LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Symantec investiga lojas e diz que 17% de todos os aplicativos Android são malwares

29 de abril de 2015 4

Empresas de segurança e fabricantes de anti-virus estão sempre pesquisando vulnerabilidades e aplicativos maliciosos nos sistemas operacionais, já que essa é uma peça fundamental para a relevância de seus negócios. O resultado são números que podem impressionar os usuários.

A Symantec publicou o seu último Relatório de Ameaças à Segurança na Internet, indicando que 17% de todos os aplicativos Android eram, na verdade, malwares disfarçados.


Mais de um terço dos aplicativos eram o que a empresa chama de grayware ou madware – aplicações mobile que tem como propósito primário bombardear os usuários com publicidade. A companhia também descobriu o primeiro exemplo no Android de cripto-ransomware, que seria uma armadilha para "sequestrar" os dados do usuário, criptografá-los, e prendê-los como "refém" até que a vítima pague por eles.

Mas os usuários cautelosos tem motivos para se tranquilizar, segundo Kevin Haley, diretor de segurança da Symantec. Ele afirma que obter aplicativos através de fontes mais seguras, como a Google Play Store, é uma boa forma de prevenir esses problemas.

A Google faz um bom trabalho mantendo malwares longe da Store, e se um app malicioso estiver por lá, eles fazem um bom trabalho encontrando e retirando-o dali. Por outro lado, se você visitar um marcado de aplicativos Android alternativo, baixar apps de sites dos fabricantes, pegar através de links enviados por email ou encontrá-los em sites de Bit Torrents, você corre um risco muito maior de infectar seu telefone

Para investigar essas lojas alternativas, a Symantec usou seu Norton Mobile Insight para rastreá-las. Foram incluídas mais de 200 app stores, e mais de 50.000 aplicativos foram baixados e analisados, todos os dias, durante 2004. A Mobango é uma dessas lojas, onde os usuários devem ter todo o cuidado ao utilizar.



A maioria dos malwares descobertos tentou roubar informações pessoais, como números dos telefones e lista de contatos. Alguns fazem com que o telefone envie mensagens de textos para serviços premium SMS, adicionando automaticamente acréscimos nas faturas mensais. Outros aplicativos podem até mesmo alterar o som do toque do seu telefone, substituindo por uma propaganda.

Haley diz que uma das vantagens do Android sobre sistemas mais restritos, como o iOS - a liberdade de escolha - pode também ter um preço a pagar.


4

Comentários

Symantec investiga lojas e diz que 17% de todos os aplicativos Android são malwares
  • Malwares disfarçados? Tenso... tenho péssima experiência com isso. Um amigo me recomendou o app da Psafe para evitar esse tipo de problema...

      • Difícil ficar 100% livre deles na loja. Volta e meia a Google tá tirando alguma praga de lá.
        Mas, vamos ao que interessa. Tem mais de 3 anos que uso Android e nunca peguei uma praga se quer. Só que não uso antivírus. Tá, como vou saber se nunca peguei uma praga. Nesses quase 4 anos nunca tive dados roubados, nunca recebi uma conta alta, nunca tive meu celular consumindo memória, bateria fora do comum. E umas duas vezes instalei algum antivírus só para provar a amigos que meu celular estava limpo.
        Detalhe: instalo dezenas de aplicativos. Só que sempre tomo muito cuidado. Sempre espero pra ver se aquele aplicativo não é uma encrenca. Sempre pesquiso sobre aquele aplicativo.
        Ultimamente tenho um emulador do Android no PC onde testo aplicativos mais duvidosos antes de instalar no Android definitivamente.

        Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

        Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

        Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

        Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas