LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Skyhook, um projeto para portar o Android em desktops

06 de março de 2015 45

As primeiras imagens de um sistema em desenvolvimento, que está sendo chamado de "Android para PC", foram divulgadas e chamou bastante a atenção de usuários de alguns países.

As amostras foram disponibilizadas no perfil do Google Plus de um dos desenvolvedores, Jason Serilei Dragunov. Ele afirma que, embora o projeto seja conhecido como Android OS para Desktop, seu nome é Skyhook, e está sendo desenvolvido há dois anos, completamente do zero.

Serilei diz que a equipe foi tão a fundo na criação do sistema, que um novo e poderoso kernel foi reescrito, e tornou-se 64 bit. Embora baseado no Android, trata-se de um novo sistema de janelas, novo sistema de suporte para mouse e teclado, nova interatividade, e um novo ambiente sincronizado e integrado o futuro OS a tablets e smartphones.

A ênfase na postagem de Serilei é deixar claro que não há recortes ou remendos. O sistema é "escrito da forma como deve ser, com o poder, amor, cuidado e beleza que merece".

Confiram as imagens que ele disponibilizou:

Serilei ainda convida os amantes do Android a se juntarem à equipe para fazer perguntas, participar das discussões e se prepararem para o que está por vir. Em seu post, ele informa onde os desenvolvedores podem ser encontrados.


45

Comentários

Skyhook, um projeto para portar o Android em desktops
  • Esse sistema ainda continua em desenvolvimento? não consegui achar nada sobre ele

      • vai travar tbm

          • Esses fanboys da Google/Adroid viajam na maionese, essa ladainha de matar o Windows dura décadas, gritado aos 4 cantos pelos os fanbos do Linux,não vai ser um sub sistema dele que vai conseguir.

            Gosto do Adroid, uso e gosto mto do meu Asus TRansformer, mas acreditar que esse projeto de entusiasta pode matar o Windows, só na cabeça dos fanboys mesmo.

              • Se o cliente não for um "heavy user" terá suas expectativas atendidas já que, uma grande maioria fica com a cara no smart de dia e no tablet á noite! Um pouquinho de office para dar um pouco de sobriedade e voilá! Não sentirá tanta falta de um PC com Windows! A maioria já é assim! Eu lido com vários jovens extremamente "antenados" no mobile que nem tem PC em casa!

                  • De acordo com a equipe, a ideia do SkyHook é ser uma distribuição Linux completa, baseada em Android. Aparentemente isso significa que ela pode rodar aplicativos Android tanto quando aplicativos nativos e usar quaisquer periféricos que que possuam device drivers para Linux (atualmente, praticamente tudo).

                    Dessa forma, acredito que mesmo "heavy users" estarão bem atendidos. SkyHook não será um sistema mobile portado para PC e sim um SO completo para Desktop.

                    • A despeito de todas as críticas, gostei muito do visual! Um OSX em design material!

                        • Desktop é um passo muito grande, a M$ reina absoluta, Mac é muito restrito, mas é bem conceituado para algumas atividades. Até hoje linux para pc está praticamente abandonado. Não acredito que tenha mais espaço para outro OS

                            • Escrevo de um Elementary OS (Linux) e mando lembranças. Não uso Windows a 12 anos.

                                • Tem o 3D Autodesk Maya para linux, Photoshop, Corel Draw, Soundforge, os drivers de qualquer hardware (placa de som off, placa de video off, etc, multifuncionais, etc) funcionam corretamente e exploram o total potencial deles? Voce gosta de jogos para PC, aqueles modernos com gráficos incríveis? Eles funcionam no Linux?

                                    • TheBanned:

                                      Autodesk Maya? Sim, ué... Versão 64 bits inclusive. Mas ele é caro e complexo demais, eu uso o Blender, mais barato e tenho os mesmos resultados. Muitas ilhas de edição profissionais preferem o blender ao Maya, aliás.

                                      Photoshop? Roda no wine, mas eu não uso. Tenho um grande acervo pessoal de scripts que rodam no Gimp, não posso usá-los no Photoshop.

                                      Corel Draw? Já existiu um Corel Linux no passado com ele, mas nunca cheguei perto. Editores pesados, fracos, usam formato proprietário, uma droga. Para design vetorial uso o Inkscape.

                                      Drivers? Já faz alguns anos que não tenho problemas, toda boa distro empacota suporte para praticamente todo o hardware usado. Já quando um hardware não tem suporte decente para Linux, eu não compro aquela marca, ué... Simples assim. Isso é problema do fabricante, não meu.

                                      Eu gosto de jogos com gráficos incríveis sim. Tenho um Playstation e um NVidia Shield. Pra Linux existe steam, cedega e jogos que não existem no Win, mas eu não uso essas coisas, não jogo em PC.

                                      Caso seu ponto esteja baseado apenas em aplicativos, sai da casinha amigo. Cada sistema tem seu acervo de programas, um usuário de MacOS também pode citar que ele tem aplicativos que você não tem. Assim como um usuário de Linux. É por isso que falamos de ecossistemas.

                                        • Então o linux não serve para mim e para MUITA gente. Vou ficar tranquilo em minha "casinha", onde tudo que eu preciso funciona como eu quero.

                                            • Sério? Porque todos os aplicativos que você citou estão disponíveis para o sistema ou tem equivalentes melhores. Você leu minha resposta anterior, não?

                                              Mas veja: você usa o sistema que quiser usar e convive com os problemas com os quais quiser conviver. Enquanto a sua máquina não estiver aqui na minha rede local, fique a vontade.

                                              Existe MUITA gente que estaria atendida com um mero Chromebook, e MUITO MAIS gente que não vê mais utilidade em usar um PC (os mais jovens não largam os smartphones, que em sua maioria rodam Android, aliás. Windows para mobile é, e sempre foi, uma piada).

                                              Mas seu amigo aí em cima vanillaicepac citou Linux como uma promessa e eu estou aqui para dizer que ela está sendo cumprida para mim a mais de 12 anos.

                                              Ele disse que eu não tenho acesso aos "melhores" aplicativos para PC e eu estou aqui para dizer que a sua visão de aplicativos é um pouco limitada...

                                              Se funciona para você, ótimo. Seu sistema absolutamente não funciona para mim, e penso que isso está igualmente ok.

                                              Estou me correspondendo já com os desenvolvedores do Skyhook e quando ele for publicado, é bastante possível que eu vá experimentá-lo e talvez até migrar para ele na minha estação de trabalho. Afinal, é um Linux também, é mais configurável que qualquer outra distro e tem um acervo de apps ainda maior.

                                          • Parabéns fique privado do melhor os para pc existente e fique ai no,Linux eterna promessa a mais de vinte anos e de brinde fique privado dos melhores progamas para pc

                                              • Obviamente você não conhece o ecossistema, né?

                                                Deixa eu te dizer o que me trouxe ao Linux, anos atrás, garoto:

                                                Qualquer distro Linux roda mais rápido que a versão equivalente do Windows, no mesmo hardware.

                                                Máquinas com Linux não defecam pacotes de broadcast na rede, tornando tudo mais lento.

                                                Softwares especializados (usados por profissionais a anos) rodaram primeiro e melhor em ambientes Unix: blender, audacity, cinelerra, Oracle Database, etc. E você não precisa piratear um software para testá-lo.

                                                Melhores programas para PC? Melhor seria dizer que são os únicos que você conhece... Não há, absolutamente, nenhum aplicativo Win do qual eu sinta falta (em mais de dez anos, lembra?)

                                                Desenvolver software em ambiente Linux, incluindo para Android é muito mais fácil.

                                                Assim como no Android (que também é Linux) eu posso escolher a interface gráfica que eu quiser, ou mesmo nenhuma. Ou trabalhar com várias UIs ao mesmo tempo.

                                                A interface opcional de texto me permite realizar tarefas em lote, automaticamente.

                                                O meu sistema é meu. Eu posso fazer de tudo com ele, incluindo fazer alterações, sem precisar da autorização da fabricante.

                                                Quando o Windows tem um bug, vc precisa esperar a MS se interessar por consertar (algo assim no dia de São Nunca de tarde). No caso do Linux, milhares de especialistas e desenvolvedores no mundo todo estão sempre testando e corrigindo o sistema e os aplicativos. Eu recebo updates todos os dias.

                                                Eu poderia continuar o dia inteiro, mas o comentário já está ficando longo demais...

                                                Eu entendo que seja difícil sair do seu mundinho... Mas Não fique nervoso com o fato de que existem outros não limitados por ele. Cada um na sua praia, ok?

                                                  • Nervoso porque ,os distros Linux são abertos grátis e tal se fosse isso tudo que os usuários linux dizem então porque nunca deslancha ,porque não desbanca o Windows malvado é pago ?
                                                    Quanto a mundinho acredito que seja vc que esteja num pois Linux é um mundinho perto do Windows

                                                      • É essa a visão que você tem do ecossistema Linux? Ela está errada.

                                                        Há sim, muito mesmo mais software gratuito para Linux. A esmagadora maioria também tem código aberto (o que facilita muito as atualizações e correções de erros). Mas há um acervo bastante significativo de software pago e até mesmo uma minoria que é proprietária. Eu mesmo uso vários.

                                                        Existem distros Linux que são monetizadas de várias formas, também. (O meu Elementary OS, por exemplo, pode ser também gratuito, mas eu usei a opção de pagar por ele. Não é caro).

                                                        A diferença entre Windows e Linux não é que o primeiro tem apps pagos e o segundo gratuitos, porque isso não é verdade. Windows tem apps gratuitos também.

                                                        Coloquei algumas diferenças que foram relevantes para mim na minha última resposta. Repare que eu jamais usei algo como "é grátis"...

                                                        Eu trabalho com TI. Estou acostumado com Windows, Linux, HP-UX, Solaris e MacOSX. É um "mundinho" bem grande, eu diria. De todos eles eu escolhi o Linux para usar em casa e na minha empresa.

                                                        Não tenho nenhum problema com pessoas que se contentam com Windows, no entanto. Mas ele não serve pra mim e nem para minha rede local.

                                                • Meu Jesus ,onde já se viu um cara dizer que android vai matar o Windows kk

                                                  • Isso aí, mas será que as desenvolvedoras de jogos vão apoiar, ou o Mac os e o windows ainda se tornarão o seus os preferidos? Espero que eles deeem atenção da mesma forma que estão fazendo com a android tv, jogos de deskop no androdi, aí vamos nós!

                                                      • Já existem jogos pesados (não mais feitos para as telas pequenas de tablets e smartphones) produzidos para os consoles da NVidia e Android TV.

                                                        Gamehouses conhecidas como a Square Enix e a Ubisoft, já estão de olho nesse nicho.

                                                          • No máximo portar jogos de Android comum ou de navegadores. Se rolar uma parceria, trazer jogos velhos do desktop, que nem a Nvidia fez no Shield http://shield.nvidia.com/games/android .

                                                            • Vou ver uma imagem de BF4,ops travou.

                                                                • Sucesso que nem o Chrome OS

                                                                    • Chome OS é embarcado nos Chromebook, aqui não vendem bem pelo preço e pela pouca oferta do mercado - só temos um Samsung e um Acer - mas nos EUA vendem bem, só olhar aqui https://www.google.com/intl/en/chrome/devices/chromebooks.html .

                                                                    • Nossa muito bonito concerteza acabaria com o monoolio da microsofr sobre os pcs

                                                                      • Adorei esse troço.... que isso... seria perfeito, imagina quantos games fodas e apps e programas reais de desktop fodoes que iriam ter.... emuladores.... nossa mata windows com certeza

                                                                          • e claro, nao tendo aquela maldição das distros nojentas de linux que pra instalar um programa, vc tem que '''programar''' isso e um saco e so nao uso linux por causa disso kkkk

                                                                              • As distribuições atuais de Linux que eu conheço possuem todas uma loja, onde vc busca o programa que quer, clica em "instalar", insere sua senha de administrador e... Está instalado! Moleza.

                                                                                Eu confesso que uso o comando de texto, porém, por ser rápido. Abrir a loja, fazer busca, procurar app na lista, selecionar, mandar instalar... Mais de um minuto.

                                                                                digitar "sudo apt-get install nomedoapp + ENTER": 3 segundos.

                                                                              • Depois falam que a MS foi a unica a ter ideia de intergração... esse projeto ja ta no ar a 2 anos... se der certo, o Android finalmente mata o Windows Desktop e vira o mundo.... vish... imagina esse Android Desktop de verdade em integracao com o smart.... nossa nao ia ter pra MS atrazadona em tudo

                                                                                  • A Microsoft foi a primeira grande empresa na ideia de integração. O projeto Skyhook tem dois anos ainda, nada comparado com o tempo do Windows para PC. Você fala como o Windows fosse péssimo e Android é o salvador da mazelas da Microsoft, é cada uma!

                                                                                      • kkkkkkkkkkkk, Cara vamos entender o seguinte. Nao sou Fanboy. A Microsoft, poderia ter feito MUITO melhor o sistema operacional dela. Mas ela fez exatamente como no Smartphone: Lan?a o sistema e espera os cordeiros, arrumarem a cagada depois. Windows, ? otimo, mas eu uso apenas porque tem games, softwares, e mais softwares "Exelentes'''. Mas o sistema puro em si, nao serve pra NADA. Se nao fosse os usuarios ajudando a MS o Windows tinha ficado no LIXO do Windows Vista at? hoje. E a MS teve a ideia de integra??o primeiro sim.... que nao saiu do papel ATE HOJE. promete isso desde o Windows 7. E smartphones fez a mesma coisa. com o problema, que dessa vez nao tem usuarios que a ajudem a desenvolver o sistema. Ela deveria andar com as proprias pernas e fazer um sistema que preste, sem presisar de programas de bosta de ajuda de usuarios. Ela ja e bem grandinha pra descobrir e corrigir 'bugs '' idiotas de programadores Teen. O saudade da Epoca em que programadores eram '''PROgramadores de verdade'''. Hoje em dia nao passam de cambada de marketing. pelo menos na MS.

                                                                                      • Mac OS é melhor do que o Windows pelo barramento exclusivo da Apple. Linux aproveita muito mais os recursos da máquina que ele está. O motivo para ambos não terem dominado o mercado é pela interface do usuário do Windows ser mais familiar (Linux), a quantidade de programas e jogos disponíveis (Mac OS e Linux) e a infinidade de compatibilidade com periféricos (Mac OS e Linux). Nenhum dos dois conseguiram isso em anos de existência, o que te faz pensar que um sistema que não possui nem uma década de desenvolvimento vai conseguir isso?

                                                                                          • Como vai conseguir isso? Voces cometem o grande erro de acharem que MAQUINAS sao crianscas. Cara ve se voces entendam de uma vez por todas. HARDWARE E SOFTWARE SAO MAQUINAS NAO CRIANSCAS!!!!Elas ja nascem com o melhor que existe ate o momento! Se nao sair assim, entao que fique no esquecimento mesmo!!! Ou Presta ou Nao!! Os programadores ja sabem de tudo ate o seculo 21, suficiente pra criar um maldito os que ja atenda e tenha todas as funcoes certo?

                                                                                              • Google Now quando lançou não tinha todas as funções que a Siri, muito menos a Cortana tem todas as funções que os dois anteriores possuem. Um sistema sólido se constrói com feedback dos usuários e com lobby para o mercado produzir e vender hardware e software para o sistema, as 2 coisas esse sistema não tem. Abra a PlayStore e veja o motivo de Android não estar preparado para competir com Windows, Mac e Linux.

                                                                                                  • Sou obrigado a discordar. Até hoje Siri tem de responder com uma busca "burra" (no sentido que o sistema procura uma resposta sem entender o contexto) na web ou recorrer a uma piadinha sem graça a muitas perguntas que o Now responde perfeitamente.

                                                                                                    Se se refere à brincadeirinha de Siri e Cortana de fingirem ser uma pessoa (que eles obviamente não são), o Now nunca vai fazer a mesma coisa porque seus criadores não querem: O Now não é sua namorada(o), irmã(o), mãe ou algo assim. Google Now é um serviço. Não finge que é um ser humano, não flerta com você, não faz piadas. Se vc quer isso procure uma pessoa de verdade.

                                                                                                    Sobre o acervo da Play Store, eu tenho um tablet Asus Transformer (ele tem um teclado encaixado, muito útil) e passo com ele grande parte do meu tempo longe do PC. Não estou nele agora porque estou desenvolvendo software, mas para todas as outras funções na minha rotina o acervo da Google Play me atende perfeitamente.

                                                                                                    Não posso dizer o mesmo da loja do Windows Phone, que é decepcionante para dizer o mínimo.

                                                                                                    Se você for levar em conta a crueldade dos números (somando mobile e desktop), existe hoje mais hardware produzido com o sistema Android (e iOS / MacOSX) em vista do que para Windows.

                                                                                                    Com isso em vista, eu sempre estive convencido que faltava apenas o Android migrar para desktop para que esse sistema conquiste a mesma hegemonia que tem hoje em mobile. Agora, pelo visto, não faltará mais nada.

                                                                                                  • hehe de fato, quero ver como faz para mandar um Word para a impressora nesse OS

                                                                                                      • Caso vc insista em usar o MS Office, seria abrir seu documento aqui https://play.google.com/store/apps/details?id=com.microsoft.office.officehub&hl=p t_BR

                                                                                                        Daí escolheria a opção "compartilhar" (nunca usei *esse* app, mas é um comando comum em apps para android) e escolheria a opção de impressora na lista.

                                                                                                        Daí o servidor de impressão do sistema, tal como em qualquer Linux, assumria a partir daí e se encarregaria de enviar seu documento para qualquer impressora conectada.

                                                                                                    Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                    Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                    Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                    Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas