LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google apresenta projeto de apps universais com linguagem web Dart

04 de maio de 2015 92

Disponibilizar novos modos de desenvolvedores criarem aplicações parece estar em foco dos grandes nomes de tecnologia em nível mundial. Desta vez, Google apresentou uma iniciativa onde é possível criar aplicativos sem nenhuma linha de código Java, apenas estruturando elementos visuais e eventuais trechos escritos em uma plataforma web chamada Dart. O projeto ainda é experimental, visto que visa um grande passo no segmento de programação, portanto há muitas dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta em si, porém a parte interessante é a abertura para a existência de aplicativos universais.

Em razão do app ser construído em um ambiente inteiramente online, as configurações são armazenadas e executadas em nuvem, permitindo que mais de um sistema operacional seja capaz de executar o programa. De fato, embora a novidade tenha foco no Android, o palestrante em cargo de promover o desenvolvimento em web Dart citou o iOS como potencial software que suportaria os apps criados com a plataforma. Desta forma, os profissionais da área precisariam usar apenas uma única interface na elaboração de aplicações universais, algo que seria bem animador aos usuários.

Vídeo da conferência usada pela Google para apresentar seu novo projeto experimental, Sky, onde aplicativos Android (que podem rodar em outras plataformas) podem ser desenvolvidos em uma plataforma online através do Dart

A linguagem Dart foi criada por engenheiros da Google que estavam insatisfeitos com as opções oferecidas pelo Java e pelo JavaScript na produção de aplicativos para Android, usando um sistema online onde projetos inteiros poderiam ser construídos do zero. Se está pensando em como a situação é parecida com a novidade da Microsoft capaz de 'converter' os códigos do robozinho e do iOS em apps para Windows 10 Mobile, está correto. Usar uma plataforma web na hospedagem de uma aplicação permitiria a universalidade de tais softwares.

Chamado de Sky, a iniciativa possui o objetivo de permitir a criação da aplicativos velozes e fluidos, considerando que a meta estipulada pelos criadores da ferramenta é a execução em 120 quadros por segundo, proporcionando uma incrível experiência gráfica aos donos de smartphones e tablets. E tudo isso sem necessitar de um hardware extremamente potente. É realmente uma proposta encantadora. O único ponto negativo, em contrapartida, é a impossibilidade de abrir os apps caso não haja uma conexão à internet, mas não ofusca o restante das promessas da novidade.


92

Comentários

Google apresenta projeto de apps universais com linguagem web Dart
  • E é por essas e outras que eu digo que a Google se borra de medo da Microsoft.

      • Aí é mais vantagem para Microsoft, com o Dart o desenvolvedor faz o aplicativo uma vez e pronto, tá disponível para geral. Se fizesse em Java, ou em qualquer outra linguagem. necessitaria de alguma adaptação para rodar o aplicativos. Agora só vai precisar que o sistema e navegadores suportem, não é possível que Windows 10 Mobile e o Edge não vão dar conta!

          • Achei interessante o fato deles mencionarem apps universais rodando em Android e iOS, ou seja, nada de WP, mesmo sendo hospedados na web para rodarem independente de plataforma. O simples fato de "esquecerem" de mencionar o WP já mostra o quanto eles tremem

              • Acho que não, quando a Apple precisa falar de outros sistemas ela cita no máximo o Windows ou Android, assim como a Google. Vai citar quem está mais próximo a baixo ou a cima, não precisa citar geral. Mas deve ter alguma maracutaia, a Google não abriria a mão da Play Store fácil assim.

          • que copia e essa Google? esta virando a Microsoft só estou observando sua zuera O_O espero algo de bom no dia 28 e 29 espero algo inovador não copias da Microsoft e bom se a melhor de todas se não paro de usa todos os seus serviços durante 6 meses e vou usa o da Microsoft e aos meus amigos fazerem o mesmo então tome cuidado com suas atualizações e o seu evento .

              • Euri. Me diz qual é essa ai que é da boa.

                  • A idéia tá sendo criada a tempos meu caro amigo XD é comum algumas idéias estarem em pé de igualdade, sendo essa não necessariamente igual da microsoft. O Dart já tem um bom tempo, a noticia só veio agora pra tentar ofuscar a microsoft o que é natural nesse meio da tecnologia onde marketing é tudo para as ações subirem!

                    • isso ai te vira se não tu fale

                        • Hoje existe uma alternativa ainda que paga que é o Xamarin que permite fazer um app em C# para android, iOS, Mac e Windows Phone.

                          Fora que uma nova linguagem de programação demandaria esforço e o custo do profissional sairia mais caro.

                          A Google tem muitos projetos interessantes, mas o problema dela é idealizar demais as vezes. Ela tem grandes produtos como Drive, web, android, chrome, mas esse dart na minha opinião vai acabar como o google wave da vida, ou como um google plus que é a rede social pós apocalíptica, onde todo mundo tem conta, mas ninguém usa kkkkkk

                            • Dart já tem bons anos, só teme voluido, o mesmo a Apple fez com o Swift e estão usando demais e vai ser o substituto do objetive C devido suas grandes melhorias. Lembro de vários projetos na qual os caras convertem para vários OS mobile.E sobre o G+ antes de falar dele, te pergunto quanto tempo demorou pro facebook se popularizar no Brasil desde que foi criado?? háaa sim 5 a 6 anos! enquanto isso estamos com o G+ crescendo muito bem (e teve até várias idéias copiadas pelo facebook mas muitas não deram certo), e que tem poucos anos de vida ainda. Vai demorar, mas irá se popularizar se o facebook continuar bagunçado e não inovar legal dentro da rede. Mas o seu modelo de negócios é lindo (facebook)

                                • Ai vc se engana com o G+, tem muitas pessoas que utilizam, mas como eu, são apenas as comunidades sobre Android e de smartphones (a maioria grande com 150.000 usuários, no cado da Android)

                                  Cerca de +- 350 milhões de usuários existem e é a 2ª maior rede social do mundo, atras do Facebook

                                • o-O ......................

                                    • Pessoal tirando conclusões precitadas, dizendo que a Google está tentando mudar sua linguagem para atrapalhar a MS, sendo que não sabemos como funciona

                                        • Não vou dizer quem vem depois

                                            • Essa obrigatoriedade de estar conectado incomoda bastante mas quem tem meios de estar sempre conectado tem mais essa opção, pois cada vez mais os hardwares mais potentes estão saindo caro e esta é uma boa alternativa para quem não pode ou não quer gastar tanto. Espero que o projeto de certo e que futuramente os serviços de internet no Brasil melhorem(fiquem menos pior) para aproveitarmos essa novidade.

                                                • Creio que será feito algum sistema como o chromeOS onde milhares de apps são offline e depois quando tem internet eles sincronizam numa boa.Pode ser que vc tenha algo pré instalado no PC ou mesmo uma extensão do Chrome, use ele, fica memorizado todo seu trabalho em cache no Chrome, e após ter uma conexão coma internete é tudo enviado.

                                                  • so vejo desespero da google.

                                                    • ja imagino a quantidade de virus q os androids teram, se pela loja de app a google não toma conta imagina pela internet .

                                                        • primeiro: se a google conseguir afastar
                                                          os desenvolvedores do projeto astoria,é
                                                          porque a ferramenta dela é mais
                                                          competente
                                                          Cara isso é simplesmente
                                                          concorrência,ou voce não acha estranho
                                                          o fato do guara Antártictica ter surgido
                                                          depois da coca-cola,embora
                                                          ambos.sejam refrigerantes não são bem
                                                          concorrentes diretos.
                                                          .
                                                          .
                                                          Cara, eu tô falando das linguagens, a Google tá criando uma nova forma de linguagem que não seja suportada pelo Projeto Astoria, para afastar seus desenvolvedores do Java e C++ (acho que é isso), se não é boicote, é o quê?

                                                            • Swift seria o que?É normal que as coisas sejam semelhantes porém mais especifica. Fica mais fácil pro desenvolvedores MESMO ele no começo tendo que se adaptar, pois terá menos problemas na hora de programar. Swift é uma evolução gigantesca por exemplo e com o tempo o objetive C será descontinuado. E a idéia não é afastar ngm de outras soluções tendo em vista que isso é uma melhoria para a própria plataforma. enquanto a microsoft tem o astoria para aumentar rapidamente sua loja de apps com códigos já usados, ou seja, uma reciclagem pra aumentar sua loja e facilitar para os devs. Mas nisso ela só tá focando a conversão para a plataforma WINDOWS. E as outras como ficam??? Isso sim seria o boicote par se beneficiar.Fora que a Dart já tem uns bons anos sendo desenvolvida assim como Swift. Estão é adicionando uma plataforma online.

                                                                • Ei acho que voce não entendeu bem,releia a materia amigo

                                                                • projeto morto esse ,se não tem net como q vai funcionar. Hummm eles vão dar internet de graça tambem é .

                                                                  • caso não haja uma conexão à internet, isso matou o projeto!

                                                                    • Essa historias de web apps nunca vai dar certo

                                                                      • Isso nada mais é que uma copia do projeto da Microsoft, ou uma tentativa desesperada para atrapalhar o port dos apps Android para Windows.
                                                                        Pode esperar que isso ainda vai dar o que falar, espero que a Microsoft faça port só de apps do ios pois tem qualidade

                                                                        • Sempre soube que a Google não tinha um pingo de vergonha na cara. Android que o diga...

                                                                            • Tu só pode ta de brincadeira...

                                                                                • Android no seu início era uma cópia descarada do iOS. Depois disso a Google ficou apenas deitada tomando suco enquanto as fabricantes lançavam novidades pro sistema.

                                                                                    • Com certeza o Android é o maior plágio dos sistemas operacionais, e Google comprou ele é aprimorou se "inspirando" no ios.

                                                                                      • É incrivel como uma Pessoa pode ter a mente Tao fechada

                                                                                          • Vai me dizer que a microsoft nunca copiou nada? E pra começar essa nova ideia não tem muita coisa a ver com a ideia da microsoft não! Diga-se de passagem que está aproveitando do sucesso de outra plataforma pra trazer apps pra sua

                                                                                              • Pra esse caras a microsoft é a empresa.mais.original da história

                                                                                                  • Sim já copiou como todas fazem, agora se ela fizer esses port e der certo ela vai sim evoluir nessa questão, se ela não fizesse isso outra faria uma hora ou outra, qual é o mal da Microsoft ajudar os desenvolvedores e sua própria plataforma?

                                                                                                      • Não existe nem um mal nisso galego o problema é os cara falarem como se a microsoft fosse a madre tereza,que só faz isso pelo bem dos outro e nunca por benefício próprio

                                                                                                          • Eu sei que a Microsoft mudou muito, já não é a mesma de antigamente isso não se pode negar suas políticas hoje são outras, mas santa ela não é assim como todas outras, mas o conceito de tirânica ela deixou no passado, penso eu, e a dona Google últimamente parece querer pegar o antigo trono da Microsoft, espero que ela deixe disso é apresente bons projetos assim como a Microsoft tem feito ultimamente.

                                                                                                              • Isso depende do ponto de vista,para usuários de linux a microsoft é a mesma tirana de sempre,para usuários de wp a tirana é a google

                                                                                                                  • Cara o que que uma ferramenta tem a
                                                                                                                    ver com o boicote,porque "forma de
                                                                                                                    boicote que.chegou em forma de copia
                                                                                                                    não faz o menor sentido "
                                                                                                                    .
                                                                                                                    .
                                                                                                                    .
                                                                                                                    .
                                                                                                                    Forma de boicote: está óbvio que a Google tenta com o Dart criar uma forma nova de linguagem, para afastar seus desenvolvedores das linguagens suportadas pelo projeto Astoria, da Microsoft.
                                                                                                                    .
                                                                                                                    .
                                                                                                                    .
                                                                                                                    .Cópia: muito estranho essa ferramenta surgir logo depois de implementadas funções equivalentes no Windows 10, não acha? Se isso não é cópia, é o quê então?

                                                                                                                      • hauashuaushua caaaaara se toooooca. Como se algo fosse criado assim, do dia pra noite. Isso tem ANOS de desenvolvimento (o DART) e a plataforma web já era bem pesquisado a tempos tbm pelos funcionários da Google.lembra do Swift???? foi a mesma coisa em cima do próprio objetive C que está ficando enferrujado, e facilitou e mudou ABSURDAMENTE a forma de criar apps de forma mais rápida. Todos estão mudando para facilitar e tornar mais simplificado o desenvolvimento de programas, apps etc.Só veio à tona agora porque o projeto da Microsoft está em todo lugar, nada mais normal que sites internacionais criarem picuinha ou mesmo as empresas soltarem um pouco sobre seus projetos para continuar chamando atenção dos usuários, devs e ter uma resposta para os seus investidores. Pensem antes de falarem, pensem!

                                                                                                                          • primeiro: se a google conseguir afastar os desenvolvedores do projeto astoria,é porque a ferramenta dela é mais competente
                                                                                                                            Cara isso é simplesmente concorrência,ou voce não acha estranho o fato do guara Antártictica ter surgido depois da coca-cola,embora ambos.sejam refrigerantes não são bem concorrentes diretos

                                                                                                                              • O que é que tem a ver coca-cola com o guaraná antartica? Se fosse Antartica-cola, vá lá. Mas um refrigerante de guaraná contra um de cola. Realmente, tem muito a ver uma coisa com a outra.


                                                                                                                                *A Micrsoft é a melhor e sempre será a melhor em todods os quesitos. Até mesmo copiando, ela copia melhor do que as outras. Fim de papo.

                                                                                                                                • Primeiro que não tem no texto que não será possivel rodar o app no wp. Segundo que não tem nada a ver com o projeto do windows 10.

                                                                                                                        • Forma de boicote que chegou en forna de cópia também
                                                                                                                          Google, se tu usasse esse tempo e esse dinheiro que tu usa boicotando o Windows Phone e outros serviços iguais aos seus para investir mais no teu próprio sistema, o Android seria melhor. .

                                                                                                                          • Realmente, a Google teve a ideia de apps universais logo depois da apresentação da Microsoft por mera coincidência

                                                                                                                            E sobre a Microsoft, ela procurou um meio de facilitar a vida dos DEVs, só isso...

                                                                                                                              • Ela j? teve essa id?ia a tempos, assim como a microsoft tbm teve e assim como HTML5 veio com essa id?ia e assim como o FIREFOX OS fala nisso a tempos tbm. Isso ? apenas um evolu??o simples ao futuro de forma natural, ? SUPER PREVISIVEL. Eu em 2011 j? tinha este pensamento e as coisas s? tem se afirmado, n?o sou nenhum vidente, mas quando pensamos com l?gica, vemos que pra algo se transformar leva tempo, dinheiro, pesquisa. Agora vai dizer que vc nunca pensou em um smartphone virando um PC completo ao ligar num dock por exemplo? Motorola fez isso usando um linux simplificado, Ubuntu teve essa id?ia tbm s? que n?o teve financiamento pra isso. Mas todos est?o caminhando pra isso e at? o projeto da microsoft depender? de um NOVO hardware, imagina essa id?ia do Ubuntu em 2012, e pior, o da Motorola em 2011

                                                                                                                                  • KKKKKKK, acho melhor tu pesquisar um pouco sobre esse tipo de app ... Secha Touch, Phonegap, tem até mesmo os apps do FIreFox OS, agora dizer que roubou uma ideia da MIcrosoft, ou ta de brincadeira ou é desinformado mesmo

                                                                                                                                      • Utilizar determinado serviço ou função e não conseguir atingir o publico com ela não adianta de nada. Do mesmo jeito que a Apple ficou conhecida pelo Touch ID sem ser a primeira a usar um sensor de impressões digitais, a Microsoft ficou pelo conceito de aplicativos universais, e isto vai sim pesar contra a Google.

                                                                                                                                      • Nossa,que incrivel,nobel da paz pra Microsoft "facilitar a vida dos devs "cara eu nao sei como a Microsoft nao foi canonizada ainda

                                                                                                                                          • Quando tu disse canonizada eu lembrei do projeto da Canonical onde o Ubuntu touch vira um Ubuntu desktop completo usando teclado e mouse como a microsoft quer fazer agora rs.

                                                                                                                                    • kkkkkkkkkkkkkkkkk (2)

                                                                                                                                      • "Se está pensando em como a situação é parecida com a novidade da Microsoft capaz de 'converter' os códigos do robozinho e do iOS em apps para Windows 10 Mobile, está correto. " Não acredito que li isso, quem disse que essa ideia é nova e que é uma ideia da microsoft?

                                                                                                                                        • E Google, sempre roubando ideias.HAUHAUHAUHAUHAUA

                                                                                                                                          • Daqui a pouco .. fala que a microsoft copiou da google...

                                                                                                                                              • ÔÔÔ CÓPIA DESGRAÇADA DA MICROSOFT KKKKKKKKKK RINDO ATÉ 2016 COM ESSA
                                                                                                                                                "O plágio é a melhor forma de elogio.", já dizia a Nokia.

                                                                                                                                                Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                                Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                                Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                                Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas