LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Alunos desenvolvem app que transforma smartphone em mouse usando acelerômetro

03 de março de 2015 10


Igor Cobra (15 anos), Jonathan Lima (17 anos) e Victor Hugo Pedrota (13 anos), alunos do Instituto Alpha Lumen de São José dos Campos (SP), desenvolveram um aplicativo que permite que um smartphone possa substituir as mesmas funções de um mouse tradicional. Eles batizaram a novidade de Appointer, e os garotos trabalharam nos fins de semana por três meses até que ele estivesse pronto.

Baseado no acelerômetro, recurso presente em basicamente todos os smartphones, o aplicativo se baseia nos dados monitorados por ele. O Appointer aproveita esta característica, que pode indicar o volume e até rotação do celular, para fazer com que seja possível a utilização do aparelho como um mouse.

"Transmitimos essa movimentação percebida pelo acelerômetro para o computador via Wi-Fi e o smartphone passa a funcionar como se fosse um mouse", explicou Lima. De acordo com ele, o aplicativo tem alcance de até 300 metros, mas isto também depende do roteador Wi-Fi que está em uso.

Para ele, o público alvo do Appointer são os amantes de games. "O aplicativo elimina a necessidade de carregar um mouse para poder jogar no notebook, por exemplo".

Uma das vantagens do aplicativo é a liberdade de movimento que ele garante aos usuários, já que o smartphone não precisa, necessariamente, estar apoiado em alguma superfície para captar os movimentos. As pilhas também podem ser esquecidas, mas a bateria dos celulares, em compensação, é utilizada para o funcionamento.

O Appointer possui versões para Android e Windows Phone. Ele não foi lançado para iOS porque na época do desenvolvimento, nenhum dos garotos possuía iPhone. Ele ainda está passando por aprimoramentos e ainda não tem previsão de lançamento nas lojas.


10

Comentários

Alunos desenvolvem app que transforma smartphone em mouse usando acelerômetro

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas