LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cinco recursos ocultos do Chrome para turbinar a navegação no Android

09 de abril de 2015 2

A versão do Chrome para Android encontra-se instalada em mais de 500 milhões de dispositivos atualmente, tornando-o o navegador mais popular para o sistema da Google. O fato de o mesmo já vir pré-instalado em praticamente qualquer dispositivo Android vendido no mercado ajuda a ampliar a sua participação neste cenário, mas o aplicativo conta com vastos recursos e oferece a experiência mais fluida em smartphones como revela teste realizado recentemente. Além disso, há várias funcionalidades escondidas que talvez você nem sabia que existiam. Confira as cinco mais interessantes para tornar a sua experiência de navegação ainda melhor.

Todos os recursos a seguir podem ser ativados na página oculta do Chrome acessando o endereço chrome://flags na barra de navegação do aplicativo. Ao digitar este comando será exibida uma vasta lista de recursos que vêm ativados ou desativados por padrão. É importante lembrar que você não deve sair mexendo em todas elas, pois algumas ainda estão em desenvolvimento e podem causar instabilidade em seu smartphone.

Modo Leitura


O Chrome conta com modo leitura que ajuda você a focar apenas na parte importante de uma página, o texto. Se você usa o navegador para acompanhar notícias, então ao ativar este recurso você não terá a tela cheia de distrações como propagandas, imagens nas laterais, barras de acesso, cabeçalho, etc. Você terá apenas um fundo branco com a parte textual totalmente pura para facilitar a leitura e manter sua concentração durante a leitura.

Para ativar este recurso basta procurar pela opção 'Ativar ícone de modo leitura' da barra de ferramentas ou simplesmente colar esse endereço Chrome://flags/#enable-reader-mode-toolbar-icon na barra de navegação do Chrome. Após isso toque na opção Ativar e reinicie o seu smartphone. Feito isso, sempre que você abrir uma matéria aqui do TudoCelular será oferecido um novo botão no canto superior direito, como pode ser visto na imagem acima. Basta tocar nele para que seja carregada a página em modo leitura, permanecendo apenas as imagens da matéria e o texto principal.

Resultados Instantâneos


Com este recurso ativado, você poderá realizar uma pesquisa rápida diretamente da barra de navegação do Chrome. Se você tiver uma pergunta simples para fazer como “Qual o valor do dólar?” uma resposta será dada sem nem que você precise tocar em enviar e esperar a página do Google ser carregada. Essa funcionalidade vai acelerar bastante as buscas que você realizar em seu smartphone usando o Chrome.

Para ativar os resultados instantâneos você deve buscar pela opção 'Answers in Suggest' ou então colar o endereço Chrome://flags/#answers-in-suggest na barra de navegação do Chrome. Após isso, basta ativar o recurso e reiniciar o seu navegador. Pronto, agora você poderá realizar qualquer busca de forma fácil em seu smartphone.

Acelerar navegação


O Chrome, assim como grande parte dos navegadores, conta com o recurso de duplo toque na tela para ativar a função de zoom. No entanto, para isso a Google mantém um pequeno delay no tempo de resposta entre um toque e outro. Assim, quanto você toca em algum link em uma página, é necessário esperar 300ms para o navegador responder ao seu comando. Você pode desabilitar esta espera e carregar qualquer página assim que tocar em algum link.

Para desativar este recurso, você pode procurar pela opção 'Desativar o atraso de clique' ou colar o endereço Chrome://flags/#disable-click-delay na barra de navegação do Chrome. Após isso, basta desativar o recurso e reiniciar o seu navegador. Pronto, agora você notará um melhor tempo de resposta para carregar as páginas no seu smartphone.

Busca rápida


A Google mantém um pequeno atraso entre uma busca e outra para evitar que um número grande de solicitações acabe congestionando os servidores da empresa. Por padrão, a empresa mantém um tempo de 200ms entre uma solicitação e outra, mas você pode reduzir esta espera no seu navegador e permitir que o Chrome possa realizar buscas de forma mais rápida. A mudança reduz a latência para um valor entre 100 e 150ms, já ajudando a tornar a experiência mais rápida em seu smartphone.

Para alterar o valor deste recurso, você pode procurar pela opção 'Realizar a pré-busca dos resultados de pesquisa' ou colar o endereço Chrome://flags/#enable-instant-search-clicks na barra de navegação do Chrome. Após isso, basta ativar o recurso e reiniciar o seu navegador. Pronto, agora você notará um menor tempo de resposta para realizar pesquisas no seu smartphone.

Comando Flutuante


Este último recurso permite que você acesse certas funcionalidades de alguns sites que são feitos para desktop. Assim, ao pairar o seu dedo ou uma caneta stylus sobre algum elemento da tela, o site reconhecerá como se você estivesse com a seta do mouse sobre aquele item. Como pode ser visto acima, ao pairar a S Pen sobre o ícone de conta do TudoCelular, é exibida a janela de login. Esse recurso pode não funcionar em todos os sites e variar para cada tipo de smartphone.

Para ativar o uso deste recurso, você pode procurar pela opção ‘Ativar o suporte para touchscreens que permitem o uso de recurso de passar o cursor do mouse sobre um item’ ou colar o endereço Chrome://flags/#enable-touch-hover na barra de navegação do Chrome. Após isso, basta ativar o recurso e reiniciar o seu navegador. Pronto, agora você acessar elementos que antes eram impossíveis no seu smartphone.


2

Comentários

Cinco recursos ocultos do Chrome para turbinar a navegação no Android

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas