LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google Play censura jogos de maneira injusta

09 de abril de 2015 5

Todo gamer com mais de 20 anos sabe que durante a década de noventa, o hobby foi duramente atacado pela presença de jogos controversos e violentos. A batalha chegou até mesmo no campo judicial, e no final das contas, a mídia games saiu vitoriosa e venceu aqueles que queriam censurá-la. Essa semana, uma polêmica recente acaba de aparecer na Google Play que nos leva diretamente para esse momento histórico.

Durante a década de noventa foi lançado um jogo para PC chamado "Postal", onde basicamente você andava pelas ruas de uma cidade americana matando civis e cometendo crimes. Ele era bem semelhante a GTA em muitas coisas, apesar de visão isométrica, além de uma narrativa e uma mecânica muito simples. Postal só tinha mesmo um elemento notável: sua violência exacerbada e polêmica.

De acordo com o administrador da desenvolvedora Running with Scissors, responsável pelo Postal, a Google proibiu que o jogo fosse lançado na sua plataforma. A alegação da empresa foi justamente que "Postal" se valia de "violência gratuita", algo que está listado como proibido nos termos de compromisso com os seus desenvolvedores. A Google, como detentora da Play Store, realmente tem o direito e o dever de fiscalizar o conteúdo que lá aparece, mas este parece ser um caso complicado. Apesar de violento, Postal ainda é um jogo com um traço de uma história, e tão cartunesco e bobo como qualquer outro jogo nesse estilo "rebeldia juvenil". Você pode confirmar ao ver as fotos abaixo.

Imagens do jogo Postal

O que podemos observar é um game com corpos em baixa resolução, ainda que a visão isométrica da sua matança possa dar a impressão que o seu personagem é um desses psicopatas malucos que invadem colégios nos EUA. Apesar disso, o dever de censurar o que deve entrar ou não na loja da Google se torna bem mais difícil quando você tem que aprovar centenas de milhares de outros jogos.

É importante notar que diversos títulos que aparecem de forma legal na Play Store são tão ou mais violentos que "Postal". São games Theft Auto III, Max Payne, Carmageddon, Half-Life 2, e The Walking Dead. Certamente o nível de realismo de cada um desses jogos varia muito e pode incidir na decisão de permitir ou não que ele seja lançado. Carmageddon pode ser considerado o jogo mais violento de todos, já que ele basicamente existe para você fazer pontos atropelando pessoas de formas criativas, apesar disso, ele se vale de uma estética grindhouse e brutalizante, que não só são distantes da realidade, como tem reflexos em mídias de mais prestígio como o cinema.

O popular jogo Carmageddon

Acreditar que Postal é mais violento que os jogos citados é, no mínimo, um exagero. Em Modern Combat, da Gameloft, você joga como um militar em situação reais de guerra, seus inimigos sangram e morrem, e até imploram sobre a sua vida, mas você ainda ganha pontos extras por acertá-los na cabeça. Em GTA você pode limpar a cidade inteira, matando civis e policiais, muitas vezes as missões inclusive requerem isso de você. O jogo da TellTale baseado em Game of Thrones mostra o assassinato de uma criança de forma realista.

É possível até mesmo encontrar jogos análogos a Postal na Play Store, coisas como Bloodstroke que também é um jogo de tiro com visão isométrica. Ainda que a falta de alvos civis, possa contribuir para sua aprovação. A questão aqui é definir o que pode ser considerado violência gratuita.

Tudo o que podemos afirmar é que este mês, a loja da Google vai ganhar uma versão para celulares de Mortal Kombat X. Impressionantemente, este jogo é a definição do que seria "violência gratuita" ou existe uma justifica clara e estética para o arrancamento de mandíbula e a violação de cadáveres que o jogo é famoso por?

Mortal Kombat não seria mais gratuito?

A outra questão é que isso parece ser um problema que toca somente os vídeogames. Filmes de terror e violência, bem como quadrinhos e livros com o tema aparecem sem nenhuma restrição em suas sessões da Google Play Store. Porque os videogames sofrem um tratamento diferenciado?

Como foi dito, o Google está absolutamente em seu direito quando ele impede que um jogo participe da sua loja por achá-lo demasiadamente violento. O problema é que a empresa tem se mostrado absolutamente incoerente com seus julgamentos, nenhum jogo ou filme de um grande estúdio jamais foi censurado na loja, mas desenvolvedoras pequenas e independentes parecem operar em um nível muito mais sério de rigor analítico. Isto tem que mudar se a Play Store quiser ser levada a sério como uma loja de jogos eletrônicos.


5

Comentários

Google Play censura jogos de maneira injusta

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas