LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Chrome para Android ganhará suporte a modo imersivo em tela cheia

02 de abril de 2015 2

Quando o KitKat foi lançado ano passado uma das grandes novidades era o seu novo modo imersivo, que permite que alguns aplicativos, tanto da Google quanto de terceiros, ocultem as barras de navegação e status do sistema. A solução é bem interessante por permitir que uma quantidade maior de conteúdo seja exibida na tela do seu smartphone. No entanto, não era possível fazer esse controle, onde cada desenvolvedor é quem decide se irá ativá-lo ou não. Agora, informações encontradas no código de desenvolvimento Chromium mostra que a novidade poderá chegar ao navegador Chrome.

Alguns navegadores para Android já contam com tal recurso, como o da Samsung que permite que você esconda a barra de status e tenha toda a página aberta no navegador ocupando a tela do seu smartphone. Isso ajuda não só a melhorar a leitura, mas também faz com o que o conteúdo exibido se adapte melhor ao tamanho do display. Com os dados encontrados no código do Chrome, Google também estuda o desenvolvimento de tal recurso para a versão 43 beta do seu navegador.

Modo imersivo do Android KitKat

Também é informado que o recurso poderá estrear oficialmente com a versão 44 do sistema, trazendo uma nova API capaz de adaptar qualquer tipo de conteúdo exibido a qualquer tamanho de tela, tendo o seu dispositivo uma barra de navegação, como na linha Nexus, ou não. No entanto, não ficou claro se a gigante das buscas dará a possibilidade do usuário ativar ou não o recurso, como a Samsung permite, ou se será ativado por padrão como acontece com alguns aplicativos no Android KitKat.

O grande foco da mudança será ampliar o uso da realidade virtual 3D com os óculos Cardboard da Google, assim como outros VRs do mercado. A novidade permitirá uma maior imersão no conteúdo exibido ao explorar toda a tela com o conteúdo exibido. Atualmente a empresa já oferece uma opção chamada de ‘Modo Leitura’, mas ela apenas remove elementos gráficos de páginas web deixando só o texto de forma limpa para facilitar a leitura do conteúdo.

Atualmente o Google Chrome encontra-se na versão 41 em canal estável e versão 42 em canal beta. Este mês a companhia deverá liberar a atualização estável da 42 e também a beta 43, que trará o novo modo imersivo. Com o prazo usual de 40 dias entre cada update, a novidade só deverá surgir no canal estável no final do próximo mês.


2

Comentários

Chrome para Android ganhará suporte a modo imersivo em tela cheia

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas