LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo entre Snapdragon 810 e Helio X20 revela que chipset da MediaTek esquenta menos

19 de maio de 2015 4

Quando a Samsung apostou no seu primeiro chipset octa-core com o Galaxy S4, todos ficaram empolgados com a novidade. No entanto, aqueles que adquiriram a versão GT-I9500 sofreram com problemas de superaquecimento, onde muitos especialistas alegavam que era inviável ter oito núcleos de processamento em um smartphone. Samsung não desistiu do seu querido Exynos e continuou investindo em pesquisas e melhorando o processo de fabricação até que finalmente conseguiu manter a solução trabalhando dentro de uma temperatura aceitável.

A Qualcomm, relutante por muito tempo, finalmente decidiu apostar na mesma implementação big.LITTLE usada pela Samsung desde 2013, mas o Snapdragon 810 também acabou sendo criticado por trabalhar acima da temperatura ideal de 40 graus. Qualcomm sempre negou que o seu produto tivesse tal problema, mas algumas fabricantes vêm evitando o uso deste chipset em troca do menos potente Snapdragon 808 que conta com apenas seis núcleos.

MediaTek apresentou no começo do mês o seu novo chipset Helio X20, que tem como diferencial ser o primeiro SoC com nada menos que 10 núcleos. Todos começaram a imaginar o grande aquecimento que seria gerado por termos tantos componentes de processamento dentro de um espaço tão pequeno, como um celular. Porém, um teste realizado mostra que o mesmo opera de forma bem mais fria que seu grande rival Snapdragon 810.

Condições aplicadas no teste

O teste foi realizado pela própria MediaTek, onde a mesma usou os principais smartphones do mercado que contam com chipset Snapdragon 810. Para medir o desempenho e aquecimento do Helio X20, a empresa usou um celular conceitual com o produto instalado sem nenhuma modificação. Todos os aparelhos estavam rodando o Android 4.4 KitKat e conectados na mesma rede de celular, assim como na mesma rede Wi-Fi.

O teste foi dividido em três etapas:

  • Etapa 1: 10 minutos de navegação conectado em rede Wi-Fi
  • Etapa 2: 10 minutos de jogatina com Asphalt 8 na qualidade gráfica máxima
  • Etapa 3: 10 minutos de jogatina com Modern Combat 5

Resultados dos testes realizados

Tanto o Snapdragon 810 quanto o Helio X20 começaram os testes na mesma temperatura, algo entorno de 20 a 25 graus Celsius. Após 10 minutos de teste, ambos chegaram a marca de 30ºC; neste ponto o Snapdragon demostrou ser um pouco mais frio que seu rival.

No final da segunda etapa, o Snapdragon 810 já estava na casa dos 38 graus enquanto o Helio X20 vinha abaixo mantendo 5 graus de diferença. Quando o jogo Modern Combat 5 foi iniciado, o chipset da Qualcomm alcançou a marca de 45 graus contra o produto da MediaTek que continuou nos mesmos 33 graus de antes.

No teste de navegação, o Snapdragon 810 usou os seus quatro núcleos Cortex-A53 para gerenciar as páginas a serem carregadas no navegador. O tempo todo, o chipset manteve todos os núcleos trabalhando na velocidade máxima de 1.5GHz. Já a solução da MediaTek usou apenas os núcleos mais lentos rodando a 1.4GHz para executar as mesmas tarefas.

Já durante a execução dos jogos, o Snapdragon 810 manteve todos os Cortex-A57 rodando em carga máxima a 2GHz, enquanto o MediaTek usou o segundo cluster de Cortex-A53 rodando a 2GHz, sem incomodar os Cortex-A72 que estavam em standby. Mesmo quando estes núcleos mais poderosos precisam trabalhar, eles geram menos calor que os núcleos encontrados na solução da Qualcomm. Isso garante que mesmo quando você estiver usando todos os 10 núcleos, a temperatura sempre ficará abaixo dos 40 graus.

Conclusão dos testes realizados

A MediaTek não chegou a informar os resultados nos testes de desempenho. Ficou claro que o Helio X20 esquenta 12 graus a menos que o seu rival Snapdragon 810, mas não sabemos se a empresa castrou o potencial do chipset para que o mesmo não aquecesse como a solução da Qualcomm. A empresa apenas informa que o Helio X20 pode ser usado em smartphones topo de linha, assim como dispositivos de gama intermediária.

Uma coisa interessante a ser notada é que a temperatura cai mais rapidamente no Snapdragon, mostrando que o controle térmico da empresa é mais eficiente do que aquele usado pela MediaTek. O lado ruim é que ter um controlador mais agressivo acaba reduzindo o desempenho em jogos para tentar manter o chip dentro dos 45 graus (máximo aceitável para um smartphone).

Com isso em mente, ainda não podemos tirar conclusões precipitadas sobre qual das duas soluções é melhor. Afinal, o teste foi realizado pela MediaTek, então é normal ver a solução dela sair vitoriosa. De qualquer forma, serve para termos uma ideia de que ter 10 núcleos em um chipset pode não ser algo tão ruim como alguns pensavam, mas ainda precisamos de novos testes para vermos como isso irá impactar no consumo de bateria.


4

Comentários

Comparativo entre Snapdragon 810 e Helio X20 revela que chipset da MediaTek esquenta menos
  • Gostei muito do MediaTek Helio X20

      • Normal, Qualcoom queria brigar com o Exynos copiando ele e errou feio. Agora quero ver com o 820. 810 pra mim é irrelevante. Não comprarei o Z4, se vir pro Brasil, por conta desse 810. De qualquer forma, não se sabe se esse processador da MediaTek é mais potente que o 810, tanto na CPU quanto na GPU. Enquanto não sair nenhum teste, não podemos tomar nenhuma decisão.

          • Hahahahaha, o pior serão os leitores que vão bater os olhos nos gráficos e falar que o tudocelular errou na matéria sem nem ver os números. Bem feito pra qualcomm, esse 810 vai ser o maior kapa-bateria do mundo, além de esquentar as suas mãos no inverno da sibéria.

              • Não fez mais que obrigação.

                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas