LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Com o Chrome 42, Google pretende reduzir a necessidade de aplicativos específicos no Android

20 de abril de 2015 5

Com o lançamento do Chrome 42, a Google ampliou o sistema de notificação do Android permitindo que sites enviem através da sua barra de status qualquer mudança feita no conteúdo daquele serviço. Um exemplo disso é o Facebook que permitirá informar ao usuário sempre que algo novo surgir em sua linha do tempo. Essa novidade precisa ser adotada pelos desenvolvedores para funcionar perfeitamente, mas a gigante das buscas também preparou outros detalhes interessantes para os usuários do sistema do robozinho.

Com sites cada vez mais semelhantes a aplicativos nativos em muitos aspectos, alguns deles começam a tirar vantagem disso para conquistar aqueles que não curtem lotar seus dispositivos de aplicativos para cada serviço oferecido. Assim, quando você acessar um site otimizado para smartphone como o Flipboard ou Medium será exibido um novo botão no topo do Chrome com a opção de “Adicionar aquele site à tela inicial”. Essa novidade não é apenas um atalho direto para o site, mas permitirá que vários desenvolvedores agreguem recursos para tornar a experiência ainda mais completa sem exigir que o usuário instale um app dedicado.


Não é nenhuma novidade poder salvar uma página web para ser visualizada off-line. No entanto, Google deseja ir além e vem aprimorando isso com o Chrome. Agora com a ajuda dos scripts em Java será possível ter todo um portal completo mesmo quando você não tiver conexão. Todo conteúdo que é normalmente armazenado na memória cache do Chrome e ficará disponível para o navegador em modo off-line, permitindo navegar entre vários conteúdos diferentes mesmo quando não estiver conectado. Claro, tudo isso vai variar para cada site, e depende também dos esforços dos desenvolvedores. No entanto, será uma opção muito interessante se for bem implementada, especialmente agora com o bloqueio de internet após o consumo da franquia.

Google também pretende permitir que aplicações web acessem o hardware do seu smartphone, como sua câmera e microfone, algo que pode ser feito com aplicativos tradicionais. Essa medida visa, mais uma vez, diminuir a dependência de apps dedicados permitindo que tenhamos as possibilidades diretamente do navegador dos dispositivos móveis. Claro, mais uma vez, tudo vai depender da adoção dos desenvolvedores e o que eles poderão fazer com tais mudanças. No final, a experiência no Android ficará cada vez mais completa e sem a necessidade de termos mais de 100 aplicativos instalados para realizar tais funções.


5

Comentários

Com o Chrome 42, Google pretende reduzir a necessidade de aplicativos específicos no Android

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas