LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung continuará apostando em GPUs Mali por um bom tempo

06 de junho de 2015 10

Samsung vem investindo pesado para fazer o seu próximo chipset, Exynos, cair no gosto do público. Em 2015, vimos a empresa dar as costas à Qualcomm ao deixar o Snapdragon de fora do Galaxy S6. A sul-coreana busca sua independência no mercado de tecnologia para dispositivos móveis, mas a mesma ainda depende da ARM para o fornecimento de GPUs. Os últimos exemplares da linha Galaxy contaram com unidade gráfica Mali, e de acordo com nova parceria fechada entre ambas as empresas, isso não deverá mudar tão cedo.

Vimos alguns rumores, ano passado, alegando que Samsung estaria trabalhando em uma GPU própria. Esperava-se que a novidade fosse estreada no Galaxy Note 5 que será anunciado em setembro, mas agora com este novo contrato entre a sul-coreana e ARM, o novo phablet da empresa deverá continuar vindo com solução gráfica Mali. Tanto o Note 4 quanto o S6 contam com o modelo T760, mas para o Note 5 é esperada a nova geração lançada este ano formada pelas Mali’s T860 e T880.

Ainda não sabemos quais das duas a Samsung usará no Galaxy Note 5. Mas se a empresa realmente pretende apostar em uma tela com resolução Ultra HD, então será necessário partir para a solução mais forte para dar conta de rodar jogos e aplicativos 3D exigentes na resolução 4K sem engasgos. Caso tal rumor de que a empresa esteja pretendendo lançar uma tela com resolução tão alta assim para um smartphone seja falso, podemos esperar que a Mali-T860 dê conta do recado, deixando a T880 apenas para o Galaxy S7.

É comentado que o chipset a ser usado no Galaxy Note 5 será o Exynos 7422 – o que sugere ser apenas uma versão turbinada (com overclock e pequenas melhorias na arquitetura) comparada ao chipset encontrado no Galaxy S6. Claro, o processo de fabricação a 14nm também deve ser aprimorado, trazendo um modelo ainda mais econômico do que o anterior. De toda forma, tudo não passa de rumores por ainda não temos dados concretos. O que sabemos por certo neste momento, é que o Note 5 não contará com GPU desenvolvida pela própria Samsung. Talvez isso fique para um futuro próximo, quando a sul-coreana tiver dominado esta tecnologia.


10

Comentários

Samsung continuará apostando em GPUs Mali por um bom tempo

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas