LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Teste revela o avanço no consumo de energia nos painéis AMOLED da Samsung

23 de junho de 2015 31

Quando uma fabricante aumenta a resolução de tela de uma geração para outra, sempre começam as reclamações por parte dos consumidores que temem um maior aumento no consumo de bateria, além de redução de desempenho, especialmente em jogos, devido ao “peso” extra que a GPU terá que lidar. A segunda pode até ser verdade. Mas saiba que o aumento na quantidade de pixels não resulta em maior consumo de energia, necessariamente.

Como isso é possível? A tecnologia AMOLED, desenvolvida pela Samsung, permite que cada pixel da tela seja controlado de forma independente. Isso quer dizer que quando um conteúdo é exibido, não é gerado um consumo linear como em telas IPS. Assim, em imagens com tons escuros, o consumo acaba sendo menor que na exibição de conteúdos com cores claras. A cada geração, a companhia descobre novas formas de fazer esse controle energético mais avançado. Assim, é possível reduzir a quantidade de energia que é entregue a cada pixel do painel.


Uma prova disso é o gráfico acima, onde foram comparados os painéis usados no Galaxy S4, S5, S5 LTEA, S6 e também o Note 4. Como você pode notar, a tela do S6, mesmo sendo Quad HD, consome menos do que a tela do S5 que tem resolução Full HD. Isso mostra que Samsung conseguiu a proeza de aumentar a resolução e ao mesmo tempo reduzir o consumo. Também é possível notar o quanto a tela do Galaxy S4 consome mais que a do seu sucessor, mesmo tendo a mesma resolução. De 2013 para 2014, a sul-coreana mostrou um grande avanço ao modificar o padrão de tela dos seus painéis AMOLED, explorando o benefício de remover um sub-pixel e alterando a organização dos demais em forma de não linear – o que a empresa chamou de “Diamond Pixel”.

Na tabela abaixo, foi calculada uma média de consumo para o nível de brilho equivalente. Assim fica mais fácil saber o consumo médio do painel AMOLED de cada dispositivo. Começando pelo mais faminto da turma, o S4 chegou a consumir uma média de 3,41mW, enquanto o S5 ficou apenas com 2,66mW. Isso mostra um avanço de 40% no consumo de uma geração para outra. Já com o Galaxy S5 LTEA, ao aumentar a resolução para Quad HD, o consumou do painel foi para 3,02mW, mostrando que Samsung ainda não estava pronta para tal resolução. Uma prova disso é que o Note 4 com a mesma resolução (e tela maior) teve um consumo menor, de apenas 2,69mW. Já o S6 trouxe um refinamento em cima da resolução QHD, mostrando um consumo ainda menor que o Note 4, com apenas 2,21mW. Seguindo neste rumo, é esperado que o S7 chegue com painel com consumo abaixo de 2mW.


Como dito anteriormente, a tela AMOLED possui um consumo não linear, o que muda de acordo com o conteúdo exibido. Mesmo com o avanço da Samsung, o painel AMOLED ainda consome de 15 a 20% mais energia que um equivalente IPS (mesmo tamanho e resolução) quando é exibida uma imagem predominante branca, como a página de um navegador. No entanto, quando o conteúdo é misto (exibindo várias cores), a tecnologia da Samsung já supera a LCD, especialmente na execução de vídeos. Se a sul-coreana também conseguir reduzir o consumo quando os pixels exibem cores muito claras, o seu painel reinará absoluto no mercado de dispositivos móveis. Mesmo com os rumores de que o Galaxy Note 5 poderá vir com tela Ultra HD, Samsung será capaz de reduzir o consumo e entregar um valor abaixo do que encontramos no Note 4.

  • O Samsung Galaxy S6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy Note 4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S4 I9505 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

31

Comentários

Teste revela o avanço no consumo de energia nos painéis AMOLED da Samsung
  • A tela do S6 é inegavelmente a mais avançada do mundo.

      • Concordo...

          • No ramo mobile sim . Pena a LG ter TVs com telas ótimas mas no ramo mobile sempre levar fumo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk . As Super Amoleds são ótimas mesmo .

              • Levar fumo da onde? A tela do meu antigo optimus G resolução HD é muito melhor que a tela do meu moto X2. Ou a tela do moto x2 é muito ruim, mas cara te afirmo com certeza, a tela do meu antigo LG é IPS muito melhor que a AMOLED. As cores são muito melhores, na AMOLED parece amarelado as cores. Não sei do S6, mas do samsung A7 do meu colega não é o bicho também. Talvez a AMOLED em consumo seja melhor, mas qualidade, na boa não vi nenhuma que me deixasse de boca aberta

                  • E LG em telas no ramo mobile está levando fumo sim.

                      • Não vi a tela do LG G3 nem do G4 e como disse do S6 também não vi, mas as AMOLED que vi, nenhuma me surprendeu. A do S6 por ser outra tecnologia provavelmente seja bem melhor que a AMOLED

                          • Como eu já disse, AMOLED é diferente de SAMOLED(Super AMOLED), e tb tem a nova geração de SAMOLED(S5 LTE-A>>) e a antiga geração(<<<S5)
                            Atualmente as 3 telas MAIS AVANÇADAS DO MUNDO pertencem a Samsung, S6, Note 4 e S5 LTE-A.

                              • Sim eu sei disso. E Super Amoled existe desde o galaxy S2 que era Super Amoled, porém de uma geração bem mais antiga, que a Samsung aperfeiçoou posteriormente. Mas dizer que as telas da LG tomam fumo da a impressão que qualquer tela AMOLED dá fumo, foi esse sentido que entendi inicialmente, e as telas da LG não são ruins, tanto pra televisão quanto em smart.

                                  • As telas da LG não perdem apenas para as da Samsung.

                                      • Quais outros aparelhos tem tela AMOLED melhor? AMOLED e não Super AMOLED.

                                          • Outras LCD's, como a do iPhone 6 Plus.
                                            No geral todos os smart que usam painéis da JDI e Sharp tem tela melhor que os da LG.

                                              • Iphone não usa tela AMOLED, é IPS cara, assim como no LG

                                                  • Eu sei que usa IPS, mas a tela dele é melhor que as da LG, não é pq ambas são IPS que a qualidade é exatamente igual.

                                                      • Tu disse que havia outras telas AMOLED que eram melhores, te perguntei qual telas AMOLED (ainda disse não Super AMOLED) que eram melhores, tu me responde Iphone! AMOLED, qual é melhor? Eu ainda coloquei que com certeza da Motorola não é. Cuidado com as afirmações amigo. Não estou dizendo com isso que LG é a melhor em tela ou melhor aparelho, só para não generalizar, nesse sentido tem que ter cuidado

                                                          • Resumindo, a tela do G4 não perde para outras AMOLED ou SAMOLED(exceto as já citadas, claro) tendo como prioridade a precisão de cores.

                                                              • Não sei não acho que a Tela do Nexus 6 que é mediana já supera a do g3 / g4 preciso pesquisar para não falar bobeira . Eu amo os painéis da LG nas TVs mais no ramo mobile tem vários melhores, tranquilamente ...

                                                                • Qualidade de tela é um critério bem complicado de julgar, pois vai de como cada um enxerga e julga cada tela, teu critério é precisão de cores, eu quando eu olho pra tela, procura algo que não seja exagerado e ao mesmo tempo nítido. Quando comentei sobre a tela do mau antigo telefone, foi uma questão de gosto, talvez alguém olhe as 2 telas e ache a do moto X2 melhor, como eu disse é complicado. O que pode ser bom pra um pode não ser pro outro

                                                                    • Como eu disse, levando em conta PRECISÃO de cores a tela do G4 não perde para nenhuma outra SAMOLED ou AMOLED, a precisão de cores do G4 não é boa, mas é "menos pior" que essas outras.

                                                                        • Como eu disse tudo é critério. Cada um tem os seus na hora de escolher. Eu quase comprei o G3, não comprei por 2 motivos. 1º - 16GB de armazenamento2º tela QuadHDSe a LG tivesse invertido, colocado FullHD de tela e 32GB de armazenamento eu tinha comprado certo

                                                                          • *mau antigo telefone=meu antigo telefone

                                                                          • Eu disse que as telas da LG não perdem apenas para as da "SAMSUNG".
                                                                            Eu me referi a telas no geral.

                                                                              • No geral tem várias que ganha do g4 . Note 4 e s6 nem se comparam são um bafo kkkkkk . m8, Nexus 6 são melhores . A temperatura de Cor kelvin da LG é uma tristeza infelizmente . A Motorola o que mata é o brilho máximo . Mas em termos de equilíbrio não tem como disputar com as S Amoleds principalmente do Note 4 / s6 não gosto da Samy mas verdade seja dita kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ... Infelizmente a tela do g4 em vários reviews ficou pouco acima do g3 apenas mediana !!! . Boa nada expecional ...

                                                                                  • Claro que a LG não são as melhores telas do mundo, mas quando tu falou que levava fumo, eu disse fumo aonde? e completei, perguntando qual tela AMOLED e não Super AMOLED dava fumo na LG, por isso eu disse pra não generalizar, pois num tópico sobre telas AMOLED, tu dizer que outras telas dão fumo e quando eu pergunto qual tela AMOLED dá fumo e tu me responde a do Iphone, vira uma salada de fruta tremenda.

                                                                                  • quem fabrica as telas da Apple?

                                                                              • Motorola com certeza passa longe

                                                                          • Se tu se refere a levar fumo em relação a essa do S6 aí pode ser, fora isso, qual outra AMOLED é tão fantástica assim?

                                                                          • AMOLED =/= SAMOLED, a SAMOLED do S6 faz parte da nova geração de telas da Samsung, e as cores dela são EXTREMAMENTE precisas, as mais precisas atualmente no mercado.

                                                                            • Na verdade a SAMOLED do S6 é sim a mais avançada no geral, a Samsung só não produz TV's com painéis SAMOLED porque o custo dele é MUITO alto.

                                                                            Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                            Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                            Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                            Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas