tem 240gflops e esse SoC qua conta com 1600gflops.

                        • Gráficos nível de PC













                          PC ano 2.000

                            • se colocar num Smartphone o aparelho queima antes de você ligar

                                • sempre gostei das PowerVR, mas esse negocio de qualidade de games de pc é papo furado, todo lançamento eu vejo alguma fabricante dizendo isso, não que isso seja impossivel ou que não esta bom o desempenho das gpu's mobile, mas pra mim é propaganda enganosa.

                                  • O S6 bem que poderia vir com essa GT7600, iria ficar ótimo ela junto com o Exynos 7420.

                                      Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                      Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                      Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                      Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas