LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Chipset MediaTek MT679X será lançado no final do ano com Cortex A72 e GPU AMD

19 de março de 2015 12

Logo após a Mobile World Congress (MWC 2015), a MediaTek foi a primeira a anunciar um chipset com o novo processador Cortex A72 da ARM com previsão de chegada ao mercado no final do ano. Assim, novos produtos deverão ser anunciados durante a CES 2016 que acontece em janeiro.

O novo chipset MediaTek MT679X virá com processador quad-core Cortex A72 em conjunto de outro quad-core Cortex A53 em implementação big.LITTLE. Isso garante grande poder de processamento com baixo consumo. Essa arquitetura também é compartilhada pela Samsung em sua linha Exynos e pela Qualcomm com o Snapdragon 810. No entanto, ambas as soluções ainda usam os núcleos Cortex A57, que oferecem menor desempenho. A ARM alega que há uma diferença de 3,7X mais poder de processamento quando comparado ao Cortex A15 e 1,9X quando comparado ao Cortex A57.


Os atuais chipsets da MediaTek são fabricados a 28nm, porém a empresa deverá avançar para um processo mais refinado, talvez 16nm FinFET. A Qualcomm conta atualmente com chipsets fabricados a 20nm, enquanto a Samsung já iniciou a produção de chips a 14nm com o lançamento do Exynos 7420. Isso mostra que a solução da MediaTek será quase tão eficiente e econômica quanto a da Samsung.

Com relação à GPU, o Digitimes confirma os rumores anteriores de que a MediaTek usará solução gráfica da AMD. Está será uma novidade interessante, já que a AMD é grande rival da Nvidia no mundo PC, mas no universo mobile a Qualcomm é que fez frente à Nvidia com sua GPU Adreno. A MediaTek sempre usou soluções da ARM com a Mali e também da Imagination Tecnologies com a PowerVR, mas agora pretende explorar um novo fornecedor.

Mais novidades sobre o novo chipset deverão surgir em breve, como a velocidade de operação dos núcleos e também qual o modelo que será usado na GPU.


12

Comentários

Chipset MediaTek MT679X será lançado no final do ano com Cortex A72 e GPU AMD
  • Soube que a própria gpu adreno é da AMD e outra a Samsung mesmo fabricando o Processador a 14nm não teve tanta diferença de desempenho contra o snapdragon 810 soube que a soc mtk6795 vai chegar com a própria Mali t760 e que bateu 71 mil no antutu vamos aguardar o lançamento.

      • E eu não sei qual Mediatek que tu viu pegando 71K no Antutu só sei que não foi o 6795 pois ele ainda é feito em 28nm e a GPU que o acompanha é a Power VR G6200, ele só da suporte a memorias LPDDR3.

          • Não teve tanta diferença?
            Tu é loco?
            http://browser.primatelabs.com/geekbench3/compare/2144332?baseline=2156534
            O 7420 massacrou o 810, e esse 810 ai do bench está rodando a 100% MAS ele não consegue manter esse desempenho em um smart, pq ele esquenta MUITO, e ele tb gasta bastante energia.

              • Esse aparelho da HTC também ta todo problemático aquecendo em alta, nem dá pra utilizar em outro testes vi bem próximo 69 mil a 71 mil dizem que a mediatek vai trocar a GPU pela MALI T760 não sei se é verdade, pode até ser já que nos SOC MTK6752 e MTK6732 utilizaram essa GPU.

              • Olá. Aqui é o Andrerson, de novo.

                Gente, cuidado. Porque tem moderador babaca, um abraçado com a amiguinha ou coleguinha dele, que exclui seus comentários por nada. E te banem também. É um tremendo babaca. Como é que este site pode deixar um moderador, um cara como esse? Por isso já pedi a Microsoft não me mandar matérias referente a esse lixo aqui. E vou falar para todos os meus amigos para não acessarem essa bosta. Um site onde até os moderadores são fanboys da SamsungBosta. E são muito intolerantes também. Uns babacas ditadores.


                Cadê aquele lixo que tem o Nick de outro Lixo chamado Samsung? Fiquei te esperando na Rosinha e vc não apareceu. Aparece pow. Quem sabe eu não te converta em algo melhor do que Lixo.

                Aproveita e aparece com esse moderador babaca e zé ruela abraçado com a coleguinha dele. Manda ele aparecer com a amiguinha. Porque eu quero dar um trato nela.

                  • Vai ficar um bom tempo atrás da Samsung ainda

                      • Show, tomara que de certo

                          • A Qualcomm fazia parte da divisão mobile da AMD, até se desmembrar e se tornar independente, e tbm ser a empresa que conhecemos hj.


                            Essa AMD é sem "sorte" mesmo. Tomara que agora se "encontre" no mercado.

                              • AMD tem gpus excelentes com custo benéfico muito bom. mas ela tem muito problema com TDP. quero só ver essa.

                                  • espero que essa parceria com a AMD dê certo.

                                      • Tomara que dê certo sou usuario amd e satisfeito!

                                          • AMD, será interessante.

                                              Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                              Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                              Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                              Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas