LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Aplicativos de iOS e de Android se distanciam mais ainda em rentabilidade

15 de abril de 2015 8

Devido a hegemonia considerável de aparelhos Android no mercado, a Google Play e seus aplicativos têm historicamente dado uma lavada em seus rivais do iOS em termos de número de downloads. Apesar disso, os aplicativos da App Store tem vencido consistentemente o Google Play em termos de rentabilidade e receita. A maioria dos especialistas acreditava que ao longo prazo, as duas plataformas ficariam mais similares, mas de acordo com novos dados medidos pela empresa App Annie, essa lacuna está alargando - em grande parte devido ao crescimento do iOS na China. A partir do primeiro trimestre de 2015, a receita mundial da App Store foi cerca de 70% maior do que a do Google Play, uma relação que era de 60% no 3º trimestre de 2014, observa o relatório.

A importância da China para a indústria de aplicativos não pode ser subestimada. A China ultrapassou pela primeira vez os EUA em downloads no primeiro trimestre de 2015. E a estimativa é que este número continue a crescer.

Balanço geral de número de downloads e rentabilidade das duas lojas de aplicativos.

Esta mudança não deveria ser tão surpreendente, uma vez que os recentes relatos mostram um número recorde de vendas do iPhone no país. Nas áreas urbanas, a Apple foi responsável por 25% das vendas de smartphones no primeiro trimestre 2015, de acordo com dados da Kantar. E a Apple havia dito anteriormente que a China respondeu por US $ 16 bilhões em vendas no mercado, enquanto seu sistema operacional móvel cresceu ano a ano, em detrimento do Android. Mais importante, o número de compradores de smartphone que optam pelo iPhone em sua primeira vez na China continuam a aumentar.

O aumento do iOS na China é, em parte, provavelmente relacionado com o aumento do número de dispositivos da marca no mercado chinês, especialmente o 6 Plus, já que a demanda por telas maiores é particularmente alta na Ásia, diz o App Annie. Para efeitos de comparação, no último trimestre de 2104, os telefones com telas entre 5 e 7 polegadas representavam cerca de 60% das vendas totais de smartphones na China, contra 40% da média mundial e dos EUA.

Em termos de downloads por categoria, os usuários iOS chineses preferem Jogos e aplicativos de Foto e Vídeo, incluindo softwares locais como Tencent Pitu, que se tornou um dos aplicativos mais populares do trimestre, graças ao seu foco em filtros de beleza, maquiagem e cosplay. Outros aplicativos como o IN e Fotoplace também foram muito baixados durante este tempo.

Ranking total de Downloads e rentabilidade para iOS.

No entanto, apesar de downloads da China terem crescido, os EUA ainda lideram esse mercado em termos de receita, diz App Annie.

Enquanto isso, os downloads no Google Play aumentaram 70% durante o mesmo período de tempo. Estes aumentos foram atribuídos ao crescimento do Android em mercados emergentes, especialmente em lugares como México, Turquia e Brasil. À medida que novos usuários compram smartphones pela primeira vez, em sua maioria Androids, o volume de download sobe nesses mercados.

Ranking total de Downloads e rentabilidade para Google Play.

O México, em particular, obteve ganhos significativos no primeiro trimestre, ultrapassando o que o App Annie se refere como a "superpotência da app store" ou a "fortaleza para OEMs", a Coreia do Sul, que agora está fora de os cinco principais países em números de downloads na Google Play. O Brasil notoriamente se consolidou como o segundo maior mercado de Androids do mundo inteiro.

Enquanto isso, os países líderes no Google Play em termos de receitas são muito diferentes, eles incluem o Japão, os EUA, Coréia do Sul, Alemanha e Taiwan. A Apple Store apresenta resultados semelhantes no que concerne os principais países rentáveis, com os EUA, Japão, China, Reino Unido e Austrália.

Outra tendência nova bem interessante descoberta pela App Annie foi o crescimento da receita de aplicativos de educação, que conseguiram ultrapassar a categoria Entretenimento na Google Play, e se encontram agora classificado em 2º lugar, atrás apenas dos Games. Recentemente, aplicativos educativos estão cada vez mais populares, como aqueles dedicados a aprendizagem de línguas (Babble e Rosetta Course), bem como os aplicativos de treinamento do cérebro, como Lumosity e NeuroNation.


8

Comentários

Aplicativos de iOS e de Android se distanciam mais ainda em rentabilidade
  • Agora q os devs não vao pro WP.

      • Estão analisando IOS e Android e vem mencionar Windows Phone? Meu Deus, amigo Android é o mais usado por ter vários dispositivos além de celulares usando ele, IOS também, Windows Phone é usado apenas em celulares, mas isso tende a mudar com o Windows 10.

          • É válido citar outras plataformas...BlackBerry por exemplo: Em comparação com outras plataformas, um usuário de BB tem maior inclinação a comprar um app que um de iOS, Android ou WP.

            Mas você não vê isso na mídia. Pra mídia só interessa Android e iOS. Logo os estudos só refletem essas plataformas.

              • Ainda bem que só se interessam pelo Android e pelo IOS
                Já basta o dominio da Microsoft no desktop, no mercado de Smartphones e tablet é melhor ela ficar muito distante, pelo bem dos consumidores

                  • Maquina do tempo! Estamos novamente em 1980/90 quando os geeks achavam que a MS era o império do mal.

                    Wakeup call: A Apple tem muito mais perfil do que a MS. E ninguem falou da MS até aqui. Falamos de desenvolvedores de apps.

                    Eu heim.

                    • Concordo, porém mesmo o Windows Phone possui vamos dizer ainda, menos usuário, li no ano passado que os desenvolvedores faturam mais no Windows Phone que no Android, porém como o Android é a plataforma mais usada, eles compensam por isso, mesmo sabendo eles que boa parte dos usuários do Android adoram baixar os aplicativos em lojas clandestinas.

                        • O lance era que os desenvolvedores deveriam ganhar bem mais visto a abrangência do Android e a diferença para o Windows Phone era pouco (para menos) mas existia. Eu, desenvolvedor, que olho para isso penso que se for produzir para iOS vou ter lucro mais certeiro (Apple bloqueou o iOS do Jailbreak), no Android vou fazer jogo freemium ou cheio de propaganda e se for no Windows Phone vai ter que ser como no Android mas com opção de tirar as propagandas. Tem que pensar o Windows Phone está em peso em países subdesenvolvidos e que a prioridade dos usuários não é comprar aplicativos.

                    • O grande problema e é a pirataria por isso sempre vai apanha, e ao mesmo tempo o sucesso do android se deve a pirataria

                        Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                        Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                        Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                        Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas